Plano de aula: Emprego das vogais “o” ou “u”

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre - O ou -U

Sobre esta aula: esta é terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é revisar os conhecimentos construídos sobre o emprego das vogais “o” e “u” em palavras masculinas e em verbos na terceira pessoa do pretérito perfeito do indicativo”,

Materiais necessários: Dezesseis cartelas confeccionadas em tiras de papel sulfite com as afirmações sobre o emprego de “o” ou “u” nos finais de palavras, disponíveis na folha de impressão. Uma caixinha para misturar as afirmações. Placa escrita de um lado a palavra VERDADE e, do outro, FAKE NEWS. Tirinhas de papel em formato de nuvem.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem sentir dificuldade em aplicar, no jogo de Verdade ou FAKE NEWS, às regularidades descobertas e exercitadas em aulas anteriores.

Referências sobre o assunto: BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 38 ed. rev. ampl. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.

Tema da aula

Orientações: Explique a finalidade da aula para os alunos.