Atividade para impressão - Mão na massa - Alimentação dos animais: vamos classificar?
Plano de Aula
Plano de aula: Alimentação dos animais: vamos classificar?
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cadeias alimentares simples
Por: Lenira Tamanini
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Você observará que as habilidades indicadas não serão contempladas em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em outras aulas. Esta pode ser considerada uma aula sequencial, antecedendo os planos CIE4_04VE03 e CIE4_04VE04.
Materiais necessários para a aula: Retângulos de papel colorido nas cores vermelho, verde e azul; piões de CD divididos em três e pintados nas cores vermelho, verde e azul; imagens e/ou nome de animais, sendo carnívoros, herbívoros e onívoros (apresentamos uma sugestão desses animais nas orientações deste plano); fichas técnicas (podem ser encontradas no material complementar deste plano). Na falta do papel colorido o professor pode utilizar papel sulfite marcado com lápis de cor, giz de cera ou canetinha. O pião de CD é feito com material reutilizável, mas, caso não seja possível a confecção, o professor pode utilizar dados de papel com faces pintadas, sendo duas faces para cada cor. O pião é confeccionado com uma bola de gude, um CD ou DVD e uma tampa de garrafa descartável. Para visualizar a confecção do pião, segue como sugestão um vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=jLtlNXkqfuQ
Abaixo há algumas sugestões de recursos que o professor pode acessar a fim de que haja um melhor embasamento para o desenvolvimento da aula. É interessante que este material seja para aproveitamento do professor, já que não é nosso objetivo trazer conceitos pré-elaborados para a turma, mas que, com base na análise investigativa, as crianças consigam compreendê-los significativamente.
Hábitos alimentares: classificação:
https://brasilescola.uol.com.br/animais/classificacao-dos-animais.htm
Animais onívoros:
https://brasilescola.uol.com.br/animais/onivoro.htm
https://www.todabiologia.com/zoologia/animais_onivoros.htm
Animais herbívoros:
https://brasilescola.uol.com.br/animais/herbivoro.htm
https://www.todabiologia.com/zoologia/animais_herbivoros.htm
Animais carnívoros:
https://brasilescola.uol.com.br/animais/carnivoro.htm
https://www.todabiologia.com/zoologia/animais_carnivoros.htm
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia para os alunos o título da aula. Pergunte para eles o que é alimentação e qual a necessidade dela para os animais. Em seguida, questione onde podemos encontrar os animais. Provavelmente, neste momento, alguns alunos citem classificações, sem especificar, como: em casa e na floresta, na terra e na água (doméstico e selvagem, terrestre e aquático). Questione, então, como eles acham que poderíamos classificar os animais com base em sua alimentação. Sinalize para os alunos que o ser humano também é um animal.