Resumo da aula

Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo da aula para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Projete este slide, ou use caixas de presentes com formas variadas. Elas devem lembrar as figuras planas: quadrado, triângulos e retângulos. Faça perguntas aos alunos e ouça as respostas. Neste momento, eles podem misturar os conceitos de figuras planas e sólidos geométricos. Esses conceitos serão trabalhados durante a aula. Por isso, ao iniciar, somente sonde as ideias dos alunos a respeito das figuras.
Discuta com a turma:
- O que o formato dessas caixas lembram?
- Que figuras geométricas podemos observar?
Título: Atividade principal

Título: Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 4 e 5)
Orientação: Faça previamente a seleção dos sólidos geométricos que desejar utilizar na atividade. Sugere-se que sejam o cubo, paralelepípedo, pirâmide de base quadrada e um prisma de base triangular. Disponibilize aos alunos tinta guache de diversas cores e pincel, ou lápis de cor, e uma folha sulfite. Use os sólidos geométricos em madeira ou, se não tiver na sua escola, os confeccione com os moldes disponibilizados nos Materiais Complementares. Sugere-se que a atividade seja feita em grupos de quatro, a fim de que haja uma troca de experiências entre os alunos. Procure organizar os grupos antes de iniciar a aula, deste modo haverá uma otimização do tempo.A tarefa consiste em contornar as faces dos sólidos geométricos em uma folha de sulfite e depois colorir, ou se preferir, pode usar tinta guache deixando os alunos pintarem as faces dos sólidos um de cada vez e os carimbar na folha sulfite. É importante que os sólidos e os carimbos de suas faces seja separados uns dos outros para posterior análise, para isso use uma folha de sulfite para cada sólido carimbado ou contornado. Ao final, deverão identificar e registrar as figuras planas que compõem cada um dos sólidos, nomeando-as. Cada integrante do grupo ficará responsável por um sólido. Explique que ao final deverão apresentar seus trabalhos para a turma e que estes farão parte de um painel coletivo. Nesta atividade você promoverá a autonomia dos alunos, seja um mediador da aprendizagem, observe a produção dos alunos, apenas interfira quando achar necessário.
Propósito: Fazer com que os alunos compreendam que algumas figuras geométricas não planas possuem faces que são figuras planas.
Discuta com a turma:
- Quais os sólidos geométricos que vocês têm em mãos?
- Quais as figuras planas que os compõem?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Guia de intervenção
Título: Atividade principal

Título: Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 4 e 5)
Orientação: Faça previamente a seleção dos sólidos geométricos que desejar utilizar na atividade. Sugere-se que sejam o cubo, paralelepípedo, pirâmide de base quadrada e um prisma de base triangular. Projete este slide ou utilize-se do material concreto para explicar a atividade. Disponibilize aos alunos tinta guache de diversas cores e pincel, ou lápis de cor, e uma folha sulfite. Use os sólidos geométricos em madeira ou, se não tiver na sua escola, os confeccione com os moldes disponibilizados nos Materiais Complementares. Sugere-se que a atividade seja feita em grupos de quatro, a fim de que haja uma troca de experiências entre os alunos. Procure organizar os grupos antes de iniciar a aula, deste modo haverá uma otimização do tempo.A tarefa consiste em contornar as faces dos sólidos geométricos em uma folha de sulfite e depois colorir, ou se preferir, pode usar tinta guache deixando os alunos pintarem as faces dos sólidos um de cada vez e os carimbar na folha sulfite. É importante que os sólidos e os carimbos de suas faces seja separados uns dos outros para posterior análise, para isso use uma folha de sulfite para cada sólido carimbado ou contornado. Ao final, deverão identificar e registrar as figuras planas que compõem cada um dos sólidos, nomeando-as. Cada integrante do grupo ficará responsável por um sólido. Explique que ao final deverão apresentar seus trabalhos para a turma e que estes farão parte de um painel coletivo. Nesta atividade você promoverá a autonomia dos alunos, seja um mediador da aprendizagem, observe a produção dos alunos, apenas interfira quando achar necessário.
Propósito: Fazer com que os alunos compreendam que algumas figuras geométricas não planas possuem faces que são figuras planas.
Discuta com a turma:
- Quais os sólidos geométricos que vocês têm em mãos?
- Quais as figuras planas que os compõem?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Escolha alguns alunos para mostrarem a sua atividade e exemplificar quais figuras geométricas planas estão presentes nas não planas. Ressalte as diferenças entre os sólidos e as possibilidades de combinações que as figuras planas possuem para formar outras figuras não planas.Monte um painel com os trabalhos de todos os grupos e dê créditos aos autores. Este painel poderá ser útil para pesquisa em outras atividades.
Propósito: Discutir as soluções da atividade atividade principal a partir da troca de experiências entre os alunos.
Discuta com a turma:
- Quais as características dos sólidos geométricos?
- Eles são formados a partir do que?
- Que figuras planas podemos encontrar no cubo?
- E no paralelepípedo?
- E na pirâmide? E no prisma?
- Alguém gostaria de falar algo que achou interessante durante a atividade?
Material Complementar:
Resolução da Atividade Principal
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.( slides 7 e 8)
Orientação: Retome a atividade desenvolvida coletivamente e sistematize os conceitos.
Propósito: Fazer com que os alunos reconheçam as figuras planas presentes nas figuras geométricas não planas.
Discuta com a turma:
- Quais as características dos sólidos geométricos?
- Eles são formados a partir do que?
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 5 minutos. ( slides 7 e 8)
Orientação: Retome a atividade desenvolvida coletivamente e sistematize os conceitos.
Propósito: Fazer com que os alunos reconheçam as figuras planas presentes nas figuras geométricas não planas.
Discuta com a turma:
- Quais as características dos sólidos geométricos?
- Eles são formados a partir do que?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Encerre a atividade reforçando que as figuras geométricas não planas são compostas a partir das planas. Projete este slide ou escreva no quadro e peça que os alunos copiem em seus cadernos.
- Propósito: Reforçar os conhecimentos obtidos nesta aula.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Realize a leitura do enunciado e peça aos alunos para que acompanhem esta leitura. Deixe com que os alunos resolvam a proposta individualmente. Enquanto produzem individualmente passe nas mesas para verificar o que eles estão conseguindo fazer ou não.
Discuta com a turma:
- Quais as figuras planas que vocês encontraram?
- Quais estavam presentes em mais de uma forma geométrica não plana?
Materiais complementares:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividades Complementares
Resolução das Atividades Complementares