Perguntas para guiar a visita
Plano de Aula
Plano de aula: Visita à cozinha da escola
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Práticas e papéis sociais
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI02 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Brinquedos de cozinha (como panelinhas, utensílios, fogão, geladeira, talheres, alimentos de plástico ou outro material) e objetos reais (panelas, potes, medidores, assadeiras, utensílios, colher de pau, avental, luvas, pratos, copos e talheres de papel ou plástico, etc). Se não for possível providenciá-los, você pode oferecer massa de modelar ou papel e material de desenho. Data show e quadro.
Material complementar:
Perguntas para guiar a visita -
Atividade da sistematização (Desenho e Legenda) -
Para você saber mais:
FISCHER, André. O processo de socialização. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2157006/mod_resource/content/1/Aula_8_O_Processo_de_Socializa%C3%A7%C3%A3o_Alunos.pdf Acesso em: 14 de março de 2019.
O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO: INDIVÍDUO, SOCIEDADE E CULTURA. Disponível em: https://www.unitins.br/BibliotecaMidia/Files/Documento/BM_633856684394224298apostila_aula_2.pdf. Acesso em: 14 de março de 2019.
OLIVEIRA, Ana Clara. Brincar de comidinha: para além de uma brincadeira, um ato de amor e cuidado. Disponível em: https://leiturinha.com.br/blog/brincar-de-comidinha/?utm_term=9975&zanpid=2541414677121408000.
FERMINO, Cirles Aparecida Costa; DA SILVA, Elisangela Vanessa; PREVIATO, Jéssica Amanda; PAIXÃO, Maria Katia de Moura Graça. A importância do brincar no 2º ano do Ensino Fundamental. Disponível em: http://www.unisalesiano.edu.br/simposio2011/publicado/artigo0105.pdf. Acesso em: 14 de março de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos. Peça que listem os profissionais que trabalham em diferentes setores da escola e que têm um papel importante para que toda a instituição funcione da melhor forma possível.
O objetivo desta aula é que os alunos visitem uma área da escola com a qual não estejam muito familiarizados. Neste caso, eles irão observar o trabalho que acontece na cozinha, mas o mesmo plano pode ser aplicado para a exploração de outros espaços como a biblioteca, a secretaria, a portaria, etc.
Para você saber mais:
FISCHER, André. O processo de socialização. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2157006/mod_resource/content/1/Aula_8_O_Processo_de_Socializa%C3%A7%C3%A3o_Alunos.pdf Acesso em: 14 de março de 2019.
O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO: INDIVÍDUO, SOCIEDADE E CULTURA. Disponível em: https://www.unitins.br/BibliotecaMidia/Files/Documento/BM_633856684394224298apostila_aula_2.pdf. Acesso em: 14 de março de 2019.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA