Plano de Aula

Plano de aula: Desconstruindo os papéis sociais ligados ao gênero

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Práticas e papéis sociais

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI02 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Data show ou quadro. Folha sulfite.

Material complementar:

BECK, Alexandre. Armandinho. Disponível em: https://tirasarmandinho.tumblr.com/search/sonho%20menina. Acesso em: 08 de abril de 2019.

BECK, Alexandre. Armandinho. Disponível em: https://tirasarmandinho.tumblr.com/page/36. Acesso em: 08 de abril de 2019.

BECK, Alexandre. Armandinho. Disponível em: https://www.facebook.com/tirasarmandinho/photos/a.488361671209144/2114754491903179/?type=3&theater. Acesso em: 08 de abril de 2019.

BECK, Alexandre. Armandinho. Disponível em: https://www.facebook.com/tirasarmandinho/photos/a.488361671209144/1383148005063835/?type=3&theater. Acesso em: 08 de abril de 2019.

Atividade da sistematização -

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/r9e7T64tgAxN2V8UXfg3NG4Vn6wZe72YPtQUewYF4vWNCVvs2mkQN5A9ch8K/his2-02und09-atividade-da-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

FERREIRA, Anna Rachel. Vamos falar sobre feminismo. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/485/cinco-livros-feminismo. Acesso em: 08 de abril de 2019.

BERNARDO, Nairim. Séries, filmes e documentários para discutir os papéis sociais das mulheres com seus alunos. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/16011/series-filmes-e-documentarios-para-discutir-os-papeis-sociais-das-mulheres-com-seus-alunos. Acesso em: 08 de abril de 2019.

SASSO, Andrea Geraldi; FRANÇA, Fabiane Freire. Discussões dos Estudos de Gênero na Instituição Escolar: Problematizações a Formação Docente. Disponível em: http://www.fecilcam.br/nupem/anais_viii_epct/PDF/TRABALHOS-COMPLETO/Anais-CH/PEDAGOGIA/05agsassotrabalhocompleto%20_1_.pdf. Acesso em: 08 de abril de 2019.

LIRA, Ana Paula Gomes de Abreu. O papel da escola no combate à discriminação de gênero nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública de Samambaia-DF. Disponível em: http://bdm.unb.br/bitstream/10483/14428/1/2015_AnaPaulaGomesdeAbreuLira_tcc.pdf. Acesso em: 08 de abril de 2019.

JAMIKU, Vanessa Campos de Lara. A construção dos papéis de gênero no ambiente escolar e suas implicações na constituição das identidades masculinas e femininas: uma dinâmica de relação de poder. Disponível em: http://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/5289_2773.pdf. Acesso em: 08 de abril de 2019.

OLIVEIRA, Tory; GARCIA, Carla Cristina. Carla Cristina Garcia: "A escola é o espaço para discutir sobre feminismo". Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/16073/carla-cristina-garcia-a-escola-e-o-espaco-para-discutir-sobre-feminismo. Acesso em: 10 de abril de 2019.

SEMIS, Laís. Lições para educar crianças feministas. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/10180/licoes-para-educar-criancas-feministas. Acesso em: 10 de abril de 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos. Pergunte se sabem o que significa "desconstruir", "preconceito" e "gênero". Se necessário, explique o significado das palavras isoladamente e da frase como um todo.

"Casagrande (2008) enfatiza que discutir as relações de gênero no ambiente escolar é de fundamental importância quando se pensa em construir uma educação democrática que possibilite a todos os seus agentes, igualdade de condições e de oportunidades. Há, portanto, que sumariamente, considerar as crianças e adolescentes como atores sociais . Acredita-se que somente uma educação emancipatória, é capaz de contribuir para a superação das condições de heteronomia, de propor reflexões sobre os contextos de uma sexualidade reprimida - proveniente do período medieval - os mitos da superioridade e racionalidade masculina sob a inferioridade e afetividade, exclusivamente feminina, no sentido de promover uma formação que auxilie os educandos a compreenderem a constituição das concepções de gênero e suas vinculações às estruturas sociais. (NUNES; SILVA, 2006)"

Fonte: JAMIKU, Vanessa Campos de Lara. A construção dos papéis de gênero no ambiente escolar e suas implicações na constituição das identidades masculinas e femininas: uma dinâmica de relação de poder. Disponível em: http://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/5289_2773.pdf. Acesso em: 08 de abril de 2019.

Para você saber mais:

JAMIKU, Vanessa Campos de Lara. A construção dos papéis de gênero no ambiente escolar e suas implicações na constituição das identidades masculinas e femininas: uma dinâmica de relação de poder. Disponível em: http://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/5289_2773.pdf. Acesso em: 08 de abril de 2019.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA