Resumo da aula

Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia ou projete este slide para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Antes de iniciar a aula, organize a sala de modo que os seus alunos fiquem em duplas. Deixem que escolham de forma aleatória. Observe sempre em alternar os grupos de forma que haja rotatividade entre os alunos sempre. Isso faz com que um sempre tenha a oportunidade de conhecer o outro e aprender a ouvir de forma diferente e compartilhar aprendizagens com outros da sala.
Professor se assegure que na sala tenha objetos com essas características antes do início da aula.
No decorrer da aula, ande pela sala, ouça o que ocorre nas duplas sem interferir observando as respostas. É importante que você não as influencie, pois isso será o ponto de partida para orientar sua aula.
Propósito: Verificar se os alunos conseguem relacionar objetos da sala aos sólidos em estudo
Discuta com a turma:
- Vocês lembram do cubo e do paralelepído? Qual o formato que eles possuem? Alguém quer me contar?
- Aqui na sala existe algum objeto que lembra o cubo? E o paralelepípedo? Quais são?
- E fora da sala de aula: quem conhece outros objetos que se parecem com eles?
Materiais Complementares:
Para saber mais sobre esse assunto, acesse a reportagem: Conhecimento prévio.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Solicite antes que seus alunos tragam para a escola embalagens, brinquedos, objetos que lembrem o formato das figuras geométricas não planas: cubo e paralelepípedo . Oriente que essas embalagens sejam descartáveis pois serão utilizadas em sala e não retornadas para casa.Guarde as embalagens e as distribua para as duplas no dia planejado para fazer a atividade. É importante que cada dupla receba um cubo e um paralelepípedo, assim eles poderão trabalhar ao mesmo tempo. Oriente os alunos que observem, manipulem bem os objetos antes de começar a atividade.
Veja quais embalagens são melhores para que possamos pintar com tinta guache as suas faces. Entregue uma folha ofício: uma com o nome do paralelepípedo e outra com o nome do cubo, você pode encontrá-las nos materiais complementares. Peça que primeiro eles pintem o paralelepípedo e escolham uma cor. Em seguida façam o mesmo com o cubo e escolham outra cor.
Propósito: Analisar diferenças entre cubo e paralelepípedo a partir da pintura de suas faces.
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Agora vamos comparar os carimbos feitos pelos alunos.
Comece pelo paralelepípedo. Com certeza tivemos caixas que lembram o sólido de tamanhos diferentes e, portanto vamos ter “carimbos” diferentes. Escolhas 3 grupos e apresente no quadro as soluções. O que pode acontecer? Vai aparecer tamanhos diferentes, mas as faces possuem as mesmas características. Discuta isso com eles. Pergunte como é a forma dessas figuras que apareceram quando eles carimbaram na folha? Vocês conhecem essa forma? São formas retangulares. Quantas são? Todas são retangulares? Tem faces que são diferentes? Quais? Quantas são? São quadradas? Diga que não importa o tamanho do carimbo, as formas que são contempladas no paralelepípedo permanecem a mesma.
Em seguida faça o mesmo para o cubo. Pergunte: E agora, o que acontece com esses carimbos? Como são essas formas? Elas são diferentes? Deixa eles falarem. Deixem eles chegarem a conclusão que são diferentes apenas no tamanho mas que na forma são todas iguais o que não ocorre no paralelepípedo.
Depois coloque uma folha de carimbo do cubo e uma do paralelepípedo e deixem que eles levantem suas hipóteses de comparação.
Propósito: Discutir as soluções da atividade principal a partir da troca de experiências entre os alunos.
Material Complementar:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Professor, neste momento oriente que os alunos das duplas troquem ideias e elaborem um bilhete dizendo o que aprenderam na atividade.
Oriente em dois aspectos: na semelhança e diferença entre eles. Eles podem dizer em relação as suas faces e nos tamanhos diferentes que aparecem na atividade; que no cubo só possuem quadrados mas que no paralelelepípedo tem formas retangulares e formas de quadrado, ou somente retangulares, entre outras coisas. O importante é a escrita nas aulas de matemática. Estimule sempre um tipo de registro diferente!
Propósito: Promover a autonomia dos alunos e reforçar formas de registro para a sistematização de um conceito.
Discuta com a turma:
- Como foi fazer essa atividade?
- Quais são as características que vocês encontraram que diferenciam o cubo do paralelepípedo?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Encerre a atividade reforçando as diferenças encontradas no cubo e no paralelepípedo, encontradas durante as atividades anteriores.
Propósito: Retomar e encerrar com o que foi discutido em aula.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Realize a leitura do enunciado e peça aos alunos para que acompanhem esta leitura. Deixe com que eles resolvam a proposta individualmente, sugere-se que não passe de 5 minutos. Enquanto produzem individualmente, passe nas mesas para verificar o que eles estão conseguindo fazer ou não.
Propósito: Verificar o que os alunos aprenderam nesta aula.
Materiais Complementares:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar