Atividade para impressão - Mão na massa (Manchetes) - A queima de combustíveis fósseis
Plano de Aula
Plano de aula: A queima de combustíveis fósseis
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cadeias alimentares simples
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Você observará que a habilidade indicada não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em outras aulas. Esta pode ser considerada uma aula sequencial, posterior aos planos CIE4_0401, CIE4_0402, CIE4_0403, CIE4_0404, CIE4_0405, CIE4_0406, CIE4_0407 e CIE4_0408. Vale salientar que a habilidade relacionada ao plano refere-se ao ciclo da matéria e ao fluxo de energia. O plano apresentado traz uma análise reflexiva sobre a queima de combustíveis fósseis. Essa questão apresenta um contínuo pensar sobre o ciclo do carbono abordado no plano CIE4_0408 e que terá continuidade no plano CIE4_04010, ao apresentar ações reflexivas sobre o efeito estufa e o aquecimento global, tendo em vista que o ser humano interfere diretamente no ciclo.
Materiais necessários para a aula: Manchetes de reportagens (encontradas no material complementar deste plano), cartolina, lápis de grafite, canetinhas hidrocor, lápis de cor, giz de cera.
Abaixo há algumas sugestões de recursos que o professor pode acessar, a fim de que haja um melhor embasamento para o desenvolvimento da aula. É interessante que este material seja para aproveitamento do professor. Não é nosso objetivo trazer conceitos pré elaborados para a turma, o intuito é, a partir da análise investigativa, que as crianças consigam compreender o significado com clareza.
- Texto: combustíveis fósseis: por que eles prejudicam o meio ambiente?
http://www.bioblog.com.br/combustiveis-fosseis-por-que-eles-prejudicam-o-meio-ambiente/
- Poluição por combustíveis fósseis
http://biobras.org.br/portal/?p=1567
- A história do surgimento do petróleo
- O que é slogan: https://www.significados.com.br/slogan/
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia para os alunos o título da aula. Pergunte sobre o significado da palavra queima. Questione quais materiais podem ser queimados e se todos reagem da mesma forma no momento da queima. É provável que os alunos digam “madeira” e “plástico”. Lembre-os também do gás de cozinha e enfatize a queima de combustíveis. Questione-os sobre o que são fósseis e sobre o que são combustíveis fósseis. Finalize a discussão relendo o título da aula e questionando sobre o que eles imaginam que será abordado. É importante salientar que os questionamentos desta seção não têm como intenção que os alunos cheguem às respostas exatas neste momento. O objetivo nesta etapa é que, através da mediação do professor, eles tragam seus conhecimentos prévios e sejam estimulados à discussão e reflexão.
Contexto
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Leia a pergunta inicial deste slide para os alunos. Pergunte se algum deles sabe a resposta. Em seguida, realize a leitura dos fatos apresentados e levante questionamentos, como:
- Por que o petróleo é conhecido como ouro negro?
- Quais são os organismos vivos que transformam os restos de animais e plantas mortas em compostos orgânicos? Como eles são conhecidos?
- No processo de decomposição, gases são devolvidos para o meio. Quais vocês conhecem? Durante a formação do petróleo, o gás foi liberado?
- Alguém conhece outro derivado do petróleo?
Contexto
Orientações: Realize a leitura dos fatos sobre o petróleo apresentados neste slide. Em seguida, promova novos questionamentos, como:
- Alguém já ouviu falar da Petrobras? Onde? O que será que ela é?
- A extração do petróleo é importante? Por quê?
- O que acontece se houver vazamento de petróleo no mar?
- Do que o petróleo é composto? Em que materiais ele pode ser transformado para ser “queimado”? Qual será o gás que ele emite durante a queima?
Essas questões devem introduzir a discussão desta aula. Este não é o momento de trazer conceitos preestabelecidos para os alunos, mas sim de envolvê-los na temática, estimulando a participação de todos e descobrindo quais conhecimentos prévios eles trazem consigo.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia a pergunta da questão disparadora para os alunos. Pergunte o que são consequências. Você pode utilizar uma ação do dia a dia escolar para exemplificar. Retome o significado da palavra queimar. Aproveite o momento e informe que a queima só ocorre se houver uma energia de ativação (faísca, por exemplo), além do combustível (gasolina, carvão) e do comburente (um gás, normalmente o oxigênio). Pergunte o que são combustíveis fósseis. É provável que alguns alunos indiquem que são a gasolina e o diesel, tendo em vista o fato número dois apresentado no contexto. Enfatize que o gás natural e o carvão também são combustíveis fósseis. Permita que os alunos digam suas percepções, possibilitando a troca de informações e verificando quais suas concepções prévias.
Mão na massa
Tempo sugerido: 26 minutos
Orientações: Solicite que as crianças se organizem em grupos de quatro alunos. Leia ou projete para os alunos as orientações. Entregue para cada grupo as manchetes (esse material está disponível no material complementar deste plano). Caso você tenha interesse em conhecer a reportagem na íntegra, segue o link das matérias.
Manchete 2 - https://www.akatu.org.br/noticia/emissoes-de-gases-de-efeito-estufa-aumentaram-35-no-brasil-em-2015/
Manchete 4 - https://www.oeco.org.br/noticias/25302-cientistas-fazem-mapeamento-inedito-de-gases-na-atmosfera/
Solicite que os alunos leiam as manchetes, discutam as informações e depois respondam às perguntas sobre cada uma delas. Nesse momento, ande pela sala e verifique quais são as interpretações feitas sobre as manchetes. É importante lembrar que a segunda pergunta vem ao encontro da segunda atividade proposta, no intuito de auxiliá-la. Determine 10 minutos, em média, para esta atividade. Solicite que cada aluno escolha uma das manchetes. Na sequência, peça para que formem novos grupos a partir das manchetes escolhidas, que leiam suas respostas e conversem sobre elas. Caso haja alguma divergência de resposta, é preciso acompanhar a troca de ideias entre os alunos e realizar questionamentos que ativem conceitos anteriormente desenvolvidos ou verificar se a linha de pensamento segue a mesma dinâmica.
Mão na massa
Orientações: Leia ou projete a sequência da atividade para os alunos. Diga aos alunos que vocês irão realizar uma campanha para conscientizar a população sobre os efeitos que a queima dos combustíveis fósseis causa no planeta. Explique que eles precisam elaborar um slogan utilizando a manchete escolhida, que tenha como foco minimizar o efeito daquela ação. Explique que um slogan é uma frase curta e simples, mas fácil de ser lembrada. Utilize alguma campanha publicitária para exemplificar (Exemplo: “Amo muito tudo isso”, do McDonald’s e “A gente se liga em você”, da Rede Globo”). Peça que utilizem a resposta da pergunta número 2 como base para criar a frase. Caminhe entre os grupos, auxiliando e ouvindo os slogans criados. Realize a correção de possíveis palavras erradas, incentive alguma alteração (se for o caso) e intervenha em algum grupo que apresente divergências. Estabeleça ações reflexivas para que a medida alternativa da ação na manchete esteja presente na frase elaborada. Entregue a cartolina, as canetinhas hidrocor, o lápis de cor e/ou o giz de cera para que o grupo faça um cartaz com o slogan. Terminada esta atividade, proponha aos alunos a apresentação do material confeccionado.
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Projete o slide ou realize a leitura da atividade para os alunos. Retome a questão disparadora e, juntamente com os alunos, realize os registros no quadro. Para cada retângulo a ser preenchido, utilize uma das perguntas a seguir como apoio:
1. Os gases emitidos pelos automóveis são compostos por um elemento muito importante para a continuidade da vida. Qual elemento é este? Qual a primeira consequência da queima dos combustíveis fósseis?
Espera-se que os alunos respondam que o carbono é primordial para a vida dos seres vivos, haja vista a elaboração conceitual do ciclo do carbono, em aula anterior. A primeira consequência refere-se à emissão de gases poluentes na atmosfera, causando a poluição do ar.
2. A emissão de gases prejudica a atmosfera? De que forma? Qual a segunda consequência da queima de combustíveis fósseis?
Provavelmente os alunos responderão que sim, tendo em vista as notícias abordadas nas manchetes. Saliente a questão da poluição atmosférica provocada pela emissão de gases dos automóveis e das indústrias que queimam carvão. A segunda consequência é o efeito estufa em desequilíbrio.
3. As empresas citadas na manchete 3 causam danos à atmosfera através da emissão de gases. O que elas costumam queimar? Qual a terceira consequência da queima de combustíveis fósseis?
Nessa questão, espera-se que os alunos digam que são os combustíveis fósseis. Sendo assim, informe que boa parte das indústrias queima carvão. A terceira resposta refere-se ao aquecimento global.
4. O que a queima de combustíveis fósseis provoca na atmosfera? Isso ocorre por quê? Com esse fator o planeta está em equilíbrio ou desequilíbrio? Qual a quarta consequência da queima de combustíveis fósseis?
É preciso refletir com os alunos que a alta taxa de emissão do gás carbônico na atmosfera está provocando várias transformações na atmosfera, como a poluição, ocasionando o desequilíbrio no planeta. É importante retomar o ciclo do carbono e destacar que ele ocorre naturalmente, permitindo a vida na Terra. Saliente que, ao promover a queima dos combustíveis fósseis de forma desenfreada, o homem se responsabiliza pelas altas concentrações de gás carbônico na atmosfera. A consequência da resposta quatro é mudanças climáticas. Relembre que, entre as mudanças climáticas, há o aumento da temperatura, que causa o degelo e ocasiona problemas ambientais nos mares, por exemplo. Este problema acaba afetando os corais e, consequentemente, a cadeia alimentar marinha.
Vale salientar que os questionamentos servirão de base para a construção do conhecimento científico e que o professor deve estar atento à forma como os alunos elaborarão as respostas. A redação deve estar de acordo com a linguagem utilizada pelas crianças, garantindo que não recaia em nenhum erro conceitual.
Como sugestão, caso haja tempo hábil ou para uma próxima aula, seguem links de vídeos e de uma experiência sobre poluição do ar, para complementar a aula.
O caminho do petróleo (2:06) - https://www.youtube.com/watch?v=a2ObyRy9dG8
De onde vem o plástico? (4:03) - https://www.youtube.com/watch?v=uV0R0f1sy4Q&t=3s
O petróleo e sua origem (2:54) - https://www.youtube.com/watch?v=GkGdPCMpMqU
Experiência: Poluição atmosférica - https://www.smartkids.com.br/atividade/poluicao-experiencia
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google meet.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos Google: Apresentações ou Docs.
- Apresentação de slides: Google apresentações.
Contexto e questão disparadora
Apresente o contexto da aula através de uma videochamada pelo Zoom ou Google meet. Projete os textos dos slides de contextualização e dê ênfase às questões presentes em “orientações”. Utilize bem o tempo inicial da aula para ouvir o que as crianças pensam. Leia a “pergunta disparadora” e deixe a turma discutir as ideias antes de avançar para a próxima etapa.
Mão na massa
Organize a turma em grupos e salas virtuais diferentes. Cada grupo receberá as manchetes de reportagens que deverão ser lidas e respondidas. Adapte as manchetes em forma de documento colaborativo, do tipo Apresentações, para que os alunos trabalhem em conjunto. Após a leitura das manchetes, os alunos devem escolher uma delas e formar novos grupos com colegas que escolherem a mesma manchete. Viabilize essa troca e incentive a partilha de ideias entre os novos grupamentos. Para elaboração do slogan, oriente os alunos a usarem o próprio documento colaborativo da atividade para criação do trabalho.
Sistematização
Convide as crianças a partilharem os slogans e descobertas, seguindo as orientações do slide 8. Retome a questão disparadora da aula, para confirmar os aprendizados dos alunos. Finalize a sistematização.
Convite às famílias
As famílias serão convidadas a auxiliarem as crianças no acesso às plataformas digitais para a aula.
4° Ano
Objetivos de aprendizagem
Refletir sobre as consequências da queima de combustíveis fósseis para a atmosfera, relacionando com a quantidade de emissão de gás carbônico na atmosfera.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF04CI05) Descrever e destacar semelhanças e diferenças entre o ciclo da matéria e o fluxo de energia entre os componentes vivos e não vivos de um ecossistema.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Lenira Tamanini
Mentor: Cíntia Diógenes
Especialista: Margareth Polido