Plano de Aula

Plano de aula: Pirâmide ecológica de energia: o fluxo de energia nas cadeias alimentares

Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cadeias alimentares simples

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Você observará que a habilidade indicada não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em outras aulas. Esta pode ser considerada uma aula sequencial, posterior aos planos CIE4_0401,CIE4_0402, CIE4_0403, CIE4_0404, CIE4_0405 e CIE4_0406.

Materiais necessários para a aula: Retângulos de tamanhos diferentes, imagens de seres vivos que integram uma cadeia alimentar (encontradas no material complementar deste plano) e lápis de cor. Os retângulos podem ser substituídos por tiras de papel colorido.

Abaixo há algumas sugestões de recursos que o professor pode acessar, a fim de que haja um melhor embasamento para o desenvolvimento da aula. É interessante que este material seja para aproveitamento do professor, já que não é nosso objetivo trazer conceitos pré-elaborados para a turma, mas que, a partir da análise investigativa, as crianças consigam compreendê-los significamente.

Texto: Pirâmides ecológicas

https://brasilescola.uol.com.br/biologia/piramides-ecologicas.htm

Fluxo de energia nos ecossistemas

https://www.infoescola.com/ecologia/fluxo-de-energia-nos-ecossistemas/

Fluxos de energia e ciclo de matéria da cadeia alimentar

https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/biologia/fluxos-de-energia-e-ciclo-de-materia-da-cadeia-alimentar.htm

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia para os alunos o título da aula. Pergunte o que eles entendem por pirâmide. Provavelmente, os alunos citarão as famosas pirâmides do Egito. O importante neste momento é que os alunos conheçam a estrutura. Questione o significado da palavra ecológica. Possivelmente, surgirão palavras relacionadas ao meio ambiente, como animais, plantas, água, floresta. Essa concepção dependerá do nível de compreensão que os alunos já tiverem sobre o tema. Na sequência, aborde a palavra energia, estabelecendo relação com a cadeia alimentar, ou seja, para que serve a energia e como ela é fornecida entre os níveis tróficos. Finalize a discussão relendo o título da aula e indagando sobre o que os estudantes acreditam que será tratado nesta aula.

Conteúdos relacionados