Atividade para impressão 1 - Misturas homogêneas e heterogêneas
Plano de Aula
Plano de aula: Misturas homogêneas e heterogêneas
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Misturas
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta é a sexta aula sobre a temática e deve ser utilizada preferencialmente na sequência das aulas da unidade para que os alunos tenham uma melhor compreensão dos assuntos trabalhados.
Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam desta habilidade, consulte o site:
- Misturas - http://soq.com.br/conteudos/ef/misturas/ - Acesso em: 22 de junho de 2018
Materiais necessários para a aula: Preparar uma caixa com os seguintes materiais: cinco copos ou potes transparentes, cinco pedaços de tecido ou TNT, etiquetas, água, óleo, areia, sal, açúcar, álcool, água com gás, pedrinhas, mel, duas bolinhas de gude e serragem.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre uma importante propriedade da água que é a solubilidade.
Neste momento, você pode retomar o que foi trabalhado no plano CIE4_01ME03, em que os alunos trabalharam com materiais que eram solúveis na água.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Organize os alunos em um semicírculo. Em seguida, leia o artigo ou imprima o artigo, se for possível. Converse sobre o soro e para que serve. Leve para a sala o soro caseiro pronto e mostre para os alunos. Você pode também prepará-lo na frente da classe com a ajuda de um aluno. Pergunte para os alunos:
Alguém já precisou tomar o soro caseiro? Por quê?
Qual é a aparência do sal? E do açúcar?
O que acontece quando misturamos o sal e o açúcar?
Conseguimos ver o sal e o açúcar depois de dissolvidos na água?
Há misturas em que conseguimos distinguir os materiais que foram colocados nela?
Vocês podem dar outros exemplos?
Em seguida, comente sobre a atividade que eles irão realizar: Hoje vocês farão e observarão diferentes tipos de mistura.
Site de consulta para o professor:
- Tipos de mistura - https://brasilescola.uol.com.br/quimica/tipos-misturas.htm - Acesso em: 22 de junho de 2018.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Ainda no semicírculo, leia a Questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre como podemos diferenciar pela observação os materiais que formam uma mistura. Não se preocupe em responder os questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.
Mão na massa
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Organize os alunos em cinco grupos. Explique a atividade usando o slide projetado ou imprima as orientações para a atividade no arquivo disponível. Caso você não tenha impressora, pode escrever as orientações para o jogo no quadro para assegurar que todos compreendam as regras.
Leia as orientações para a classe, peça que cada grupo escolha um líder. Os cinco líderes devem ir até a mesa e utilizar o material das caixas para realizar as misturas. O professor dará um cartão para cada um com os materiais que devem misturar para que haja misturas homogêneas e heterogêneas. Os alunos deverão misturar: água com óleo e areia, água, sal e açúcar, água e álcool, água com gás e pedrinhas e água, mel, bolinhas de gude e serragem. Quando terminarem de misturar, devem colocar uma etiqueta numerando as misturas sem colocar o cartão com os componentes da mistura e cobrir sua mistura com um tecido. Os líderes se posicionam separados em cinco pontos da sala e os cinco grupos se organizam, cada um na frente do seu líder. Ao seu sinal, os líderes descobrem as misturas e os alunos do grupo a observam, tentam descobrir o que foi misturado e fazem suas anotações. Após 2 minutos, dê novamente o sinal. O líder cobre novamente a mistura e os alunos passam para a próxima mistura e fazem o mesmo procedimento, tentam descobrir e anotam quais materiais foram misturados. Os grupos irão circular por todas as misturas.
Acompanhe o trabalho e procure colaborar com os grupos que tiverem dúvidas. Observe se todos os grupos estão passando por todas as misturas e realizando anotações. Há um modelo de relatório de observaçõesi, mas você pode deixar que os alunos façam as anotações da forma que quiserem.
Materiais necessários: Preparar uma caixa com os seguintes materiais: cinco copos ou potes transparentes, cinco pedaços de tecido ou TNT, etiquetas, água, óleo, areia, sal, açúcar, álcool, água com gás, pedrinhas, mel, duas bolinhas de gude e serragem.
Mão na massa
Orientações: Reúna novamente os alunos em um semicírculo e abra o debate. Cada grupo deve apresentar o que achou que estava misturado no copo mistura por mistura. Na mistura 1, o aluno que preparou esta mistura fica na frente com a mistura coberta e vai dizendo se os grupos acertaram ou não, ou quantos materiais acertaram em cada mistura. Neste momento deixe que os próprios grupos discutam e cheguem às conclusões. No final de cada mistura o líder pode dizer o que misturou. Faça a projeção com o slide, imprima ou escreva no quadro as perguntas para orientar um pouco a discussão e não deixar que os alunos se dispersem. Observe as discussões e levante outras perguntas conforme o desenvolvimento da discussão de cada grupo. Intervenha quando perceber que os grupos não conseguem interagir de forma construtiva, indique soluções, faça questionamentos para estimular um trabalho produtivo. É importante a limitação do tempo para que o foco não se perca e que a sistematização e conclusão da aula sejam realizadas.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Após a discussão em grupos, peça os grupos separem as misturas em dois grupos: misturas que conseguimos distinguir os materiais que as formavam e misturas em que não conseguimos distinguir os materiais que as formavam. Peça para que cada grupo sistematize no seu caderno as suas descobertas por meio de um mapa conceitual ou de uma tabela e depois compartilhe com a turma.
Se os alunos nunca trabalharam com mapas conceituais, sugira ou coloque no quadro um modelo simples para que eles possam completar, como o que foi sugerido no slide. Se os alunos estiverem acostumados com este tipo de registro, deixe que cada grupo organize utilizando sua criatividade e exponha para a turma. Você pode pedir que façam este mapa conceitual em papel A3 ou cartolina para expor na sala. Se a escola tiver recursos, há o aplicativo SimpleMind,
que é muito interessante para realizar mapas conceituais.
SimpleMind - https://simplemind.eu/ - Acesso em: 22 de junho de 2018.
Sistematização
Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Comente com os alunos que, como conseguimos comprovar nas observações, há dois tipos de mistura: aquelas em que conseguimos perceber os materiais que fazem parte dela e aquelas em que não conseguimos perceber estes materiais. Retome o Contexto, a Questão disparadora, as hipóteses que foram levantadas, a apresentação realizada pelos alunos e destaque o que eles aprenderam na aula. Espera-se que os alunos percebam que nem sempre eles conseguirão distinguir o soluto e o solvente das misturas, respondendo, então a Questão disparadora. Agora é a hora de nomear os dois tipos de mistura, homogêneas e heterogêneas, e relacioná-las com o que já foi trabalhado em outras aulas.
Termine a aula com o desafio: A água com gelo é uma mistura homogênea ou heterogênea? Escute as hipóteses dos alunos e verifique se algum deles chegará à conclusão de que é uma mistura heterogênea, apesar de o gelo também ser água, conseguimos distingui-lo da água, ou seja, a solução tem duas fases. Esta aula é a sexta de uma unidade que aborda o tema de misturas de substâncias. Em aulas posteriores, a temática será encaminhada para que utilizem estes conceitos para começar a separar misturas homogêneas e heterogêneas.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google meet.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Apresentações Google para projeção.
- Documentos colaborativos: Google Apresentações ou Docs.
Contexto e questão disparadora
Apresente o contexto da aula para a turma por meio de uma videochamada pelo Zoom ou Google meet, ou faça uma apresentação de slides para partilhar as informações.
Caso queira, a aula ficará mais rica se você preparar a solução ao vivo.
Em seguida, leia a “questão disparadora” e dê um tempo para que os alunos partilhem as ideias.
Explique aos alunos que eles farão um jogo em grupos e que cada um receberá uma orientação.
Mão na massa
Antes de iniciar a proposta, siga as orientações do slide 5.
Divida a turma em 5 grupos. Combine com os grupos, via documento escrito ou em vídeo, que cada um deles deve fazer uma mistura proposta no slide 5. Eles devem escolher um líder que irá realizar o experimento para a turma. Caso seja necessário, adapte os materiais.
Marque uma nova videochamada para que os alunos façam as misturas e os demais tentem descobrir, conforme orientação do slide.
Crie um documento compartilhado com os nomes dos grupos, via Google docs, e solicite que os alunos acrescentem nele hipóteses a cada experimentação.
Ao final de cada mistura, converse com os grupos, para que exponham as hipóteses.
Ao final das apresentações, proponha a parte 2 do “mão na massa” e, no mesmo documento compartilhado, deixe uma página com a tabela sugerida.
Em conversa com a turma, faça a separação das misturas em homogêneas e Heterogêneas, conforme orientação.
Sistematização
Ainda na videochamada, finalize a aula com o texto do slide 8. Tire as dúvidas que os alunos possam ter e elenquem mais misturas, conforme as orientações.
Convite às famílias
As famílias serão convidadas a ajudarem as crianças na etapa “mão na massa” do plano, separando os materiais para as misturas.
4º ano
Objetivos de aprendizagem
Identificar e classificar misturas homogêneas e heterogêneas.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF04CI01) Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis, reconhecendo sua composição.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Elisa Greenhalgh Vilalta
Mentor: Aline Soares Silva
Especialista: Margareth Polido