Plano de Aula

Plano de aula: Cadeia alimentar: a vida na Terra e a necessidade do carbono

Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cadeias alimentares simples

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Você observará que a habilidade indicada não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em outras aulas. Esta pode ser considerada uma aula sequencial, posterior ao plano CIE4_0401, CIE4_0402, CIE4_0403, CIE4_0404, CIE4_0405, CIE4_0406 e CIE4_0407.

Materiais necessários para a aula: Esquema e imagens que integram a sua representação (encontradas no material complementar deste plano). Caso não seja possível a impressão do material, você poderá solicitar o desenho das imagens ou a escrita das palavras em retângulos, que podem posteriormente ser recortados.

Abaixo há algumas sugestões de recursos que você pode acessar, a fim de que haja um melhor embasamento para o desenvolvimento da aula. É interessante que este material seja para o seu aproveitamento, já que não é nosso objetivo trazer conceitos pré elaborados para a turma, mas que, a partir da análise investigativa, as crianças consigam compreendê-los significamente.

  • Texto: A importância do carbono para manutenção da vida na Terra

https://www.greenme.com.br/informar-se/ambiente/1199-a-importancia-do-carbono-para-manutencao-da-vida-na-terra

  • Carbono

https://www.infoescola.com/elementos-quimicos/carbono/

http://elementos-quimicos.info/elementos-quimicos/carbono.html

  • Ciclo do carbono

https://www.significados.com.br/ciclo-do-carbono/

  • Decomposição

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/decomposicao.htm

  • Como surgiram os refrigerantes

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-surgiram-os-refrigerantes/

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia para os alunos o título da aula. Pergunte o que eles entendem por cadeia alimentar. Provavelmente, os alunos já terão o conceito pré-estabelecido, tendo em vista as aulas trabalhadas anteriormente. Portanto, os alunos poderão apresentar a concepção de cadeia alimentar como um processo de transferência de matéria e energia entre os seres vivos por meio da alimentação. Na sequência, pergunte sobre a relação da cadeia alimentar com a vida na Terra. Questione o significado da palavra necessidade e aborde a palavra carbono, questionando se os alunos já ouviram falar dela. Possivelmente, algum aluno lembre do gás carbônico ou do papel carbono. Finalize a discussão relendo o título da aula e indagando sobre o que eles acreditam que será tratado nesta aula.