Atividade para impressão - Mão na massa - Alimentação dos animais: vamos classificar?
Plano de Aula
Plano de aula: Alimentação dos animais: vamos classificar?
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cadeias alimentares simples
Por: Lenira Tamanini
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Você observará que as habilidades indicadas não serão contempladas em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em outras aulas. Esta pode ser considerada uma aula sequencial, antecedendo os planos CIE4_04VE03 e CIE4_04VE04.
Materiais necessários para a aula: Retângulos de papel colorido nas cores vermelho, verde e azul; piões de CD divididos em três e pintados nas cores vermelho, verde e azul; imagens e/ou nome de animais, sendo carnívoros, herbívoros e onívoros (apresentamos uma sugestão desses animais nas orientações deste plano); fichas técnicas (podem ser encontradas no material complementar deste plano). Na falta do papel colorido o professor pode utilizar papel sulfite marcado com lápis de cor, giz de cera ou canetinha. O pião de CD é feito com material reutilizável, mas, caso não seja possível a confecção, o professor pode utilizar dados de papel com faces pintadas, sendo duas faces para cada cor. O pião é confeccionado com uma bola de gude, um CD ou DVD e uma tampa de garrafa descartável. Para visualizar a confecção do pião, segue como sugestão um vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=jLtlNXkqfuQ
Abaixo há algumas sugestões de recursos que o professor pode acessar a fim de que haja um melhor embasamento para o desenvolvimento da aula. É interessante que este material seja para aproveitamento do professor, já que não é nosso objetivo trazer conceitos pré-elaborados para a turma, mas que, com base na análise investigativa, as crianças consigam compreendê-los significativamente.
Hábitos alimentares: classificação:
https://brasilescola.uol.com.br/animais/classificacao-dos-animais.htm
Animais onívoros:
https://brasilescola.uol.com.br/animais/onivoro.htm
https://www.todabiologia.com/zoologia/animais_onivoros.htm
Animais herbívoros:
https://brasilescola.uol.com.br/animais/herbivoro.htm
https://www.todabiologia.com/zoologia/animais_herbivoros.htm
Animais carnívoros:
https://brasilescola.uol.com.br/animais/carnivoro.htm
https://www.todabiologia.com/zoologia/animais_carnivoros.htm
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia para os alunos o título da aula. Pergunte para eles o que é alimentação e qual a necessidade dela para os animais. Em seguida, questione onde podemos encontrar os animais. Provavelmente, neste momento, alguns alunos citem classificações, sem especificar, como: em casa e na floresta, na terra e na água (doméstico e selvagem, terrestre e aquático). Questione, então, como eles acham que poderíamos classificar os animais com base em sua alimentação. Sinalize para os alunos que o ser humano também é um animal.