Plano de Aula

Plano de aula: Cadeia alimentar: a vida na Terra e a necessidade do carbono

Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cadeias alimentares simples

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Você observará que a habilidade indicada não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em outras aulas. Esta pode ser considerada uma aula sequencial, posterior ao plano CIE4_0401, CIE4_0402, CIE4_0403, CIE4_0404, CIE4_0405, CIE4_0406 e CIE4_0407.

Materiais necessários para a aula: Esquema e imagens que integram a sua representação (encontradas no material complementar deste plano). Caso não seja possível a impressão do material, você poderá solicitar o desenho das imagens ou a escrita das palavras em retângulos, que podem posteriormente ser recortados.

Abaixo há algumas sugestões de recursos que você pode acessar, a fim de que haja um melhor embasamento para o desenvolvimento da aula. É interessante que este material seja para o seu aproveitamento, já que não é nosso objetivo trazer conceitos pré elaborados para a turma, mas que, a partir da análise investigativa, as crianças consigam compreendê-los significamente.

  • Texto: A importância do carbono para manutenção da vida na Terra

https://www.greenme.com.br/informar-se/ambiente/1199-a-importancia-do-carbono-para-manutencao-da-vida-na-terra

  • Carbono

https://www.infoescola.com/elementos-quimicos/carbono/

http://elementos-quimicos.info/elementos-quimicos/carbono.html

  • Ciclo do carbono

https://www.significados.com.br/ciclo-do-carbono/

  • Decomposição

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/decomposicao.htm

  • Como surgiram os refrigerantes

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-surgiram-os-refrigerantes/

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia para os alunos o título da aula. Pergunte o que eles entendem por cadeia alimentar. Provavelmente, os alunos já terão o conceito pré-estabelecido, tendo em vista as aulas trabalhadas anteriormente. Portanto, os alunos poderão apresentar a concepção de cadeia alimentar como um processo de transferência de matéria e energia entre os seres vivos por meio da alimentação. Na sequência, pergunte sobre a relação da cadeia alimentar com a vida na Terra. Questione o significado da palavra necessidade e aborde a palavra carbono, questionando se os alunos já ouviram falar dela. Possivelmente, algum aluno lembre do gás carbônico ou do papel carbono. Finalize a discussão relendo o título da aula e indagando sobre o que eles acreditam que será tratado nesta aula.