Plano de Aula

Plano de aula: Planejamento coletivo

Plano 2 de uma sequência de 4 planos. Veja todos os planos sobre Escambo de ideias simples e poderosas

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Sobre o plano
Sobre o plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Resumo da sequência: a sequência “Escambo de ideias simples e poderosas” objetiva fazer o diagnóstico de situações presentes no contexto dos alunos, incluindo a participação da família e um olhar crítico sobre diversos aspectos presentes na escola. A partir do diagnóstico, coletivamente, devem escolher uma situação que atenda às necessidades do grupo e, a partir dela, elaborar propostas para mudança. Cada plano (essa sequência propõe 4 planos com previsão de duas aulas cada - 100 minutos cada) contemplará uma etapa deste desenvolvimento para que, no final do quarto plano, as ações possam ser efetivadas no dia a dia dos estudantes.

Sobre esse plano: essa proposta faz parte de uma sequência de 4 planos que tem como ideia central possibilitar a investigação, reflexão e escolhas, tendo como ponto de partida a análise crítica da realidade na qual estudantes e escolas estão inseridos. Ele está previsto para ser desenvolvido em uma aula de 100 minutos, e precisa ter como pré-requisito o desenvolvimento do plano “Diagnóstico do espaço escolar”, desta sequência.

A partir da investigação e do diagnóstico realizado anteriormente, a turma terá selecionado as situações que considera mais emergenciais e identificado as responsabilidades de mudanças e melhorias. Essas situações serão agora discutidas em pequenos grupos para planejamento das ações a serem desenvolvidas pelos alunos para gerar melhorias.

A sequência inclui as habilidades EF35LP15, EF05GE11, EF05GE12, presentes na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas na totalidade aqui.

Algumas competências gerais previstas na BNCC foram selecionadas para serem trabalhadas com maior ênfase nesse plano:

7 - Argumentação - Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

9 - Empatia e cooperação - Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

10 - Responsabilidade e cidadania - Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

É importante lembrar que o material se trata de uma sugestão para o desenvolvimento das competências e habilidades sobre o assunto e que adaptações podem ser realizadas ao longo das aulas, para potencializar outras aprendizagens e adequar-se ao contexto escolar. O protagonismo dos alunos deve ser sempre incentivado e a intencionalidade docente nas intervenções e proposições é essencial.

Organização das aulas: a turma deverá ser organizada em grupos a partir da quantidade de situações registradas anteriormente como emergenciais ou que causam mais incômodo. A sugestão foi para seleção de 5 situações e, então, 5 grupos seriam formados. Essa escolha e organização deve considerar as especificidades da escola e da turma e, portanto, podem ser modificadas de acordo com a necessidade. Como a ação principal nesse momento é o planejamento, nem todos os alunos podem estar familiarizados com essa proposta e, com isso, apresentarem dificuldades na organização e no desenvolvimento. Como sugestão, disponibilizamos nos materiais complementares um modelo para que os grupos possam estruturar as ideias desse planejamento.

Ação prévia: antes dessa aula, é necessário que o diagnóstico da escola tenha sido concluído e que a turma tenha selecionado as situações que terão ações de intervenção planejadas neste momento, conforme proposto no plano de aula anterior.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: a sequência foi pensada colocando em evidência o espaço escolar e as ideias sobre convivência, respeito, empatia, coletividade, diálogo e escolhas conscientes que foram progressivamente estimuladas. A partir das escolhas que representam a turma e não aspectos individuais, temos a etapa de planejamento sendo proposta. Planejar é projetar-se diante de algo que se pretende realizar e isso pode ser aplicado em diferentes situações e contextos.

Materiais necessários:

  • Registro feito a partir do plano de aula anterior “Diagnóstico do espaço escolar”;
  • Cartolinas, folhas de flip chart ou outro tipo de papel disponível na escola que favoreça a construção de um mapa mental (um por grupo);
  • Internet e material para projeção do vídeo sobre Facilitação gráfica, disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=ATCbwRtrIhE;
  • Lápis de cor, canetinha ou giz de cera.

Atenção professor: não se esqueça de registrar imagens das etapas propostas. Elas serão úteis no último plano dessa sequência e têm relação com a culminância do projeto proposto.

Possibilidade de adaptação: caso não seja possível passar o vídeo sobre facilitação gráfica para a turma, leve um exemplo de mapa mental pronto e explique para os alunos o que ele representa e que recursos podem ser usados para sua construção.

Para saber mais:

Assuntos como ética e cidadania podem aparecer ao longo da discussão desta sequência. Caso perceba ser necessário esse aprofundamento com a turma, sugerimos o desenvolvimento do plano de aula “Percepção e conscientização de direitos e cidadania”. Você pode acessá-lo pelo link https://novaescola.org.br/plano-de-aula/sequencia/percepcao-e-conscientizacao-de-direitos-de-cidadania/951. Acesso em: 25 de fevereiro de 2020.

Além disso, para saber um pouco mais sobre as Metodologias Ativas e a rotação por estação que será usada neste plano, sugerimos a leitura do material “Para uma aula diferente, aposte na Rotação por Estações de Aprendizagem”. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem. Acesso em: 27 de fevereiro de 2020.

Para saber o que é um Mapa Mental e como fazer: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mapa_mental. Acesso em: 8 de maio de 2020.

Introdução
Introdução

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: nessa etapa será desenvolvido o planejamento das ações com a turma. Como no plano anterior os problemas considerados mais relevantes foram escolhidos, teremos agora de selecionar apenas uma para colocar em prática. Reforce com a turma que essa escolha não descarta as outras ações, apenas coloca uma delas para ser feita primeiro. Divida a turma em grupos de acordo com a quantidade de problemas escolhidos na etapa anterior. Para que todos possam planejar, expor ideias e propor ações para os demais grupos, a atividade prevê a elaboração de mapas mentais a partir de uma adaptação da rotação por estações.

Projete o slide para a turma e questione-os se sabem o que é um mapa mental. Nesse momento, observe as percepções das crianças sobre o assunto. Alguns questionamentos podem contribuir com essa reflexão, tais como:

- O que vocês acham que é um mapa mental?

- Para que serve um mapa mental?

- Será que organizar um mapa mental facilita a compreensão de algo?

- O que podemos fazer que facilite a compreensão das ideias que usamos em um mapa mental?

- Será que podemos usar só palavras? Só imagens? As duas coisas?

Utilize esses dois últimos questionamentos para mostrar aos alunos o vídeo sobre facilitação gráfica. Explique que essa é apenas uma sugestão e que outras formas para construção do mapa mental podem ser pensadas por eles.

Passe o vídeo sobre Facilitação gráfica disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=ATCbwRtrIhE.

Após a discussão, certifique-se de que todos os alunos compreenderam o que é um mapa mental e que recursos podem ser usados para a construção de um. Explique que essa será a missão de cada grupo a partir da problemática escolhida pela turma e só então passe para a próxima etapa.

Possibilidade de adaptação: caso não seja possível apresentar o slide e o vídeo, use os questionamentos acima como ação disparadora, e, em seguida, apresente um modelo de mapa mental, previamente selecionado, para que a mediação possa ser feita.

Observação: caso perceba que a ideia ainda não ficou clara, escolha uma palavra que faça parte do repertório da turma e construa, coletivamente no quadro, um mapa mental que favoreça a compreensão sobre o que será feito nas outras etapas.

Existem muitos programas disponíveis na internet que podem ser usados como exemplo, mas, nesse caso, a construção dos grupos precisa ser feita manualmente, pois o mesmo formato será usada posteriormente.

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