Atividade para impressão - Mão na massa - O desmatamento e suas consequências
Plano de Aula
Plano de aula: O desmatamento e suas consequências
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cadeias alimentares simples
Por: Lenira Tamanini
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Você observará que a habilidade indicada não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em outras aulas. Esta pode ser considerada uma aula sequencial, posterior aos planos CIE4_0401,CIE4_0403, CIE4_0404, CIE4_0405.
Materiais necessários para a aula: fichas com palavras-chaves sobre o tema (encontradas no material complementar deste plano).
Abaixo, há algumas sugestões de recursos que o professor pode acessar a fim de que haja um melhor embasamento para o desenvolvimento da aula. É interessante que este material seja para aproveitamento do professor. Não é nosso objetivo trazer conceitos pré elaborados para a turma, e sim trazê-los a partir da análise investigativa, onde as crianças consigam compreendê-los significamente.
Texto: Desmatamento: causas e consequências
https://escolakids.uol.com.br/desmatamento-causas-e-consequencias.htm
Os impactos da extinção de espécies na cadeia alimentar
https://novaescola.org.br/conteudo/1181/os-impactos-da-extincao-de-especies-na-cadeia-alimentar
Desmatamento: o que é, causas e consequências
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: leia para os alunos o título da aula. Pergunte o que eles entendem por desmatamento. Provavelmente os alunos dirão que é a destruição da mata, da natureza ou da floresta. Questione de que forma é feita essa destruição. Em seguida, aborde a palavra consequências, a partir de seu significado, ou seja, enquanto resultado por efeito de algo (neste caso, o resultado do desmatamento). Finalize essa discussão inicial indagando sobre o que eles acham que será tratado nesta aula.