Plano de Aula

Plano de aula: Visita a um espaço da comunidade

Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Práticas e papéis sociais

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI02 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Autorização dos pais para saída dos alunos. Cartaz com tabela da sistematização. Data show ou quadro.

Material complementar:

Exemplo da tabela da sistematização -

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2cZsvdZ7MuW9HbGJ3CRPW6tyagKcsfDdgZK3uFWtuhB4JSFmmTr7WjYZFMYj/his2-02und04-exemplo-da-tabela-da-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

DA SILVA, Renato Jesus; GUEDES, Maria do Carmo. A evolução do conceito de grupo em Silvia Lane. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/27795. Acesso em: 22 de março de 2019.

MATTOS, Elenir Maria Andeolla; CASTANHA, André Paulo. A importância da pesquisa escolar para a construção do conhecimento do aluno no Ensino Fundamental. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2525-6.pdf. Acesso em: 22 de março de 2019.

SOUZA, Gilson Luiz Rodrigues. A importância da pesquisa no ensino de História nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Disponível em: http://periodicos.cesg.edu.br/index.php/educacaoecultura/article/view/85/114. Acesso em: 02 de abril de 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos. Esclareça qual será o espaço que vocês vão visitar.

Nesta aula, espera-se que os alunos realizem um trabalho de observação guiada a fim de explorar, principalmente, as relações e os papéis sociais presentes no espaço visitado.

A intenção deste plano é servir de modelo para que você possa realizar um trabalho investigativo em determinado espaço da comunidade. Esta aula é baseada na visita a uma feira, mas você pode usar a mesma sequência de atividades para explorar outros lugares (praça, parque, igreja, shopping, praia, pátio da escola, etc). Escolha, de preferência, um ambiente conhecido e frequentado pela maioria dos alunos.

Para você saber mais:

DA SILVA, Renato Jesus; GUEDES, Maria do Carmo. A evolução do conceito de grupo em Silvia Lane. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/27795. Acesso em: 22 de março de 2019.

MATTOS, Elenir Maria Andeolla; CASTANHA, André Paulo. A importância da pesquisa escolar para a construção do conhecimento do aluno no Ensino Fundamental. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2525-6.pdf. Acesso em: 22 de março de 2019.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Conteúdos relacionados