Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta é a sétima aula sobre a temática e deve ser utilizada preferencialmente na sequência das aulas da unidade, para que os alunos tenham uma melhor compreensão dos assuntos trabalhados.
Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam dessa habilidade, consulte o site:
(Acessado em 4 de julho de 2018)
Materiais necessários para a aula: Preparar quatro potes, um com areia e cascalho, um com cravo e açúcar, um com feijão e arroz e outro com areia e limalha de ferro. Uma caixa com peneiras, ímãs, colheres e 2 pratinhos de plástico para cada grupo.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão trabalhar com a separação de materiais sólidos.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Organize os alunos em semicírculo. Em seguida, leia a situação e leve uma caixa de areia com pregos dentro. Pergunte para os alunos:
- Como podemos fazer para ajudar João a recuperar seus pregos?
- Podemos visualizar todos os pregos que estão misturados com a areia?
- Podemos separar os pregos manualmente? São muitos pregos e muita areia!
- Quem tem ideias de como podemos separar esses materiais?
Liste no quadro ou em uma folha de papel pardo as hipóteses que os alunos levantarem.
Em seguida, comente sobre a atividade que eles irão realizar: “hoje vocês farão experimentos para separar misturas envolvendo materiais sólidos”.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Ainda no semicírculo, leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre as formas de separar materiais sólidos. Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar e levantar hipóteses sobre o tema.
Mão na massa
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Organize os alunos em 4 grupos. Explique a atividade usando o slide projetado ou imprima as orientações para a atividade no arquivo disponível. Caso você não tenha impressora, pode escrever as orientações para a experiência no quadro. Leia as orientações para a classe e entregue um pote etiquetado com uma mistura e dois pratinhos de plástico para cada grupo. Mostre a caixa em cima de sua mesa e os objetos que há dentro: peneiras, ímãs e colheres. Deixe que cada grupo levante hipóteses de como podem separar cada mistura e planejar uma estratégia de separação. Eles podem fazer anotações dessa estratégia em forma de texto, desenho ou tópicos. Peça para que eles coloquem a estratégia que planejaram em ação separando a mistura e colocando cada material em um pratinho. É importante enfatizar que os alunos podem experimentar e traçar outras estratégias, caso a que planejaram de primeira não funcione. Acompanhe o trabalho e procure colaborar com os grupos que apresentarem dúvidas, mas não dê respostas prontas para os alunos, deixe que busquem soluções. Observe se todos do grupo estão envolvidos no trabalho e ajudando a buscar ideias para separar a mistura. Peça para que anotem no caderno a estratégia que funcionou melhor para separar a mistura.
Materiais necessários para a aula: Preparar quatro potes: um com areia e cascalho, um com cravo e açúcar, um com feijão e arroz e outro com areia e limalha de ferro. Uma caixa com peneiras, ímãs, colheres e 2 pratinhos de plástico para cada grupo.
Mão na massa
Orientações: Peça que cada dois grupos compartilhe os resultados entre si. Circule pela sala e observe como os alunos interagem e como os grupos conseguem contribuir uns com os outros. Faça a projeção do slide, imprima ou escreva no quadro as perguntas para orientar um pouco a discussão e não deixar que os alunos se dispersem. Observe as discussões e levante outras perguntas conforme o desenvolvimento da discussão de cada grupo. Intervenha quando perceber que os grupos não conseguem interagir de forma construtiva. Indique soluções e faça questionamentos para estimular um trabalho produtivo. Limite o tempo para que o foco não se perca e para que a sistematização e conclusão da aula sejam realizadas. É importante notar se os grupos mudaram de ideia quanto a forma de separação de sua mistura após a discussão e o porquê dessa mudança.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Após a discussão, peça para que um representante de cada grupo compartilhe com a classe as conclusões que seu grupo obteve com a experimentação e com a discussão com o outro grupo. Escute a sala e outros alunos que possam contribuir para a sistematização das formas de separação.
Faça anotações no quadro ou deixe que cada grupo desenhe no quadro sua melhor estratégia de separação.
Cada aluno deve anotar em seu caderno ou no quadro proposto a melhor forma que cada grupo encontrou para separar cada mistura. Essa anotação pode ser em forma de desenho ou de texto.
Sistematização
Orientações: Projete o slide, escreva no quadro ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Comente com os alunos que, como conseguimos comprovar nas experimentações, existem várias formas de separar materiais sólidos.
Retome o contexto, a questão disparadora, as hipóteses que foram levantadas e a apresentação realizada pelos alunos e destaque o que eles aprenderam na aula. Espera-se que tenham entendido que a separação de materiais sólidos varia de acordo com o tamanho e o material que é feito cada substância que foi misturada.
Por fim, proponha a última questão que fará com que os alunos pensem um pouquinho mais. Tanto o açúcar quanto o sal têm a mesma aparência, ou seja, a junção de ambos gera uma mistura homogênea. Por esse motivo, é difícil separá-los utilizando qualquer um dos métodos estudados. Escute e deixe que usem a criatividade. Explique ou leia o texto sobre a cristalização fracionada da Revista Superinteressante, que apresenta um vocabulário bastante acessível para as crianças. Em aulas posteriores, a temática será encaminhada para que utilizem esses conceitos para separar outros tipos de misturas.
Texto “É possível separar o condimento do açúcar se eles se misturarem”. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/e-possivel-separar-o-condimento-do-acucar-se-eles-se-misturarem/ - Acessado em 4 de julho de 2018.