Atividade para impressão - Mão na massa - Alimentação dos animais: vamos classificar?
Plano de Aula
Plano de aula: Alimentação dos animais: vamos classificar?
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cadeias alimentares simples
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Você observará que as habilidades indicadas não serão contempladas em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em outras aulas. Esta pode ser considerada uma aula sequencial, antecedendo os planos CIE4_04VE03 e CIE4_04VE04.
Materiais necessários para a aula: Retângulos de papel colorido nas cores vermelho, verde e azul; piões de CD divididos em três e pintados nas cores vermelho, verde e azul; imagens e/ou nome de animais, sendo carnívoros, herbívoros e onívoros (apresentamos uma sugestão desses animais nas orientações deste plano); fichas técnicas (podem ser encontradas no material complementar deste plano). Na falta do papel colorido o professor pode utilizar papel sulfite marcado com lápis de cor, giz de cera ou canetinha. O pião de CD é feito com material reutilizável, mas, caso não seja possível a confecção, o professor pode utilizar dados de papel com faces pintadas, sendo duas faces para cada cor. O pião é confeccionado com uma bola de gude, um CD ou DVD e uma tampa de garrafa descartável. Para visualizar a confecção do pião, segue como sugestão um vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=jLtlNXkqfuQ
Abaixo há algumas sugestões de recursos que o professor pode acessar a fim de que haja um melhor embasamento para o desenvolvimento da aula. É interessante que este material seja para aproveitamento do professor, já que não é nosso objetivo trazer conceitos pré-elaborados para a turma, mas que, com base na análise investigativa, as crianças consigam compreendê-los significativamente.
Hábitos alimentares: classificação:
https://brasilescola.uol.com.br/animais/classificacao-dos-animais.htm
Animais onívoros:
https://brasilescola.uol.com.br/animais/onivoro.htm
https://www.todabiologia.com/zoologia/animais_onivoros.htm
Animais herbívoros:
https://brasilescola.uol.com.br/animais/herbivoro.htm
https://www.todabiologia.com/zoologia/animais_herbivoros.htm
Animais carnívoros:
https://brasilescola.uol.com.br/animais/carnivoro.htm
https://www.todabiologia.com/zoologia/animais_carnivoros.htm
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia para os alunos o título da aula. Pergunte para eles o que é alimentação e qual a necessidade dela para os animais. Em seguida, questione onde podemos encontrar os animais. Provavelmente, neste momento, alguns alunos citem classificações, sem especificar, como: em casa e na floresta, na terra e na água (doméstico e selvagem, terrestre e aquático). Questione, então, como eles acham que poderíamos classificar os animais com base em sua alimentação. Sinalize para os alunos que o ser humano também é um animal.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Leia para os alunos o diálogo desenvolvido na história em quadrinhos apresentada nos slides. Procure dar ênfase na entonação do diálogo, assim os alunos perceberão o entusiasmo inicial de Renato e a preocupação final dele.
Observação: No texto a menção aos “óculos” do urso refere-se ao Tremarctos ornatus, conhecido popularmente como urso-de-óculos. Este animal pode ser encontrado em cativeiro no zoológico de São Paulo.
Contexto
Orientações: Após a leitura, realize questionamentos como:
- Alguém já foi ao zoológico?
- Que tipos de animal costumamos ver no zoológico?
- Por que os animais ficam cativos nesse local?
- As placas informativas são importantes? Por quê?
- Quem precisa se preocupar com a alimentação desses animais?
- Como a alimentação dos animais ocorre em outros locais?
- Renato tem realmente um problema? Como Eduardo poderá ajudá-lo?
Na última pergunta, os alunos poderão elencar inúmeras possibilidades. Dependendo do cenário vivencial das crianças, poderão surgir apontamentos como pesquisa na internet ou conversa entre os dois amigos. Permita que os alunos levantem as possibilidades sem descartar as que, de fato, são possíveis, e sinalize sempre que o objetivo será perceber a diferença na alimentação dos animais.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia a pergunta para os alunos. Solicite que pensem sobre a alimentação dos animais de forma geral (domésticos, selvagens, terrestre, aquáticos). Mencione o ser humano também, tendo em vista que é possível que ele não seja reconhecido como um animal por algumas crianças da faixa etária do 4º ano. Aproveite para perguntar se todos comem a mesma coisa. Permita que os alunos relatem suas percepções mediante a pergunta, possibilitando a troca de informações. Provavelmente, os alunos responderão que os animais se alimentam de forma diferente e, portanto, surge a necessidade de questionar por que alguns animais se alimentam de uma forma e outros de formas diferentes. Levante também o questionamento da necessidade da alimentação.
Mão na massa
Tempo sugerido: 29 minutos.
Orientações: Solicite que as crianças se organizem em grupos de três alunos. Distribua para cada grupo os três papéis coloridos, o pião de CD e os nomes ou imagens dos animais. Seguem os nomes dos animais com os quais a turma irá trabalhar. Esta lista contempla animais da fauna de diversos biomas brasileiros: onça-pintada, tamanduá-bandeira, tubarão-branco, coruja-buraqueira, jacaré-de-papo amarelo (carnívoros); lobo-guará, jabuti, ema, porco-espinho, mico-leão-dourado (onívoros); capivara, veado-mateiro, preguiça-de-coleira, anta, papagaio-charão (herbívoros). Para o início do jogo, os alunos precisam determinar quem jogará primeiro. Permita que eles estabeleçam a regra ou definam de forma consensual quem será o primeiro, o segundo e o terceiro jogador. Leia ou projete as regras do jogo. Determine a legenda das cores para o jogo e escreva no quadro: vermelho para animais que se alimentam de outros animais, verde para animais que se alimentam somente de vegetais e azul para animais que se alimentam de outros animais e também de vegetais. É interessante fazer uma simulação da atividade para facilitar o processo de entendimento. Determine o tempo para esta etapa (entre 10 e 12 minutos). Leia o tópico “Importante” do próximo slide e dê início à atividade. Caminhe entre os grupos, auxiliando e ouvindo os argumentos que são utilizados pelos alunos para determinar o grupo de cada animal.
Mão na massa
Orientações: Terminado o tempo do jogo, leia ou projete as orientações da próxima atividade e solicite que cada grupo se junte a outro para realizar as ações necessárias. Provavelmente, surgirão divergências em alguns animais, até porque nem todos são conhecidos pelos alunos, portanto a alimentação deles é uma incógnita e pode ter sido adicionada na legenda por dedução devido a conceitos errôneos adquiridos anteriormente ou de forma aleatória. Circule pela sala de aula e verifique a interação entre os alunos e, se for o caso, realize intervenções em algum grupo que apresente conflitos de opinião. Estabeleça 8 a 10 minutos para esta atividade, dependendo do tempo utilizado na atividade anterior.
Mão na massa
Orientações: Leia ou projete a sequência da atividade para os alunos. Solicite que cada aluno escolha somente uma cor e segure junto o nome ou imagem dos animais que foram colocados nela. Peça que formem um grupo por cor e realizem o que foi solicitado, até a parte da escrita. A escrita dos alunos pode ser realizada em uma folha à parte ou em um caderno como forma de levantamento de hipóteses sobre a aprendizagem. No momento de conferir os animais e da escrita realize intervenções, perguntando aos alunos:
- De que forma foi feita a seleção desses animais pelo grupo de vocês?
- Do que esses animais se alimentam?
- Por que vocês deixaram de lado esse animal (se for o caso, em algum grupo)?
- Como vocês podem escolher um nome para o grupo, observando o tipo de alimento dos animais?
- O alimento consumido pelos animais se transforma em quê?
- Em qual grupo o ser humano entra?
Os alunos podem sentir dificuldades ao elaborar alguma das solicitações escritas, portanto, ao andar pelos grupos, leve-os a refletir sobre a necessidade da alimentação enquanto fonte de energia. Provavelmente, surgirão ideias de preservação e manutenção da vida, evitar a morte, nutrição, entre outras. Para a execução do último item do slide, peça que os alunos façam um círculo para uma roda de conversa e cada grupo irá apresentar para os demais as suas definições. Aproveite as apresentações para realizar questionamentos:
- O que aconteceria se um animal que come outros animais comesse somente verduras?
- Qual a diferença entre a alimentação dos animais e a alimentação das plantas?
- Quais as diferenças que vocês perceberam na alimentação dos animais?
Em relação a esses questionamentos, aproveite o momento para discutir com as crianças que as plantas e os animais possuem formas diferentes de produzir energia para o seu corpo e que as diferenças existentes na alimentação dos animais permitem a classificação deles, que é justamente o conteúdo da aula de hoje. Estes questionamentos e estas reflexões são importantes para que os alunos indiquem os elementos essenciais na elaboração do conceito científico. Verifique se houve ampliação dos conceitos iniciais. Terminadas as apresentações, caso haja algum animal que esteja fora da legenda, converse com os alunos sobre o que os levou a deixar naquele grupo. Verifique as hipóteses iniciais e possibilite alterações por meio de reflexões acerca da alimentação do animal e da releitura da sua ficha técnica. Você deve se apropriar da classificação alimentar dos animais apresentados aos alunos para os auxiliar nos momentos de dúvida. Como sugestão, no momento das apresentações pode haver no centro da roda de conversa um círculo de papel, pintado em três cores, como no pião, onde serão colados os nomes ou imagens dos animais que foram separados pelos grupos. Este “cartaz” poderá ser fixado na sala de aula posteriormente, com a escrita da classificação de cada grupo.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Projete o slide, leia seu conteúdo e entregue uma cópia desse material para cada grupo (você pode imprimir este documento nos materiais complementares deste plano). Leia a classificação dos animais conforme o tipo de alimentação nos retângulos. Retome as ideias elaboradas pelos alunos e peça que cada grupo registre um conceito para as nomenclaturas apresentadas, verificando quais animais das fichas técnicas se encaixam em cada nomenclatura e pintando o retângulo com a cor estipulada para aqueles animais.
Retome o que os alunos haviam dito na apresentação da questão disparadora e verifique junto com eles se houve ampliação dos saberes, pois espera-se que tenham entendido a classificação dos animais tendo em vista a comparação das diferentes formas de alimentação dos animais, ou seja, dos hábitos alimentares. Retome também o título da aula e verifique se a classificação dos animais segundo seu tipo de alimentação está mais clara para os alunos no sentido de distribuir em grupos. Aproveite para dar enfoque na questão que os animais precisam consumir alimentos para produzir energia para o seu corpo, ou seja, são consumidores. Como sugestão, este fator pode ser registrado como conceito final, pois em aulas posteriores a temática será encaminhada para cadeia alimentar e fluxo de energia.
Caso tenha tempo hábil, como sugestão para aulas posteriores, você pode realizar um álbum de animais carnívoros, herbívoros e onívoros. No qual os alunos trazem imagens de animais e informações sobre a alimentação dele. O animal pode ser apresentado brevemente para a turma, no início ou término da aula, e anexado ao álbum. O álbum pode ser um caderno universitário, cartolinas grampeadas ou folhas de papel sulfite também grampeadas.
Materiais para impressão
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos Google: Apresentações ou Docs.
- Gravação de aulas: Loom ou Google meet.
Optativas:
- Criação de história em quadrinhos: Pixton.
Contexto e questão disparadora
Apresente o contexto da aula por um vídeo curto. Você pode usar a história proposta no plano, nos slides 3 e 4, ou montar a mesma narrativa pelo Pixton, editor de histórias em quadrinhos. No vídeo gravado, insira as vozes para chamar atenção do grupo.
Faça uma videochamada, por hangouts ou Zoom, e trabalhe as questões propostas no slide 4. Apresente a “questão disparadora” e provoque a turma para que fiquem bem curiosos.
Mão na massa
Ainda em videochamada, separe os alunos em grupos, criando grupos maiores que os sugeridos.
Produza um único documento colaborativo, via Docs ou Apresentações Google, com uma tabela colorida de acordo com as cores propostas no “mão na massa”. Deixe disponíveis as imagens propostas no material complementar, de modo que possam ser arrastadas para a tabela. Envie esse documento para a turma com a orientação do “Mão na massa” e os slides separados por grupos de alunos. Cada slide deverá conter o nome/número de um grupo.
Faça as adaptações seguintes: os alunos escolhem quem inicia o jogo e cada um decide a cor do colega, de acordo com aquelas propostas no “mão na massa”. Cada jogador encaixa o próprio animal com a respectiva ficha na tabela do documento, de acordo com a cor determinada por um jogador do grupo.
O jogo acontece até as fichas acabaram.
Finalizada essa parte, peça para que os alunos visitem os slides de outros grupos, a fim de decidirem se irão mudar as fichas de lugar.
Adapte a atividade do slide 8, discutindo com o grupo e nomeando cada grupo de animais.
Sistematização
Projete o slide final para os alunos e compartilhe mais um doc com a turma, com os grupos definidos. Peça para que, ainda em grupos, preencham o documento proposto, elaborando conceitos.
Intervenha na construção dos conceitos corretos, tirando as dúvidas que possam surgir.
Convite às famílias
As famílias serão convidadas a auxiliarem as crianças na atividade de “mão na massa” e no encontro com grupos de colegas.
Alimentação dos animais: vamos classificar?
4° ano
Objetivos de aprendizagem
Classificar os animais enquanto carnívoros, herbívoros e onívoros, por meio da comparação dos hábitos alimentares.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF04CI04) Analisar e construir cadeias alimentares simples, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos.
(EF04CI05) Descrever e destacar semelhanças e diferenças entre o ciclo da matéria e o fluxo de energia entre os componentes vivos e não vivos de um ecossistema.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Professor-autor: Lenira Tamanini
Mentor: Cíntia Diógenes
Especialista: Margareth Polido