Perguntas para guiar a visita
Plano de Aula
Plano de aula: Visita à cozinha da escola
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Práticas e papéis sociais
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI02 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Brinquedos de cozinha (como panelinhas, utensílios, fogão, geladeira, talheres, alimentos de plástico ou outro material) e objetos reais (panelas, potes, medidores, assadeiras, utensílios, colher de pau, avental, luvas, pratos, copos e talheres de papel ou plástico, etc). Se não for possível providenciá-los, você pode oferecer massa de modelar ou papel e material de desenho. Data show e quadro.
Material complementar:
Perguntas para guiar a visita -
Atividade da sistematização (Desenho e Legenda) -
Para você saber mais:
FISCHER, André. O processo de socialização. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2157006/mod_resource/content/1/Aula_8_O_Processo_de_Socializa%C3%A7%C3%A3o_Alunos.pdf Acesso em: 14 de março de 2019.
O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO: INDIVÍDUO, SOCIEDADE E CULTURA. Disponível em: https://www.unitins.br/BibliotecaMidia/Files/Documento/BM_633856684394224298apostila_aula_2.pdf. Acesso em: 14 de março de 2019.
OLIVEIRA, Ana Clara. Brincar de comidinha: para além de uma brincadeira, um ato de amor e cuidado. Disponível em: https://leiturinha.com.br/blog/brincar-de-comidinha/?utm_term=9975&zanpid=2541414677121408000.
FERMINO, Cirles Aparecida Costa; DA SILVA, Elisangela Vanessa; PREVIATO, Jéssica Amanda; PAIXÃO, Maria Katia de Moura Graça. A importância do brincar no 2º ano do Ensino Fundamental. Disponível em: http://www.unisalesiano.edu.br/simposio2011/publicado/artigo0105.pdf. Acesso em: 14 de março de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos. Peça que listem os profissionais que trabalham em diferentes setores da escola e que têm um papel importante para que toda a instituição funcione da melhor forma possível.
O objetivo desta aula é que os alunos visitem uma área da escola com a qual não estejam muito familiarizados. Neste caso, eles irão observar o trabalho que acontece na cozinha, mas o mesmo plano pode ser aplicado para a exploração de outros espaços como a biblioteca, a secretaria, a portaria, etc.
Para você saber mais:
FISCHER, André. O processo de socialização. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2157006/mod_resource/content/1/Aula_8_O_Processo_de_Socializa%C3%A7%C3%A3o_Alunos.pdf Acesso em: 14 de março de 2019.
O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO: INDIVÍDUO, SOCIEDADE E CULTURA. Disponível em: https://www.unitins.br/BibliotecaMidia/Files/Documento/BM_633856684394224298apostila_aula_2.pdf. Acesso em: 14 de março de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Antes de a aula começar, prepare cantos na sala (ou em outro ambiente da escola) com utensílios de cozinha para as crianças brincarem. Providencie brinquedos relacionados ao tema (como panelinhas, utensílios, fogão, geladeira, talheres, alimentos de plástico ou outro material) e objetos reais utilizados na cozinha (panelas, potes, medidores, assadeiras, utensílios, colher de pau, avental, luvas, pratos, copos e talheres de papel ou plástico, etc).
Se não for possível providenciar os brinquedos e objetos, você pode oferecer massa de modelar (pode ser uma caseira feita pela turma em outro momento) ou pedir que representem por meio de desenho uma cena que se passa em uma cozinha.
Convide as crianças a brincarem livremente nos espaços que você organizou. Estimule que interajam com os materiais e entre si, que usem sua criatividade e imaginação. Participe da brincadeira e, se necessário, sugira novas situações, por exemplo: "Vamos ter visitas, o que podemos preparar?", "Alguém sabe como fazer um bolo?", "Como vamos limpar a cozinha depois de todo esse trabalho?", "Que tal se a gente montasse um restaurante?", "Vamos preparar o lanche da escola?".
O jogo simbólico permite que as crianças assumam diferentes papéis, o que permite que o professor perceba como elas enxergam determinada situação e que tipo de comportamentos e atitudes elas esperam de quem ocupa determinada posição. Por meio dessas representações, é possível observar a compreensão que possuem do mundo social que as cerca e das relações presentes nele.
Quando perceber que o interesse na brincadeira diminuiu, sente-se em roda com a turma para conversar sobre os papéis desempenhados em uma cozinha. Ouça suas opiniões, ajude-os a refletir sobre o assunto e, se necessário, ajude-os a desconstruir alguns preconceitos (por exemplo, que cozinha é um lugar para mulheres ou que esse trabalho não é tão importante quanto outros).
Perguntas para discussão:
- Quais as funções das pessoas que trabalham em uma cozinha? (Ajude-os a pensar em diferentes tarefas: cozinhar, limpar, decorar pratos, criar pratos e receitas, temperar, verificar o que precisa ser comprado, provar a comida, servir, etc)
- Todas as cozinhas são iguais? A de casa? Da escola? De um restaurante?
- Todas as pessoas que trabalham na cozinha são iguais? O que elas podem ter de semelhante? E de diferente?
- O que deve ser mais difícil nesse trabalho?
- Vocês ajudam a família nas tarefas da cozinha?
- Qual a importância do trabalho que as pessoas realizam na cozinha da nossa escola?
- Como seria nossa escola se esses funcionários não existissem?
Fonte das imagens: Getty Images. Acesso em: 15 de março de 2019.
Como adequar à sua realidade: Ao preparar os cantos com os utensílios de cozinha, considere colocar itens comuns nas cozinhas da sua escola e/ou da sua comunidade. Se na sua escola não houver cozinha, você pode adaptar o plano e utilizá-lo em outros espaços que não são tão frequentados pelos alunos, como a secretaria, a portaria, etc. Outra possibilidade é convidar os profissionais a irem à sala de aula conversar com a turma, eles podem levar acessórios referentes ao seu trabalho para mostrar e descrever sua função e sua rotina para os alunos.
Para você saber mais:
OLIVEIRA, Ana Clara. Brincar de comidinha: para além de uma brincadeira, um ato de amor e cuidado. Disponível em: https://leiturinha.com.br/blog/brincar-de-comidinha/?utm_term=9975&zanpid=2541414677121408000.
FERMINO, Cirles Aparecida Costa; DA SILVA, Elisangela Vanessa; PREVIATO, Jéssica Amanda; PAIXÃO, Maria Katia de Moura Graça. A importância do brincar no 2º ano do Ensino Fundamental. Disponível em: http://www.unisalesiano.edu.br/simposio2011/publicado/artigo0105.pdf. Acesso em: 14 de março de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 40 minutos
Orientações: Diga aos alunos que vocês visitarão à cozinha da escola para observar o trabalho que acontece lá dentro. Combine a visita com antecedência com a equipe da cozinha a fim de que seja em um dia e em um horário que não atrapalhe.
Estabeleça alguns combinados com os alunos quanto ao comportamento durante a visita, por exemplo: tratar as pessoas com respeito, falar um de cada vez, fazer silêncio quando alguém estiver falando, não colocar a mão em nada sem autorização. Diga a eles que o objetivo da visita é que aprendam o máximo possível sobre o trabalho que é realizado ali. Para isso, devem responder às seguintes questões:
- Quantos funcionários trabalham na cozinha da escola? Quem são eles?
- Quais as tarefas que eles realizam?
- Qual sua rotina de trabalho?
- Qual a parte que acham mais fácil?
- Qual a parte que acham mais difícil?
- Liste alguns dos objetos encontrados. (Instigue-os a comparar o que encontram com o que é encontrado na cozinha de casa, observando, por exemplo, o tamanho das panelas, a quantidade de fogões e utensílios, etc).
Você pode imprimir ou copiar essas questões e levá-las durante a visita. Acrescente à lista outras perguntas que considerar relevantes e outras que forem sugeridas pelos alunos.
Perguntas para guiar a visita - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YPp4W75kXPXwuh8732Qpb6v2XFZN7RRBP8EpTz2DX9DjUCwJX5H2KsNsJzwZ/his02-und01-perguntas-para-guiar-a-visita.pdf
Acompanhe os alunos à cozinha. É importante que eles possam observar tanto o espaço quanto pessoas executando suas funções, além de conversar com alguns dos funcionários para obter mais informações sobre o trabalho realizado ali e para esclarecer dúvidas. Deixe que protagonizem a visita, fazendo comentários e perguntas (tanto as combinadas anteriormente quanto outras que possam surgir na hora). Atente-se para possíveis perigos, como fogo e facas, a fim de que ninguém se machuque.
Adapte e/ou acrescente outras perguntas que se refiram mais especificamente à realidade de sua escola.
Sistematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Ao voltar para sala, converse com os alunos sobre a visita. Proponha que eles narrem e expliquem as práticas observadas e que respondam oralmente às perguntas que usaram para guiar a visita. Ofereça um espaço no qual se sintam seguros para falar e expor suas opiniões. Estimule que todos falem sobre a experiência. Pergunte se o que viram era o que esperavam, se sabiam como era o trabalho na cozinha da escola e o que acharam do que descobriram. Retome a importância desse trabalho.
Entregue a eles a folha da atividade.
Atividade da sistematização (Desenho e Legenda) -
Você pode imprimir a atividade e entregar uma folha para cada um, ou pode projetar o enunciado ou escrevê-lo no quadro e entregar uma folha sulfite para que façam o desenho.
Enquanto os alunos realizam a atividade, circule pela sala observando e orientando, principalmente na escrita da legenda. Coloque-se no papel de escriba, se necessário.
Convide alguns alunos para compartilhar suas produções com a classe e depois exponha todas as atividades.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp.
- Optativas: Google Meet e Google Classroom.
Contexto
Neste plano, o objetivo é identificar e valorizar as práticas exercidas na cozinha da escola. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, compartilhe o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, organize um momento no Google Classroom (como criar, postar atividades, disponível aqui) ou no Google Meet (como criar uma reunião online, disponível aqui).
Por áudio, peça ao estudante que dê uma passada na cozinha de casa, de preferência acompanhado de um adulto. Solicite que, na ida, observe as seguintes questões:
- Todas as cozinhas são iguais?
- Existem pessoas que trabalham na cozinha?
- Só existe cozinha em casa?
- Na nossa escola existem pessoas que trabalham na cozinha? Quem são?
- Como seria a nossa escola se não houvesse cozinha?
Após, solicite que produzam um arquivo de áudio de, no máximo, 1 minuto, com as respostas.
Problematização
Previamente, combine com o cozinheiro da escola uma entrevista. Se for em momento síncrono, realize a entrevista junto com os estudantes. Caso seja momento assíncrono, peça que o cozinheiro produza um vídeo. Ambos os momentos devem ser orientados pelas seguintes questões:
- Quantos funcionários trabalham na cozinha da escola? Quem são eles?
- Quais as tarefas que eles realizam?
- Qual a parte que acham mais fácil?
- Qual a parte que acham mais difícil?
Você pode inserir outros questionamentos conforme o desenvolvimento da turma.
Sistematização
Solicite que os estudantes desenhem um dos funcionários que conhecem realizando uma das atividades dele na cozinha, e depois escrevam uma legenda para a ilustração. Peça que partilhem as produções no grupo da turma. Atente para ofertar aos estudantes um feedback das atividades realizadas.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes lendo ou assistindo vídeos sobre temáticas referentes aos planos. Sobre as cozinhas das escolas, é possível assistir “Chefs de cozinha preparam a merenda” (disponível aqui) e “Uma instruída e dedicada merendeira” (disponível aqui).
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as das habilidades EF01HI01, EF01HI02, EF01HI03, EF03HI01 e com outros componentes curriculares EF15AR24, EF15AR25, EF12EF12.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Helena Eher
Mentor: Graciele Fabricio
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: A comunidade e seus registros
Objeto (s) de conhecimento: A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade, convivências e interações entre pessoas
Habilidade(s) da BNCC: (EF02HI02) Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades.
Palavras-Chave: Visita; Cozinha; Papéis; Funções; Escola