Atividade da problematização
Plano de Aula
Plano de aula: A criança em diferentes lugares do mundo
Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Práticas e papéis sociais
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI02 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Cartolina (ou outro papel de sua preferência) para cartaz. Data show ou quadro.
Material complementar:
25 FOTOS DE CRIANÇAS AO REDOR DO MUNDO. Casa Vogue. Disponível em: https://casavogue.globo.com/LazerCultura/Fotografia/noticia/2014/07/25-fotos-de-criancas-ao-redor-do-mundo.html. Acesso em 10 de abril de 2019.
Atividade da problematização -
Para você saber mais:
KINDERSLEY, Anabel; KINDERSLEY, Barnabas. Crianças como você: Uma emocionante celebração da infância do mundo. 8. ed. Editora Ática. 2016.
DE CASTRO, Michele Guedes Bredel. Noção de criança e infância: diálogos, reflexões, interlocuções. Disponível em: http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem13pdf/sm13ss04_02.pdf. Acesso em: 11 de abril de 2019.
LUSTIG, Andréa Lemes; CARLOS, Rinalda Bezerra; MENDES, Rosane Penha; DE OLIVEIRA, Maria Izete. Criança e Infância: Contexto Histórico Social. Disponível em: http://www.grupeci.fe.ufg.br/up/693/o/TR18.1.pdf. Acesso em: 11 de abril de 2019.
XAVIER, Erica da Silva. Ensino e História: O uso das fontes históricas como ferramentas na produção de conhecimento histórico. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/sepech/sumarios/temas/ensino_e_historia_o_uso_das_fontes_historicas_como_ferramentas_na_producao_de_conhecimento_historico.pdf. Acesso em: 12 de abril de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.
“Os estudos contemporâneos, nos quais podemos citar os realizados pela sociologia da infância, trazem como tese principal o fato de que as crianças participam coletivamente na sociedade e são dela sujeitos ativos e não meramente passivos. Ou seja, trazem uma proposta de estudar a infância por si própria, rompendo com o adultocentrismo, entendendo a criança como um ser social e histórico, produtora de cultura.
E ainda, tem buscado evidenciar a presença de uma diversidade de infâncias, recusando uma concepção uniformizadora desta: 'as crianças são também seres sociais e, como tais, distribuem-se pelos diversos modos de estratificação social: a classe social, a etnia a que pertencem, a raça, o gênero, a região do globo onde vivem. Os diferentes espaços estruturais diferenciam profundamente as crianças' (SARMENTO, 2004, p.10).”
Fonte: DE CASTRO, Michele Guedes Bredel. Noção de criança e infância: diálogos, reflexões, interlocuções. Disponível em: http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem13pdf/sm13ss04_02.pdf. Acesso em: 11 de abril de 2019.
Para você saber mais:
DE CASTRO, Michele Guedes Bredel. Noção de criança e infância: diálogos, reflexões, interlocuções. Disponível em: http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem13pdf/sm13ss04_02.pdf. Acesso em: 11 de abril de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Pergunte aos alunos o que significa “ser criança”. Estimule que expressem suas opiniões e ideias, que compartilhem suas vivências, que deem exemplos e explicações. Faça questionamentos para ampliar suas reflexões sobre o assunto:
- O que diferencia as crianças dos adultos?
- Será que existe crianças no mundo inteiro? Por quê?
- Será que todas as crianças do mundo vivem da mesma forma?
- Como vocês acham que vivem as crianças de um lugar bem frio?
- Será que todas as crianças têm os mesmos brinquedos?
- Do que será que crianças indígenas brincam? E as crianças que moram em um lugar que neva muito?
- Será que todas as crianças vão para a escola?
- Será que todas ajudam nas tarefas de casa?
Por meio da discussão, permita que os alunos percebam que existem crianças vivendo no mundo todo e que apesar de haver semelhanças entre elas, também há muitas diferenças no modo de vida, nas brincadeiras, nas obrigações, nos modos de se relacionar entre elas e com os adultos, etc.
Fonte das imagens: Getty Images. Acesso em 10 de abril de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 40 minutos
Orientações: Divida os alunos em trios. Procure reunir crianças em diferentes estágios de alfabetização e com diferentes personalidades e habilidades a fim de enriquecer o trabalho.
Imprima as imagens do link abaixo.
25 FOTOS DE CRIANÇAS AO REDOR DO MUNDO. Casa Vogue. Disponível em: https://casavogue.globo.com/LazerCultura/Fotografia/noticia/2014/07/25-fotos-de-criancas-ao-redor-do-mundo.html. Acesso em 10 de abril de 2019.
Se não puder imprimir, retire de livros, revistas ou jornais outras imagens de crianças em diferentes lugares do mundo em situações variadas.
Entregue uma imagem para cada trio. Peça que observem a figura atentamente, que identifiquem o que as crianças estão fazendo, como é o lugar em que elas moram, como é a roupa que vestem, etc.
Depois entregue uma folha da atividade por trio. Se não puder imprimi-la, projete os enunciados, ou escreva-os no quadro, e peça que os alunos escrevam as respostas em uma folha sulfite ou em uma folha pautada.
Atividade da problematização -
Leia e, se necessário, explique as perguntas. Circule pela sala observando e orientando quando necessário. Auxilie os trios que precisarem de ajuda para escrever. Oriente a turma a observar detalhes da imagem. Estimule sua curiosidade, diga para imaginarem como deve ser a vida daquelas crianças se baseando nas informações apresentadas na fotografia.
"As fontes enquanto ferramentas psicopedagógicas assumem uma posição favorável no imaginário histórico do aluno. Elas demonstram as evidências do passado e como os grupos que a forjaram idealizavam a sociedade em que viviam. Essa possibilidade de aproximação com o fazer do historiador permitiu o desenvolvimento de uma nova postura frente ao conhecimento histórico, o qual deixa de ser um saber pronto, acabado e cristalizado, e passa a ser compreendido como fruto de uma construção social (DUTRA, 2005, p.785)."
Fonte: XAVIER, Erica da Silva. Ensino e História: O uso das fontes históricas como ferramentas na produção de conhecimento histórico. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/sepech/sumarios/temas/ensino_e_historia_o_uso_das_fontes_historicas_como_ferramentas_na_producao_de_conhecimento_historico.pdf. Acesso em: 12 de abril de 2019.
Depois que os grupos tiverem respondido as perguntas, convide-os a apresentarem suas imagens e suas respostas para a turma. Fixe no quadro, em um painel ou em um cartaz, as imagens e as respostas de cada grupo.
Ao final da apresentação de cada trio, abra espaço para toda a turma participar da discussão e contribuir com novos olhares e interpretações na análise daquela imagem.
Fonte da imagem: PX Here. Acesso em 10 de abril de 2019.
Para você saber mais:
XAVIER, Erica da Silva. Ensino e História: O uso das fontes históricas como ferramentas na produção de conhecimento histórico. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/sepech/sumarios/temas/ensino_e_historia_o_uso_das_fontes_historicas_como_ferramentas_na_producao_de_conhecimento_historico.pdf. Acesso em: 12 de abril de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Prepare em uma cartolina (ou em outro papel de sua preferência) uma tabela com o título "CRIANÇAS PELO MUNDO" e duas colunas: SEMELHANÇAS e DIFERENÇAS.
Convide os alunos a preencherem a tabela a partir do que observaram nas imagens e no que conversaram a respeito delas. Seja o escriba da turma e anote suas observações na coluna correspondente da tabela.
Faça questionamentos que auxiliem os alunos a pensarem em diferentes aspectos sobre o que é ser criança e o papel ocupado por ela na sociedade:
- O que toda criança precisa ter para ser considerada criança onde vive?
- Quais os direitos que todas as crianças têm?
- O que muda nas atividades realizadas pelas crianças nos diferentes lugares?
- Será que a forma que as crianças se relacionam com os pais é igual ou diferente? Por quê?
- Será que todas precisam ir para a escola? Será que todas aprendem a mesma coisa na escola?
Alguns exemplos de respostas que podem ser anotadas na tabela.
SEMELHANÇAS:
- Todas têm menos de 12 anos
- Vão à escola
- Gostam de brincar
- Precisam de ajuda e cuidado dos adultos
- Todas têm nome
- Têm amigos
DIFERENÇAS:
- Aprendem coisas diferentes na escola
- Têm brinquedos diferentes
- Têm gostos, aparências e personalidades diferentes
- As responsabilidades mudam (por exemplo: algumas têm de ajudar os pais na fazenda, outras têm de ajudar a limpar a neve, outras têm que guardar os brinquedos, etc)
- Umas sabem fazer coisas que outras não sabem
Os papéis sociais estão ligados aos grupos sociais dos quais fazemos parte, por isso variam conforme o contexto e as sociedades. Entretanto, alguns deles carregam características semelhantes dentro de diversas sociedades, com algumas diferenças culturais. Isso acontece, por exemplo, quando pensamos nas crianças. Há um sentido amplo, assumido por grande parte do mundo, ligado a esse papel e as funções desempenhadas por ele, mas há também particularidades que variam de acordo com cada povo, com cada cultura, com o contexto social onde aquela criança está inserida.
É importante que os alunos percebam a presença dessas semelhanças e diferenças. As diferenças mostram que existem muitas maneiras de viver, de se relacionar com os outros e de enxergar a realidade que são diferentes das deles. As semelhanças os aproximam de todas as crianças do mundo, mostram que, apesar das diferenças, todas, de certa forma, fazem parte de um mesmo grupo. Por meio dessa discussão, possibilita-se também que os alunos compreendam melhor o outro e desenvolvam atitudes de aceitação e respeito às diferenças.
Fonte das imagens: Getty Images. Acesso em 10 de abril de 2019.
Para você saber mais:
KINDERSLEY, Anabel; KINDERSLEY, Barnabas. Crianças como você: Uma emocionante celebração da infância do mundo. 8. ed. Editora Ática. 2016.
LUSTIG, Andréa Lemes; CARLOS, Rinalda Bezerra; MENDES, Rosane Penha; DE OLIVEIRA, Maria Izete. Criança e Infância: Contexto Histórico Social. Disponível em: http://www.grupeci.fe.ufg.br/up/693/o/TR18.1.pdf. Acesso em: 11 de abril de 2019.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom e YouTube.
Contexto
Neste plano o objetivo é observar semelhanças e diferenças entre crianças de diversos lugares do mundo. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, compartilhe o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, organize um momento no Google Classroom (como criar, postar atividades, disponível aqui) ou no Google Meet (como criar uma reunião online, disponível aqui). Pergunte às crianças, via arquivo de áudio:
- O que diferencia as crianças dos adultos?
- Será que todas as crianças do mundo vivem da mesma forma?
- Será que todas as crianças têm os mesmos brinquedos?
- Do que será que crianças indígenas brincam? E as crianças que moram em um lugar que neva muito?
Peça que anotem as questões e respondam no caderno. Caso não sejam alfabetizadas, solicite que respondam via arquivo de áudio e que compartilhem no grupo da escola.
Problematização
Acesse o link das imagens de crianças brincando ao redor do mundo (disponível aqui). Peça que os estudantes se reúnam em chats privados, divididos em grupos de 3 ou 4 componentes. Envie para cada grupo uma imagem diferente, que você já selecionou antes a partir das imagens de crianças brincando ao redor do mundo (disponível aqui). Você vai enviar, a cada grupo, uma imagem diferente e pedir que eles, ao visualizarem as imagens, respondam as questões do arquivo de problematização (disponível aqui). Dê um tempo para que possam responder. Na sequência, peça para que um representante dos chats privados envie a resposta para o grupo da turma. Solicite que respondam por arquivo de áudio as perguntas. Se a aula for em momento síncrono, estimule o debate.
Sistematização
Compartilhe com os estudantes o arquivo de sistematização (disponível nos materiais complementares. Peça que os estudantes elenquem, pelo menos, 3 semelhanças e 3 diferenças entre as crianças do mundo. Por exemplo
- O que as crianças do mundo têm em comum: gostam de brincar, precisam de ajuda e cuidado dos adultos, rodas têm nome etc.
- O que todas as crianças do mundo têm de diferente? Têm brinquedos diferentes? Têm gostos, aparências e personalidades diferentes? As responsabilidades mudam?
Peça que as respostas sejam compartilhadas no grupo da turma. Atente para as respostas e para o feedback a ser enviado aos estudantes.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo, junto com as crianças, alguns vídeos sobre direitos, como “Toda criança tem direitos” (disponível aqui) e “O respeito” (disponível aqui).
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI01, EF01HI02, EF01HI03 e
EF03HI01 e com outros componentes curriculares EF15AR24, EF15AR25 e EF12EF12.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Helena Eher
Mentor: Graciele Fabricio
Especialista: Danielle Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: A comunidade e seus registros
Objeto (s) de conhecimento: A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade, convivências e interações entre pessoas
Habilidade(s) da BNCC: (EF02HI02) Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades.
Palavras-Chave: criança; papéis; sociais; comunidades; diferentes