Plano de Aula

Plano de aula: Alimentação dos animais: vamos classificar?

Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cadeias alimentares simples

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Você observará que as habilidades indicadas não serão contempladas em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em outras aulas. Esta pode ser considerada uma aula sequencial, antecedendo os planos CIE4_04VE03 e CIE4_04VE04.

Materiais necessários para a aula: Retângulos de papel colorido nas cores vermelho, verde e azul; piões de CD divididos em três e pintados nas cores vermelho, verde e azul; imagens e/ou nome de animais, sendo carnívoros, herbívoros e onívoros (apresentamos uma sugestão desses animais nas orientações deste plano); fichas técnicas (podem ser encontradas no material complementar deste plano). Na falta do papel colorido o professor pode utilizar papel sulfite marcado com lápis de cor, giz de cera ou canetinha. O pião de CD é feito com material reutilizável, mas, caso não seja possível a confecção, o professor pode utilizar dados de papel com faces pintadas, sendo duas faces para cada cor. O pião é confeccionado com uma bola de gude, um CD ou DVD e uma tampa de garrafa descartável. Para visualizar a confecção do pião, segue como sugestão um vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=jLtlNXkqfuQ

Abaixo há algumas sugestões de recursos que o professor pode acessar a fim de que haja um melhor embasamento para o desenvolvimento da aula. É interessante que este material seja para aproveitamento do professor, já que não é nosso objetivo trazer conceitos pré-elaborados para a turma, mas que, com base na análise investigativa, as crianças consigam compreendê-los significativamente.

Hábitos alimentares: classificação:

https://brasilescola.uol.com.br/animais/classificacao-dos-animais.htm

Animais onívoros:

https://brasilescola.uol.com.br/animais/onivoro.htm

https://www.todabiologia.com/zoologia/animais_onivoros.htm

Animais herbívoros:

https://brasilescola.uol.com.br/animais/herbivoro.htm

https://www.todabiologia.com/zoologia/animais_herbivoros.htm

Animais carnívoros:

https://brasilescola.uol.com.br/animais/carnivoro.htm

https://www.todabiologia.com/zoologia/animais_carnivoros.htm

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia para os alunos o título da aula. Pergunte para eles o que é alimentação e qual a necessidade dela para os animais. Em seguida, questione onde podemos encontrar os animais. Provavelmente, neste momento, alguns alunos citem classificações, sem especificar, como: em casa e na floresta, na terra e na água (doméstico e selvagem, terrestre e aquático). Questione, então, como eles acham que poderíamos classificar os animais com base em sua alimentação. Sinalize para os alunos que o ser humano também é um animal.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS