Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta é a primeira aula sobre a temática e deve ser utilizada preferencialmente na sequência das aulas da unidade para que os alunos tenham melhor compreensão dos assuntos trabalhados.
Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam desta habilidade, consulte os vídeos da série ABC da Astronomia e o site Acervo Ciências.
https://tvescola.org.br/tve/videoteca/serie/abc-da-astronomia
http://www.ciencias.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=244
Materiais necessários para a aula: Cartões 10x15cm feitos com cartolina azul escuro (um para cada grupo de quatro alunos), Acetato transparente recortado no mesmo tamanho dos cartões de cartolina, papel celofane ou radiografias antigas clarificadas na água sanitária (uma para cada grupo de quatro alunos), lápis de cor branco, cola colorida (azul clara, branca e amarela), fita adesiva e fichas para preenchimento.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão fazer uma observação do céu para perceber que astros podemos ver durante o dia e durante a noite.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Organize os alunos em semicírculo. Em seguida, leia a letra da música e, se possível, toque a música para que os alunos cantem. No slide foi colocada somente uma parte da música, se quiser colocar a música inteira utilize o arquivo com a letra completa e o link para o YouTube. Após lerem e/ou escutarem a música, pergunte aos alunos:
- Durante o dia, o que vemos no céu?
- E durante a noite?
- Será que à noite só vemos estrelas no céu?
- O que mais vemos?
- O que acontece durante o dia com as estrelas que vemos à noite?
- Elas desaparecem?
- Onde elas estão?
- E com o Sol à noite? O que acontece com ele?
Permita que os alunos exponham e expliquem suas ideias sem censura. Nesse momento eles demonstrarão seus conhecimentos prévios e levantarão hipóteses. Você pode utilizar uma folha de cartolina, papel pardo 40 kg para escrever estas ideias e hipóteses para depois utilizá-lo na Sistematização comprovando ou não as hipóteses levantadas. Depois, comente sobre a atividade que eles irão realizar: Hoje vocês irão pesquisar o que vemos no céu durante o dia e durante a noite.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Ainda no semicírculo, leia a Questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e retomem as hipóteses que levantaram durante o Contexto. Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.
Mão na massa
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Apresente o slide e trabalhe com os alunos os diferentes momentos do dia e a observação dos astros que conseguimos fazer nesses diferentes momentos.
Leia as questões do slide e peça que os alunos formem grupos de quatro alunos e peguem uma ficha (disponível no material complementar), que deverá ser preenchida pelo grupo com base na observação das fotografias.
Faça perguntas como:
- Além dos astros que aparecem na fotografia há outros que podemos ver no céu nestes períodos do dia?
- Há astros que estão no céu e não podemos ver?
- Há astros que aparecem no céu tanto de dia como de noite?
Peça aos alunos que discutam nos seus grupos e façam anotações nas fichas.
Texto de apoio para o professor:
Vídeo de apoio para o professor:
Mão na massa
Orientações: Entregue um cartão azul-marinho para cada grupo e peça que desenhem com o lápis de cor branco, os astros que podemos ver no céu durante a noite.
Entregue o cartão de acetato, papel celofane ou radiografias e peça que desenhem com a cola colorida (azul clara, branca e amarela) o que podemos ver no mesmo céu durante o dia. Se quiserem podem complementar o desenho com canetinha hidrocor preta com uma casa, uma árvore ou uma montanha para mostrar que é o mesmo céu. É interessante que este segundo cartão seja completamente coberto pela cola colorida. Se for utilizar papel celofane, o desenho pode ser feito com caneta hidrocor e se for no acetato ou na radiografia, pode ser feito com canetas permanentes.
Após secar, passe a fita na lateral do cartão “transparente” e pregue na lateral do cartão azul marinho fazendo uma sobreposição. Deixe que observem os trabalhos realizados.
Materiais necessários: Cartões 10x15 cm feitos de cartolina azul escuro (um para cada grupo de quatro alunos), acetato transparente recortado no mesmo tamanho dos cartões de cartolina, papel celofane ou radiografias antigas clarificadas na água sanitária (uma para cada grupo de quatro alunos), lápis de cor brancos, cola colorida (azul clara, branca e amarela), fita adesiva e fichas para preenchimento.
Mão na massa
Orientações: Peça que cada dois grupos compartilhem os resultados uns com os outros. Circule pela sala e observe como os alunos interagem e como os grupos conseguem contribuir com os outros. Faça a projeção com o slide, imprima ou escreva no quadro as perguntas para orientar um pouco a discussão e não deixar que os alunos se dispersem. Observe as discussões e levante outras perguntas conforme o desenvolvimento da discussão de cada grupo. Intervenha quando perceber que os grupos não conseguem interagir de forma construtiva, indique soluções, faça questionamentos para estimular um trabalho produtivo. É importante a limitação do tempo para que o foco não se perca e que a Sistematização e a conclusão da aula sejam realizadas. Após a discussão em grupos, peça que um representante de cada grupo compartilhe com a classe as conclusões que seu grupo obteve com a experimentação e com a discussão com os outros grupos.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Após a discussão em grupos, peça que um representante de cada grupo compartilhe com a classe as conclusões que seu grupo obteve com a observação e com a discussão com os outros grupos. Retome a cartolina em que foram anotadas as hipóteses iniciais com a turma e peça que verifiquem se as suas hipóteses foram confirmadas ou não. E, se não foram, por que isso aconteceu e destaque o que eles aprenderam na aula. Peça para que cada grupo sistematize no seu caderno suas descobertas por meio de um desenho apontando os astros que foram vistos. Os planetas podem ser incluídos também. As cartolinas com o levantamento de hipóteses e o trabalho que os alunos fizeram podem ficar expostos na sala.
Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Comente com os alunos que, como conseguimos comprovar pelos desenhos e pela observação, apesar de o céu ser o mesmo, não conseguimos ver as estrelas durante o dia porque o Sol é a estrela mais próxima da Terra e sua luz ofusca a luz das estrelas que estão mais afastadas.
Termine a aula com a foto e com as perguntas do quadro mostrando que a Lua, na verdade, sempre pode ser vista de dia. O que ocorre é que, por ela não apresentar luz própria, só é possível vê-la quando ela é, de algum modo, refletida pela luz do Sol.
Esta aula é a primeira de uma unidade que aborda o tema de observação do céu. Em aulas posteriores, a temática será encaminhada para que utilizem a observação dos astros no céu para identificar constelações e os movimentos de rotação e de translação da Terra.
Texto complementar para o professor:
Por que às vezes vemos a Lua de dia? - https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por-que-as-vezes-vemos-a-lua-de-dia/ - Acesso em: 9 de agosto de 2018.
Por que vemos a Lua durante o dia? - https://brasilescola.uol.com.br/geografia/por-que-vemos-lua-durante-dia.htm - Acesso em: 9 de agosto de 2018.