Atividade para impressão - Mão na massa (Cartões informativos) - Cadeia alimentar: a vida na Terra e a necessidade do carbono
Plano de Aula
Plano de aula: Cadeia alimentar: a vida na Terra e a necessidade do carbono
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cadeias alimentares simples
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Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Você observará que a habilidade indicada não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em outras aulas. Esta pode ser considerada uma aula sequencial, posterior ao plano CIE4_0401, CIE4_0402, CIE4_0403, CIE4_0404, CIE4_0405, CIE4_0406 e CIE4_0407.
Materiais necessários para a aula: Esquema e imagens que integram a sua representação (encontradas no material complementar deste plano). Caso não seja possível a impressão do material, você poderá solicitar o desenho das imagens ou a escrita das palavras em retângulos, que podem posteriormente ser recortados.
Abaixo há algumas sugestões de recursos que você pode acessar, a fim de que haja um melhor embasamento para o desenvolvimento da aula. É interessante que este material seja para o seu aproveitamento, já que não é nosso objetivo trazer conceitos pré elaborados para a turma, mas que, a partir da análise investigativa, as crianças consigam compreendê-los significamente.
- Texto: A importância do carbono para manutenção da vida na Terra
- Carbono
https://www.infoescola.com/elementos-quimicos/carbono/
http://elementos-quimicos.info/elementos-quimicos/carbono.html
- Ciclo do carbono
https://www.significados.com.br/ciclo-do-carbono/
- Decomposição
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/decomposicao.htm
- Como surgiram os refrigerantes
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-surgiram-os-refrigerantes/
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia para os alunos o título da aula. Pergunte o que eles entendem por cadeia alimentar. Provavelmente, os alunos já terão o conceito pré-estabelecido, tendo em vista as aulas trabalhadas anteriormente. Portanto, os alunos poderão apresentar a concepção de cadeia alimentar como um processo de transferência de matéria e energia entre os seres vivos por meio da alimentação. Na sequência, pergunte sobre a relação da cadeia alimentar com a vida na Terra. Questione o significado da palavra necessidade e aborde a palavra carbono, questionando se os alunos já ouviram falar dela. Possivelmente, algum aluno lembre do gás carbônico ou do papel carbono. Finalize a discussão relendo o título da aula e indagando sobre o que eles acreditam que será tratado nesta aula.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Leia a pergunta inicial deste slide para os alunos. Questione os alunos se algum deles sabe a resposta. Como sugestão, você pode solicitar que eles escrevam uma possível resposta, mas lembre-se de não mostrar o texto. Em seguida, realize a leitura do texto e levante questionamentos, como:
- Alguém conhecia a história do refrigerante e nome do gás que é colocado nele?
- Esse gás pode ser encontrado em outro local? Onde?
- Quem, na natureza, utiliza o gás carbônico? Para quê?
- O refrigerante faz bem para a saúde? Por quê?
Essas questões devem introduzir a discussão desta aula. Este não é o momento de trazer conceitos pré estabelecidos para os alunos, mas sim, de envolvê-los na temática, estimulando a participação de todos e descobrindo quais conhecimentos prévios eles trazem consigo.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia a pergunta da "Questão disparadora" para os alunos. Pergunte onde podemos encontrar o carbono. Provavelmente, os alunos dirão que ele está presente no gás carbônico. Aproveite o momento e informe que o carbono está presente no diamante, no grafite, no petróleo e no organismo dos seres vivos. Solicite aos alunos o significado da palavra continuidade e quais são os seres vivos que existem no planeta. Questione quais são as condições necessárias para a vida e mencione o processo da cadeia alimentar, ou seja, relembre os níveis tróficos da cadeia alimentar (produtores, consumidores, decompositores) e, ainda, o que é uma cadeia alimentar em equilíbrio e desequilíbrio. Vale salientar que tais conceitos foram apresentados em aulas anteriores e, neste momento, já devem ter sido compreendidos. Todavia, caso haja alguma dúvida, retome os conceitos. Questione aos alunos o que acontece com a energia transferida de nível trófico para nível trófico. Permita que os alunos digam suas percepções mediante a pergunta, possibilitando a troca de informações e verificando quais as concepções prévias dos alunos.
Mão na massa
Tempo sugerido: 24 minutos
Orientações: Solicite que as crianças se organizem em duplas. Leia ou projete para os alunos as orientações. Entregue para cada grupo as imagens recortadas e os cartões informativos (esse material está disponível no material complementar deste plano). As imagens a serem montadas são: vegetais (árvores/plantas), seres vivos (chimpanzé) e bactérias/fungos. Solicite que os alunos montem as imagens. Salienta-se a possibilidade de colá-las em papel sulfite para que fiquem fixas e não desmontem mais. Peça para que leiam os cartões de informação e discutam as informações, determinando a qual imagem pertence. Nesse momento, ande pela sala e verifique quais são as ideias sobre a colocação dos cartões. Solicite, então, que as duplas se juntem à outra dupla para conferirem se os cartões estão na mesma figura. Caso haja alguma divergência, é preciso acompanhar a troca de ideias e realizar questionamentos que ativem conceitos pré-elaborados.
Mão na massa
Orientações: Leia ou projete a sequência da atividade para os alunos. O quadro está disponível no material complementar do plano, contudo pode ser passado no quadro. Solicite aos alunos que observem as imagens e releiam as informações sobre elas. Peça para que preencham o quadro utilizando o material disponível e a troca de opiniões. Caminhe entre os grupos, auxiliando e ouvindo os argumentos que são utilizados pelos alunos para determinar as respostas, e, se for o caso, intervenha em algum grupo que apresente divergências, estabelecendo ações reflexivas.
As respostas esperadas são: fotossíntese (absorvido); alimentação de nível para nível e decomposição dos seres vivos com resíduos para o solo (movimento do carbono) e respiração dos seres vivos e liberação de gás na decomposição dos seres vivos (devolvido). Terminada essa atividade, proponha aos alunos a organização de um semicírculo.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Projete o slide ou realize a leitura da atividade para os alunos. Entregue o esquema a ser preenchido (encontra-se no material de apoio do plano). Juntamente com os alunos, preencha a tabela. Aproveite o momento do preenchimento para realizar questionamentos, como: "O carbono que fica na matéria orgânica é eliminado por quais seres vivos? De que forma?"
Nesse momento, o alunos precisam apontar que no solo vivem os decompositores que usam a matéria orgânica para se alimentar e o carbono volta para a atmosfera no gás carbônico eliminado na respiração celular. ale salientar que os questionamentos servirão de base para a construção do conhecimento científico. Na sequência, retorne à questão disparadora e verifique com os alunos se realmente houve a compreensão da necessidade do carbono para os seres vivos. Salienta-se que o carbono é encontrado na atmosfera e na hidrosfera em forma de gás carbônico e outros gases, além de estar presente na constituição dos seres vivos. O gás carbônico é utilizado no processo de fotossíntese e posteriormente é devolvido ao meio ambiente pela respiração dos organismos vivos. Portanto, o carbono é extremamente necessário para os seres vivos e o seu ciclo permite a continuidade da vida.
Sistematização
Orientações: Projete o slide ou realize a leitura da atividade para os alunos. A legenda apresentada neste slide está junto ao esquema a ser preenchido (encontra-se no material complementar do plano). Juntamente com os alunos, preencha a tabela e a legenda. Ao observar o esquema, nota-se que o número 1 corresponde à seta com tracejado que representa o gás carbônico sendo absorvido da atmosfera pelos produtores, representados na imagem dos vegetais. Na sequência, o número 2, que corresponde à seta contínua, representa o gás carbônico sendo devolvido ao meio através da respiração dos vegetais e animais. O número 3, indicado pela seta pontilhada, representa o movimento do carbono na cadeia alimentar, através da alimentação e posteriormente pela decomposição, ao devolver o carbono para o solo que retornará ao produtores e também para o ambiente por meio da respiração dos decompositores. As letras A, B e C representam respectivamente os produtores, os consumidores e os decompositores, ou seja, os níveis tróficos na cadeia alimentar, que deverão ser preenchidos no esquema. Para finalizar a legenda, as chaves significa os seres vivos que serão decompostos. Vale salientar a necessidade de observar constantemente a indicação das setas, além de retomar o quadro preenchido anteriormente.
Sistematização
Orientações: Projete o slide para os alunos. Em seguida, verifique com eles se a construção do esquema está correto. Como sugestão, caso haja tempo hábil, ou para uma próxima aula, segue o link de um vídeo, para complementar a aula, como curiosidade.
Pílulas de Ciência: O gás nos refrigerantes (2:39) - https://www.youtube.com/watch?v=5bESwEa7CBw
A natureza está falando - Gilberto Gil é o Solo (1:25) - https://www.youtube.com/watch?v=NZfHmoroHD0&index=11&list=PLX05YXpz2n2gAmYwYsBM8wQNDmD_cKReu
Materiais Complementares
Atividade para impressão - Mão na massa (Imagens) - Cadeia alimentar: a vida na Terra e a necessidade do carbono
Atividade para impressão - Mão na massa (Tabela) - Cadeia alimentar: a vida na Terra e a necessidade do carbono
Resolução da atividade - Mão na massa (Cartões informativos) - Cadeia alimentar: a vida na Terra e a necessidade do carbono
Atividade para impressão - Sistematização - Cadeia alimentar: a vida na Terra e a necessidade do carbono
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google meet.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos Google: Apresentações ou Docs.
- Apresentação de slides: Google apresentações.
Contexto e questão disparadora
Apresente o contexto da aula através de uma videochamada pelo Zoom ou Google meet. Projete os slides de contextualização, faça as leituras dos textos com as crianças e levante os questionamentos sugeridos. Em seguida, apresente a “pergunta disparadora” e retome os conceitos relacionados a cadeia alimentar, trabalhados anteriormente com os alunos.
Mão na massa
Adapte todos os kits disponíveis na aba “materiais e atividades” em forma de documento colaborativo do tipo Apresentações. As crianças podem editar esses arquivos e trabalhar de forma síncrona com outros colegas em uma sala virtual criada por você. Verifique o que foi desenvolvido da atividade enquanto os alunos estão trabalhando em grupo. Na sequência, projete a tabela disponível no slide 6, para avaliar as respostas deles.
Sistematização
Projete o esquema do slide 7 e preencha a tabela, juntamente com os alunos. Aproveite o momento para realizar questionamentos, como:
- O carbono que fica na matéria orgânica é eliminado por quais seres vivos? De que forma?
Siga as orientações dos slides seguintes e compartilhe os vídeos complementares com a turma.
Convite às famílias
As famílias serão convidadas a auxiliarem as crianças no acesso às plataformas digitais para a aula.
4° Ano
Objetivos de aprendizagem
Relacionar o ciclo do carbono com a cadeia alimentar, percebendo a importância deste elemento para a vida dos seres vivos.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF04CI04) Analisar e construir cadeias alimentares simples, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos.
(EF04CI05) Descrever e destacar semelhanças e diferenças entre o ciclo da matéria e o fluxo de energia entre os componentes vivos e não vivos de um ecossistema.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Lenira Tamanini
Mentor: Cíntia Diógenes
Especialista: Margareth Polido