Declaração Universal dos Direitos das Crianças
Plano de Aula
Plano de aula: Os diferentes papéis de um indivíduo
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Práticas e papéis sociais
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI02, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Folha sulfite, A3 ou outra de sua preferência. Livro Os direitos das crianças segundo Ruth Rocha, publicado pela editora Salamandra (se não tiver acesso ao livro, você pode usar o vídeo indicado no Material complementar). Quadro ou data show.
Material complementar:
Declaração Universal dos Direitos das Crianças
IBAB - O DIREITO DAS CRIANÇAS, RUTH ROCHA [DRAW MY LIFE]. Oficialibab. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=AgloVruf2Q8.
Acesso em: 6 de abril de 2019.
Atividade de Sistematização
Para você saber mais:
UNICEF. A Convenção sobre os Direitos da Criança. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/convencao-sobre-os-direitos-da-crianca.
Acesso em: 6 de abril de 2019.
FERREIRA, Manuela; COSTA, Ricardo Jorge. Criança tem voz própria. A Página da Educação. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/21460/2/84402.pdf. Acesso em: 6 de abril de 2019.
BERLATTO, Odir. A construção da identidade social. Disponível em: http://ojs.fsg.br/index.php/direito/article/view/242. Acesso em: 6 de abril de 2019.
APPEL-SILVA, Marli; ARGIMON, Irani Iracema de Lima; WENDT, Guilherme Welter. Conflito de papéis entre os domínios da família e do trabalho. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-34822011000200003. Acesso em: 6 de abril de 2019.
CÂMARA DOS DEPUTADOS. Declaração dos Direitos da Criança. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/cdhm/comite-brasileiro-de-direitos-humanos-e-politica-externa/DeclDirCrian.html. Acesso em: 6 de abril de 2019.
O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO: INDIVÍDUO, SOCIEDADE E CULTURA. Disponível em: https://www.unitins.br/BibliotecaMidia/Files/Documento/BM_633856684394224298apostila_aula_2.pdf. Acesso em: 23 de abril de 2019.
LAURENTI, Carolina; DE BARROS, Mari Nilza Ferrari. Identidade: questões conceituais e contextuais. Disponível em: http://www.uel.br/ccb/psicologia/revista/textov2n13.htm. Acesso em: 23 de abril de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos. Pergunte a eles sobre as tarefas e responsabilidades que possuem dependendo do grupo com o qual estão convivendo, por exemplo, na escola, em casa, na casa da avó, na igreja etc.
Nesta aula, espera-se que os alunos compreendam que cada indivíduo assume diversos papéis sociais de acordo com o contexto em que está inserido e, por isso, suas atitudes, comportamentos e interações também devem variar.
“ ...múltiplos papéis são assumidos por uma determinada pessoa no mesmo momento histórico, denominado de multiplicidade de papéis, tais como o papel de filho ou filha, pai ou mãe e os papéis profissionais. Dessa maneira, as pessoas transitam de um papel ao outro de acordo com o contexto, demarcando posições na sociedade. Os papéis englobam um conjunto de demandas e expectativas por parte de quem os exerce - os agentes - e das pessoas relacionadas - os espectadores - denominado de prescrição do papel (Goffman, 1999 [1961]).”
Fonte: APPEL-SILVA, Marli; ARGIMON, Irani Iracema de Lima; WENDT, Guilherme Welter. Conflito de papéis entre os domínios da família e do trabalho. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-34822011000200003. Acesso em: 6 de abril de 2019.
Para você saber mais:
BERLATTO, Odir. A construção da identidade social. Disponível em: http://ojs.fsg.br/index.php/direito/article/view/242. Acesso em: 6 de abril de 2019.
APPEL-SILVA, Marli; ARGIMON, Irani Iracema de Lima; WENDT, Guilherme Welter. Conflito de papéis entre os domínios da família e do trabalho. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-34822011000200003. Acesso em: 6 de abril de 2019.
LAURENTI, Carolina; DE BARROS, Mari Nilza Ferrari. Identidade: questões conceituais e contextuais. Disponível em: http://www.uel.br/ccb/psicologia/revista/textov2n13.htm. Acesso em: 23 de abril de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Converse com os alunos sobre os diferentes papéis que assumem em contextos variados. Comece perguntando Quem é você? e com base na resposta deles vá fazendo outras perguntas que os faça se aprofundar na resposta, percebendo as diferentes posições que ocupam.
Perguntas para discussão:
- Quem é você na escola?
- O que se espera de você na escola?
- O que você pode e não pode fazer?
- Como os outros te tratam neste espaço?
- Quem é você na sua casa?
- O que se espera de você em casa?
- O que você pode e não pode fazer?
- Como os outros te tratam neste espaço?
- Quem é você no consultório médico?
- O que se espera de você no consultório?
- O que você pode e não pode fazer?
- Como os outros te tratam neste espaço?
Peça que os alunos citem outros exemplos de contextos nos quais assumem um outro papel (por exemplo: casa da avó, casa de um amigo, igreja, aula de balé, durante uma apresentação etc.), se necessário faça questionamentos que os ajudem a perceber contextos nos quais ocupam posições diferentes. Anote no quadro os papéis citados por eles. Relate também papéis que você assume em diferentes contextos (professor(a), mãe/pai, esposa/marido, filho(a), tio(a), consumidor(a) etc.).
Instigue-os a perceber, por meio de questionamentos, que cada papel que a gente assume vem carregado de expectativas e demandas, de direitos e deveres, de comportamentos considerados aceitáveis ou não. Isso começa desde que somos crianças e nos acompanha ao longo de toda a vida.
Fonte da imagem: Pyotr021/ Getty Images. Acesso em: 6 de abril de 2019.
Como adequar à sua realidade: Acrescente à conversa outros papéis comumente desempenhados pelas crianças em sua comunidade.
Para você saber mais:
FERREIRA, Manuela; COSTA, Ricardo Jorge. Criança tem voz própria. A Página da Educação. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/21460/2/84402.pdf. Acesso em: 6 de abril de 2019.
O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO: INDIVÍDUO, SOCIEDADE E CULTURA. Disponível em: https://www.unitins.br/BibliotecaMidia/Files/Documento/BM_633856684394224298apostila_aula_2.pdf. Acesso em: 14 de março de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 40 minutos.
Orientações: Explique aos alunos que, além destes papéis, na sociedade em que vivem eles também desempenham o papel de criança.
Conte a eles que em 1959, a ONU aprovou a Declaração Universal dos Direitos das Crianças com dez direitos que devem ser assegurados a todas as crianças do mundo. Leia-os para os alunos e converse a respeito do significado de cada um deles.
Declaração Universal dos Direitos das Crianças
Pergunte a opinião deles sobre essa Declaração, qual sua importância, por que é fundamental que todas as crianças do mundo tenham estes direitos assegurados e se eles acrescentariam outros direitos a esta lista.
Diga que a autora Ruth Rocha teve outras ideias de direitos que deveriam ser garantidos às crianças. Leia o livro Os direitos das crianças segundo Ruth Rocha, publicado pela editora Salamandra.
Se não tiver acesso ao livro, você pode mostrar o vídeo com o texto ou assisti-lo em casa e depois contá-lo para os alunos.
IBAB - O DIREITO DAS CRIANÇAS, RUTH ROCHA [DRAW MY LIFE]. Oficialibab. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=AgloVruf2Q8.
Acesso em: 6 de abril de 2019.
Compare com os alunos estas duas listas de direitos. Possibilite que eles percebam a diferença entre os direitos listados em um documento oficial e no livro de Ruth Rocha. Deixe que comentem sobre os textos, que os associem com suas experiências pessoais e que façam acréscimos a estas listas.
Conte a eles que, além de direitos, todos nós também temos deveres. Peça que deem exemplos de deveres que precisam cumprir em diferentes contextos (escola, casa, biblioteca, igreja etc.).
Fonte das imagens:
Wikimedia commons. Small Flag of the United Nations ZP. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Small_Flag_of_the_United_Nations_ZP.svg. Acesso em: 6 de abril de 2019.
Editora Salamandra. Disponível em: https://www.salamandra.com.br/main.jsp?lumPageId=4028818B2F212E9B012F2C6BF30801C2&itemId=8A8A8A8244063757014407E4B4BD6265.
Acesso em: 6 de abril de 2019.
Para você saber mais:
UNICEF. A Convenção sobre os Direitos da Criança. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/convencao-sobre-os-direitos-da-crianca.
Acesso em: 6 de abril de 2019.
CÂMARA DOS DEPUTADOS. Declaração dos Direitos da Criança. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/cdhm/comite-brasileiro-de-direitos-humanos-e-politica-externa/DeclDirCrian.html. Acesso em: 6 de abril de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 35 minutos.
Orientações: Imprima a folha da atividade e entregue uma para cada aluno. Você também pode entregar uma folha sulfite, A3 ou outra de sua preferência, pedir que a dividam no meio e escrevam “DIREITO” de um lado e “DEVER” do outro.
Atividade da Sistematização -
Retome com os alunos a lista em que você anotou os diferentes papéis que eles desempenham. Diga que cada um deverá escolher um desses papéis e representar por meio de desenho e/ou escrita um direito e um dever que possui quando está nesta posição. Sugira que escolham papéis diferentes uns
dos outros.
Enquanto fazem a atividade, circule pela sala observando e orientando quando necessário.
Convide alguns alunos a compartilhar suas produções com a classe e explicar o que representou. Possibilite que compartilhem suas experiências,
que percebam semelhanças e diferenças entre a própria realidade e a dos colegas e que expressem suas opiniões. Exponha todos os registros.
Fonte da imagem: Pixabay. Acesso em: 6 de abril de 2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp.
- Optativas: Google Meet e Google Classroom.
Contexto
Neste plano o objetivo é identificar os diferentes papéis que você desempenha no seu dia a dia. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, compartilhe o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, organize um momento no Google Classroom (como criar, postar atividades, disponível aqui) ou no Google Meet (como criar uma reunião online, disponível aqui).
Pergunte aos estudantes como eles se comportam em diferentes lugares ou quem são eles em lugares diferentes. Essa reflexão deve ser guiada por outras questões, que você também vai enviar:
- Quem é você na escola?
- O que se espera de você na escola?
- O que você pode e não pode fazer?
- Como os outros te tratam neste espaço?
No mesmo sentido dos questionamentos acima, você pode ir adaptando e inserindo outros lugares, como casa, médico, parque etc. Peça que os estudantes enviem as respostas por áudio de, no máximo, 1 minuto.
Problematização
Compartilhe com os estudantes a informação de que as crianças têm direitos assegurados em documentos que são reconhecidos mundialmente. Você pode enviar o arquivo de problematização (disponível aqui), mas deve falar por áudio o que ele traz. Envie, também, o vídeo “O direito das crianças” (disponível aqui). Peça que eles estabeleçam um paralelo entre a obra literária e o documento da ONU. Possibilite que percebam a diferença entre os direitos listados em um documento oficial e no livro de Ruth Rocha.
Sistematização
Retome com os estudantes as partes anteriores. Compartilhe com eles o arquivo de sistematização (disponível aqui). Peça que voltem a primeira etapa de contextualização e lembrem quem são eles em cada lugar e o que fazem. Peça para pensarem nessas questões como sendo os direitos deles. Solicite que pensem em coisas que eles devem fazer. Caso tenham dúvidas, dê exemplos, como: é dever da criança colaborar nas atividades domésticas; ajudar a cuidar dos animais; organizar os brinquedos etc. Essas impressões devem ser colocadas no arquivo compartilhado e, após a resolução, enviadas para os grupo da turma via fotografias. Atente para as respostas e para o feedback a ser enviado aos estudantes.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo junto com as crianças vídeos sobre alguns dos direitos, como “Toda criança tem direitos” (disponível aqui) e “O respeito” (disponível aqui).
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI01, EF01HI02, EF01HI03 e EF03HI01 e com outros componentes curriculares EF15AR24, EF15AR25 e EF12EF12.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Helena Eher
Mentor: Graciele Fabricio
Especialista: Danielle Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: A comunidade e seus registros.
Objeto(s) de conhecimento: A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade, convivências e interações entre pessoas.
Habilidade(s) da BNCC: EF02HI02 Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades.
Palavras-chave: Papéis sociais, diferentes, criança, aluno, direitos, deveres.