Guia de intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: Reconhecendo a pirâmide e o prisma de base triangular e suas planificações
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Sólidos geométricos
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Poliana Aparecida Meredik Capelesso
Mentor: Daniela Pannuti
Revisor Pedagógico: Eliane Zanin
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC:
(EF02MA14) Reconhecimento e análise de figuras não planas, suas características e representações (esfera, cilindro, cubo, pirâmides; bloco retangular; prisma de base triangular; faces, arestas e vértices; planificação)
Objetivos específicos:
- Identificar e explorar as planificações das figuras não planas: Pirâmide de base quadrangular e prisma de base triangular.
- Reconhecer, classificar e diferenciar as figuras geométricas espaciais de acordo com algumas características e relacionar com suas planificações, mais especificamente da pirâmide de base quadrangular e prisma de base triangular.
Conceito-chave:
Pirâmide de base quadrangular e prisma de base triangular.
Recursos necessários:
- Cola;
- Tesoura;
- Régua;
- Folha A4;
- Atividades impressas;
- Datashow ( opcional).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resumo da aula
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia o objetivo da aula para os alunos.
Propósito: Compartilhar o objetivo com a turma.
Aquecimento
Tempo sugerido: 05 minutos.
Orientação: Organize a sala em dois grupos diferentes que serão chamados posteriormente de estações. Sugere-se que essa organização seja feita antes de iniciar a aula, a fim de ganhar tempo para a exploração do conteúdo. Faça a separação dos alunos também em dois grupos antes de iniciar a atividade.
Para iniciar a atividade, organize os alunos de maneira que fiquem em círculo sentados no chão. Inicie uma discussão com a finalidade de despertar o interesse e a curiosidade sobre o assunto a ser iniciado: A representação da pirâmide de base quadrangular e do prisma de base triangular, representadas pelas pirâmides egípcias e do telhado de algumas casas. Além de outras sugestões que os alunos podem oferecer.
Éimportante que as discussões não ultrapassem os 5 minutos, visto que você ainda precisará explicar como acontecerá as próximas atividades.
Propósito: Descobrir o que os alunos já sabem.
Discuta com a turma:
- Essas imagens/objetos possuem o formato e uma forma geométrica especial! Alguém saberia me dizer qual é?
- Existem outros objetos presentes no seu cotidiano que possam ter esse formato? Quais são?
Materiais Complementares:
Você pode acessar essa reportagem para saber como potencializar o trabalho em grupo de sua turma.
Atividade principal
Tempo sugerido: 22 minutos.
Orientação: Imprima o material necessário e organize-o antecipadamente para ganhar tempo. Você encontra-os nos Materiais Complementares. Divida a turma em dois grupos. Organize a sala em duas estações, com duas mesas centrais e os materiais necessários em cima de cada mesa. Em ambas as mesas disponibilize os sólidos estudados e as planificações.
Separe os grupos de trabalho e posicioná-los em seus devidos lugares. Faça a organização da ordem que os alunos deverão seguir nas estações: A Estação: Mão na massa Irá para a Estação: Exploração e vice versa. Esta sequência está exemplificada no slide; é importante que o professor faça o desenho no quadro, para que os alunos visualizem o que devem fazer.
Combine com a turma que a cada 8 minutos você baterá palmas sinalizando que eles deverão mudar de estação. Ressalta-se que não mudará nada na atividade se você resolver mudar a sequência que eles deverão seguir, no entanto todos tem que passar por todas as estações.
Reforce com eles que não podem se distrair, evitando ao máximo conversas paralelas, pois este tempo é suficiente para que eles terminem a atividade proposta por cada estação.
Explique antes de iniciar a atividade o que eles farão em cada estação. Essas explicações estarão nos próximos slides. Oriente seus alunos para levarem seu caderno e estojo em cada uma das estações; à medida que eles vão realizando a atividade eles poderão colar as atividades no caderno, a fim que haja uma organização ao término do exercício.
Propósito: Organização dos grupos para o início do trabalho
Discuta com a turma:
- Todos entenderam as orientações até agora?
Materiais Complementares para impressão:
Resolução da Atividade Principal
Para aprofundar mais seus conhecimentos com relação a esta aula você pode acessar:
Organização da sala de aula deve mudar conforme intenção pedagógica.
Para saber mais sobre o papel do professor acesse aqui.
Atividade principal
Tempo sugerido: 22 minutos.
Orientação: Deixe já organizada uma planificação e uma representação espacial de um prisma de base triangular e de uma pirâmide em cima das mesas desta estação. Ressalta-se que pode ser apenas duas cópias de cada planificação, pois os alunos irão usar como apoio apenas neste grupo. É importante que você faça em tamanho de folha A4 e em um papel que seja mais firme, para que as crianças possam manipular sem problemas. Além disso, deixe também algumas réguas ou peça para que cada aluno use a sua.
Nesta atividade você promoverá a autonomia dos alunos seja um mediador da aprendizagem, observe a produção deles, apenas interfira quando achar necessário. Ao realizar as atividades, os alunos podem se deparar com alguns desafios e cometer alguns erros, que muitas vezes indicam como estão pensando sobre o conteúdo trabalhado, portanto, olhar para os erros pode ser uma boa forma de acessar as crianças e suas aprendizagens. Veja possíveis intervenções para auxiliá-los no Guia de Intervenção.
Propósito: Promover a autonomia para a realização da atividade e fazer com que os alunos compreendam como são as planificações da pirâmide e do prisma de base triangular.
Atividade principal
Tempo sugerido: 22 minutos.
Orientação: Deixe já organizada uma planificação e uma representação espacial de um prisma de base triangular e de uma pirâmide em cima das mesas desta estação. Ressalta-se que pode ser apenas duas cópias de cada planificação, pois os alunos irão usar como apoio apenas neste grupo. É importante que você faça em tamanho de folha A4 e em um papel que seja mais firme, para que as crianças possam manipular sem problemas. Além disso, deixe também algumas réguas ou peça para que cada aluno use a sua.
Nesta atividade você promoverá a autonomia dos alunos seja um mediador da aprendizagem, observe a produção deles, apenas interfira quando achar necessário.Ao realizar as atividades, os alunos podem se deparar com alguns desafios e cometer alguns erros, que muitas vezes indicam como estão pensando sobre o conteúdo trabalhado, portanto, olhar para os erros pode ser uma boa forma de acessar as crianças e suas aprendizagens. Veja possíveis intervenções para auxiliá-los no Guia de Intervenção.
Propósito: Promover a autonomia para a realização da atividade e fazer com que os alunos compreendam como são as planificações da pirâmide e do prisma de base triangular.
Atividade principal
Tempo sugerido: 22 minutos.
Orientação: Deixe já organizada um ou mais sólidos geométricos no formato de um prisma de base triangular e de uma pirâmide e suas respectivas planificações, em cima das mesas desta estação. Deixe os alunos explorarem, pegar na mão, observar os sólidos. Após peça para eles completarem a tabela, os incentive para fazerem juntos a atividade, trocando experiências e opiniões.
Nesta atividade você promoverá a autonomia dos alunos seja um mediador da aprendizagem, observe a produção dos alunos, apenas interfira quando achar necessário. Ao realizar as atividades, os alunos podem se deparar com alguns desafios e cometer alguns erros, que muitas vezes indicam como estão pensando sobre o conteúdo trabalhado, portanto, olhar para os erros pode ser uma boa forma de acessar as crianças e suas aprendizagens. Veja possíveis intervenções para auxiliá-los no Guia de Intervenção.
Propósito: Fazer com que os alunos compreendam como são as formas geométricas não planas: Pirâmide e do prisma de base triangular.
Atividade principal
Tempo sugerido: 22 minutos.
Orientação: Deixe já organizada um ou mais sólidos geométricos no formato de um prisma de base triangular e de uma pirâmide e suas respectivas planificações, em cima das mesas desta estação. Deixe os alunos explorarem, pegar na mão, observar os sólidos. Após peça para eles completarem a tabela, os incentive para fazerem juntos a atividade, trocando experiências e opiniões. Nesta atividade você promoverá a autonomia dos alunos seja um mediador da aprendizagem, observe a produção dos alunos, apenas interfira quando achar necessário.Ao realizar as atividades, os alunos podem se deparar com alguns desafios e cometer alguns erros, que muitas vezes indicam como estão pensando sobre o conteúdo trabalhado, portanto, olhar para os erros pode ser uma boa forma de acessar as crianças e suas aprendizagens. Veja possíveis intervenções para auxiliá-los no Guia de Intervenção.
Propósito: Refletir sobre as semelhanças e diferenças entre as características de pirâmide e do prisma de base triangular.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Solicite que os alunos larguem o material que estavam produzindo e não mexam em nada para não desviar a atenção da atividade a ser desenvolvida. Após escolha um aluno de cada grupo e peça para que vá a frente da sala para partilhar as conclusões que o seu grupo chegou (sugestão: peça para o grupo eleger um representante). Os incentive a explicar como chegaram naquela conclusão. Explore as diferentes soluções.
De maneira alguma exponha alunos que não queiram participar, interfira na hora se um aluno tiver uma postura que incomode ou constranja outro colega. É importante que haja uma troca de experiências, tratando o erro de uma maneira natural, sendo parte do processo de ensino aprendizagem.
Propósito: Discutir as soluções da atividade atividade principal a partir da troca de experiências entre os grupos.
Discuta com a turma:
- Alguém possui uma resposta diferente destas?
- Como podemos complementar a resposta desse colega para que ela fique bem completa?
- Vocês gostariam de partilhar algo que acharam importante e ninguém falou?
Sistematização do Conhecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Neste momento será realizada a sistematização dos conceitos. É importante que os alunos também registrem. Sugere-se que o professor passe no quadro as respostas para que todos os alunos consigam acompanhar, ou projete o slide.
Propósito: Verificar a resolução da atividade e reforçar o que os alunos aprenderam nesta aula.
Discuta com a turma:
- Essa característica está correta? Por quê?
- O que te levou a dizer esta característica?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Encerre a atividade reforçando as semelhanças e diferenças encontradas na pirâmide e prisma de base triangular, encontradas durante as atividades anteriores.
Propósito: Reforçar os conhecimentos obtidos nesta aula.
Raio X
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientação: Realize a leitura do enunciado e peça aos alunos para que acompanhem esta leitura. Deixe com que os alunos resolvam a proposta individualmente. Enquanto produzem, passe nas mesas para verificar o que eles estão conseguindo fazer ou não.
Propósito: Verificar se os alunos compreenderam os conhecimentos adquiridos numa situação diferente das solicitadas anteriormente e avaliar os conhecimentos de cada sobre a pirâmide e o prisma de base triangular e suas planificações.
Discuta com a turma:
- Quais foram os passos que fizeram para conseguir desenhar a planificação?
- Conseguiram observar a figura geométrica plana e a sua planificação?
Materiais Complementares para impressão:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_16GEO02
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, Google sala de aula, WhatsApp, e-mail ou impressão (essa deve ser a última opção nesse momento de pandemia).
Atividade principal
Moldes impressos ou desenhados em folha A4.
Tesoura e cola
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Jogo: Sólidos geométricos
Jogo: Sólidos geométricos: Classificação.
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Atividade principal
O foco desta atividade principal é reconhecer, classificar e diferenciar as figuras geométricas espaciais de acordo com algumas características e relacionar com suas planificações, mais especificamente da pirâmide de base quadrangular e prisma de base triangular. Essa atividade principal é realizada em duas etapas: a de mão na massa e de exploração. Recomendamos começar com a exploração em que os alunos terão que comparar dois sólidos geométricos: o prisma de base triangular e a pirâmide de base quadrangular. Os alunos irão precisar montar esses dois sólidos em casa. Caso esteja em uma aula síncrona por videoconferência em alguma das ferramentas citadas acima (Zoom, Meets), converse com os alunos e mostre alguns dos materiais que eles podem utilizar para montar os sólidos. Você pode disponibilizar os moldes para essa montagem por arquivo ou pedir que observem, usem a régua e desenhem. Caso esteja em aula síncrona ou assíncrona utilizando outras ferramentas como, por exemplo, o WhatsApp, você pode gravar um vídeo mostrando os materiais, os moldes e explicando como construir esses sólidos pelos moldes ou desenhando. Caso não consiga, pode gravar um áudio ou escrever um texto e mostrar os moldes por meio de imagens. Explique para os alunos que eles podem utilizar outros materiais além dos citados. Depois da montagem, apresente a tabela de comparação para os alunos por imagem e peça que eles a completem. Eles podem completá-la em grupos através de um documento compartilhado (Google Docs) com os grupos. Podem também copiá-la no caderno para respondê-la. Os alunos podem completar a tabela também individualmente e compartilhar o que descobriram com os colegas falando se estiverem ao vivo, ou por texto ou áudio se for por WhatsApp.
Na segunda etapa da atividade, os alunos precisam da imagem das planificações incompletas para que possam completá-las. Você pode disponibilizar por print do slide ou enviando o arquivo da atividade principal. Explique a atividade por vídeo, áudio ou texto e peça que os alunos utilizem os sólidos que montaram para auxiliá-los a perceber as partes que estão faltando nas planificações. Os alunos podem desenhar as planificações no caderno e completá-las. Depois, podem disponibilizá-las por fotografias e um áudio ou texto explicando as estratégias que utilizaram para completar as planificações.
Discussão das soluções
Na discussão das soluções os alunos devem compartilhar as suas tabelas ou você pode compartilhar uma tabela e ir completando com as informações que os alunos forem trazendo. Peça que os alunos compartilhem as imagens das planificações que completaram. Se você achar necessário, compartilhe o slide de resolução para que eles comparem com as tabelas e os desenhos que realizaram nos cadernos, complementando-os. Peça também que os alunos expliquem as suas estratégias por meio de áudios, textos e até mesmo vídeos.
Sistematização do conceito
Retome resumidamente com a turma os conceitos explorados na aula. Os alunos devem copiar em seus cadernos para futuras consultas. Pergunte se eles gostariam de acrescentar alguma observação as anotações.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser utilizada para verificar se os alunos compreenderam e atingiram o objetivo da aula. As atividades complementares também podem ser exploradas para esse fim. Você pode selecionar as atividades que são mais adequadas para a sua turma e enviá-las pelo meio que está sendo usada por sua escola para interagir com os alunos.
Convite às famílias
O envolvimento das famílias nas atividades escolares com os alunos é o ideal nesses momentos, principalmente na organização da rotina deles e de seus materiais. Envie uma mensagem de texto, áudio ou vídeo explicando o que você está trabalhando com os alunos e de que forma eles podem ajudar na organização ou discussão da resolução ou incentivar em casa.
A família pode explorar os sólidos geométricas em objetos que há em casa e pedir que os agrupem, classifiquem e façam comparações. Podem pedir que os alunos desmontem diferentes tipos de caixas para observar as planificações. Pode também incentivar que os alunos joguem os jogos indicados, se for possível.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Poliana Aparecida Meredik Capelesso
Mentor: Daniela Pannuti
Revisor Pedagógico: Eliane Zanin
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC:
(EF02MA14) Reconhecimento e análise de figuras não planas, suas características e representações (esfera, cilindro, cubo, pirâmides; bloco retangular; prisma de base triangular; faces, arestas e vértices; planificação)
Objetivos específicos:
- Identificar e explorar as planificações das figuras não planas: Pirâmide de base quadrangular e prisma de base triangular.
- Reconhecer, classificar e diferenciar as figuras geométricas espaciais de acordo com algumas características e relacionar com suas planificações, mais especificamente da pirâmide de base quadrangular e prisma de base triangular.
Conceito-chave:
Pirâmide de base quadrangular e prisma de base triangular.
Recursos necessários:
- Cola;
- Tesoura;
- Régua;
- Folha A4;
- Atividades impressas;
- Datashow ( opcional).