Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta é a oitava aula sobre a temática e deve ser utilizada preferencialmente na sequência das aulas da unidade para que os alunos tenham uma melhor compreensão dos assuntos trabalhados.
Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam dessa habilidade, consulte o site:
Materiais necessários para a aula: Preparar um kit para cada grupo de quatro alunos: água, sal, areia e pó de café. Além deste material, disponibilizar na mesa do professor: coadores, filtros de papel, peneiras, algodão, colheres, pratinhos de plástico e copos de plástico transparentes.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão trabalhar com mistura e separação de líquidos e sólidos.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Organize os alunos em um semicírculo. Em seguida, leia o texto e, se possível, leve o texto impresso para trabalhar com a turma. Se a escola tiver recursos multimídia (televisão, computador, pendrive ou acesso à internet) em vez do texto ou como complemento pode ser passado o vídeo: De onde vem o sal? - Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=ok3p5bO5-c0) - Acessado em: 13 de julho de 2018.
Pergunte para os alunos:
Como podemos descrever a aparência da água do mar?
E o seu sabor?
Como podemos retirar o sal da água de acordo com o texto?
O que é necessário, então para que o sal chegue às nossas mesas?
Você conseguiria retirar o sal da água de outra forma? Explique.
Em seguida, comente sobre a atividade que eles irão realizar: Hoje vocês farão experimentos para misturar materiais e separar os materiais que foram misturados.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Ainda no semicírculo, leia a Questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre as formas de separar misturas de materiais sólidos e líquidos. Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.
Mão na massa
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Organize os alunos em grupos de quatro alunos. Explique a atividade usando o slide projetado ou imprima as orientações para a atividade no arquivo disponível. Caso você não tenha impressora, pode escrever as orientações no quadro para que os grupos possam trabalhar em conjunto.
Leia as orientações para a classe e distribua um kit para cada grupo. Mostre os materiais que estão disponíveis na mesa do professor para que os grupos escolham e decidam os que irão utilizar. Deixe que cada grupo levante hipóteses de como podem separar cada mistura e planejem uma estratégia juntos. Eles podem fazer anotações desta estratégia em forma de texto, desenho ou tópicos. Depois, peça que eles coloquem a estratégia que planejaram em ação, separando a mistura e colocando cada material em um pratinho. Em algumas situações é possível que os alunos não consigam separar a mistura completamente, por exemplo: retirar toda a areia da água. No caso da água com sal, eles podem chegar à conclusão de que precisarão de tempo para a água evaporar. É importante estimular que os alunos possam experimentar e traçar outras estratégias, caso a que planejaram primeiramente não funcione. Acompanhe o trabalho e procure colaborar com os grupos que apresentarem dúvidas, mas não dê respostas prontas para os alunos, deixe que busquem soluções. Observe se todos do grupo estão envolvidos no trabalho e ajudando a buscar ideias para separar sua mistura. Peça que anotem no caderno a estratégia que funcionou melhor para separar a sua mistura.
Acompanhe o trabalho e procure colaborar com os grupos que tiverem dúvidas. Observe se todos estão realizando a atividade e levantando hipóteses sobre a separação das misturas.
Materiais necessários: Preparar um kit para cada grupo de quatro alunos: água, sal, areia e pó de café. Além deste material, disponibilizar na mesa do professor: coadores, filtros de papel, peneiras, algodão, colheres, pratinhos de plástico e copos de plástico transparentes.
Mão na massa
Orientações: Peça que cada dois grupos compartilhem os resultados uns com os outros. Circule pela sala e observe como os alunos interagem e como os grupos conseguem contribuir com os outros. Faça a projeção com o slide, imprima ou escreva no quadro as perguntas para orientar um pouco a discussão e não deixar que os alunos se dispersem. Observe as discussões e levante outras perguntas conforme o desenvolvimento da discussão de cada grupo. Intervenha quando perceber que as duplas não conseguem interagir de forma construtiva, indique soluções, faça questionamentos para estimular um trabalho produtivo.
É importante a limitação do tempo para que o foco não se perca e que a Sistematização e conclusão da aula sejam realizadas.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Após a discussão em grupos, peça que um representante de cada grupo compartilhe com a classe as conclusões que seu grupo obteve com a experimentação e com a discussão com os outros grupos. Escute os outros grupos também que podem contribuir nesse momento para a Sistematização das formas de separação.
Faça anotações no quadro ou deixe que cada grupo desenhe no quadro a sua melhor estratégia de separação. Cada aluno deve anotar em seu caderno em forma de mapa conceitual a melhor forma que cada grupo encontrou para separar cada mistura. Essa anotação pode ser em forma de desenho ou de texto.
Sistematização
Orientações: Projete o slide, escreva no quadro ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Comente com os alunos que, como conseguimos comprovar nas experimentações, existem várias formas de separar materiais sólidos.
Retome o Contexto, a Questão disparadora, as hipóteses que foram levantadas e a apresentação realizada pelos alunos e destaque o que eles aprenderam na aula. Espera-se que tenham entendido que a separação de materiais sólidos de líquidos depende do tipo de mistura. Por fim, proponha a última questão que fará com que os alunos pensem um pouquinho mais e levantem hipóteses. Se a água do mar é salgada, de onde este sal veio. Escute e deixe que usem a criatividade nas explicações e explique ou leia o texto “Por que a água do mar é salgada?” que apresenta um vocabulário bastante acessível para as crianças. Em aulas posteriores, a temática será encaminhada para que utilizem esses conceitos para efetuar misturas e separações no dia a dia.
Texto para o professor: Por que a água do mar é salgada? - disponível em https://escolakids.uol.com.br/por-que-a-agua-do-mar-e-salgada.htm - Acesso em:
13 de julho de 2018.