Plano de Aula

Plano de aula: A criança em diferentes lugares do mundo

Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Práticas e papéis sociais

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI02 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cartolina (ou outro papel de sua preferência) para cartaz. Data show ou quadro.

Material complementar:

25 FOTOS DE CRIANÇAS AO REDOR DO MUNDO. Casa Vogue. Disponível em: https://casavogue.globo.com/LazerCultura/Fotografia/noticia/2014/07/25-fotos-de-criancas-ao-redor-do-mundo.html. Acesso em 10 de abril de 2019.

Atividade da problematização -

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xdjeqdYKSEjEZ7GmDP2uFRZKeFZGPx66vmSXm9E4UVnQCnMugK8nUAHM6cTj/his2-02und10-atividade-da-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

KINDERSLEY, Anabel; KINDERSLEY, Barnabas. Crianças como você: Uma emocionante celebração da infância do mundo. 8. ed. Editora Ática. 2016.

DE CASTRO, Michele Guedes Bredel. Noção de criança e infância: diálogos, reflexões, interlocuções. Disponível em: http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem13pdf/sm13ss04_02.pdf. Acesso em: 11 de abril de 2019.

LUSTIG, Andréa Lemes; CARLOS, Rinalda Bezerra; MENDES, Rosane Penha; DE OLIVEIRA, Maria Izete. Criança e Infância: Contexto Histórico Social. Disponível em: http://www.grupeci.fe.ufg.br/up/693/o/TR18.1.pdf. Acesso em: 11 de abril de 2019.

XAVIER, Erica da Silva. Ensino e História: O uso das fontes históricas como ferramentas na produção de conhecimento histórico. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/sepech/sumarios/temas/ensino_e_historia_o_uso_das_fontes_historicas_como_ferramentas_na_producao_de_conhecimento_historico.pdf. Acesso em: 12 de abril de 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.

“Os estudos contemporâneos, nos quais podemos citar os realizados pela sociologia da infância, trazem como tese principal o fato de que as crianças participam coletivamente na sociedade e são dela sujeitos ativos e não meramente passivos. Ou seja, trazem uma proposta de estudar a infância por si própria, rompendo com o adultocentrismo, entendendo a criança como um ser social e histórico, produtora de cultura.

E ainda, tem buscado evidenciar a presença de uma diversidade de infâncias, recusando uma concepção uniformizadora desta: 'as crianças são também seres sociais e, como tais, distribuem-se pelos diversos modos de estratificação social: a classe social, a etnia a que pertencem, a raça, o gênero, a região do globo onde vivem. Os diferentes espaços estruturais diferenciam profundamente as crianças' (SARMENTO, 2004, p.10).”

Fonte: DE CASTRO, Michele Guedes Bredel. Noção de criança e infância: diálogos, reflexões, interlocuções. Disponível em: http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem13pdf/sm13ss04_02.pdf. Acesso em: 11 de abril de 2019.

Para você saber mais:

DE CASTRO, Michele Guedes Bredel. Noção de criança e infância: diálogos, reflexões, interlocuções. Disponível em: http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais16/sem13pdf/sm13ss04_02.pdf. Acesso em: 11 de abril de 2019.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Conteúdos relacionados