Plano de aula: Situações de Solubilidade

Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Misturas

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta é a quinta aula sobre a temática e deve ser utilizada preferencialmente na sequência das aulas da unidade, para que os alunos tenham uma melhor compreensão dos assuntos trabalhados.

Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam dessa habilidade, consulte o site:

• Propriedades solventes da água, disponível em: Solubilidade. Fatores que influenciam a solubilidade

https://manualdaquimica.uol.com.br/fisico-quimica/solubilidade.htm - Acessado em 10 de junho de 2018)

Materiais necessários para a aula: Prepare um kit para cada grupo de 4 alunos: 3 copos transparentes, água, leite e café suficientes para encher até a metade dos copos, suco em pó, achocolatado, açúcar e uma colher de sopa. Garrafas térmicas com os líquidos aquecidos para a segunda rodada de experimentação.

Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre uma importante propriedade da água: a solubilidade. Discuta com os alunos o que quer dizer “solubilidade” (propriedade que uma substância tem de se dissolver em outra) e peça aos alunos exemplos de substâncias que são solúveis (sal, açúcar etc) e que não são solúveis (óleo, areia etc). O vídeo abaixo é interessante para você, professor, ter uma ideia do que será discutido na aula.

Vídeo para o professor: Solubilidade 1 - https://www.youtube.com/watch?v=qdLtGgv3orU - Acessado em 28 de junho de 2018.