Álbum de família
Plano de Aula
Plano de aula: Papéis sociais na família
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Práticas e papéis sociais
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI02 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Massa de modelar (ou outro material com o qual os alunos possam representar seus familiares). Livro "Lolo Barnabé" escrito por Eva Furnari e publicado pela editora Moderna (se não tiver acesso ao livro, você pode usar o vídeo indicado no "Material complementar").
Material complementar:
LOLO BARNABÉ - VARAL DE HISTÓRIAS. Varal de Histórias. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=A7M1z0snvgw. Acesso em: 03 de abril de 2019.
Álbum de família -
Sugestão de capa -
Para você saber mais:
PEREIRA, Joana; TOMÁS, Catarina. Papéis e funções dos/as adultos/as e das crianças na família. As conceções das crianças de um jardim de infância. Disponível em: https://repositorio.ipl.pt/bitstream/10400.21/7765/1/2828-10126-1-PB.pdf. Acesso em: 02 de abril de 2019.
TEIXEIRA, Geiliane Aparecida Salles. Família e escola; considerações sobre o papel social dessas instituições na sociedade contemporânea. Disponível em: http://www.uel.br/grupo-estudo/processoscivilizadores/portugues/sitesanais/anais14/arquivos/textos/Workshop/Trabalhos_Completos/Geiliane_Teixeira.pdf. Acesso em: 02 de abril de 2019.
MOUGEOLLE, Léa. As Instituições Sociais. Disponível em: http://www.sociologia.com.br/as-instituicoes-sociais/. Acesso em: 03 de abril de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos. Diga que vocês conversarão sobre as famílias de cada um, como elas são formadas e qual o papel de cada um que a compõe.
Nesta aula, espera-se que os alunos percebam os papéis desempenhados pelos membros da família. É importante tomar cuidado para não destacar apenas um tipo de família. É cada vez mais frequente que as instituições familiares sejam compostas por diferentes membros, cuidado para não usar termos como "melhor", "pior", "deveria ser", "normalmente", etc.
Para você saber mais:
MOUGEOLLE, Léa. As Instituições Sociais. Disponível em: http://www.sociologia.com.br/as-instituicoes-sociais/. Acesso em: 03 de abril de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Antes da aula começar, prepare o espaço para que os alunos trabalhem em três grandes grupos. As atividades serão feitas individualmente, mas as conversas proporcionadas ao longo das produções podem ser muito enriquecedoras. Dessa forma, enquanto pensam sobre a própria família, eles também conhecerão mais sobre outras famílias diferentes da sua e, com isso, aumentarão sua percepção e compreensão do mundo.
Disponibilize massa de modelar e peça que a usem para criar as pessoas que fazem parte de sua família. Deixe-os à vontade para decidir quem vão representar: os familiares que moram na mesma casa ou não, pessoas próximas que apesar de não ter laço de sangue são consideradas da família, etc. Se não for possível usar massa de modelar, você pode oferecer outro material ou pedir que façam um desenho.
Enquanto realizam a atividade, circule pela sala, observe o que fazem, peça que te mostrem o que fizeram, ouça seus comentários. Reforce que as famílias são diferentes e que, por isso, suas representações serão diferentes.
Convide-os a mostrarem suas produções no grupo e a conversarem sobre elas. Depois, peça que alguns alunos mostrem para toda turma quais familiares representaram. À medida em que forem apresentando as pessoas da família, estimule a conversa sobre o papel que elas exercem.
Sugestão de perguntas para discussão, por exemplo, se for mostrado um "pai":
- O que um pai faz?
- Quais suas responsabilidades?
- Quais suas tarefas?
- Qual a diferença entre o papel do pai e o papel de outros familiares (como a mãe, o tio, o irmão, o avô, etc)?
- Vocês podem fazer o papel de pai? Por quê?
As mesmas perguntas (e outras que você quiser acrescentar e/ou que surgirem ao longo da conversa) podem ser usadas para discutir sobre diferentes membros da família.
É comum que haja diferença entre as respostas das crianças. Estimule que apresentem suas ideias, que compartilhem suas histórias e vivências, mas atente-se para não reforçar preconceitos e estereótipos (como "isso é papel só da mãe" ou "isso é papel só do pai"). Problematize suas afirmações, questione e participe da conversa de forma responsiva.
Fonte das imagens:
Monk B. / Getty Images. Acesso em 02 de abril de 2019.
Getty Images. Acesso em 02 de abril de 2019.
Para você saber mais:
PEREIRA, Joana; TOMÁS, Catarina. Papéis e funções dos/as adultos/as e das crianças na família. As conceções das crianças de um jardim de infância. Disponível em: https://repositorio.ipl.pt/bitstream/10400.21/7765/1/2828-10126-1-PB.pdf. Acesso em: 02 de abril de 2019.
TEIXEIRA, Geiliane Aparecida Salles. Família e escola; considerações sobre o papel social dessas instituições na sociedade contemporânea. Disponível em: http://www.uel.br/grupo-estudo/processoscivilizadores/portugues/sitesanais/anais14/arquivos/textos/Workshop/Trabalhos_Completos/Geiliane_Teixeira.pdf. Acesso em: 02 de abril de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Leia a história "Lolo Barnabé" escrita pela Eva Furnari e publicada pela editora Moderna.
Se não tiver acesso ao livro, você pode mostrar o vídeo com a história ou assisti-lo em casa e depois contá-la para os alunos.
LOLO BARNABÉ - VARAL DE HISTÓRIAS. Varal de Histórias. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=A7M1z0snvgw. Acesso em: 03 de abril de 2019.
Converse com a turma sobre a narrativa, focando, principalmente, na família e nas funções de cada um dos personagens enquanto integrantes dessa família.
Exemplos de perguntas para discussão:
- Quem fazia parte da família do Lolo Barnabé?
- O que eles gostavam de fazer?
- Qual era o papel da Brisa na família? O que ela fazia? Quais suas responsabilidades?
- Tem alguém na sua família que desempenha esse papel?
- Qual era o papel do Lolo na família? O que ele fazia? Quais suas responsabilidades?
- Tem alguém na sua família que desempenha esse papel?
- Qual era o papel do Finfo na família? O que ele fazia? Quais suas responsabilidades?
- Você tem um papel parecido com o do Finfo? Por quê?
- Se os avós do Finfo aparecessem na história, o que será que eles fariam? Quais seriam suas atitudes e responsabilidades?
- Se Finfo tivesse irmãos e eles aparecessem na história, o que será que eles fariam? Quais seriam suas atitudes e responsabilidades?
Abra espaço para que os alunos conversem sobre a história e sobre sua própria família, para que façam comparações e questionamentos. Novamente, deixe claro que as famílias são diferentes, que determinadas atitudes são comuns em várias delas, mas que isso pode variar em cada casa.
Fonte da imagem:
Editora Moderna. Disponível em: https://www.moderna.com.br/main.jsp?lumPageId=4028818B2E3AAEB2012E49CCED182E5D&itemId=8A7A83CB30959F1D0130AE7E1C8207C7. Acesso em 02 de abril de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Convide os alunos a confeccionar um álbum de família. Cada um fará uma página. Entregue a folha da atividade impressa (ou uma outra folha na qual possam fazer as ilustrações e as descrições) e peça que completem o título com seu nome (por exemplo: "Família da Helena").
Álbum de família -
Explique que cada um irá desenhar quatro pessoas de sua família (se alguma criança não tiver quatro familiares para desenhar, sugira que complete com alguns amigos) e embaixo do desenho deverá escrever algo sobre essa pessoa que a caracterize na família, por exemplo: "Meu tio João faz o almoço no domingo"; "Minha vó Maria conta histórias"; "Meu irmão ajuda na lição de casa".
Enquanto fazem a atividade, circule pela sala observando e orientando quando necessário.
As páginas que cada um produziu devem ser unidas como em um livro, que pode ficar disponível na biblioteca da sala. Leve uma capa, junte as páginas e mostre a eles o resultado final. Passe o livro para que folheiem e conversem mais um pouco sobre suas famílias.
Deixe que algumas crianças mostrem sua produção para a turma apresentando os familiares e explicando suas descrições.
Sugestão de capa -
Fonte das imagens:
Kinga Scinchewics / Unsplash. Acesso em 02 de abril de 2019.
Alex Blajan / Unsplash. Acesso em 02 de abril de 2019.
Rachael Crowe / Unsplash. Acesso em 02 de abril de 2019.
Sav walts / Unsplash. Acesso em 02 de abril de 2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp.
- Optativas: Google Meet e Google Classroom.
Contexto
Neste plano, o objetivo é identificar os papéis dos adultos que fazem parte da sua família. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, compartilhe o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, organize um momento no Google Classroom (como criar, postar atividades, disponível aqui) ou no Google Meet (como criar uma reunião online, disponível aqui).
Peça que os alunos pensem em pessoas que eles gostam de conviver no ambiente familiar e produzam um desenho. Se for possível e eles tiverem acesso, sugira o uso de massa de modelar, para que eles moldem a pessoa. Dê um tempo para que a produção aconteça e peça que, quando concluídas, sejam compartilhadas no grupo da turma. Em seguida, peça que os estudantes expliquem a produção em um vídeo de, no máximo, 1 minuto. Depois disso, lance as questões:
- O que uma mãe faz?
- Quais suas responsabilidades?
- Quais suas tarefas?
- Qual a diferença entre o papel da mãe e o papel de outros familiares (como a pai, o tio, o irmão, o avô etc.)?
- Vocês podem fazer o papel de mãe? Por quê?
Solicite que os estudantes pensem e respondam às questões em arquivo de áudio.
Problematização
Compartilhe com os estudantes a história de “Lolo Barnabé” (disponível aqui). Caso eles não consigam acesso ao vídeo, conte a história para eles via áudio. Peça que a atenção para a história seja guiada levando em consideração a comparação com as famílias e as seguintes questões:
- Quem fazia parte da família do Lolo Barnabé?
- Qual era o papel da Brisa na família? O que ela fazia? Quais suas responsabilidades?
- Qual era o papel do Lolo na família? O que ele fazia? Quais suas responsabilidades?
- Qual era o papel do Finfo na família? O que ele fazia? Quais suas responsabilidades?
Você pode acrescentar outras questões. Peça que respondam por arquivo de áudio.
Sistematização
Os estudantes irão confeccionar um álbum de família. Compartilhe com eles o arquivo de sistematização (disponível aqui). Explique, por áudio, que cada um irá desenhar quatro pessoas da família (se alguma criança não tiver quatro familiares para desenhar, sugira que complete com alguns amigos) e, embaixo do desenho, deverá escrever algo sobre essa pessoa que a caracterize na família, por exemplo:
- "Meu tio João faz o almoço no domingo";
- "Minha vó Maria conta histórias";
- "Meu irmão ajuda na lição de casa".
Você pode inserir outras questões que achar pertinentes. Dê um tempo para que eles possam produzir e atente para dar um feedback das respostas aos estudantes.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo junto com as crianças alguns vídeos sobre famílias, como o “Familias do mundinho” (disponível aqui), “Famílias de A a Z” (disponível aqui) e “A história de uma Família” (disponível aqui).
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as das habilidades EF01HI01, EF01HI02, EF01HI03 e EF03HI01 e com outros componentes curriculares EF15AR24, EF15AR25 e EF12EF12.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Helena Eher
Mentor: Graciele Fabricio
Especialista: Danielle Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: A comunidade e seus registros
Objeto(s) de conhecimento: A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade, convivências e interações entre pessoas
Habilidade(s) da BNCC: (EF02HI02) Identificar e descrever práticas e papéis sociais que as pessoas exercem em diferentes comunidades.
Palavras-Chave: família; familiares; papéis; sociais