Plano de Aula

Plano de aula: Visita a uma comunidade indígena

Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Práticas e papéis sociais

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Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI02, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Papéis e caneta para anotações. Autorização dos pais para saída dos alunos. Folha A3 (ou outro papel de sua preferência).

Material complementar:

Perguntas para guiar a visita

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bgnpTn8EdbPScWz4SKbw4VRcZEjAujjwqrm4BRHnAvrxDZ5cw4mCcGNQcaBT/his2-02und07-perguntas-para-guiar-a-visita.pdf

ÍNDIOS SOMOS NÓS. TV Brasil. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZecRLbA7H3w. Acesso em: 23 de abril de 2019.

MUNDURUKU, Daniel. Kabá Darebu: 1. ed. Editora Brinque-Book.

Para você saber mais:

ZAMBONI, Ernesta; BERGAMASCHI, Maria Aparecida. Povos indígenas e ensino de História: Memória, movimento e educação. Disponível em: http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais17/txtcompletos/sem12/COLE_3908.pdf. Acesso em: 5 de abril de 2019.

COSTA, Marianne. Visitar um povo indígena requer humildade. Folha. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/empreendedorsocial/2018/08/visitar-um-povo-indigena-requer-humildade.shtml. Acesso em: 5 de abril de 2019.

YOSHIDA, Soraia. Está na hora de mudar a forma como comemoramos o Dia do Índio. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/11654/indio-nao-esta-mais-para-brincadeira. Acesso em: 5 de abril de 2019.

VISITA A UMA ALDEIA INDÍGENA INSPIRA ALUNOS DO CURSO EDUCADOR SOCIAL. Disponível em: http://www.sp.senac.br/jsp/default.jsp?tab=00002&newsID=a24584.htm&subTab=00000&testeira=357&uf=&local=&l=&template=&unit=.
Acesso em: 5 de abril de 2019.

SANTOMAURO, Beatriz. Como e por que conhecer os indígenas. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3457/como-e-por-que-conhecer-os-indigenas. Acesso em: 5 de abril de 2019.

POVOS INDÍGENAS NO BRASIL. Disponível em: https://pib.socioambiental.org/pt/P%C3%A1gina_principal. Acesso em: 5 de abril de 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.

A intenção deste plano é servir de modelo para que você possa visitar uma comunidade diferente da que o aluno vive. Esta aula é baseada em uma visita a uma comunidade indígena, mas você pode usar a mesma sequência de atividades para trabalhar com outras visitas, como a uma comunidade quilombola, ribeirinha, rural etc.

Se a visita não for possível, você pode usar outros documentos como base de investigação: vídeos, livros, imagens ou convidar um representante da comunidade para ir à escola.

“No decorrer do Ensino Fundamental, os procedimentos de investigação em ciências humanas devem contribuir para que os alunos desenvolvam a capacidade de observação de diferentes indivíduos, situações e objetos que trazem à tona dinâmicas sociais em razão de sua própria natureza
(tecnológica, morfológica, funcional).

(...) É nesta fase que os alunos começam a desenvolver procedimentos de investigação em ciências humanas, como a pesquisa sobre diferentes fontes documentais, a observação e o registro – de paisagens, fatos, acontecimentos e depoimentos – e o estabelecimento de comparações. Estes procedimentos são fundamentais para que compreendam a si mesmos e àqueles que estão em seu entorno, suas histórias de vida e as diferenças dos grupos sociais com os quais se relacionam. O processo de aprendizagem deve levar em conta, de forma progressiva, a escola, a comunidade, o Estado e o país. É importante também que os alunos percebam as relações com o ambiente e a ação dos seres humanos com o mundo que os cerca, refletindo sobre os significados dessas relações.”

Fonte: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#fundamental/historia. Acesso em: 5 de abril de 2019.

Para você saber mais:

ZAMBONI, Ernesta; BERGAMASCHI, Maria Aparecida. Povos Indígenas e Ensino de História: Memória, Movimento e Educação. Disponível em: http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais17/txtcompletos/sem12/COLE_3908.pdf. Acesso em: 5 de abril de 2019.

YOSHIDA, Soraia. Está na hora de mudar a forma como comemoramos o Dia do Índio. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/11654/indio-nao-esta-mais-para-brincadeira. Acesso em: 5 de abril de 2019.

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