Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Brincando de detetive! Desvendando desafios geométricos!
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Sólidos geométricos
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Poliana Aparecida Meredik Capelesso
Mentor: Daniela Pannuti
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC:
(EF02MA14) Reconhecimento e análise de figuras não planas, suas características e representações (esfera, cilindro, cubo, pirâmides; bloco retangular; prisma de base triangular; faces, arestas e vértices; planificação)
Objetivos específicos:
Comparar as semelhanças e diferenças das figuras geométricas planas e não planas.
Conceito-chave:
Semelhanças e diferenças das figuras planas e não planas
Recursos necessários:
- Lápis;
- Borracha;
- Atividade impressa ou projetada;
- Datashow ( opcional).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia o objetivo da aula para os alunos.
Propósito: Compartilhar o objetivo com a turma.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Antecipe que farão uma atividade em grupos. Organize grupos de no máximo seis alunos. Para que haja um maior aproveitamento da atividade sugere-se que os grupos organizem as carteiras de modo que fiquem uma de frente com a outra, assim haverá mais espaço para organizar a atividade proposta. Inicie uma conversa com os alunos a fim de retomar conceitos aprendidos anteriormente. Utilize os questionamentos sugeridos, mas não se esqueça de aproveitar outras sugestões que os alunos possam oferecer.
Propósito: Estabelecer uma conexão com conceitos que os que os alunos já sabem.
Discuta com a turma:
- Vocês podem me dizer umas características das figura não plana? E das planas?
- Podem citar alguns exemplos de figuras planas?
- E das não planas?
Materiais Complementares:
Você pode acessar essa reportagem para saber como potencializar o trabalho em grupo de sua turma.
Atividade principal
Tempo sugerido: 22 minutos.( slides 4 a 8)
Orientação: Recorte as funções e alguns papéis em branco (para completar o número de integrantes no grupo) e as coloque em um copo para que seja sorteada por todos os alunos.Projete este slide ou entregue impressa a atividade. Leia com eles os papéis que serão desempenhados por eles. Os papéis desempenhados pelos alunos favorecem a responsabilidade em cuidar uns dos outros. Essa relação é importante para que todos saiam ganhando no processo de ensino-aprendizagem. É importante não escolher os alunos que irão desempenhar esses papéis, isso poderá constrangê-los. Verifique se eles entenderam o que deve ser feito e posteriormente inicie a atividade principal.
Propósito: Fazer com que os alunos compreendam como será desenvolvido o trabalho em grupo.
Discuta com a turma:
- Todos entenderam como será feito o trabalho em grupo?
Materiais Complementares:
Resolução da Atividade Principal
Como a atividade envolverá uma certa competição entre os grupos pode ser que ocorram alguns conflitos, seguem alguns materiais que poderão lhe auxiliar para resolvê-los:
Conversar para resolver conflitos.
Que tal usar os conflitos para trabalhar valores?
Atividade principal
Tempo sugerido: 22 minutos.( slides 4 a 8)
Orientação: Após orientar os grupos projete os desafios na maneira que achar mais conveniente, seja via multimídia, cartazes, escrita no quadro ou impressa. Deixe aproximadamente 5 minutos para o grupo discutir e responder cada desafio. Interfira apenas quando necessário, deixe os alunos produzirem com a ajuda do próprio grupo. Os incentive a gerar discussões sobre o que não estão conseguindo fazer. Posteriormente escolha alguns alunos para explicar a resposta encontrada pelo grupo.
Propósito: Fazer com que os alunos compreendam o que acontecerá durante a atividade.
Discuta com a turma:
- Podemos começar?
- Qual a resposta desse desafio? O que levaram vocês a pensarem nesta resposta?
Materiais Complementares:
Os jogos sempre são ótima maneira dos alunos aprenderem! Para saber mais sobre esse assunto acesse os links abaixo.
O jogo e seu lugar na aprendizagem da Matemática.
Atividade principal
Tempo sugerido: 22 minutos.( slides 4 a 8)
Orientação: Deixe aproximadamente 5 minutos para o grupo discutir e responder cada desafio. Interfira apenas quando necessário, deixe os alunos produzirem com a ajuda do próprio grupo. Os incentive a gerar discussões sobre o que não estão conseguindo fazer. Posteriormente escolha alguns alunos para explicar a resposta encontrada pelo grupo. Escreva as respostas no quadro para posterior discussão.
Propósito: Descobrir o nome da figura geométrica através de características dadas.
Atividade principal
Tempo sugerido: 22 minutos.( slides 4 a 8)
Orientação: Deixe aproximadamente 5 minutos para o grupo discutir e responder cada desafio. Interfira apenas quando necessário, deixe os alunos produzirem com a ajuda do próprio grupo. Os incentive a gerar discussões sobre o que não estão conseguindo fazer. Posteriormente escolha alguns alunos para explicar a resposta encontrada pelo grupo.
Propósito: Descobrir o nome da figura geométrica através de características dadas.
Atividade principal
Tempo sugerido: 22 minutos.( slides 4 a 8)
Orientação: Deixe aproximadamente 5 minutos para o grupo discutir e responder cada desafio. Interfira apenas quando necessário, deixe os alunos produzirem com a ajuda do próprio grupo. Os incentive a gerar discussões sobre o que não estão conseguindo fazer. Posteriormente escolha alguns alunos para explicar a resposta encontrada pelo grupo.
Propósito: Descobrir o nome da figura geométrica através de características dadas.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 8 minutos.( slides 9 a 12)
Orientação: Solicite que os alunos sentem-se em círculo e se organizem. Peça que cada grupo apresente suas respostas. Os incentive a explicar como chegaram naquela conclusão.Se houver divirgência entre as respostas, promova uma discussão para que eles identifiquem onde está o erro. Evite expor alunos que não queiram participar, interfira na hora se um aluno tiver uma postura que incomode ou constranja outro colega é importante que haja uma troca de experiências, tratando o erro de uma maneira natural, sendo parte do processo de ensino aprendizagem.
Propósito: Discutir as soluções da atividade atividade principal a partir da troca de experiências entre os grupos.
Discuta com a turma:
- Alguém chegou a uma resposta diferente desta?
- Vocês gostariam de partilhar algo que acharam importante e ninguém falou?
Material Complementar:
Resolução da Atividade Principal
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 8 minutos.( slides 9 a 12)
Orientação: Solicite que os alunos sentem-se em círculo e se organizem. Peça que cada grupo apresente suas respostas. Os incentive a explicar como chegaram naquela conclusão.Se houver divirgência entre as respostas, promova uma discussão para que eles identifiquem onde está o erro. Evite expor alunos que não queiram participar, interfira na hora se um aluno tiver uma postura que incomode ou constranja outro colega é importante que haja uma troca de experiências, tratando o erro de uma maneira natural, sendo parte do processo de ensino aprendizagem.
Propósito: Discutir as soluções da atividade atividade principal a partir da troca de experiências entre os grupos.
Discuta com a turma:
- Alguém chegou a uma resposta diferente desta?
- Vocês gostariam de partilhar algo que acharam importante e ninguém falou?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 8 minutos.( slides 9 a 12)
Orientação: Solicite que os alunos sentem-se em círculo e se organizem. Peça que cada grupo apresente suas respostas. Os incentive a explicar como chegaram naquela conclusão.Se houver divirgência entre as respostas, promova uma discussão para que eles identifiquem onde está o erro. Evite expor alunos que não queiram participar, interfira na hora se um aluno tiver uma postura que incomode ou constranja outro colega é importante que haja uma troca de experiências, tratando o erro de uma maneira natural, sendo parte do processo de ensino aprendizagem.
Propósito: Discutir as soluções da atividade atividade principal a partir da troca de experiências entre os grupos.
Discuta com a turma:
- Alguém chegou a uma resposta diferente desta?
- Vocês gostariam de partilhar algo que acharam importante e ninguém falou?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 8 minutos.( slides 9 a 12)
Orientação: Solicite que os alunos sentem-se em círculo e se organizem. Peça que cada grupo apresente suas respostas. Os incentive a explicar como chegaram naquela conclusão.Se houver divirgência entre as respostas, promova uma discussão para que eles identifiquem onde está o erro. Evite expor alunos que não queiram participar, interfira na hora se um aluno tiver uma postura que incomode ou constranja outro colega é importante que haja uma troca de experiências, tratando o erro de uma maneira natural, sendo parte do processo de ensino aprendizagem.
Propósito: Discutir as soluções da atividade atividade principal a partir da troca de experiências entre os grupos.
Discuta com a turma:
- Alguém chegou a uma resposta diferente desta?
- Vocês gostariam de partilhar algo que acharam importante e ninguém falou?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Encerre a atividade reforçando que as figuras geométricas plana e não planas possuem algumas semelhanças e diferenças. Retome a nomenclatura das figuras geométricas estudadas na atividade e faça as perguntas sugeridas.
Propósito: Reforçar os conhecimentos obtidos nesta aula.
Discuta com a turma:
- Quais as diferenças entre uma figura plana de outra não plana?
- Elas têm algo em comum?
- Como são formadas as figuras não planas?
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientação: Realize a leitura do enunciado e peça aos alunos para que acompanhem esta leitura. Deixe com que eles resolvam a proposta individualmente. Enquanto produzem individualmente, passe nas mesas para verificar o que eles estão conseguindo fazer ou não.
Propósito: Verificar o que os alunos aprenderam nesta aula.
Materiais Complementares:
Para os Alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_16GEO09
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão (essa deve ser a última opção nesse momento de pandemia).
Atividade principal
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Jogo: Sólidos geométricos
Jogo: Sólidos geométricos: Classificação.
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Atividade principal
O foco desta atividade principal é comparar as semelhanças e diferenças das figuras geométricas planas e não planas. A atividade deveria ser realizada em grupo em que cada um dos alunos teria um papel. Caso você consiga fazer grupos fixos no WhatsApp ou no Zoom, pode manter a atividade como está e cada um pode exercer o seu papel no grupo. Caso não seja possível, será melhor passar para os slides 6, 7 e 8. Se estiver em uma videoconferência, você pode mostrar os slides um a um e os alunos podem copiar os três desafios no caderno, resolvê-los e compartilhar ao vivo as suas resoluções. Caso esteja usando a atividade de forma assíncrona, ou síncrona por meio de WhatsApp ou similar, você pode lançar cada um dos desafios utilizando fotografias (prints) dos slides ou o arquivo da atividade. Os alunos podem copiá-los no caderno e resolvê-los.
Discussão das soluções
Na discussão das soluções os alunos devem apresentar as suas respostas justificando cada uma delas. Mostre os slides com as soluções ao vivo ou por imagem, e peça que comparem com as suas respostas. Os alunos podem concordar ou discordar da solução, mas sempre peça que façam a justificativa por texto ou áudio. Você pode incentivar a discussão através de perguntas como:
- Alguém chegou a uma resposta diferente desta?
- Vocês gostariam de partilhar algo que acharam importante e ninguém falou?
Encerramento
Retome resumidamente com a turma os conceitos explorados na aula. Os alunos devem copiar em seus cadernos para futuras consultas. Pergunte se eles gostariam de acrescentar alguma observação às anotações.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser utilizada para verificar se os alunos compreenderam e atingiram o objetivo da aula através de uma síntese das características que perceberam nas figuras. As atividades complementares também podem ser exploradas para esse fim. Você pode selecionar as atividades que são mais adequadas para a sua turma e enviá-las pelo meio que está sendo usado por sua escola para interagir com os alunos.
Convite às famílias
Envie para as famílias uma mensagem de texto, áudio ou vídeo explicando o que você está trabalhando com os alunos e de que forma eles podem ajudar na organização ou discussão da resolução ou incentivar em casa.
O envolvimento das famílias nas atividades escolares com os alunos é o ideal nesses momentos, principalmente na organização da rotina deles e de seus materiais.
Esta é uma atividade que pode ser realizada em família. Os familiares podem tentar resolver os desafios com os alunos e discutir suas estratégias com eles. Também podem elaborar outros desafios para serem realizados. Podem também incentivar que os alunos joguem os jogos indicados, se for possível.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Poliana Aparecida Meredik Capelesso
Mentor: Daniela Pannuti
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC:
(EF02MA14) Reconhecimento e análise de figuras não planas, suas características e representações (esfera, cilindro, cubo, pirâmides; bloco retangular; prisma de base triangular; faces, arestas e vértices; planificação)
Objetivos específicos:
Comparar as semelhanças e diferenças das figuras geométricas planas e não planas.
Conceito-chave:
Semelhanças e diferenças das figuras planas e não planas
Recursos necessários:
- Lápis;
- Borracha;
- Atividade impressa ou projetada;
- Datashow ( opcional).