Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google meet.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos: Google Apresentações ou Docs.
- Para interação online: Mentimeter.
Contexto e questão disparadora
Apresente o contexto da aula para a turma, por meio de uma videochamada pelo Zoom ou Google meet. Envie, previamente, o texto por e-mail, para que os alunos venham preparados para a discussão. Ainda assim, projete-o em tela para garantir o debate.
Caso queira enriquecer a aula, mostre a gelatina em pó pronta, para que os alunos se sintam mais instigados a participar.
Em seguida, leia a “questão disparadora” e dê um tempo para que eles partilhem as ideias.
Mão na massa
Em videochamada, explique aos alunos que eles farão uma atividade “mão na massa” deliciosa. Adapte o slide 5 e transforme-o em receita individual.
Faça um convite às famílias para executarem a sobremesa com as crianças.
Oriente os alunos passo a passo no que precisam perceber. Veja as orientações no slide 5. Envie essas orientações para as famílias juntamente com a receita, via e-mail, Classroom ou Whatsapp. Peça aos alunos que registrem as observações.
Marque uma data para partilha das experimentações.
Em videochamada, convide os alunos para partilharem as respostas por meio do Mentimeter. Nele, você poderá projetar as questões propostas no slide 6. Os alunos acessarão um código criado por você e as respostas serão automáticas.
Faça isso para todas as perguntas e intervenha caso a maioria das respostas fujam do convencional.
Sistematização
Retome as conclusões que os grupos chegaram e leia o slide 7 com o fechamento dos conceitos. Você pode partilhar mais receitas com o grupo.
Convite às famílias
As famílias serão convidadas a ajudarem as crianças na etapa “mão na massa”, na realização da gelatina.