Plano de Aula

Plano de aula: A queima de combustíveis fósseis

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Cadeias alimentares simples

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Você observará que a habilidade indicada não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em outras aulas. Esta pode ser considerada uma aula sequencial, posterior aos planos CIE4_0401, CIE4_0402, CIE4_0403, CIE4_0404, CIE4_0405, CIE4_0406, CIE4_0407 e CIE4_0408. Vale salientar que a habilidade relacionada ao plano refere-se ao ciclo da matéria e ao fluxo de energia. O plano apresentado traz uma análise reflexiva sobre a queima de combustíveis fósseis. Essa questão apresenta um contínuo pensar sobre o ciclo do carbono abordado no plano CIE4_0408 e que terá continuidade no plano CIE4_04010, ao apresentar ações reflexivas sobre o efeito estufa e o aquecimento global, tendo em vista que o ser humano interfere diretamente no ciclo.

Materiais necessários para a aula: Manchetes de reportagens (encontradas no material complementar deste plano), cartolina, lápis de grafite, canetinhas hidrocor, lápis de cor, giz de cera.

Abaixo há algumas sugestões de recursos que o professor pode acessar, a fim de que haja um melhor embasamento para o desenvolvimento da aula. É interessante que este material seja para aproveitamento do professor. Não é nosso objetivo trazer conceitos pré elaborados para a turma, o intuito é, a partir da análise investigativa, que as crianças consigam compreender o significado com clareza.

  • Texto: combustíveis fósseis: por que eles prejudicam o meio ambiente?

http://www.bioblog.com.br/combustiveis-fosseis-por-que-eles-prejudicam-o-meio-ambiente/

  • Poluição por combustíveis fósseis

http://biobras.org.br/portal/?p=1567

  • A história do surgimento do petróleo

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/a-historia-do-surgimento-do-petroleo/60520

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia para os alunos o título da aula. Pergunte sobre o significado da palavra queima. Questione quais materiais podem ser queimados e se todos reagem da mesma forma no momento da queima. É provável que os alunos digam “madeira” e “plástico”. Lembre-os também do gás de cozinha e enfatize a queima de combustíveis. Questione-os sobre o que são fósseis e sobre o que são combustíveis fósseis. Finalize a discussão relendo o título da aula e questionando sobre o que eles imaginam que será abordado. É importante salientar que os questionamentos desta seção não têm como intenção que os alunos cheguem às respostas exatas neste momento. O objetivo nesta etapa é que, através da mediação do professor, eles tragam seus conhecimentos prévios e sejam estimulados à discussão e reflexão.