Plano de Aula
Plano de aula: O desequilíbrio nas cadeias alimentares
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cadeias alimentares simples
Por: Lenira Tamanini
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Você observará que a habilidade indicada não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em outras aulas. Esta pode ser considerada uma aula sequencial, posterior ao plano CIE4_0403 e CIE4_0404.
Materiais necessários para a aula: Tiras de TNT nas cores azul, verde, vermelho e amarelo. O TNT pode ser substituído por tiras de papel colorido. Abaixo há algumas sugestões de recursos que você pode acessar, a fim de que haja um melhor embasamento para o desenvolvimento da aula. É interessante que este material seja para aproveitamento do professor, já que não é nosso objetivo trazer conceitos pré elaborados para a turma, mas que, a partir da análise investigativa, as crianças consigam compreendê-los significamente.
- Texto: O desequilíbrio ecológico e suas consequências, disponível em: https://guiaecologico.wordpress.com/2012/04/02/o-desequilibrio-ecologico-e-suas-consequencias-2/
- Artigo: Desequilíbrios ambientais, disponível em: https://www.infoescola.com/ecologia/desequilibrios-ambientais/
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia para os alunos o título da aula. Pergunte para eles o que significa desequilíbrio. Você pode utilizar como exemplo o próprio corpo dos alunos, lembrando a eles que quando ficamos em um só pé, normalmente perdemos o equilíbrio. Permita que eles apresentem suas hipóteses sobre a palavra. Na sequência, pergunte o que são cadeias alimentares. Tendo em vista a construção do conceito feito a partir das propostas das aulas anteriores, os alunos provavelmente apresentarão a concepção de cadeia alimentar como um processo de transferência de matéria e energia entre os seres vivos, por meio da alimentação. Contudo, se o conceito não estiver bem consolidado, as crianças podem verbalizar palavras isoladas, como alimentação, sequência, ordem, energia, processo, seres vivos, entre outras, o que torna necessário retomar e construir o conceito. Os alunos provavelmente irão elencar o níveis tróficos (produtores, consumidores, decompositores), além dos tipos de cadeias alimentares (terrestre, aquática e mista).