Resumo da aula

Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Separe uma mesa e posicione-a à frente da sala, a fim de organizar alguns objetos que representem: esferas, cilindros, cone, cubo, círculo e circunferência.
Pegue um objeto qualquer dos previamente selecionados e mostre aos alunos para que eles digam o que eles acham que é. Sugere-se que faça como se fosse uma votação, lançando algumas sugestões certas e algumas erradas. Ouça as respostas sem ressaltar erros e acertos.
Propósito: Descobrir o que os alunos já sabem.
Discuta com a turma:
- O que vocês acham que é um cilindro?
- E uma esfera?
- O que esses objetos são?
Atividade Principal (Slides 4 e 5)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação (Parte I - slide 4):
Solicite que os alunos tragam para a escola uns 15 dias antes de marcar a atividade em sala os seguintes materiais: meia velha, jornal/revista; rolinho de papel higiênico, dentre outros que achar mais conveniente.
Sugestões de como confeccionar o cilindro:
- Pegar o rolinho de papel higiênico e colocar em cima da folha A4.
- Marcar com um lápis a circunferência formada pela base do rolinho na folha, sugere-se que faça uma marcação um pouco maior para facilitar a colagem da base posteriormente (repita estes procedimentos duas vezes).
- Recortar a base formada.
- Colar nas extremidades/bases do rolinho.
Outra opção:
- Fazer um rolinho com a folha A4.
- Colar as extremidades;
- Marcar com um lápis a circunferência formada pela base do rolinho na folha, sugere-se que faça uma marcação um pouco maior para facilitar a colagem da base posteriormente (repita estes procedimentos duas vezes).
- Recortar a base formada.
- Colar nas extremidades/bases do rolinho.
Para confeccionar a esfera:
- Amassar o jornal formando uma bolinha.
- Pegue a meia e coloque o jornal dentro.
- Corte o excesso da meia e a feche com fita.
Outra opção:
- Amassar o jornal formando uma bolinha.
- Passar fita adesiva em volta para que o jornal fique bem durinho e com as extremidades mais lisas.
Forme grupos de aproximadamente quatro alunos. Distribua nos grupos folhas sulfites, tesouras, colas, réguas, fita adesivas, e os outros materiais que os alunos trouxeram ou outros que considere mais adequados.
Estimule os alunos a construírem de diversas formas representações do cilindro e a esfera. Durante a atividade entrar em contato com os alunos, a fim de orientar e estimular a produção solicitada. Ao confeccionar o cilindro e a esfera, os alunos podem encontrar alguns desafios e cometer alguns erros, que muitas vezes indicam como estão pensando sobre o conteúdo trabalhado, portanto, olhar para os erros pode ser uma boa forma de acessar as crianças e suas aprendizagens. Veja possíveis intervenções para auxiliá-los lendo o guia.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem sobre as possibilidades de construção de representações do cilindro e da esfera.
Materiais complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Material Complementar
Atividade Principal (Slides 4 e 5)
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação (Parte II - slide 5):
Solicite que os alunos sentem-se em círculo no chão com as suas representações do cilindro e da esfera. Escolha três alunos para mostrar a sua representação e os incentive a explicar por que utilizou aquela estratégia de confecção. Explore as diferentes soluções. Dê ênfase nas características de cada objeto. Ainda permanecendo em círculo, dê um quadro para cada aluno para que preencham as características da esfera e do cilindro. Discuta com eles as características e peça que registrem.
Propósito: Discutir características da esfera e do cilindro partir das representações feitas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Com esta atividade quais são as características que vocês encontraram do cilindro e da esfera?
- Qual a diferença entre as duas figuras?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6 e 7)
Orientação: Ainda permanecendo em círculo, separe os alunos em esfera/cilindro de acordo com a representação feita por cada um. Pergunte como pensaram para fazer cada representação. Pegue então uma cartolina para ir preenchendo as características apontadas pelos alunos. (Sugere-se que a cartolina esteja com uma tabela pronta, como a que aparece no slide 7). Construa com elas as características das figuras não planas: cilindro e esfera. Registre na tabela e deixe exposto por um tempo em sala de aula.
Propósito: Construir as características da esfera e do cilindro partir das discussões das soluções feitas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Com esta atividade quais são as características que vocês encontraram do cilindro e da esfera?
Material Complementar:
Resolução da Atividade Principal
Discussão das soluções (Slides 6 e 7)
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Ainda permanecendo em círculo, separe os alunos em esfera/cilindro de acordo com a representação feita por cada um. Pergunte como pensaram para fazer cada representação. Pegue então uma cartolina para ir preenchendo as características apontadas pelos alunos. (Sugere-se que a cartolina esteja com uma tabela pronta, como a que aparece no slide 7). Construa com elas as características das figuras não planas: cilindro e esfera. Registre na tabela e deixe exposto por um tempo em sala de aula.
Propósito: Construir as características da esfera e do cilindro partir das discussões das soluções feitas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Com esta atividade quais são as características que vocês encontraram do cilindro e da esfera?
Sistematização do conhecimento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Leia com a turma o slide de sistematização, verificando se todos entendem as palavras utilizadas.
Propósito: Organizar os conhecimentos descobertos pelos alunos até este momento.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Encerre a atividade reforçando as características e diferenças do cilindro e da esfera.
Propósito: Reforçar os conhecimentos obtidos nesta aula.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Organize os alunos de maneira que todos consigam visualizar a atividade proposta, sugere-se que seja em formato de círculo. Organize os objetos que trouxe (sugestões: bola, anel, rolinho de fita, rolinho de papel toalha, caixas de leite, estojos, cadernos, brinquedos,...) misturando-os com algumas representações de cilindros e esferas. Peça aos alunos que eles peguem um objeto do centro que representa um cilindro ou esfera.
Para que não haja tumulto na hora da atividade, oriente quem, e o que deve pegar. Reforce para a turma que não deve ter comentários sobre o objeto que o colega pegou.
Propósito: Verificar se os alunos compreenderam os conhecimentos adquiridos numa situação diferente da solicitada e avaliar os conhecimentos de cada sobre o cilindro e a esfera.
Discuta com a turma:
- Quais as características do cilindro?
- Quais as características da esfera?
- O que eles têm em comum?
- O que eles não têm em comum?
Materiais complementares:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar