Exemplo da tabela da sistematização
Plano de Aula
Plano de aula: Visita a um espaço da comunidade
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Práticas e papéis sociais
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI02 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Autorização dos pais para saída dos alunos. Cartaz com tabela da sistematização. Data show ou quadro.
Material complementar:
Exemplo da tabela da sistematização -
Para você saber mais:
DA SILVA, Renato Jesus; GUEDES, Maria do Carmo. A evolução do conceito de grupo em Silvia Lane. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/27795. Acesso em: 22 de março de 2019.
MATTOS, Elenir Maria Andeolla; CASTANHA, André Paulo. A importância da pesquisa escolar para a construção do conhecimento do aluno no Ensino Fundamental. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2525-6.pdf. Acesso em: 22 de março de 2019.
SOUZA, Gilson Luiz Rodrigues. A importância da pesquisa no ensino de História nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Disponível em: http://periodicos.cesg.edu.br/index.php/educacaoecultura/article/view/85/114. Acesso em: 02 de abril de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos. Esclareça qual será o espaço que vocês vão visitar.
Nesta aula, espera-se que os alunos realizem um trabalho de observação guiada a fim de explorar, principalmente, as relações e os papéis sociais presentes no espaço visitado.
A intenção deste plano é servir de modelo para que você possa realizar um trabalho investigativo em determinado espaço da comunidade. Esta aula é baseada na visita a uma feira, mas você pode usar a mesma sequência de atividades para explorar outros lugares (praça, parque, igreja, shopping, praia, pátio da escola, etc). Escolha, de preferência, um ambiente conhecido e frequentado pela maioria dos alunos.
Para você saber mais:
DA SILVA, Renato Jesus; GUEDES, Maria do Carmo. A evolução do conceito de grupo em Silvia Lane. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/27795. Acesso em: 22 de março de 2019.
MATTOS, Elenir Maria Andeolla; CASTANHA, André Paulo. A importância da pesquisa escolar para a construção do conhecimento do aluno no Ensino Fundamental. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2525-6.pdf. Acesso em: 22 de março de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Converse com os alunos a respeito da visita que farão. Pergunte a eles:
- Vocês já foram à feira? Quando? Com quem?
- Como ela é?
- O que se vende/compra na feira?
- Quem trabalha na feira?
Diga a eles que essa visita não será como a que fazem com seus familiares, porque dessa vez terão de observar atentamente as pessoas do local. Convide-os a prestarem atenção em QUEM participa da feira (para trabalhar e para comprar ou passear): quem são essas pessoas, como elas agem nesse espaço, sobre o que elas conversam, quais seus comportamentos e atitudes, como é a interação entre elas.
Mostre este slide ou escreva seu conteúdo no quadro. Leia para os alunos e explique o que você espera que eles observem sobre cada um dos itens:
ESPAÇO (Como é a feira? O que tem nela? É um ambiente sério ou descontraído?)
PROFISSIONAIS (Que profissionais trabalham na feira? Como é o trabalho deles? Quais as tarefas que eles realizam? Como é a atitude dos vendedores para convidar os consumidores a comprar? Como é a atitude deles na hora de vender? Como eles falam? Como organizam a mercadoria?)
CONSUMIDORES (O que as pessoas que não estão trabalhando vão fazer na feira? O que elas esperam encontrar? Como escolhem o que querem comprar? Como falam com os vendedores? Qual o perfil da maioria - homem, mulher, criança - e por que será que é assim?)
Diga que na volta vocês anotarão tudo o que foi observado.
Fonte da imagem: Banco de Imagens da Nova Escola. Acesso em: 05 de abril de 2019.
Como adequar à sua realidade: Adapte o roteiro de acordo com o espaço escolhido para visita. Se você for a uma praça, por exemplo, pode não ter profissionais e consumidores, então você pode mudar para ESPAÇO e PESSOAS. Nas perguntas, explore o perfil de quem está presente neste espaço (Observe as pessoas que encontramos na praça: Há jovens? Idosos? Crianças? O que estão fazendo? Há pessoas trabalhando? Quais suas tarefas? Quando se encontram, as pessoas interagem? Como?). Independente do espaço escolhido, faça um roteiro focado nas pessoas e em suas interações.
Problematização
Tempo sugerido: 50 minutos
Orientações: Leve os alunos para andar pela feira. É importante ter pedido autorização dos familiares com antecedência. Combine com outros funcionários, professores ou auxiliares da escola para que haja mais adultos acompanhando o grupo.
Antes de sair, é importante estabelecer alguns combinados: andar próximo aos adultos e não se afastar do grupo, não atravessar a rua a não ser junto com o grupo e sempre olhando para os dois lados primeiro, não mexer nas coisas, etc.
Comece caminhando pelo local. Depois, se possível, encontre um local em que possa se sentar com o grupo para observar as pessoas e suas interações. Aponte situações interessantes para os alunos, vá relembrando o que eles precisam observar, mostre exemplos do que você espera que eles olhem com atenção. Deixe que mostrem a você e aos colegas o que encontram, que façam inferências e questionamentos. Leve um caderno e vá registrando o que eles expressam. Dê mais uma volta pelo ambiente.
Aproveite essa oportunidade para desenvolver com os alunos um novo olhar sobre aquilo que já conhecem. Instigue-os a questionar, a analisar, a observar atentamente e a refletir sobre esse espaço e as pessoas presentes nele. Desenvolver esse olhar investigativo e crítico é muito importante no trabalho com fontes históricas, sejam elas visuais, escritas ou orais.
"Por todas as razões apresentadas, espera-se que o conhecimento histórico seja tratado como uma forma de pensar, entre várias; uma forma de indagar sobre as coisas do passado e do presente, de construir explicações, desvendar significados, compor e decompor interpretações, em movimento contínuo ao longo do tempo e do espaço. Enfim, trata-se de transformar a história em ferramenta a serviço de um discernimento maior sobre as experiências humanas e as sociedades em que se vive." (Fonte: Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#fundamental/historia. Acesso em: 02 de abril de 2019.)
Fonte da imagem: PX Here. Acesso em 22 de março de 2019.
Para você saber mais:
SOUZA, Gilson Luiz Rodrigues. A importância da pesquisa no ensino de História nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Disponível em: http://periodicos.cesg.edu.br/index.php/educacaoecultura/article/view/85/114. Acesso em: 02 de abril de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Ao voltar para a sala, deixe que os alunos contem suas impressões e participe da conversa com uma escuta atenta.
Incentive-os, por meio de perguntas, a relatar tudo o que observaram e a refletir sobre os dados coletados. Ouça suas respostas e problematize-as com outras perguntas que ampliem sua visão.
Perguntas para discussão:
- Descreva a feira. (Como ela é, o que tem para vender, como é o espaço, como a mercadoria está organizada, etc.)
- Por que as pessoas vão à feira?
- Como é a atitude dos vendedores? O que tem de semelhante e de diferente com a atitude de outros vendedores (por exemplo, de uma loja de roupas, da farmácia, etc)?
- Como é a atitude dos consumidores?
- Como é a interação entre vendedor e consumidor?
- Que outros trabalhos você observou sendo realizados na feira?
- Havia mais mulheres ou homens vendendo? Por que você acha que é assim?
- Havia mais mulheres ou homens comprando? Por que você acha que é assim?
- Havia crianças na feira? Muitas ou poucas? Por que você acha que é assim?
- Qual a diferença entre o comportamento das pessoas na feira e em outro ambiente de compras (como o shopping)?
- Qual a diferença entre o comportamento das pessoas na feira e na escola?
Registre uma síntese do que foi dito acerca do espaço, dos profissionais e dos consumidores em uma tabela coletiva (com essas três colunas) que pode ser feita em uma cartolina ou em outro papel de sua preferência. Procure resumir o que foi observado com as palavras usadas pelos alunos durante a discussão. Possibilite que eles construam o texto junto com você.
Exemplo da tabela da sistematização -
As ideias registradas na tabela não precisam ser muito longas, por exemplo:
ESPAÇO - A feira fica em um espaço aberto, organizado para vender e comprar frutas, verduras e legumes.
PROFISSIONAIS - Arrumam as barracas, vendem os produtos de forma descontraída, chamando as pessoas e conversando com animação.
CONSUMIDORES - Muitas pessoas, na maioria mulheres, passeiam pela feira, tocam nos produtos, conversam com os vendedores e carregam suas compras pesadas em um carrinho.
Fonte da imagem: Getty Images. Acesso em 22 de março de 2019.
Adapte a tabela, as perguntas para discussão e o registro de acordo com o espaço escolhido para visita.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, Google Street View e Paint.
Contexto
Neste plano, o objetivo é observar as pessoas e suas interações no espaço visitado, mas precisou ser adaptado para o formato remoto. Portanto, aqui, traremos o seguinte objetivo: observar e conhecer melhor os espaços no nosso contexto de vivência. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, compartilhe o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, organize um momento no Google Classroom (como criar, postar atividades, disponível aqui) ou no Google Meet (como criar uma reunião online, disponível aqui).
Vamos usar a memória afetiva dos estudantes. Você vai eleger um espaço que seja familiar à maioria dos estudantes, seja uma feira do bairro, uma praça ou outros espaços que você ache interessante. Selecione fotografias desse lugar, se possível, e envie aos alunos. Você pode usar ferramentas com Google Street View (Veja aqui como utilizar). Caso você não disponha de fotos de nenhuma natureza, você pode eleger espaços do seu estado. Nesse caso, pode incluir alguns museus virtuais.
Após isso, envie as seguintes questões:
- Há jovens que frequentavam este lugar? Eram idosos? Crianças? O que geralmente faziam?
- Será que ainda há pessoas trabalhando lá? Quais as tarefas delas? Pra que esse lugar serve?
Solicite que os estudantes pensem e respondam às questões em arquivo de áudio.
Problematização
Selecione algum vídeo da sua região sobre o espaço escolhido ou produza um. Destaque a história do lugar, as pessoas que frequentam, qual a funcionalidade social daquele espaço e inspira outras questões, que achar pertinente. Segue alguns exemplos:
História do Forte das Cinco Pontas - Recife/PE (disponível aqui).
História do Forte dos Reis Magos - Natal/RN (disponível aqui).
Sistematização
Após a problematização, peça que os estudantes produzam um desenho sobre o lugar que acabaram de estudar. Caso seja possível, peça que desenhem no Paint. Em seguida, eles devem compartilhar as produções em arquivo de áudio, respondendo às seguintes questões:
- Descreva o espaço que você estudou (Como ele é, o que tem para fazer nele, como é o espaço etc.).
- Por que as pessoas vão a este lugar?
- Há mais mulheres ou homens frequentando o lugar quando ele está aberto? Por que você acha que é assim?
- Havia mais mulheres ou homens comprando? Por que você acha que é assim?
- Como as pessoas tem que se comportar nesse lugar?
Você pode inserir outras questões que achar pertinente. Atente para dar um feedback das respostas aos estudantes.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando alguns sites que oferecem visitas virtuais a espaços históricos, como visita ao Museu de Versalhes (disponível aqui), o Louvre (disponível aqui) e o Museu do Amanhã (disponível aqui).
(Aqui também há outras opções de acesso).
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as das habilidades EF01HI01, EF01HI02, EF01HI03 e EF03HI01 e com outros componentes curriculares EF15AR24, EF15AR25 e EF12EF12.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Helena Eher
Mentor: Graciele Fabricio
Especialista: Danielle Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: A comunidade e seus registros
Objeto (s) de conhecimento: A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade, convivências e interações entre pessoas
Habilidade(s) da BNCC: (EF02HI02) Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades.
Palavras-Chave: Visita; comunidade; feira; papéis; sociais; observação