Apresentado por

Logotipo parceiro Movimento Pela BaseLogotipo parceiro Reúna

Habilidade focal relacionada

(EF06MA17) Quantificar e estabelecer relações entre o número de vértices, faces e arestas de prismas e pirâmides, em função do seu polígono da base, para resolver problemas e desenvolver a percepção espacial.

Objeto de conhecimento relacionado

  • Prismas e pirâmides: planificações e relações entre seus elementos (vértices, faces e arestas).

(Extraído do Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar faces, vértices e arestas em prismas e pirâmides.
  • Relacionar o número de faces, vértices e arestas de prismas e pirâmides ao número de lados do polígono da base.
  • Visualizar a quantidade de faces, vértices e arestas de prismas e pirâmides em diferentes representações planas desses sólidos.
  • Resolver problemas que envolvam as relações dos elementos de prismas e pirâmides a suas bases.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Conhecimentos prévios

  • (EF05MA17) Reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos, e desenhá-los, utilizando material de desenho ou tecnologias digitais.
  • (EF05MA16) Associar figuras espaciais a suas planificações (prismas, pirâmides, cilindros e cones) e analisar, nomear e comparar seus atributos.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Comentários para os professores

Essa habilidade implica identificar e contar faces, vértices e arestas em poliedros, bem como reconhecer e nomear prismas e pirâmides em objetos físicos ou por sua representação por desenho. Ela também propõe resolver problemas que envolvam as relações dos elementos de prismas e pirâmides a suas bases.

(Adaptado dos Mapas de Foco e Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Sugestões de atividades

Plano de aula: A Corrida Sobre Prismas e Pirâmides (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula A Corrida Sobre Prismas e Pirâmides, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivos de aprendizagem:

  • Resolver problemas envolvendo os elementos conceituais de prismas e pirâmides.
  • Descrever semelhanças e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.

Plano de aula: As Vistas de Prismas e Pirâmides (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula As Vistas de Prismas e Pirâmides, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivos de aprendizagem:

  • Resolver problemas, utilizando a percepção espacial englobando prismas e pirâmides.
  • Descrever semelhanças e diferenças existentes entre prismas e pirâmides.

Ainda precisa de ajuda na defasagem dos alunos?

Confira outras fichas de recomposição com as habilidades prioritárias de Língua Portuguesa e Matemática