Como selecionar Recursos Educacionais Digitais (REDs) para suas aulas?
Plano de Aula
Plano de aula: Explorando a escrita de Diários com o Apoio da Inteligência Artificial
Por: Elisa Vilalta
Descrição
Este plano de aula visa ensinar aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental a identificar e reproduzir as características de formatação e diagramação dos gêneros epistolares (como cartas) e diários. Com o uso de uma ferramenta de Inteligência Artificial (IA), os alunos poderão criar textos desses gêneros, explorando a estrutura e expressando suas vivências, emoções e opiniões de forma criativa.
Materiais sugeridos
- Equipamentos e dispositivos:
Computadores ou tablets com acesso à internet.
Projetor multimídia. - Recursos Educacionais Digitais:
Editor de texto digital (Word ou Google Docs, por exemplo).
ChatGPT, Gemini ou outra ferramenta de IA capaz de sugerir ou revisar textos. - Materiais diversos:
Caderno e lápis.
Papel A4 para rascunhos.
ANEXO 1 - Página de diário
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Forma de composição do texto.
Prática de Linguagem
- Análise linguística e semiótica.
Objetivos de aprendizagem
- Identificar e reproduzir os elementos estruturais e de diagramação de um diário, utilizando ferramentas digitais para revisar textos com criatividade e personalização.
Competências gerais
1. Conhecimento.
2. Comunicação.


Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 70 minutos.
Este plano de aula visa ensinar aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental a identificar e reproduzir as características de formatação e diagramação dos gêneros epistolares (como cartas) e diários. Com o uso de uma ferramenta de Inteligência Artificial (IA), os alunos poderão criar textos desses gêneros, explorando a estrutura e expressando suas vivências, emoções e opiniões de forma criativa.
Dificuldades antecipadas: Algumas crianças podem não identificar claramente os componentes do diário (data, saudação, corpo do texto, despedida e assinatura). Pode ser desafiador estruturar o texto com clareza e coesão, especialmente ao expressar sentimentos ou relatar eventos.
Organização da aula
Conversa inicial
Tempo previsto: 15 minutos.
Inicie a aula compartilhando com os estudantes que eles irão explorar o gênero literário Diário e que irão trabalhar em grupos para construir a página de um deles.
Pergunte aos alunos:
- Vocês já escreveram um diário antes?
- O que um diário costuma conter?
- Por que as pessoas usam os diários para se comunicar?
Os estudantes devem compartilhar suas impressões sobre o uso dos diários. Alguns já devem ter visto ou ouvido falar de um. Nessa idade, é uma proposta que fará com que reflitam sobre os seus sentimentos e coloquem no papel sabendo que não será lido por ninguém, já que estão escrevendo para si mesmo.
- Vamos explorar uma página de diário?
Reúna os estudantes em quartetos e entregue a folha do diário do Anexo.
Explore os elementos de formatação do gênero: data, saudação, corpo do texto, despedida e assinatura.
Peça que os estudantes compartilhem as conclusões que tiveram.
Espera-se que os estudantes reconheçam que o diário traz a data em que que o fato que está sendo contado aconteceu, que existe uma saudação, pois estamos escrevendo para outra "pessoa", no caso, o Diário. O texto fala sobre fatos que aconteceram com a pessoa que escreve, portanto, é escrito em primeira pessoa e no diário são colocadas emoções e sensações vividas no momento. Ele termina com uma despedida e a assinatura de quem escreveu. Ressalte que a estrutura do diário assemelha-se à de uma carta.
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA