Plano de Aula

Plano de aula: Papéis sociais na família

Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Práticas e papéis sociais

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI02 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Massa de modelar (ou outro material com o qual os alunos possam representar seus familiares). Livro "Lolo Barnabé" escrito por Eva Furnari e publicado pela editora Moderna (se não tiver acesso ao livro, você pode usar o vídeo indicado no "Material complementar").

Material complementar:

LOLO BARNABÉ - VARAL DE HISTÓRIAS. Varal de Histórias. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=A7M1z0snvgw. Acesso em: 03 de abril de 2019.

Álbum de família -

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kPTktYhXDakb7VyWtVwNcD7uqDU4DxesD9uBE5eCQKqJbFK996CGMPFXpJN9/his2-02und05-album-de-familia.pdf

Sugestão de capa -

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YpNCfmqpcEyT7S9R58jcZtRmYq3k7qBpbjegUNScNNwhaNVr5DKsuxVJczYk/his2-02und05-sugestao-de-capa.pdf

Para você saber mais:

PEREIRA, Joana; TOMÁS, Catarina. Papéis e funções dos/as adultos/as e das crianças na família. As conceções das crianças de um jardim de infância. Disponível em: https://repositorio.ipl.pt/bitstream/10400.21/7765/1/2828-10126-1-PB.pdf. Acesso em: 02 de abril de 2019.

TEIXEIRA, Geiliane Aparecida Salles. Família e escola; considerações sobre o papel social dessas instituições na sociedade contemporânea. Disponível em: http://www.uel.br/grupo-estudo/processoscivilizadores/portugues/sitesanais/anais14/arquivos/textos/Workshop/Trabalhos_Completos/Geiliane_Teixeira.pdf. Acesso em: 02 de abril de 2019.

MOUGEOLLE, Léa. As Instituições Sociais. Disponível em: http://www.sociologia.com.br/as-instituicoes-sociais/. Acesso em: 03 de abril de 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos. Diga que vocês conversarão sobre as famílias de cada um, como elas são formadas e qual o papel de cada um que a compõe.

Nesta aula, espera-se que os alunos percebam os papéis desempenhados pelos membros da família. É importante tomar cuidado para não destacar apenas um tipo de família. É cada vez mais frequente que as instituições familiares sejam compostas por diferentes membros, cuidado para não usar termos como "melhor", "pior", "deveria ser", "normalmente", etc.

Para você saber mais:

MOUGEOLLE, Léa. As Instituições Sociais. Disponível em: http://www.sociologia.com.br/as-instituicoes-sociais/. Acesso em: 03 de abril de 2019.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Conteúdos relacionados