Como selecionar Recursos Educacionais Digitais (REDs) para suas aulas?
Plano de Aula
Plano de aula: Explorando a escrita de Diários com o Apoio da Inteligência Artificial
Por: Elisa Vilalta
Descrição
Este plano de aula visa ensinar aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental a identificar e reproduzir as características de formatação e diagramação dos gêneros epistolares (como cartas) e diários. Com o uso de uma ferramenta de Inteligência Artificial (IA), os alunos poderão criar textos desses gêneros, explorando a estrutura e expressando suas vivências, emoções e opiniões de forma criativa.
Materiais sugeridos
- Equipamentos e dispositivos:
Computadores ou tablets com acesso à internet.
Projetor multimídia. - Recursos Educacionais Digitais:
Editor de texto digital (Word ou Google Docs, por exemplo).
ChatGPT, Gemini ou outra ferramenta de IA capaz de sugerir ou revisar textos. - Materiais diversos:
Caderno e lápis.
Papel A4 para rascunhos.
ANEXO 1 - Página de diário
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Forma de composição do texto.
Prática de Linguagem
- Análise linguística e semiótica.
Objetivos de aprendizagem
- Identificar e reproduzir os elementos estruturais e de diagramação de um diário, utilizando ferramentas digitais para revisar textos com criatividade e personalização.
Competências gerais
1. Conhecimento.
2. Comunicação.
- BRASIL. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/. Acesso em 10 de nov. de 2018.
- Inteligência Artificial na Revisão de Textos: Eficaz ou Limitada? Disponível em: https://oficinasoportugues.com.br/blog/inteligencia-artificial-na-revisao-de-textos/. Acesso em 19 dez. 2024.
- 5 IAs para melhorar um texto. Disponível em: https://canaltech.com.br/inteligencia-artificial/ias-para-melhorar-texto/#google_vignette. Acesso em 19 dez. 2024.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 70 minutos.
Este plano de aula visa ensinar aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental a identificar e reproduzir as características de formatação e diagramação dos gêneros epistolares (como cartas) e diários. Com o uso de uma ferramenta de Inteligência Artificial (IA), os alunos poderão criar textos desses gêneros, explorando a estrutura e expressando suas vivências, emoções e opiniões de forma criativa.
Dificuldades antecipadas: Algumas crianças podem não identificar claramente os componentes do diário (data, saudação, corpo do texto, despedida e assinatura). Pode ser desafiador estruturar o texto com clareza e coesão, especialmente ao expressar sentimentos ou relatar eventos.
Organização da aula
Conversa inicial
Tempo previsto: 15 minutos.
Inicie a aula compartilhando com os estudantes que eles irão explorar o gênero literário Diário e que irão trabalhar em grupos para construir a página de um deles.
Pergunte aos alunos:
- Vocês já escreveram um diário antes?
- O que um diário costuma conter?
- Por que as pessoas usam os diários para se comunicar?
Os estudantes devem compartilhar suas impressões sobre o uso dos diários. Alguns já devem ter visto ou ouvido falar de um. Nessa idade, é uma proposta que fará com que reflitam sobre os seus sentimentos e coloquem no papel sabendo que não será lido por ninguém, já que estão escrevendo para si mesmo.
- Vamos explorar uma página de diário?
Reúna os estudantes em quartetos e entregue a folha do diário do Anexo.
Explore os elementos de formatação do gênero: data, saudação, corpo do texto, despedida e assinatura.
Peça que os estudantes compartilhem as conclusões que tiveram.
Espera-se que os estudantes reconheçam que o diário traz a data em que que o fato que está sendo contado aconteceu, que existe uma saudação, pois estamos escrevendo para outra "pessoa", no caso, o Diário. O texto fala sobre fatos que aconteceram com a pessoa que escreve, portanto, é escrito em primeira pessoa e no diário são colocadas emoções e sensações vividas no momento. Ele termina com uma despedida e a assinatura de quem escreveu. Ressalte que a estrutura do diário assemelha-se à de uma carta.
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores
Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA