Entrevista
Plano de Aula
Plano de aula: O papel de cada profissão
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Práticas e papéis sociais
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI02 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Poesia "O que é que eu vou ser?" do Pedro Bandeira. Ela faz parte do livro "Por enquanto eu sou pequeno" publicado pela editora Moderna (no "Material complementar" há um link com a poesia). Cartolina ou outro papel de sua preferência para um cartaz. Entrevista sobre a profissão de familiares realizada anteriormente. Folha sulfite. Data show ou quadro.
Material complementar:
BANDEIRA, Pedro. O que é que eu vou ser? Varinha de Condão. Disponível em: https://www.facebook.com/magicavarinhadecondao/photos/a.564826823671064/564826737004406/?type=1&theater. Acesso em 05 de abril de 2019.
Entrevista -
Adivinhas -
Lista de profissões -
Para você saber mais:
PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO, GRUPOS SOCIAIS E PAPÉIS SOCIAIS. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/psicologia/processo-de-socializacao-grupos-sociais-e-papeis-sociais/32184. Acesso em: 04 de abril de 2019.
PEREIRA, Eliane Aparecida Junckes; DA CUNHA, Miriam Vieira. Reflexões sobre as profissões. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2007v12n24p44/409. Acesso em: 16 de março de 2019.
MACHADO, Maria Helena. Sociologia das profissões: uma contribuição ao debate teórico. Disponível em: http://books.scielo.org/id/t4ksj/pdf/machado-9788575416075-02.pdf. Acesso em: 04 de abril de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos. Pergunte a eles o que são profissões e quais eles conhecem.
Nesta aula, espera-se que ampliem seu olhar e seu conhecimento sobre diversas profissões presentes em nossa sociedade, que entendam seu papel e sua importância e, com isso, desenvolvam atitudes de reconhecimento, respeito e valorização às pessoas em suas diferentes funções.
Para você saber mais:
PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO, GRUPOS SOCIAIS E PAPÉIS SOCIAIS. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/psicologia/processo-de-socializacao-grupos-sociais-e-papeis-sociais/32184. Acesso em: 04 de abril de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Antes de começar a aula, organize a sala para que os alunos se sentem em duplas.
Leia a poesia "O que é que eu vou ser?" do Pedro Bandeira, ela faz parte do livro "Por enquanto eu sou pequeno" publicado pela editora Moderna.
BANDEIRA, Pedro. O que é que eu vou ser? Varinha de Condão. Disponível em: https://www.facebook.com/magicavarinhadecondao/photos/a.564826823671064/564826737004406/?type=1&theater. Acesso em 05 de abril de 2019.
Releia a poesia e peça que os alunos identifiquem os profissionais citados no texto e descrevam o que faz cada um deles. Anote as profissões em um cartaz. Ao longo da aula, continue anotando nessa lista novas profissões que surgirem.
Se não tiver acesso à poesia, você pode usar a lista de profissões abaixo como base para a conversa com a turma. Peça que descrevam o que fazem esses profissionais e que contem se conhecem ou já conviveram com alguns deles.
Lista de profissões -
Pergunte para cada um que profissão gostaria de exercer no futuro. Peça que expliquem sua resposta e o que esse profissional faz. Acrescente essas profissões à lista.
Fonte das imagens:
Pixabay. Acesso em: 05 de abril de 2019.
Pixabay. Acesso em: 05 de abril de 2019.
Hanna Morris / Pexels. Acesso em: 05 de abril de 2019.
Para você saber mais:
PEREIRA, Eliane Aparecida Junckes; DA CUNHA, Miriam Vieira. Reflexões sobre as profissões. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2007v12n24p44/409. Acesso em: 16 de março de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 40 minutos
Orientações: Anteriormente a esta aula, solicite que os alunos entrevistem seus familiares (ou outros conhecidos) sobre suas profissões (qual sua profissão e como é seu trabalho). Imprima a folha com a entrevista (ou escreva o enunciado no quadro e peça que copiem em uma folha sulfite ou em seus cadernos), entregue para que levem para casa e dê um prazo para que tragam as respostas. (Em um outro momento, você pode convidar os familiares dos alunos para ir à escola falar um pouco sobre sua profissão para a turma).
Entrevista -
Se não for possível realizar a entrevista com os familiares, leve-os para entrevistar os funcionários da escola.
Convide-os a apresentar suas entrevistas para a turma. Anote no cartaz as profissões citadas.
Converse com eles sobre as profissões e sobre as funções que esses profissionais exercem.
Perguntas para discussão:
- Existem muitas ou poucas profissões?
- Será que essas profissões existem no mundo todo? Por quê? (É interessante que eles percebam que a maioria delas existe (ou já existiu) em grande parte do mundo. Algumas variam de acordo com o clima e as características geográficas da região. Outras de acordo com o avanço tecnológico do país. Mas a maioria das necessidades humanas e demandas presentes em diferentes partes do mundo são parecidas, então há médicos, vendedores, motoristas, advogados, pedreiros, engenheiros, encanadores, etc na maioria dos lugares.)
- Quais as profissões que vocês acham mais comuns, ou seja, que são exercidas por mais pessoas?
- Quais as profissões que mais apareceram nas entrevistas da nossa turma?
- Com quais profissionais vocês têm contato no dia a dia? Quais vocês veem executando seu trabalho?
- Quais profissionais trabalham na nossa escola? Como seria nossa escola sem eles?
- Como será que essas profissões surgiram? (Estimule que eles percebam que as profissões estão ligadas a uma necessidade de um grupo de pessoas e por isso algumas profissões podem deixar de existir e outras novas podem surgir.)
- O que é preciso para se exercer essas profissões?
- Qual a importância desses profissionais?
- Como seria nossa vida se essas profissões não existissem?
Permita que os alunos se expressem livremente, compartilhando suas opiniões e vivências. É importante ouvi-los para conhecer suas ideias, suas concepções e percepções. Faça questionamentos e comentários que os ajude a perceber que todas as profissões exercem um papel fundamental em nossa sociedade e que todos esses profissionais precisam fazer sua parte para que a sociedade continue funcionando. Reforce a importância de respeitarmos e valorizarmos todos os profissionais, combatendo preconceitos e estereótipos que possam surgir.
Depois, escreva as profissões que foram anotadas na lista em pequenos papéis para poder sorteá-los.
Convide as duplas a ir à frente da sala para sortear uma das profissões e fazer uma mímica que a represente para o restante da sala tentar descobrir qual é.
Brinque com as crianças criando um momento lúdico e descontraído. Se algum aluno não quiser fazer a mímica, não tem problema, ele pode participar tentando adivinhar. Se alguma dupla ficar "travada", sem saber como representar aquele profissional, ajude-a a pensar em uma maneira de representá-lo. Se sentir-se confortável, participe também fazendo uma mímica para eles. Faça diversas rodadas, enquanto a turma estiver interessada na brincadeira.
Fonte da imagem: Freepick. Acesso em: 04 de abril de 2019.
Para você saber mais:
MACHADO, Maria Helena. Sociologia das profissões: uma contribuição ao debate teórico. Disponível em: http://books.scielo.org/id/t4ksj/pdf/machado-9788575416075-02.pdf. Acesso em: 04 de abril de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Diga aos alunos que irão responder pequenas adivinhas sobre as profissões. Imprima a folha da atividade e entregue uma para cada. Você também pode ler as adivinhas, ou projetá-las no data show, ou escrevê-las no quadro, e pedir que anotem as respostas em uma folha ou no caderno.
Folha de adivinhas -
Leia uma adivinha por vez e dê um tempo para que a respondam. Enquanto isso, circule pela sala, auxilie no processo de escrita e esclareça dúvidas quando necessário. Depois, convide um aluno a dizer sua resposta para que todos possam conferir se acertaram.
Respostas: veterinário e jardineiro.
Você pode adaptar a atividade alterando ou acrescentando novas adivinhas baseando-se nas respostas que os alunos obtiveram com as entrevistas.
Sistematização
Orientações: Diga aos alunos que irão responder pequenas adivinhas sobre as profissões. Imprima a folha da atividade e entregue uma para cada. Você também pode ler as adivinhas, ou projetá-las no data show, ou escrevê-las no quadro, e pedir que anotem as respostas em uma folha ou no caderno.
Folha de adivinhas -
Leia uma adivinha por vez e dê um tempo para que a respondam. Enquanto isso, circule pela sala, auxilie no processo de escrita e esclareça dúvidas quando necessário. Depois, convide um aluno a dizer sua resposta para que todos possam conferir se acertaram.
Respostas: professor e motorista.
Você pode adaptar a atividade alterando ou acrescentando novas adivinhas baseando-se nas respostas que os alunos obtiveram com as entrevistas.
Sistematização
Orientações: Convide os alunos a criarem suas próprias adivinhas seguindo o mesmo modelo das que responderam. Peça que a escrevam em um papel e depois troquem com sua dupla para que um responda a do outro.
Folha de adivinhas -
Ajude os alunos com dificuldade na escrita ou, se necessário, assuma o papel de escriba.
Depois que as duplas tiverem respondido, convide os alunos que quiserem a ler a adivinha que criaram (ou entregar para que você a leia) para que toda a turma tente responder oralmente.
Ao pensar na adivinha, descrever com as próprias palavras o que fazem diferentes profissionais e ouvir as definições dadas pelos colegas, os alunos se apropriam desse conteúdo e passam a conhecer diferentes funções exercidas em nossa sociedade. Além disso, ao conhecer profissionais diversos e qual o trabalho realizado por eles, os alunos podem compreender que todos esses papéis são importantes na comunidade, desenvolvendo um olhar de respeito e valorização.
Fonte da imagem: Banco de Imagens da Nova Escola. Acesso em: 05 de abril de 2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp.
- Optativas: Google Meet e Google Classroom.
Contexto
Neste plano o objetivo é identificar e valorizar o papel de diversas profissões. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, compartilhe o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, organize um momento no Google Classroom (como criar, postar atividades, disponível aqui) ou no Google Meet (como criar uma reunião online, disponível aqui).
Envie para os estudantes o arquivo de contextualização (disponível aqui). Peça para responderem no caderno o que cada profissão faz. Acrescente profissões a lista, caso ache necessário. Peça que enviem as respostas através de fotografias no grupo da escola.
Problematização
Solicite aos estudantes que produzam uma entrevista com um familiar do convívio mais próximo. Compartilhe com eles o arquivo de problematização (disponível aqui), com as perguntas a serem feitas. Dê um tempo para que as tarefas sejam executadas. Peça que os estudantes façam um comentário geral, via arquivo de áudio, sobre as respostas encontradas.
Sistematização
Acesse o arquivo de sistematização (disponível aqui). Em áudios separados, envie cada questão. Peça que os estudantes enviem as respostas. A cada resposta, envie novas perguntas e dê o feedback. Você pode adaptar a atividade alterando ou acrescentando novas adivinhas, baseando-se nas respostas que os alunos obtiveram com as entrevistas.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo junto com as crianças alguns vídeos sobre profissões, como “Profissões - Serelepe” (disponível aqui), “O que você quer ser quando crescer” (disponível aqui) e “Minha profissão é” (disponível aqui).
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI01, EF01HI02, EF01HI03 e EF03HI01 e com outros componentes curriculares EF15AR24, EF15AR25 e EF12EF12.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Helena Eher
Mentor: Graciele Fabricio
Especialista: Danielle Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: A comunidade e seus registros
Objeto (s) de conhecimento: A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade, convivências e interações entre pessoas
Habilidade(s) da BNCC: (EF02HI02) Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades.
Palavras-Chave: Profissão; Profissões; Papel social; Função; Trabalho; Profissionais; Sociedade