Resumo da aula

Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia o objetivo da aula para os alunos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Providencie figuras geométricas não planas ou objetos que se assemelham a elas. Para esta aula sugere-se que sejam o cubo, paralelepípedo e pirâmide de base quadrangular. Discuta com turma. Ouça as respostas dos alunos. Pode ser que tenha algum aluno que já tenha algum conhecimento destes conceitos. Deixe que levantem hipóteses e depois fale que a hoje eles aprenderão a identificar aresta, vértice e face dos sólidos geométricos. Explique rapidamente que um vértice é o ponto comum entre os lados de uma figura geométrica, uma aresta é um segmento de reta onde duas faces se encontram e que face é cada um dos lados do sólido.
Propósito: Introduzir os conceitos de aresta, vértice e face.
Discuta com a turma:
- O que vocês acham que é uma aresta? Face? Vértice?
- Alguém poderia vir e me mostrar nestas figuras geométricas não planas onde fica a aresta, vértice ou face?
Organização a atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos.(slides 4 a 6)
Orientação: Organize da maneira que achar mais interessante os materiais a serem utilizados. Pode ser massinha de modelar/gomas e palitos de churrasco/dente/picolé. Sugere-se que a atividade seja feita em duplas, a fim que haja uma troca de experiências entre os alunos. Entregue os materiais para as duplas, o suficiente para montar um esboço de uma figura geométrica não plana. Por exemplo para a montagem de um cubo recomenda-se que cada aluno tenha no mínimo 12 palitos. Oriente os alunos para organizarem suas mesas para que não haja nenhum objeto que possa vir a atrapalhar na atividade e que não mexam nos materiais antes da explicação do que será feito.
Propósito: Organizar as duplas de trabalho e entregar os materiais necessários para a atividade.
Discuta com a turma:
- Todos receberam o materiais necessários para a atividade?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Material de Apoio:
As trocas que fazem a turma avançar
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos.(slides 4 a 6)
Orientação: Antes de iniciar a atividade com os alunos faça um modelo coletivo para exemplificar o que deve ser feito. Use o manual que está nos Materiais Complementares para verificar como deve ser feita a montagem das figuras geométricas não planas. Após deixe os alunos produzirem e explorar a suas produções. Nesta atividade você promoverá a autonomia dos alunos, seja um mediador da aprendizagem, observe a produção deles, apenas interfira quando achar necessário. Fica a critério a seu critério quantas figuras montar na atividade, sugere-se que sejam duas, ou no máximo três, e que todos sigam uma ordem e façam a mesma figura, com a finalidade de explorar coletivamente cada uma.Explique que depois de produzirem seus sólidos, eles farão a atividade para identificação de suas faces, arestas e vértices. Imprima a atividade para cada um dos alunos, você encontra nos Materiais Complementares. Se optar por fazer outros sólidos que não sejam os sugeridos, inclua-os ou substitua-os na atividade escrita. Diga que depois de tudo pronto, farão a socialização das produções e a correção da atividade.Circule entre eles e vá fazendo questionamentos individuais sobre os conceitos.
Propósito: Fazer com que os alunos compreendam a localização das faces, vértices e arestas.
Discuta com a turma:
- O cubo (ou outra figura geométrica) possui quantos vértices? Faces? E arestas?
- As arestas são sempre formadas pela junção de que? E os vértices?
- Alguém saberia me dizer o que concluiu sobre a face?
Sugere-se que a cada forma geométrica construída sejam feitos questionamentos.
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos. (slides 4 a 6)
Orientação: Entregue uma cópia desta atividade para cada um dos alunos,você encontra nos Materiais Complementares. Explique que depois de produzirem seus sólidos, eles farão a atividade para identificação de suas faces, arestas e vértices. Se optar por fazer outros sólidos que não sejam os sugeridos, inclua-os ou substitua-os na atividade escrita. Diga que depois de tudo pronto, farão a socialização das produções e a correção da atividade.Circule entre eles e vá fazendo questionamentos individuais sobre os conceitos.Deixe que usem os sólidos produzidos para a identificação e contagem das faces, arestas e vértices. Ao final, peça que escrevam com suas palavras o que entenderam sobre as faces, vértices e arestas.
Propósito: Fazer com que os alunos identifiquem, conceituem e localizem as faces, vértices e arestas.
Discuta com a turma:
- O cubo (ou outra figura geométrica) possui quantos vértices? Faces? E arestas?
- As arestas são sempre formadas pela junção de que? E os vértices?
- Alguém saberia me dizer o que concluiu sobre a face?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 5 minutos.(slides 7 e 8)
Orientação: Estimule os alunos a compartilharem as suas produções. Após finalizar a aula, se possível, promova uma exposição das peças no pátio da escola, ou na própria sala. Faça com que os alunos verbalizem a nomenclatura do seu sólido produzido, bem como, peça para alguns alunos a identificarem as faces, vértices e arestas da figura.
Propósito: Socializar as produções e verbalizar os conceitos.
Discuta com a turma:
- Qual sólido geométrico você produziu?
- Aponte onde estão as faces. E as arestas? E os vértices, quantos são?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 5 minutos.(slides 7 e 8)
Orientação: Corrija a atividade escrita, coletivamente. Faça com que os alunos verbalizem as nomenclaturas dos sólidos produzidos pela turma, e digam quantas faces, vértices e arestas eles têm. Peça que falem com suas palavras o que entenderam sobre as faces, vértices e arestas.
Propósito: Discutir as soluções da atividade atividade principal a partir da troca de experiências entre os alunos.
Discuta com a turma:
- Como chamamos estes sólidos geométricos?
- Aponte onde estão as faces. E as arestas? E os vértices, quantos são?
- Quem poderia dizer a sua conclusão sobre o que são faces, vértice e arestas?
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Retome a atividade realizada reforçando o que são faces, vértices e arestas. Procure fazer o desenho acima no quadro, ou projete este slide, a fim dos alunos visualizarem melhor cada uma das partes.
Propósito: Reforçar os conhecimentos obtidos nesta aula.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Projete este slide ou escreva o resumo no quadro e peça que registrem em seus cadernos.
Propósito: Resumir a aprendizagem do dia.
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.(slides 11 e 12)
Orientação: Realize a leitura do enunciado e peça aos alunos para que acompanhem esta leitura. Deixe com que os alunos resolvam a proposta individualmente. Enquanto produzem individualmente passe nas mesas para verificar o que eles estão conseguindo fazer ou não.
Discuta com a turma:
- Você consegue descobrir qual é essa figura sem que eu te dê novas pistas? Quais são os possíveis resultados?
- Por que você pensou nisso? Como você chegou neste resultado? ...).
- Existe só uma possibilidade de resposta?
Materiais complementares:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos..(slides 11 e 12)
Orientação: Realize a leitura do enunciado e peça aos alunos para que acompanhem esta leitura. Deixe com que os alunos resolvam a proposta individualmente. Enquanto produzem individualmente passe nas mesas para verificar o que eles estão conseguindo fazer ou não.
Discuta com a turma:
- Você consegue descobrir qual é essa figura sem que eu te dê novas pistas? Quais são os possíveis resultados?
- Por que você pensou nisso? Como você chegou neste resultado? ...).
- Existe só uma possibilidade de resposta?