Atividade para impressão - Mão na massa - O fluxo de energia nas cadeias alimentares
Plano de Aula
Plano de aula: Pirâmide ecológica de energia: o fluxo de energia nas cadeias alimentares
Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cadeias alimentares simples
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Você observará que a habilidade indicada não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em outras aulas. Esta pode ser considerada uma aula sequencial, posterior aos planos CIE4_0401,CIE4_0402, CIE4_0403, CIE4_0404, CIE4_0405 e CIE4_0406.
Materiais necessários para a aula: Retângulos de tamanhos diferentes, imagens de seres vivos que integram uma cadeia alimentar (encontradas no material complementar deste plano) e lápis de cor. Os retângulos podem ser substituídos por tiras de papel colorido.
Abaixo há algumas sugestões de recursos que o professor pode acessar, a fim de que haja um melhor embasamento para o desenvolvimento da aula. É interessante que este material seja para aproveitamento do professor, já que não é nosso objetivo trazer conceitos pré-elaborados para a turma, mas que, a partir da análise investigativa, as crianças consigam compreendê-los significamente.
Texto: Pirâmides ecológicas
https://brasilescola.uol.com.br/biologia/piramides-ecologicas.htm
Fluxo de energia nos ecossistemas
https://www.infoescola.com/ecologia/fluxo-de-energia-nos-ecossistemas/
Fluxos de energia e ciclo de matéria da cadeia alimentar
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia para os alunos o título da aula. Pergunte o que eles entendem por pirâmide. Provavelmente, os alunos citarão as famosas pirâmides do Egito. O importante neste momento é que os alunos conheçam a estrutura. Questione o significado da palavra ecológica. Possivelmente, surgirão palavras relacionadas ao meio ambiente, como animais, plantas, água, floresta. Essa concepção dependerá do nível de compreensão que os alunos já tiverem sobre o tema. Na sequência, aborde a palavra energia, estabelecendo relação com a cadeia alimentar, ou seja, para que serve a energia e como ela é fornecida entre os níveis tróficos. Finalize a discussão relendo o título da aula e indagando sobre o que os estudantes acreditam que será tratado nesta aula.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Projete a imagem para os alunos. Caso não seja possível, viabilize a imagem para observação de forma coletiva, em grupo ou individual. Solicite aos alunos que observem atentamente as duas imagens. No momento da observação, permita que eles troquem algumas informações, pois normalmente as percepções são diferentes. Em seguida, levante questionamentos, como:
- O que as imagens estão representando?
- Como são os ecossistemas representados nas figuras?
- Qual a principal fonte de energia para os dois ecossistemas retratados?
- Quem utiliza a energia do Sol para produzir seu próprio alimento? Como são chamados?
- Como ocorre o fluxo de energia na cadeia alimentar (nível a nível)?
- É possível identificar alguma relação entre os seres vivos do ecossistema aquático? E do terrestre? E entre um e outro?
Essas questões devem introduzir a discussão desta aula. Este não é o momento de trazer conceitos pré-estabelecidos para os alunos, mas de envolvê-los na temática, estimulando a participação de todos e descobrindo quais conhecimentos prévios eles trazem consigo.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia a questão disparadora para os alunos. Pergunte sobre o conceito de cadeia alimentar. Os alunos poderão apresentar a concepção de cadeia alimentar como um processo de transferência de matéria e energia entre os seres vivos por meio da alimentação. Contudo, se o conceito não estiver bem consolidado, as crianças podem verbalizar palavras isoladas, como alimentação, sequência, ordem, energia, processo, seres vivos, entre outras. Questione quais são as condições que o meio dispõe para a alimentação dos seres vivos, ou seja, relembre os níveis tróficos da cadeia alimentar (produtores, consumidores, decompositores) e, ainda, o que é uma cadeia alimentar em equilíbrio e desequilíbrio. Vale salientar que tais conceitos foram apresentados em aulas anteriores e, neste momento, já devem ter sido compreendidos. Todavia, caso haja alguma dúvida retome-os. Pergunte o que acontece com a energia transferida de nível trófico para nível trófico. Permita que os alunos digam suas percepções, possibilitando a troca de informações e verificando as concepções prévias deles.
Mão na massa
Tempo sugerido: 24 minutos.
Orientações: Solicite que as crianças se organizem em duplas. Leia ou projete para os alunos as orientações. Antes de entregar o material, pergunte novamente o que é uma pirâmide e, se possível, mostre uma imagem a eles. É extremamente importante que eles saibam que as pirâmides construídas apresentam “degraus” ou patamares. Entregue para cada grupo os retângulos e as imagens dos seres vivos que integram a cadeia alimentar a ser representada na pirâmide ecológica (esse material está disponível no material complementar deste plano). A pirâmide será composta por cinco degraus, a seguir: produtores - gramíneas, consumidores primários - gafanhotos, consumidores secundários - sapos, consumidores terciários - cobras e consumidores quaternários - gaviões.
Solicite que os alunos pintem os retângulos de cores diferentes e depois montem a pirâmide colocando os seres vivos na sequência da cadeia alimentar. Nesse momento, ande pela sala e verifique quais são as ideias iniciais sobre a posição dos seres vivos. Inicialmente, os alunos podem ter claro que quem dá início a base da pirâmide são os produtores, todavia é possível que alguma dupla coloque em sentido inverso, mas, no segundo momento essa ação será discutida entre os grupos. Determine cinco minutos para essa atividade. Solicite, então, que as duplas se juntem a outra dupla para conferir a ordem da pirâmide. Caso haja algum grupo que apresente divergências ou ordem invertida, é preciso acompanhar a troca de ideias e realizar questionamentos que ativem conceitos pré-elaborados.
Mão na massa
Orientações: Leia ou projete a sequência da atividade para os alunos. As perguntas podem ser passadas no quadro. Ao ler as perguntas, esclareça o que é metabolismo. Solicite aos alunos que observem a pirâmide, que pensem na cadeia alimentar e que registrem as próprias conclusões. Caminhe entre os grupos, auxiliando e ouvindo os argumentos que são utilizados pelos alunos para determinar as respostas, e, se for o caso, intervenha em alguma equipe que apresente divergências, estabelecendo ações reflexivas. Terminada esta atividade, proponha aos estudantes a organização de um semicírculo, no qual cada grupo apresentará as conclusões às quais chegaram. Determine a ordem de apresentação, que pode ser feita por sorteio, por disposição dos grupos em sala de aula ou por outro critério que atenda à sua necessidade.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Projete o slide ou realize a leitura da atividade para os alunos. No centro do semicírculo, monte com eles uma pirâmide de energia grande. Em seguida, nomeie os níveis tróficos e sinalize com uma flecha o sentido da energia. Aproveite o momento para realizar os seguintes questionamentos:
- Por que o nível da cadeia alimentar precisa ser trocado?
- Por que as gramíneas (produtores) estão na base da pirâmide e possuem o maior degrau?
- O gavião está no último degrau dessa pirâmide. Que tipo de consumidor ele é?
- A transferência de energia ocorre em que direção?
- O aproveitamento de energia é maior ou menor numa cadeia alimentar pequena (três níveis)?
- Para onde vai a energia liberada (perdida) pelos seres vivos? No que ela se transforma?
Relembre aos alunos que a alimentação é transformada em energia e que essa energia é transferida de nível trófico a nível trófico no processo da cadeia alimentar. As reflexões e os questionamentos sugeridos são importantes para que os alunos indiquem os elementos essenciais na elaboração do conceito científico, dentre eles, o de que o fluxo de energia é unidirecional. Realize a produção coletiva do conceito de transferência de energia na cadeia alimentar. Saliente que os seres vivos utilizam parte da energia que recebem em atividades vitais, portanto, ao transferirem parte de sua energia para outro nível trófico, ocorre uma diminuição progressiva da quantidade transferida. Além disso, todos os seres vivos liberam energia para o meio em forma de calor. Normalmente, uma cadeia alimentar não apresenta mais que cinco níveis tróficos, pois a energia vai se tornando mínima, ou seja, quanto mais curta for a cadeia alimentar, maior será o aproveitamento da energia.
Sistematização
Orientações: Projete o slide para os alunos. Em seguida, verifique se a construção da pirâmide de energia está correta. Como sugestão, caso haja tempo hábil, ou para uma próxima aula, segue o link de um vídeo, para complementar a aula.
Como funciona um ecossistema (2:02) -https://www.youtube.com/watch?v=_d0mo6MK4TE
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google meet.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos Google: Apresentações ou Docs.
- Apresentação de slides: Google apresentações.
Contexto e questão disparadora
Apresente o contexto da aula através de uma videochamada pelo Zoom ou Google meet. Projete as imagens do slide 3 e provoque o grupo com as perguntas propostas. Apresente a “questão disparadora” e deixe a turma discutir as ideias antes de avançar para a próxima etapa.
Mão na massa
Divida a turma em salas/grupos menores e projete as orientações da atividade para todos. Adapte o material disponível na aba “materiais e atividades” em um documento colaborativo do tipo Apresentações. Desse modo, os grupos podem arrastar as imagens embaralhadas no documento em branco, para preencher as lacunas da pirâmide ecológica, fazer anotações, edição de cores etc.
Siga as orientações do slide 5 e viabilize a mudança de grupos para que as crianças confiram as pirâmides dos outros colegas. Finalize a etapa “mão na massa” de acordo com o slide 6.
Sistematização
Projete os slides 7 e 8 durante a sistematização e aproveite o momento para realizar os questionamentos propostos aos alunos. Finalize a aula com o vídeo completar sugerido.
Convite às famílias
As famílias serão convidadas a auxiliarem as crianças no acesso às plataformas digitais para a aula.
4° Ano
Objetivos de aprendizagem
Construir e analisar uma pirâmide ecológica de energia, compreendendo como ocorre o fluxo de transferência de energia nos níveis tróficos de uma cadeia alimentar.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF04CI04) Analisar e construir cadeias alimentares simples, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos.
(EF04CI05) Descrever e destacar semelhanças e diferenças entre o ciclo da matéria e o fluxo de energia entre os componentes vivos e não vivos de um ecossistema.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Lenira Tamanini
Mentor: Cíntia Diógenes
Especialista: Margareth Polido