Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula que dá continuidade à unidade de Misturas (CIE4_01ME), e pode ser utilizada após o plano de aula CIE4_01_ME01, que é uma aula introdutória sobre esse assunto. O objetivo maior dessa aula é introduzir o conceito de misturas relacionadas com o dia a dia das crianças. É uma aula bastante intuitiva, ainda não começarão a trabalhar com os conceitos de química. As misturas envolvendo os conceitos químicos serão abordadas nos próximos planos.
Materiais necessários para a aula: Fichas impressas das atividades, pedaços de cartolina ou sulfite, cola, tesoura e canetinhas.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre as misturas que conhecemos e que fazem parte do nosso cotidiano. Oriente que trabalharão em duplas realizando uma atividade que depois será compartilhada com a turma..
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Organize os alunos em semicírculo. Em seguida, peça que leiam o trecho da reportagem da Revista Recreio. Se for possível, imprima o trecho da reportagem para que façam leitura silenciosa previamente, para depois iniciar a discussão. Se não for possível imprimir, o professor pode fazer a leitura oral ou pedir para que cada aluno leia um pedaço para todo o grupo.
Após a leitura, pergunte para os alunos:
- Qual é o prato típico da cozinha brasileira?
- Quais são os principais nutrientes presentes no feijão?
- E no arroz?
- Por que essa mistura de arroz com feijão faz tão bem para o nosso organismo?
Em seguida, comente sobre a atividade que eles irão realizar: “hoje vocês farão uma atividade em duplas para descobrir outras misturas que dão certo no nosso dia-a-dia”.
A reportagem completa pode ser encontrada no site: http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/por-que-comer-arroz-e-feijao-faz-bem.phtml#.WvMl1e8vxdh - Acessado em 9 de Abr. de 2018
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Ainda no semicírculo, leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre misturas que costumamos utilizar no nosso dia a dia. Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.
Mão na massa
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Organize os alunos em duplas ou trios. Explique a atividade usando o slide projetado ou imprima as fichas para a atividade no arquivo disponível aqui: https://drive.google.com/file/d/1GA_EkMey8QjwL7InxaziivEGyytTmk6D/view?usp=sharing.
Caso você não tenha impressora, pode sugerir que as duplas ou trios façam os desenhos e que façam uma legenda indicando cada alimento que for desenhado. É importante que todas as duplas ou trios trabalhem com os mesmos alimentos, portanto os cartões devem conter: arroz, feijão, água, leite em pó, farinha, achocolatado, suco em polpa e café.
O objetivo maior dessa aula é introduzir o conceito de misturas relacionadas com o dia a dia das crianças. É uma aula bastante intuitiva, ainda não começarão a trabalhar com os conceitos de química. As misturas envolvendo os conceitos químicos irão ser abordadas nos próximos planos.
Pergunte para a classe:
- Quais desses elementos costumamos misturar no nosso dia a dia?
Peça que as duplas ou os trios arrumem os cartões com esses alimentos da forma que costumam misturá-los no dia a dia. Em seguida, peça para que colem essas misturas em um papel A3, para que apresentem os grupos que formaram para a classe.
Acompanhe o trabalho e procure colaborar com as duplas ou trios que tiverem dúvidas. Há várias possibilidades, dependendo da região onde a escola está localizada, e os grupos podem inclusive perguntar se podem usar o mesmo alimento para várias misturas. Na verdade, é bom que eles enxerguem isso, podendo, ao colar, fazerem flechas ou linhas ligando a água ao leite em pó, ao suco e ao café, por exemplo.
Pergunte para as duplas ou trios:
- Quais critérios vocês utilizaram para misturar esses alimentos? Por que vocês decidiram misturar dessa forma?
Não se preocupe em elaborar qualquer definição nesse momento.
Materiais necessários: Fichas impressas da atividade ou desenhadas pelos grupos de alunos com a respectiva legenda.
Mão na massa
Orientações: Peça que cada grupo compartilhe suas misturas com os outros. Faça a projeção com o slide, imprima ou escreva no quadro as perguntas para orientar a discussão e não deixar que os alunos se dispersem. Observe as discussões e levante outras perguntas conforme o desenvolvimento da discussão de cada grupo. Circule pela sala e observe como os alunos interagem e como cada grupo consegue contribuir com o trabalho dos outros colegas. Intervenha quando perceber que os grupos não conseguem interagir de forma construtiva, indique soluções, faça questionamentos para estimular um trabalho produtivo. É conveniente marcar o tempo para a troca entre os grupos, para que não se estenda além do necessário e os alunos percam o foco.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam durante a atividade. Peça que alguns grupos compartilhem suas misturas e pergunte se as misturas eram iguais às dos outros colegas.
Pergunte para os alunos:
- O que vocês levaram em consideração para fazer as misturas de alimentos?
- Vocês costumam consumir essas misturas?
- Quais outras misturas vocês poderiam sugerir?
Esse debate é importante para que os alunos indiquem os critérios que utilizaram para realizar as misturas e sugiram outras para ampliar a discussão, percebendo a importância da observação no ensino de Ciências.
Sistematização
Orientações: Projete o slide, escreva no quadro ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. A sistematização será importante para que reflitam que, dependendo das características dos alimentos, eles poderão ser misturados ou não. É claro que a parte do sabor e da regionalidade também deve ser considerada.
Se achar que a turma pode alcançar, comente com os alunos que assim como misturaram alimentos há muitas misturas na natureza, e que essas misturas são feitas com substâncias. Destaque que substâncias puras dificilmente são encontradas na natureza. Se achar conveniente, pode diferenciar substâncias simples (oxigênio) e compostas (água). Você pode dar outros exemplos de substâncias (nitrogênio, ozônio…) e de misturas de substâncias (gás carbônico, gasolina…).
Retome as hipóteses que os alunos levantaram durante a questão disparadora e ressalte o que foi aprendido na aula. A frase final fará um link com as próximas aulas, já que a temática será encaminhada para a diferenciação entre misturas homogêneas e heterogêneas.
Material para o professor:
Misturas e substâncias simples - https://manualdaquimica.uol.com.br/quimica-geral/misturas-substancias-puras.htm - Acessado em 16 de Maio de 2018.
Substâncias puras e misturas - https://brasilescola.uol.com.br/quimica/mistura-e-substancias-puras.htm - Acessado em 16 de Maio de 2018.