Habilidade focal relacionada
(EF05MA16) Associar figuras espaciais a suas planificações (prismas, pirâmides, cilindros e cones) e analisar, nomear e comparar seus atributos.
Objeto de conhecimento relacionado
- Figuras espaciais: prismas, pirâmides, corpos redondos. Suas nomenclaturas, descrições, planificações e classificações.
(Extraído do Avalia e Aprende - Instituto Reúna)
Objetivos de aprendizagem
- Diferenciar poliedros e corpos redondos.
- Comparar sólidos geométricos.
- Representar sólidos geométricos por meio de desenhos.
- Construir planificações de cilindros e cones.
- Identificar um sólido geométrico por sua planificação ou por meio de seu desenho.
- Identificar figuras planas em sólidos geométricos.
(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)
Conhecimentos prévios
- (EF04MA17) Associar prismas e pirâmides a suas planificações e analisar, nomear e comparar seus atributos, estabelecendo relações entre as representações planas e espaciais.
- (EF03MA14) Descrever características de algumas figuras geométricas espaciais (prismas retos, pirâmides, cilindros, cones), relacionando-as com suas planificações.
(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)
Comentários para os professores
Para ampliar o trabalho com planificações, sugere-se analisar se uma determinada planificação permite ou não construir um determinado sólido. O trabalho envolvendo o “erro” permite aos estudantes buscar estratégias para compreendê-lo e justificá-lo e, consequentemente, analisar em profundidade as características dos sólidos sugeridos na habilidade. Discutir com os estudantes o que permanece inalterado e o que sofre modificações na planificação em relação ao sólido em sua representação tridimensional é uma forma de reconhecerem as formas e os ângulos. Incentivar os estudantes a redigirem suas percepções e conclusões, bem como apresentar suas ideias com desenhos e esquemas, amplia seu vocabulário geométrico e auxilia na identificação de propriedades das formas trabalhadas. Sugere-se associar propostas com arte e leitura de livros de histórias infantis como recursos interessantes para abordar os conceitos envolvidos na habilidade.
(Adaptado dos Mapas de Foco e Avalia e Aprende - Instituto Reúna)
Sugestões de atividades
Avaliações Diagnósticas (extraído do Avalia e Aprende - Matemática – Caderno 2 - 5º ano - Item 9 - Instituto Reúna)
Descrição das atividades:
Esta atividade tem como objetivo identificar se o estudante é capaz de identificar figuras planas em sólidos geométricos.
Plano de aula: Identificando Formas Através da Relação de Faces, Vértices e Arestas (extraído da Nova Escola)
Descrição das atividades:
O plano de aula Identificando Formas Através da Relação de Faces, Vértices e Arestas, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivos de aprendizagem:
- Retomar a relação estabelecida entre os elementos que compõem um poliedro.
- Construir poliedros estabelecendo relações entre faces, vértices e arestas.
- Aplicar a relação de Euler para determinar o número de faces, vértices e arestas de um poliedro.
Plano de aula: Montando Sólidos Geométricos (extraído da Nova Escola)
Descrição das atividades:
O plano de aula Montando Sólidos Geométricos, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivos de aprendizagem:
- Associar planificações às figuras geométricas espaciais.
- Retomar os conceitos dos elementos que compõem os sólidos geométricos.