Plano de Aula

Plano de aula: Explorando a escrita de Diários com o Apoio da Inteligência Artificial

mais ações

Descrição

Este plano de aula visa ensinar aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental a identificar e reproduzir as características de formatação e diagramação dos gêneros epistolares (como cartas) e diários. Com o uso de uma ferramenta de Inteligência Artificial (IA), os alunos poderão criar textos desses gêneros, explorando a estrutura e expressando suas vivências, emoções e opiniões de forma criativa.

Materiais sugeridos

  • Equipamentos e dispositivos:
    Computadores ou tablets com acesso à internet.

    Projetor multimídia.

  • Recursos Educacionais Digitais:
    Editor de texto digital (Word ou Google Docs, por exemplo).

    ChatGPT, Gemini ou outra ferramenta de IA capaz de sugerir ou revisar textos.

  • Materiais diversos:
    Caderno e lápis.

    Papel A4 para rascunhos.

    ANEXO 1 - Página de diário 

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Forma de composição do texto.

Prática de Linguagem

  • Análise linguística e semiótica.

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar e reproduzir os elementos estruturais e de diagramação de um diário, utilizando ferramentas digitais para revisar textos com criatividade e personalização.

Competências gerais

1. Conhecimento.

2. Comunicação.

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Intermediário
doubts

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 70 minutos.

Este plano de aula visa ensinar aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental a identificar e reproduzir as características de formatação e diagramação dos gêneros epistolares (como cartas) e diários. Com o uso de uma ferramenta de Inteligência Artificial (IA), os alunos poderão criar textos desses gêneros, explorando a estrutura e expressando suas vivências, emoções e opiniões de forma criativa.

Dificuldades antecipadas: Algumas crianças podem não identificar claramente os componentes do diário (data, saudação, corpo do texto, despedida e assinatura). Pode ser desafiador estruturar o texto com clareza e coesão, especialmente ao expressar sentimentos ou relatar eventos.

Organização da aula

Conversa inicial

Tempo previsto: 15 minutos.

Inicie a aula compartilhando com os estudantes que eles irão explorar o gênero literário Diário e que irão trabalhar em grupos para construir a página de um deles.

Pergunte aos alunos:

- Vocês já escreveram um diário antes?

- O que um diário costuma conter?

- Por que as pessoas usam os diários para se comunicar?

Os estudantes devem compartilhar suas impressões sobre o uso dos diários. Alguns já devem ter visto ou ouvido falar de um. Nessa idade, é uma proposta que fará com que reflitam sobre os seus sentimentos e coloquem no papel sabendo que não será lido por ninguém, já que estão escrevendo para si mesmo.

- Vamos explorar uma página de diário?

Reúna os estudantes em quartetos e entregue a folha do diário do Anexo.

Explore os elementos de formatação do gênero: data, saudação, corpo do texto, despedida e assinatura.

Peça que os estudantes compartilhem as conclusões que tiveram.

Espera-se que os estudantes reconheçam que o diário traz a data em que que o fato que está sendo contado aconteceu, que existe uma saudação, pois estamos escrevendo para outra "pessoa", no caso, o Diário. O texto fala sobre fatos que aconteceram com a pessoa que escreve, portanto, é escrito em primeira pessoa e no diário são colocadas emoções e sensações vividas no momento. Ele termina com uma despedida e a assinatura de quem escreveu. Ressalte que a estrutura do diário assemelha-se à de uma carta.

Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento

ACESSAR AGORA