Apresentado por

Logotipo parceiro Movimento Pela BaseLogotipo parceiro Reúna

Habilidade focal relacionada

(EF05MA16) Associar figuras espaciais a suas planificações (prismas, pirâmides, cilindros e cones) e analisar, nomear e comparar seus atributos.

Objeto de conhecimento relacionado

  • Figuras espaciais: prismas, pirâmides, corpos redondos. Suas nomenclaturas, descrições, planificações e classificações.

(Extraído do Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Objetivos de aprendizagem

  • Diferenciar poliedros e corpos redondos.
  • Comparar sólidos geométricos.
  • Representar sólidos geométricos por meio de desenhos.
  • Construir planificações de cilindros e cones.
  • Identificar um sólido geométrico por sua planificação ou por meio de seu desenho.
  • Identificar figuras planas em sólidos geométricos.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Conhecimentos prévios

  • (EF04MA17) Associar prismas e pirâmides a suas planificações e analisar, nomear e comparar seus atributos, estabelecendo relações entre as representações planas e espaciais.
  • (EF03MA14) Descrever características de algumas figuras geométricas espaciais (prismas retos, pirâmides, cilindros, cones), relacionando-as com suas planificações.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Comentários para os professores

Para ampliar o trabalho com planificações, sugere-se analisar se uma determinada planificação permite ou não construir um determinado sólido. O trabalho envolvendo o “erro” permite aos estudantes buscar estratégias para compreendê-lo e justificá-lo e, consequentemente, analisar em profundidade as características dos sólidos sugeridos na habilidade. Discutir com os estudantes o que permanece inalterado e o que sofre modificações na planificação em relação ao sólido em sua representação tridimensional é uma forma de reconhecerem as formas e os ângulos. Incentivar os estudantes a redigirem suas percepções e conclusões, bem como apresentar suas ideias com desenhos e esquemas, amplia seu vocabulário geométrico e auxilia na identificação de propriedades das formas trabalhadas. Sugere-se associar propostas com arte e leitura de livros de histórias infantis como recursos interessantes para abordar os conceitos envolvidos na habilidade.

(Adaptado dos Mapas de Foco e Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Sugestões de atividades

Avaliações Diagnósticas (extraído do Avalia e Aprende - Matemática – Caderno 2 - 5º ano - Item 9 - Instituto Reúna)

Descrição das atividades:

Esta atividade tem como objetivo identificar se o estudante é capaz de identificar figuras planas em sólidos geométricos.

Plano de aula: Identificando Formas Através da Relação de Faces, Vértices e Arestas (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Identificando Formas Através da Relação de Faces, Vértices e Arestas, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivos de aprendizagem:

  • Retomar a relação estabelecida entre os elementos que compõem um poliedro.
  • Construir poliedros estabelecendo relações entre faces, vértices e arestas.
  • Aplicar a relação de Euler para determinar o número de faces, vértices e arestas de um poliedro.

Plano de aula: Montando Sólidos Geométricos (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Montando Sólidos Geométricos, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivos de aprendizagem:

  • Associar planificações às figuras geométricas espaciais.
  • Retomar os conceitos dos elementos que compõem os sólidos geométricos.

Ainda precisa de ajuda na defasagem dos alunos?

Confira outras fichas de recomposição com as habilidades prioritárias de Língua Portuguesa e Matemática