Sugestão de imagens para o contexto
Plano de Aula
Plano de aula: Profissões que não existiam antigamente
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Práticas e papéis sociais
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI02 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Prepare uma caixa com diversos materiais (de verdade ou de brinquedo) que podem ser associados a uma profissão (ou a várias profissões), por exemplo: giz de lousa, ferramentas, estetoscópio, celular, pincel, microfone, carrinho, trem, teclado de computador, máquina fotográfica, binóculo, fone de ouvido, fita métrica, etc. Se não conseguir reunir esses materiais, você pode colocar na caixa cartões com imagens retiradas da internet, de livros, revistas ou jornais. Cartolina (ou outro papel de sua preferência) com a tabela da sistematização. Fita adesiva. Data show ou quadro.
Material complementar:
Sugestão de imagens para o contexto -
Atividade da problematização -
Fichas da sistematização -
Para você saber mais:
PERSONAL TRAINER DE ZUMBA: CONHEÇA 10 PROFISSÕES QUE NÃO EXISTIAM HÁ 10 ANOS. R7. Disponível em: https://noticias.r7.com/educacao/fotos/personal-trainer-de-zumba-conheca-10-profissoes-que-nao-existiam-ha-10-anos-21022014#!/foto/11. Acesso em: 16 de março de 2019.
20 PROFISSÕES QUE NÃO EXISTIAM HÁ DEZ ANOS ATRÁS. Desafio Mundial. Disponível em: https://www.desafiomundial.com/20-profisses-que-no-existiam-h-dez-anos-atrs/?view-all&chrome=1. Acesso em: 16 de março de 2019.
PEREIRA, Eliane Aparecida Junckes; DA CUNHA, Miriam Vieira. Reflexões sobre as profissões. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2007v12n24p44/409. Acesso em: 16 de março de 2019.
MOTA, Jeancarlos. Como transformar paixão em carreira nos eSports? RedBull. Disponível em: https://www.redbull.com/br-pt/profissoes-dentro-do-cenario-esports. Acesso em 18 de março de 2019.
BEM-VINDOS À PROFISSÃO YOUTUBER! Ensino Interativo. Disponível em: https://ensinointerativo.com.br/profissao-youtuber/. Acesso em: 18 de março de 2019.
DA FONTE, Eduardo. Projeto de Lei 10938/2018. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=5D40F53B38F927F413CA25BDDB7A662A.proposicoesWebExterno1?codteor=1689533&filename=PL+10938/2018. Acesso em: 18 de março de 2019.
IMPORTÂNCIA DO INTÉRPRETE DE LIBRAS. Portal Educação. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/importancia-do-interprete-de-libras/41273. Acesso em: 18 de março de 2019.
PROFISSÕES DO FUTURO: O QUE SÃO, PRINCIPAIS E ÁREAS EM ALTA. Fundação Instituto de Administração. Disponível em: https://fia.com.br/blog/profissoes-do-futuro/. Acesso em 18 de março de 2019.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: O QUE É, COMO FUNCIONA E EXEMPLOS. Fundação Instituto de Administração. Disponível em: https://fia.com.br/blog/inteligencia-artificial/. Acesso em 18 de março de 2019.
REIS, Fernanda. Ensinar máquinas a pensar é uma das profissões mais promissoras. Folha de S. Paulo. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/sobretudo/carreiras/2018/09/1982567-ensinar-maquinas-a-pensar-e-uma-das-profissoes-mais-promissoras.shtml. Acesso em 18 de março de 2019.
ORIKASA, Micaela. Piloto de drones é profissão em alta. Folha de Londrina. Disponível em: https://www.folhadelondrina.com.br/empregos-e-concursos/piloto-de-drones-e-profissao-em-alta-930601.html. Acesso em 18 de março de 2019.
SCALDINI, Igor. Piloto de Drones - Série Profissões do futuro - Parte III. Carreira Solo. Disponível em: http://carreirasolo.org/protagonistas/piloto-de-drones-serie-profissoes-futuro-parte-iii#.XI94aChKhaQ. Acesso em 18 de março de 2019.
FUSSY, Peter; DE OLIVEIRA, Luciana. O futuro é o carro sem motorista? AutoEsporte. Disponível: http://g1.globo.com/carros/noticia/2015/11/o-futuro-e-o-carro-sem-motorista.html. Acesso em: 18 de março de 2019.
DUTRA, Bruno; SOROSINI, Marcela. De bico a emprego sério, motoristas de apps de transporte ganham até R$ 5 mil mensais. Extra. Disponível em: https://extra.globo.com/noticias/economia/de-bico-emprego-serio-motoristas-de-apps-de-transporte-ganham-ate-5-mil-mensais-23130887.html. Acesso em: 18 de março de 2019.
DE SÁ, Aline Nogueira. Profissão: blogueiro. Bradesco Universitário. Disponível em: https://universitario.bradesco/html/cub/carreira/mercado-trabalho/profissao-blogueiro.shtm. Acesso em: 18 de março de 2019.
GARÇON, Lindomar. Projeto de Lei 8569/17. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=8148AFA5C1A2770217EE902AD82DC2B4.proposicoesWebExterno1?codteor=1597050&filename=Tramitacao-PL+8569/2017. Acesso em: 18 de março de 2019.
DESENVOLVEDOR DE APLICATIVO. Mapa de Profissões. Disponível em: https://www.mapadeprofissoes.com/desenvolvedor-de-aplicativos. Acesso em: 18 de março de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos. Pergunte que profissão eles querem exercer quando forem mais velhos, o que esse profissional faz e por que gostariam de fazer isso.
Nesta aula, espera-se que os alunos identifiquem profissões que não existiam no passado, relacionando seu surgimento ao desenvolvimento de inovações tecnológicas. Reconhecer esses profissionais e os papéis que exercem permite que as crianças reflitam sobre as mudanças que ocorrem na sociedade com o passar dos anos. É uma forma de começar a pensar sobre como o indivíduo transforma a sociedade e a sociedade transforma o indivíduo. Além disso, discutir sobre novas profissões também é um meio de ampliar a visão da criança, extrapolando sua realidade próxima.
Para você saber mais:
PEREIRA, Eliane Aparecida Junckes; DA CUNHA, Miriam Vieira. Reflexões sobre as profissões. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2007v12n24p44/409. Acesso em: 16 de março de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Prepare uma caixa com diversos materiais (de verdade ou de brinquedo) que podem ser associados a uma profissão (ou a várias profissões), por exemplo: giz de lousa, ferramentas, estetoscópio, celular, pincel, microfone, carrinho, trem, teclado de computador, máquina fotográfica, binóculo, fone de ouvido, fita métrica, etc.
Se não conseguir reunir esses materiais, você pode colocar na caixa cartões com imagens retiradas da internet, de livros, revistas ou jornais.
Sugestão de imagens para o contexto -
Sente-se com os alunos em roda. Vá passando a caixa e pedindo que cada um retire um objeto (ou uma figura) de dentro dela. Pergunte a eles:
- Que objeto é esse?
- Para que ele serve?
- Quais profissões precisam desse objeto para trabalhar? Por quê?
- Vocês conhecem alguém que exerce essa profissão? Quem?
- Será que esse objeto foi inventado há muito tempo?
- Então essa profissão é antiga ou nova? Será que ela existia quando nossos avós eram crianças?
Não limite a discussão a uma resposta certa, pelo contrário, possibilite que os alunos façam diferentes associações entre o objeto e uma profissão, que descrevam o trabalho e que pensem a respeito do papel desses profissionais. Se houver algum objeto que eles não saibam a qual profissão se refere, dê a resposta e fale um pouco sobre ela.
Como adequar à sua realidade: Acrescente objetos ou imagens ligados a profissões comuns em sua comunidade.
Problematização
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Divida a turma em grupos com cerca de 4 alunos. Procure reunir crianças em diferentes estágios de alfabetização e com diferentes personalidades e habilidades a fim de enriquecer o trabalho.
Mostre a imagem referente a profissão (no data show ou impressa), leia o nome do profissional e pergunte que grupo gostaria de conversar sobre ele. Se houver mais de um grupo que queira discutir sobre a mesma profissão, faça um sorteio para decidir. Se nenhum grupo se voluntariar, faça um sorteio com as que sobrarem no final.
Pode ser que algumas das profissões não sejam conhecidas pelos alunos. Nesse caso, dê uma breve explicação e diga para o grupo tentar imaginar o que aquele profissional faz.
Entregue a cada grupo uma folha com a imagem da profissão que não existia antigamente e as perguntas que devem responder (eles não precisam anotar suas respostas, apenas discuti-las oralmente).
Atividade da problematização -
Leia uma pergunta por vez e dê um tempo para que os grupos discutam a resposta. Enquanto isso, circule pela sala, ouça suas ideias, oriente e esclareça dúvidas quando necessário.
Depois que terminarem as perguntas, diga que cada um apresentará o profissional que recebeu e as respostas que debateram para o restante da classe. Na vez de cada grupo, projete a imagem do profissional no data show, ou passe a figura impressa para os outros grupos observarem.
Durante as apresentações, se for necessário, esclareça um pouco mais sobre o papel daquele profissional (há mais informações sobre as profissões no "Para você saber mais" de cada slide). Possibilite que toda a turma participe da discussão. Faça novos questionamentos que ampliem sua reflexão, por exemplo:
- Por que será que essa profissão passou a existir?
- Qual sua importância?
- Alguém aqui gostaria de exercê-la? Por quê?
- Que outra profissão será que pode surgir no futuro parecida com essa?
É importante que os alunos compreendam que cada profissão executa um papel diferente na sociedade, que ela está ligada ao seu tempo e às necessidades das pessoas de determinada época. Conforme a sociedade muda, novas coisas são descobertas, novas ferramentas são inventadas, mudam algumas necessidades, mudam algumas demandas e mudam algumas profissões. Do mesmo jeito que profissões do passado não existem mais e que essas profissões foram criadas, no futuro novas profissões surgirão enquanto outras deixarão de existir.
Também é interessante discutir com os alunos por que algumas profissões são mais conhecidas e mais comuns que outras, e que essas profissões, justamente por terem sido criadas tão recentemente, ainda não são tão conhecidas e ainda não são exercidas por tantas pessoas quanto as profissões mais antigas e mais tradicionais (por exemplo, há muito mais advogados do que engenheiros de inteligência artificial, pelo menos por enquanto).
Você pode alterar, retirar e/ou acrescentar novas imagens e profissões de acordo com sua realidade. Isso também é válido para as perguntas feitas para os grupos e durante as apresentações.
Para você saber mais:
PERSONAL TRAINER DE ZUMBA: CONHEÇA 10 PROFISSÕES QUE NÃO EXISTIAM HÁ 10 ANOS. R7. Disponível em: https://noticias.r7.com/educacao/fotos/personal-trainer-de-zumba-conheca-10-profissoes-que-nao-existiam-ha-10-anos-21022014#!/foto/11. Acesso em: 16 de março de 2019.
20 PROFISSÕES QUE NÃO EXISTIAM HÁ DEZ ANOS ATRÁS. Desafio Mundial. Disponível em: https://www.desafiomundial.com/20-profisses-que-no-existiam-h-dez-anos-atrs/?view-all&chrome=1. Acesso em: 16 de março de 2019.
Problematização
Orientações:
Perguntas em grupo:
- O que faz esse profissional?
- Como deve ser seu trabalho (sua rotina, suas tarefas, suas dificuldades, suas habilidades)?
- Você conhece alguém que exerce essa profissão?
- Por que essa profissão não existia antigamente?
- Será que ela vai continuar existindo no futuro?
Perguntas para ampliar a discussão:
- O que um profissional de games tem de semelhante com um jogador de futebol? E de diferente?
- Por que será que essa profissão passou a existir?
- Qual sua importância?
- Alguém aqui gostaria de exercê-la? Por quê?
- Que outra profissão será que pode surgir no futuro parecida com essa?
Adapte e/ou acrescente novas perguntas de acordo com a realidade de seus alunos.
Para você saber mais:
MOTA, Jeancarlos. Como transformar paixão em carreira nos eSports? RedBull. Disponível em: https://www.redbull.com/br-pt/profissoes-dentro-do-cenario-esports. Acesso em 18 de março de 2019.
Problematização
Orientações:
Perguntas em grupo:
- O que faz esse profissional?
- Como deve ser seu trabalho (sua rotina, suas tarefas, suas dificuldades, suas habilidades)?
- Você conhece alguém que exerce essa profissão?
- Por que essa profissão não existia antigamente?
- Será que ela vai continuar existindo no futuro?
Perguntas para ampliar a discussão:
- Vocês assistem a algum youtuber? Quem? Sobre o que é o canal dele?
- Trabalhar no YouTube é igual a trabalhar na televisão? Por quê?
- Por que será que essa profissão passou a existir?
- Qual sua importância?
- Alguém aqui gostaria de exercê-la? Por quê?
- Que outra profissão será que pode surgir no futuro parecida com essa?
Fonte da imagem:
AMIGO SECRETO COM UVAS PASSAS. Whindersson Nunes. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=HvynE51iyDc. Acesso em: 17 de março de 2019.
Adapte e/ou acrescente novas perguntas de acordo com a realidade de seus alunos.
Para você saber mais:
BEM-VINDOS À PROFISSÃO YOUTUBER! Ensino Interativo. Disponível em: https://ensinointerativo.com.br/profissao-youtuber/. Acesso em: 18 de março de 2019.
DA FONTE, Eduardo. Projeto de Lei 10938/2018. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=5D40F53B38F927F413CA25BDDB7A662A.proposicoesWebExterno1?codteor=1689533&filename=PL+10938/2018. Acesso em: 18 de março de 2019.
Problematização
Orientações:
Perguntas em grupo:
- O que faz esse profissional?
- Como deve ser seu trabalho (sua rotina, suas tarefas, suas dificuldades, suas habilidades)?
- Você conhece alguém que exerce essa profissão?
- Por que essa profissão não existia antigamente?
- Será que ela vai continuar existindo no futuro?
Perguntas para ampliar a discussão:
- Vocês conhecem alguém que se comunica com a linguagem de sinais?
- Já viram um intérprete de libras na televisão alguma vez?
- Por que será que essa profissão passou a existir?
- Qual sua importância?
- Alguém aqui gostaria de exercê-la? Por quê?
- Que outra profissão será que pode surgir no futuro parecida com essa?
Fonte da imagem:
Fonte: [LIBRAS] A COZINHA JÁ NÃO É UM LUGAR SEGURO | TURMA DA MÔNICA. Turma da Mônica. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tTyGVgsrkg0.
Acesso em: 17 de março de 2019.
Adapte e/ou acrescente novas perguntas de acordo com a realidade de seus alunos.
Para você saber mais:
IMPORTÂNCIA DO INTÉRPRETE DE LIBRAS. Portal Educação. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/importancia-do-interprete-de-libras/41273. Acesso em: 18 de março de 2019.
Problematização
Orientações:
Perguntas em grupo:
- O que faz esse profissional?
- Como deve ser seu trabalho (sua rotina, suas tarefas, suas dificuldades, suas habilidades)?
- Você conhece alguém que exerce essa profissão?
- Por que essa profissão não existia antigamente?
- Será que ela vai continuar existindo no futuro?
Perguntas para ampliar a discussão:
- Vocês sabem o que é inteligência artificial? (Inteligência das máquinas)
- Por que será que essa profissão passou a existir?
- Qual sua importância?
- Alguém aqui gostaria de exercê-la? Por quê?
- Que outra profissão será que pode surgir no futuro parecida com essa?
Adapte e/ou acrescente novas perguntas de acordo com a realidade de seus alunos.
Para você saber mais:
PROFISSÕES DO FUTURO: O QUE SÃO, PRINCIPAIS E ÁREAS EM ALTA. Fundação Instituto de Administração. Disponível em: https://fia.com.br/blog/profissoes-do-futuro/. Acesso em 18 de março de 2019.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: O QUE É, COMO FUNCIONA E EXEMPLOS. Fundação Instituto de Administração. Disponível em: https://fia.com.br/blog/inteligencia-artificial/. Acesso em 18 de março de 2019.
REIS, Fernanda. Ensinar máquinas a pensar é uma das profissões mais promissoras. Folha de S. Paulo. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/sobretudo/carreiras/2018/09/1982567-ensinar-maquinas-a-pensar-e-uma-das-profissoes-mais-promissoras.shtml. Acesso em 18 de março de 2019.
Problematização
Orientações:
Perguntas em grupo:
- O que faz esse profissional?
- Como deve ser seu trabalho (sua rotina, suas tarefas, suas dificuldades, suas habilidades)?
- Você conhece alguém que exerce essa profissão?
- Por que essa profissão não existia antigamente?
- Será que ela vai continuar existindo no futuro?
Perguntas para ampliar a discussão:
- O que um piloto de drone precisa saber fazer?
- Por que será que essa profissão passou a existir?
- Qual sua importância?
- Alguém aqui gostaria de exercê-la? Por quê?
- Que outra profissão será que pode surgir no futuro parecida com essa?
Adapte e/ou acrescente novas perguntas de acordo com a realidade de seus alunos.
Para você saber mais:
ORIKASA, Micaela. Piloto de drones é profissão em alta. Folha de Londrina. Disponível em: https://www.folhadelondrina.com.br/empregos-e-concursos/piloto-de-drones-e-profissao-em-alta-930601.html. Acesso em 18 de março de 2019.
SCALDINI, Igor. Piloto de Drones - Série Profissões do futuro - Parte III. Carreira Solo. Disponível em: http://carreirasolo.org/protagonistas/piloto-de-drones-serie-profissoes-futuro-parte-iii#.XI94aChKhaQ. Acesso em 18 de março de 2019.
Problematização
Orientações:
Perguntas em grupo:
- O que faz esse profissional?
- Como deve ser seu trabalho (sua rotina, suas tarefas, suas dificuldades, suas habilidades)?
- Você conhece alguém que exerce essa profissão?
- Por que essa profissão não existia antigamente?
- Será que ela vai continuar existindo no futuro?
Perguntas para ampliar a discussão:
- Com o que um engenheiro de carro autônomo precisa se preocupar no desenvolvimento de um automóvel que vai andar sem motorista?
- Por que será que essa profissão passou a existir?
- Qual sua importância?
- Alguém aqui gostaria de exercê-la? Por quê?
- Que outra profissão será que pode surgir no futuro parecida com essa?
Adapte e/ou acrescente novas perguntas de acordo com a realidade de seus alunos.
Para você saber mais:
FUSSY, Peter; DE OLIVEIRA, Luciana. O futuro é o carro sem motorista? AutoEsporte. Disponível: http://g1.globo.com/carros/noticia/2015/11/o-futuro-e-o-carro-sem-motorista.html. Acesso em: 18 de março de 2019.
Problematização
Orientações:
Perguntas em grupo:
- O que faz esse profissional?
- Como deve ser seu trabalho (sua rotina, suas tarefas, suas dificuldades, suas habilidades)?
- Você conhece alguém que exerce essa profissão?
- Por que essa profissão não existia antigamente?
- Será que ela vai continuar existindo no futuro?
Perguntas para ampliar a discussão:
- Alguém já chamou um motorista por aplicativo? Como funciona?
- Que outras coisas podemos pedir por aplicativo? (Comida, compras, etc)
- Por que será que essa profissão passou a existir?
- Qual sua importância?
- Alguém aqui gostaria de exercê-la? Por quê?
- Que outra profissão será que pode surgir no futuro parecida com essa?
Adapte e/ou acrescente novas perguntas de acordo com a realidade de seus alunos.
Para você saber mais:
DUTRA, Bruno; SOROSINI, Marcela. De bico a emprego sério, motoristas de apps de transporte ganham até R$ 5 mil mensais. Extra. Disponível em: https://extra.globo.com/noticias/economia/de-bico-emprego-serio-motoristas-de-apps-de-transporte-ganham-ate-5-mil-mensais-23130887.html. Acesso em: 18 de março de 2019.
Problematização
Orientações:
Perguntas em grupo:
- O que faz esse profissional?
- Como deve ser seu trabalho (sua rotina, suas tarefas, suas dificuldades, suas habilidades)?
- Você conhece alguém que exerce essa profissão?
- Por que essa profissão não existia antigamente?
- Será que ela vai continuar existindo no futuro?
Perguntas para ampliar a discussão:
- Vocês conhecem algum blog? Sobre o que ele fala?
- Por que será que essa profissão passou a existir?
- Qual sua importância?
- Alguém aqui gostaria de exercê-la? Por quê?
- Que outra profissão será que pode surgir no futuro parecida com essa?
Adapte e/ou acrescente novas perguntas de acordo com a realidade de seus alunos.
Para você saber mais:
DE SÁ, Aline Nogueira. Profissão: blogueiro. Disponível em: https://universitario.bradesco/html/cub/carreira/mercado-trabalho/profissao-blogueiro.shtm. Bradesco Universitário. Acesso em: 18 de março de 2019.
GARÇON, Lindomar. Projeto de Lei 8569/17. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=8148AFA5C1A2770217EE902AD82DC2B4.proposicoesWebExterno1?codteor=1597050&filename=Tramitacao-PL+8569/2017. Acesso em: 18 de março de 2019.
Problematização
Orientações:
Perguntas em grupo:
- O que faz esse profissional?
- Como deve ser seu trabalho (sua rotina, suas tarefas, suas dificuldades, suas habilidades)?
- Você conhece alguém que exerce essa profissão?
- Por que essa profissão não existia antigamente?
- Será que ela vai continuar existindo no futuro?
Perguntas para ampliar a discussão:
- Que aplicativos vocês usam?
- O que podemos fazer usando aplicativos?
- Vocês têm ideia para um aplicativo novo, que um desenvolvedor de aplicativos poderia criar?
- Por que será que essa profissão passou a existir?
- Qual sua importância?
- Alguém aqui gostaria de exercê-la? Por quê?
- Que outra profissão será que pode surgir no futuro parecida com essa?
Adapte e/ou acrescente novas perguntas de acordo com a realidade de seus alunos.
Para você saber mais:
DESENVOLVEDOR DE APLICATIVO. Mapa de Profissões. Disponível em: https://www.mapadeprofissoes.com/desenvolvedor-de-aplicativos. Acesso em: 18 de março de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Prepare em uma cartolina (ou em outro papel de sua preferência) uma tabela com duas colunas: Profissões que existiam antigamente - Profissões que não existiam antigamente.
Leve fichas com os nomes de diferentes profissionais para que sejam sorteadas pelos alunos. Você pode imprimir as fichas do arquivo a seguir ou confeccionar outras fichas que achar mais adequadas à sua realidade. Outra opção é confeccionar as fichas com os próprios alunos, deixando que eles escrevam (ou ditem) o nome de diferentes profissões.
Fichas da sistematização-
Coloque as fichas em uma sacolinha e peça que um aluno de cada grupo sorteie uma profissão para colocar na coluna correspondente da tabela. Deixe que discutam as respostas com o restante do grupo. Como o conceito de "antigamente" é bem amplo, o importante é que eles apresentem argumentos que justifiquem sua escolha, pois para algumas profissões não há uma única resposta correta. Mas, no geral, as profissões da primeira coluna (do arquivo) são as que existiam antigamente.
Deixe que os próprios alunos fixem as fichas na tabela com fita adesiva.
Faça quantas rodadas forem necessárias para sortear todas as profissões.
Se sobrar tempo, peça que complementem a tabela ditando outras profissões para que você escreva na coluna que indicarem como a mais adequada.
Adapte e/ou acrescente novas fichas de profissões de acordo com sua realidade.
Materiais complementares
#NovaEscolaEmCasa
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp.
- Optativas: Google Meet e Google Classroom.
Contexto
Neste plano, o objetivo é identificar profissões atuais que não existiam no passado e refletir sobre a causa de seu surgimento. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, compartilhe o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, organize um momento no Google Classroom (como criar, postar atividades, disponível aqui) ou no Google Meet (como criar uma reunião online, disponível aqui).
Compartilhe com os estudantes o arquivo de problematização (disponível aqui). Explique, via arquivo de áudio, que, para prover o sustento, os adultos escolhem uma profissão para seguir. Explique que, no arquivo que você está compartilhando, há desenhos e fotografias que representam algumas profissões. Acrescente objetos ou imagens ligados às profissões comuns em sua comunidade. Peça que os alunos analisem e produzam uma lista com as profissões que cada imagem apresenta. Se não forem alfabetizados, solicite que façam um relato via arquivo de áudio de, no máximo, 1 minuto com as respostas.
Problematização
Compartilhe com os estudantes o arquivo de problematização (disponível aqui) e peça para que analisem as imagens e respondam as questões que ele traz. Peça que compartilhem as respostas no grupo. Repasse um áudio, levantando as seguintes questões, a partir das imagens analisadas:
- Por que será que essa profissão passou a existir?
- Qual a importância dela?
- Alguém aqui gostaria de exercê-la? Por quê?
- Que outra profissão será que pode surgir no futuro parecida com essa?
Adapte ou acrescente novas perguntas, de acordo com a realidade de seus alunos. Solicite que as respostas sejam enviadas por arquivo de áudio de, no máximo, 1 minuto.
Sistematização
Compartilhe com os estudantes o arquivo de sistematização (disponível nos materiais complementares). Explique o que é um acróstico e peça que o preencham. Dê um tempo para que os estudantes possam resolver. Na sequência, eles devem compartilhar as respostas no grupo da escola. Atente para dar um feedback das respostas aos estudantes.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes lendo ou assistindo vídeos sobre temáticas referentes aos planos. Sobre as profissões, as famílias podem assistir os vídeos “Ensinando as profissões para as crianças” (disponível aqui), “Profissões” (disponível aqui) e “A importância das profissões”(disponível aqui).
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as das habilidades EF01HI01, EF01HI02, EF01HI03, EF03HI01 e com outros componentes curriculares EF15AR24, EF15AR25 e EF12EF12.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Helena Eher
Mentor: Graciele Fabrício
Especialista: Danielle Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: A comunidade e seus registros
Objeto (s) de conhecimento: A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade, convivências e interações entre pessoas
Habilidade(s) da BNCC: (EF02HI02) Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades.
Palavras-Chave: Profissões antigas; Profissões atuais; Tecnologia