Resumo da aula

Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo da aula para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.
Aquecimento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Projete este slide, ou use objetos que lembram o cubo e o paralelepípedo. Comece perguntando quem conhece essas imagens, e se parecem com alguma figura que eles já viram antes nas aulas de matemática. O esperado é que os alunos associem o dado e o cubo mágico à figura geométrica não plana cubo; e a caixa de presente e o livro à figura geométrica não plana paralelepípedo.
Propósito: Retomar o que eles sabem sobre cubo e paralelepípedo
Discuta com a turma:
- Com que figura geométrica se parece o dado? E o cubo mágico?
- A caixa de presente lembra qual figura geométrica?
- O livro se parece com qual figura geométrica?
Atividade Principal
Título: Atividade Principal
Tempo sugerido: 25 minutos.(slides 4 a 7)
Orientação: Combine com seus alunos uns 15 dias antes de realizar esta atividade para que tragam para a escola embalagens que lembrem o formato da figura geométrica não plana, o paralelepípedo. Sugere-se que sejam caixas de leite. O ideal é que tenha uma para cada aluno. Oriente os alunos que essas embalagens de caixas de leite, devem ser lavadas e secas em casa (ensine-os a deixar a embalagem virada com o lado da tampa para baixo por um tempo). Explique a eles que essas embalagens serão abertas e se estiverem sujas ou com água dentro podem causar um odor desconfortável no momento de utilizá-las. Organize a sala em dois grupos diferentes que serão chamados posteriormente de estações. Garanta que tenha uma caixa para cada aluno e distribua o material.
Propósito: Separar os grupos e distribuir o material.
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Para saber mais sobre os agrupamentos de seus alunos, acesse as reportagens: As trocas que fazem a turma avançar
Atividade Principal
Título: Atividade Principal
Tempo sugerido: 25 minutos.(slides 4 a 7)
Orientação: Separe os grupos de trabalho e posicione-os em seus devidos lugares. Faça a organização da ordem que os alunos deverão seguir nas estações: A Estação: Transformação! Irá para a Estação: Construção! e vice versa. Esta sequência está exemplificada no slide; é importante que o professor faça o desenho no quadro, ou imprima a atividade, para que os alunos visualizem o que devem fazer.
Combine com a turma que a cada 10 minutos você baterá palmas sinalizando que eles deverão mudar de estação. Ressalte que não mudará nada na atividade se você resolver mudar a sequência que eles deverão seguir, no entanto todos terão que passar por todas as estações.
Reforce com eles que não podem se distrair, evitando ao máximo conversas paralelas, pois este tempo é suficiente para que eles terminem a atividade proposta para cada estação.
Explique antes de iniciar a atividade o que eles farão em cada estação. Essas explicações estarão nos próximos slides.
Propósito: Explicar a dinâmica da aula.
Discuta com a turma:
- Todos entenderam as orientações até agora?
Materiais Complementares:
Para aprofundar mais seus conhecimentos com relação a este estilo de aula você pode acessar:
Organização da sala de aula deve mudar conforme intenção pedagógica.
Cada um aprende de um jeito.
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos.(slides 4 a 7)
Orientação: Deixe já organizada uma embalagem que represente um paralelepípedo em cima das mesas desta estação. Lembre-se que quando mudar o grupo, você deve colocar novas embalagens para cada aluno. Oriente os alunos onde devem cortar as caixas.Se achar necessário, imprima a imagem e a explicação de como cortar a caixa de leite, que você encontra nos materiais complementares. Sugere-se que o professor fique mais presente nesta estação, pois os alunos precisarão de auxílio para iniciar o corte da caixa de leite, visto que ela tem um material bem duro e difícil de cortar com as tesouras dos alunos. Apesar desse auxílio, promova a autonomia dos alunos, seja um mediador da aprendizagem, observando a produção deles e apenas interfira quando achar necessário.
Após o recorte, incentive-os a brincarem de montar e desmontar a planificação e observar as marcas e as figuras geométricas não planas retângulos presentes nela.
Propósito: Promover a autonomia para a realização da atividade e fazer com que os alunos compreendam como é a planificação do paralelepípedo.
Material de apoio:
Para saber mais sobre o papel do professor acesse aqui.
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos.(slides 4 a 7)
Orientação: Faça previamente a impressão da atividade com a planificação do cubo, se houver possibilidade a faça em cartolina, isso facilitará o trabalho dos alunos. Solicite aos alunos que eles observem a planificação e de ênfase que esta planificação possui apenas uma figura geométrica não plana, o quadrado. Os oriente a recortar a planificação e montar o cubo. Posteriormente os incentive a fazer a manipulação do objeto.
Professor nesta atividade você promoverá a autonomia dos alunos seja um mediador da aprendizagem, observe a produção dos alunos, interfira apenas quando achar necessário.
Propósito: Fazer com que os alunos compreendam a planificação do cubo.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Oriente os alunos para que juntem-se em trios com os seus materiais produzidos, ficará a seu critério, escolher os integrantes do grupo ou deixar livre escolha. Solicite que sentem-se no chão mesmo em lugares diferentes da sala para discutirem os seguintes questionamentos: “Quais são as diferenças das planificações do cubo e do paralelepípedo? Quais são as figuras geométricas não planas que vocês encontraram nestas planificações?Não deixe que esta discussão ultrapasse 5 minutos, use o restante do tempo para fazer a discussão com o restante do turma. Aqui é importante falar que eles planificaram a caixa de leite que é um paralelepípedo retângulo, ou seja, é formado apenas por retângulos, porém existem os que são formados por quadrados e retângulos. É interessante que os alunos visualizem um paralelepípedo com essas características também, para poderem comparar.
Propósito: Discutir as soluções da atividade atividade principal a partir da troca de experiências entre os alunos.
Discuta com a turma:
- Alguém gostaria de falar algo que achou interessante durante a atividade?
- Como podemos complementar a resposta desse colega para que ela fique bem completa?
Material Complementar:
Resolução da Atividade Principal
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Sistematize a aprendizagem da aula, diferenciando cubo de paralelepípedo.
Propósito: Fazer com que os alunos reconheçam as figuras planas presentes nas planificações do cubo e do paralelepípedo.
Discuta com a turma:
- Que figuras estão presentes nas planificações do cubo? E do paralelepípedo?
- Por que elas são consideradas figuras geométricas não planas?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Encerre a atividade reforçando as diferenças encontradas na planificação do cubo e do paralelepípedo, encontradas durante as atividades anteriores. Projete a imagem ou escreva no quadro e peça que os alunos registrem em seus cadernos.
Propósito: Reforçar os conhecimentos obtidos nesta aula.
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Realize a leitura do enunciado e peça aos alunos para que acompanhem esta leitura. Deixe com que os alunos resolvam a proposta individualmente. Enquanto resolvem individualmente passe nas mesas para verificar o que eles estão conseguindo fazer ou não.
Propósito: Verificar o que os alunos aprenderam nesta aula.
Materiais Complementares:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar