Plano de Aula

Plano de aula: Profissões que não existiam antigamente

Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Práticas e papéis sociais

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI02 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Prepare uma caixa com diversos materiais (de verdade ou de brinquedo) que podem ser associados a uma profissão (ou a várias profissões), por exemplo: giz de lousa, ferramentas, estetoscópio, celular, pincel, microfone, carrinho, trem, teclado de computador, máquina fotográfica, binóculo, fone de ouvido, fita métrica, etc. Se não conseguir reunir esses materiais, você pode colocar na caixa cartões com imagens retiradas da internet, de livros, revistas ou jornais. Cartolina (ou outro papel de sua preferência) com a tabela da sistematização. Fita adesiva. Data show ou quadro.

Material complementar:

Sugestão de imagens para o contexto -

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8Fw8qs56xF39CpvE9BzRCy49ZNUbhcM4QUNhCPPBwManQz48kk7qtPv88EHZ/his2-02und02-sugestao-de-imagens-para-o-contexto.pdf

Atividade da problematização -

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9gBP5Q2WTPrJ9WVc3CPTDVQexppj4mEmkAcbxY24GfssYAgBcsuYDzuKh8mj/his2-02und02-atividade-da-problematizacao.pdf

Fichas da sistematização -

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VMtuQuANeJNyAaGatKDFbRV4cGAYbKQW9fWvFbDT5XP8rPuA49kM8NMxAePE/his2-02und02-fichas-da-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

PERSONAL TRAINER DE ZUMBA: CONHEÇA 10 PROFISSÕES QUE NÃO EXISTIAM HÁ 10 ANOS. R7. Disponível em: https://noticias.r7.com/educacao/fotos/personal-trainer-de-zumba-conheca-10-profissoes-que-nao-existiam-ha-10-anos-21022014#!/foto/11. Acesso em: 16 de março de 2019.

20 PROFISSÕES QUE NÃO EXISTIAM HÁ DEZ ANOS ATRÁS. Desafio Mundial. Disponível em: https://www.desafiomundial.com/20-profisses-que-no-existiam-h-dez-anos-atrs/?view-all&chrome=1. Acesso em: 16 de março de 2019.

PEREIRA, Eliane Aparecida Junckes; DA CUNHA, Miriam Vieira. Reflexões sobre as profissões. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2007v12n24p44/409. Acesso em: 16 de março de 2019.

MOTA, Jeancarlos. Como transformar paixão em carreira nos eSports? RedBull. Disponível em: https://www.redbull.com/br-pt/profissoes-dentro-do-cenario-esports. Acesso em 18 de março de 2019.

BEM-VINDOS À PROFISSÃO YOUTUBER! Ensino Interativo. Disponível em: https://ensinointerativo.com.br/profissao-youtuber/. Acesso em: 18 de março de 2019.

DA FONTE, Eduardo. Projeto de Lei 10938/2018. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=5D40F53B38F927F413CA25BDDB7A662A.proposicoesWebExterno1?codteor=1689533&filename=PL+10938/2018. Acesso em: 18 de março de 2019.

IMPORTÂNCIA DO INTÉRPRETE DE LIBRAS. Portal Educação. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/importancia-do-interprete-de-libras/41273. Acesso em: 18 de março de 2019.

PROFISSÕES DO FUTURO: O QUE SÃO, PRINCIPAIS E ÁREAS EM ALTA. Fundação Instituto de Administração. Disponível em: https://fia.com.br/blog/profissoes-do-futuro/. Acesso em 18 de março de 2019.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: O QUE É, COMO FUNCIONA E EXEMPLOS. Fundação Instituto de Administração. Disponível em: https://fia.com.br/blog/inteligencia-artificial/. Acesso em 18 de março de 2019.

REIS, Fernanda. Ensinar máquinas a pensar é uma das profissões mais promissoras. Folha de S. Paulo. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/sobretudo/carreiras/2018/09/1982567-ensinar-maquinas-a-pensar-e-uma-das-profissoes-mais-promissoras.shtml. Acesso em 18 de março de 2019.

ORIKASA, Micaela. Piloto de drones é profissão em alta. Folha de Londrina. Disponível em: https://www.folhadelondrina.com.br/empregos-e-concursos/piloto-de-drones-e-profissao-em-alta-930601.html. Acesso em 18 de março de 2019.

SCALDINI, Igor. Piloto de Drones - Série Profissões do futuro - Parte III. Carreira Solo. Disponível em: http://carreirasolo.org/protagonistas/piloto-de-drones-serie-profissoes-futuro-parte-iii#.XI94aChKhaQ. Acesso em 18 de março de 2019.

FUSSY, Peter; DE OLIVEIRA, Luciana. O futuro é o carro sem motorista? AutoEsporte. Disponível: http://g1.globo.com/carros/noticia/2015/11/o-futuro-e-o-carro-sem-motorista.html. Acesso em: 18 de março de 2019.

DUTRA, Bruno; SOROSINI, Marcela. De bico a emprego sério, motoristas de apps de transporte ganham até R$ 5 mil mensais. Extra. Disponível em: https://extra.globo.com/noticias/economia/de-bico-emprego-serio-motoristas-de-apps-de-transporte-ganham-ate-5-mil-mensais-23130887.html. Acesso em: 18 de março de 2019.

DE SÁ, Aline Nogueira. Profissão: blogueiro. Bradesco Universitário. Disponível em: https://universitario.bradesco/html/cub/carreira/mercado-trabalho/profissao-blogueiro.shtm. Acesso em: 18 de março de 2019.

GARÇON, Lindomar. Projeto de Lei 8569/17. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=8148AFA5C1A2770217EE902AD82DC2B4.proposicoesWebExterno1?codteor=1597050&filename=Tramitacao-PL+8569/2017. Acesso em: 18 de março de 2019.

DESENVOLVEDOR DE APLICATIVO. Mapa de Profissões. Disponível em: https://www.mapadeprofissoes.com/desenvolvedor-de-aplicativos. Acesso em: 18 de março de 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos. Pergunte que profissão eles querem exercer quando forem mais velhos, o que esse profissional faz e por que gostariam de fazer isso.

Nesta aula, espera-se que os alunos identifiquem profissões que não existiam no passado, relacionando seu surgimento ao desenvolvimento de inovações tecnológicas. Reconhecer esses profissionais e os papéis que exercem permite que as crianças reflitam sobre as mudanças que ocorrem na sociedade com o passar dos anos. É uma forma de começar a pensar sobre como o indivíduo transforma a sociedade e a sociedade transforma o indivíduo. Além disso, discutir sobre novas profissões também é um meio de ampliar a visão da criança, extrapolando sua realidade próxima.

Para você saber mais:

PEREIRA, Eliane Aparecida Junckes; DA CUNHA, Miriam Vieira. Reflexões sobre as profissões. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2007v12n24p44/409. Acesso em: 16 de março de 2019.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA