Plano de aula: Causas e consequências do aquecimento global

Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cadeias alimentares simples

Sobre esta aula: Você observará que a habilidade indicada não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em outras aulas. Esta pode ser considerada uma aula sequencial, posterior aos planos CIE4_0401, CIE4_0402, CIE4_0403, CIE4_0404, CIE4_0405, CIE4_0406, CIE4_0407, CIE4_0408 e CIE4_0409. Vale salientar que a habilidade relacionada ao plano refere-se ao ciclo da matéria e ao fluxo de energia e o plano apresentado traz uma análise reflexiva sobre o aquecimento global, tendo em vista a intensificação do efeito estufa por ações humanas. Essa questão apresenta um contínuo pensar sobre o ciclo do carbono, abordado no plano CIE4_0408, e sobre a queima de combustíveis fósseis, abordada no plano CIE4_0409.

Materiais necessários para a aula: Texto impresso (encontrado no material complementar deste plano), cartolinas, canetinhas hidrocor, lápis de grafite, lápis de cor e giz de cera.

Abaixo há algumas sugestões de recursos que o professor pode acessar, a fim de que haja um melhor embasamento para o desenvolvimento da aula. É interessante que este material seja para aproveitamento do professor, já que não é nosso objetivo trazer conceitos já elaborados para a turma, mas que, a partir da análise investigativa, as crianças consigam compreendê-los significamente.

Texto: O que é aquecimento global?

Efeito estufa e aquecimento global

Título da aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia para os alunos o título da aula. Em seguida, pergunte o que eles já ouviram sobre o aquecimento global. Permita que apresentem as informações que trazem consigo, pois este é um momento de levantamento. A partir das hipóteses levantadas, questione:

• De onde surge a fumaça que permanece na atmosfera e que favorece a intensificação do aquecimento global?
  • Quais perigos que os seres vivos correm com o aquecimento global?

As perguntas a serem realizadas dependerão das concepções apresentadas pelos educandos. É importante salientar que os questionamentos desta seção não tem como intenção que os alunos cheguem às respostas exatas neste momento, mas que, por meio da mediação do professor, eles tragam seus conhecimentos prévios e sejam estimulados à discussão e à reflexão sobre o tema.