Plano de Aula

Plano de aula: Os diferentes papéis de um indivíduo

Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Práticas e papéis sociais

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Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI02, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Folha sulfite, A3 ou outra de sua preferência. Livro Os direitos das crianças segundo Ruth Rocha, publicado pela editora Salamandra (se não tiver acesso ao livro, você pode usar o vídeo indicado no Material complementar). Quadro ou data show.

Material complementar:

Declaração Universal dos Direitos das Crianças

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8dnneJ7xC2vfxzzwscMq64NGFeBtrmcSSrK8Y3RW4JfHxtcKAqdZrgY7VXjE/his2-02und08-declaracao-universal-dos-direitos-das-criancas.pdf

IBAB - O DIREITO DAS CRIANÇAS, RUTH ROCHA [DRAW MY LIFE]. Oficialibab. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=AgloVruf2Q8.
Acesso em: 6 de abril de 2019.

Atividade de Sistematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YwemqwpdUCVdc7MkhBPpncHeBeq6yWdUSg3RzTya798SnAYntbbe8nqEbzfM/his2-02und08-atividade-de-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

UNICEF. A Convenção sobre os Direitos da Criança. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/convencao-sobre-os-direitos-da-crianca.
Acesso em: 6 de abril de 2019.

FERREIRA, Manuela; COSTA, Ricardo Jorge. Criança tem voz própria. A Página da Educação. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/21460/2/84402.pdf. Acesso em: 6 de abril de 2019.

BERLATTO, Odir. A construção da identidade social. Disponível em: http://ojs.fsg.br/index.php/direito/article/view/242. Acesso em: 6 de abril de 2019.

APPEL-SILVA, Marli; ARGIMON, Irani Iracema de Lima; WENDT, Guilherme Welter. Conflito de papéis entre os domínios da família e do trabalho. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-34822011000200003. Acesso em: 6 de abril de 2019.

CÂMARA DOS DEPUTADOS. Declaração dos Direitos da Criança. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/cdhm/comite-brasileiro-de-direitos-humanos-e-politica-externa/DeclDirCrian.html. Acesso em: 6 de abril de 2019.

O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO: INDIVÍDUO, SOCIEDADE E CULTURA. Disponível em: https://www.unitins.br/BibliotecaMidia/Files/Documento/BM_633856684394224298apostila_aula_2.pdf. Acesso em: 23 de abril de 2019.

LAURENTI, Carolina; DE BARROS, Mari Nilza Ferrari. Identidade: questões conceituais e contextuais. Disponível em: http://www.uel.br/ccb/psicologia/revista/textov2n13.htm. Acesso em: 23 de abril de 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos. Pergunte a eles sobre as tarefas e responsabilidades que possuem dependendo do grupo com o qual estão convivendo, por exemplo, na escola, em casa, na casa da avó, na igreja etc.

Nesta aula, espera-se que os alunos compreendam que cada indivíduo assume diversos papéis sociais de acordo com o contexto em que está inserido e, por isso, suas atitudes, comportamentos e interações também devem variar.

“ ...múltiplos papéis são assumidos por uma determinada pessoa no mesmo momento histórico, denominado de multiplicidade de papéis, tais como o papel de filho ou filha, pai ou mãe e os papéis profissionais. Dessa maneira, as pessoas transitam de um papel ao outro de acordo com o contexto, demarcando posições na sociedade. Os papéis englobam um conjunto de demandas e expectativas por parte de quem os exerce - os agentes - e das pessoas relacionadas - os espectadores - denominado de prescrição do papel (Goffman, 1999 [1961]).”

Fonte: APPEL-SILVA, Marli; ARGIMON, Irani Iracema de Lima; WENDT, Guilherme Welter. Conflito de papéis entre os domínios da família e do trabalho. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-34822011000200003. Acesso em: 6 de abril de 2019.

Para você saber mais:

BERLATTO, Odir. A construção da identidade social. Disponível em: http://ojs.fsg.br/index.php/direito/article/view/242. Acesso em: 6 de abril de 2019.

APPEL-SILVA, Marli; ARGIMON, Irani Iracema de Lima; WENDT, Guilherme Welter. Conflito de papéis entre os domínios da família e do trabalho. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-34822011000200003. Acesso em: 6 de abril de 2019.

LAURENTI, Carolina; DE BARROS, Mari Nilza Ferrari. Identidade: questões conceituais e contextuais. Disponível em: http://www.uel.br/ccb/psicologia/revista/textov2n13.htm. Acesso em: 23 de abril de 2019.

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