15255
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Planejando campanhas educativas.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do EF sobre Planejando campanhas educativas.

Plano 13 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Erika Christian Fernandes Pettersen

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação VIDA PÚBLICA. A aula faz parte do módulo Produção de texto.

Materiais necessários: Papéis, lápis e borracha.

Informações sobre o gênero: O slogan é constituído de imagem, sendo acompanhada de textos com letras e cores fortes para chamar a atenção, apresentando uma linguagem persuasiva na intenção de convencer o leitor/consumidor a adquirir o produto, ideia ou serviço.

Sua estrutura composicional geralmente contém:

  • Título ( apresenta a ideia principal),
  • Subtítulo ( apresenta uma idéia complementar ao título),
  • Logomarca ( junção do símbolo da empresa e seu nome,
  • Logotipo ( representação gráfica que representa o nome de uma empresa, instituição, marca ),
  • Slogan ( frase curta, de fácil memorização).

Dificuldades antecipadas: Fazer o rascunho da campanha em termos de sua estrutura composicional e escrever o texto do slogan.

Referências sobre o assunto:

LELO, K. L. R.; SILVA, A. Planejando o ensino de produção de textos escritos na escola. In: LEAL, T. F.; BRANDÃO, A.C. (orgs). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. 1ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

MENDONÇA, Márcia. Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Recife, MEC/CEEL, 2008.

Produção de Textos Escritos. Disponível em: <http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/roteiros/ROTEIRO%205-MAIO-1o%20ao%203o%20ano.pdf>. Acesso em 21 de janeiro de 2019

SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI, M.C.B. (org). Diversidade textual : os gêneros na sala de aula. 1.ed. Belo Horizonte : Autêntica , 2007.

SILVA, Caroline Costa. Os gêneros anúncio publicitário e anúncio de propaganda: uma proposta de ensino ancorada na análise de discurso crítica. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa). Uberlândia/MG - 2015).

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Projete ou leia o título para a turma. Fale para a turma que a proposta da aula é planejar uma campanha educativa com temas diferenciados e relacionados ao contexto escolar.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Organize a turma dividindo-a em 4 grupos, podendo ou não ser os mesmos da aula anterior. Garanta que na formação dos grupos os alunos estejam em níveis diferentes de escrita e leitura (de forma heterogênea quanto aos conhecimentos da língua escrita).
  • Explique que nesta aula cada grupo irá planejar uma campanha educativa com temas diferenciados e relacionados ao contexto escolar.
  • Serão selecionados 4 temas diversos, sendo um tema por grupo para a produção da campanha. Os temas poderão surgir dos próprios alunos de acordo com seus interesses ou observações sobre a realidade de sua escola.
  • Caso tenham dificuldades em pensar sobre os temas, seguem algumas sugestões para discussão com os alunos: sala limpa (lixo na sala de aula), alimentação saudável na escola (merenda escolar), uso correto do banheiro, regras do recreio, cuidados com o jardins da escola, bullying, etc.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações:

  • Após a explicação do que será a atividade e a organização da turma, inicie a entrega de papéis (servirão de rascunho) para cada grupo.
  • Proponha uma discussão sobre os possíveis temas que poderão ser utilizados na criação das campanhas, lembrando que o foco será o ambiente escolar, ou seja, sobre o que precisa ser melhorado neste ambiente e que, posteriormente, será divulgado para toda a escola. (Pensar criticamente sobre o que é importante para os cuidados da criança no ambiente escolar).
  • Definido os temas por grupo, explique que farão um “tour” pela escola para observar e escrever uma lista com dados sobre o que observaram à respeito do seu tema.
  • Após o levantamento dos dados sobre o tema que cada grupo escolheu, convide os alunos a realizar o planejamento da campanha, pensando nas condições de produção.
  • Oriente os alunos a escreverem o rascunho dessa campanha: pensar sobre qual será o slogan, o público destinado, o local em que irão divulgá-la e como, se irão fazer cartazes ou utilizar computador, filmadoras ou farão a mão livre, quais cores usarão, tipos de letras, etc.
  • É importante lembrar com os alunos as características que já foram trabalhadas ao longo de todos os planos sobre o que seria exatamente necessário para a produção de uma campanha.
  • Observação: Ao saírem em tour pelos ambientes da escola verificar o que será necessário planejar, utilizando de uma lista para os dados coletados (registro das observações).
  • Relembre pontos importantes do que já aprenderem sobre a estrutura textual desse gênero:
  • O slogan é constituído de imagem e textos curtos de fácil memorização com letras e cores fortes para chamar a atenção de quem está lendo, apresentando uma linguagem persuasiva na intenção de convencer o leitor/consumidor a adquirir o produto, ideia ou serviço.
  • Além de ter imagens e escritas, as campanhas publicitárias despertam nas pessoas a vontade de cumprir uma ideia proposta e acreditar nela, e que isso é o sentido que o texto quer alcançar. Que as palavras escritas que formam o slogan são escolhidas e organizadas com uma forte intenção de conseguir convencer o leitor e fazê-lo acreditar que isso será “bom”.
  • Reflita: Basta ter somente a imagem no cartaz para que a mensagem da campanha seja entendida? O que mais pode ajudar nessa compreensão?
  • A frase SLOGAN da campanha é muito importante, pois complementa a imagem (ou vice-versa) para que o assunto tratado seja melhor entendido pelo público leitor.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Após a finalização do rascunho da campanha pelos grupos, explique que na próxima aula irão revisá-lo e partir para a produção propriamente dita da campanha.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação VIDA PÚBLICA. A aula faz parte do módulo Produção de texto.

Materiais necessários: Papéis, lápis e borracha.

Informações sobre o gênero: O slogan é constituído de imagem, sendo acompanhada de textos com letras e cores fortes para chamar a atenção, apresentando uma linguagem persuasiva na intenção de convencer o leitor/consumidor a adquirir o produto, ideia ou serviço.

Sua estrutura composicional geralmente contém:

  • Título ( apresenta a ideia principal),
  • Subtítulo ( apresenta uma idéia complementar ao título),
  • Logomarca ( junção do símbolo da empresa e seu nome,
  • Logotipo ( representação gráfica que representa o nome de uma empresa, instituição, marca ),
  • Slogan ( frase curta, de fácil memorização).

Dificuldades antecipadas: Fazer o rascunho da campanha em termos de sua estrutura composicional e escrever o texto do slogan.

Referências sobre o assunto:

LELO, K. L. R.; SILVA, A. Planejando o ensino de produção de textos escritos na escola. In: LEAL, T. F.; BRANDÃO, A.C. (orgs). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. 1ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

MENDONÇA, Márcia. Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Recife, MEC/CEEL, 2008.

Produção de Textos Escritos. Disponível em: <http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/roteiros/ROTEIRO%205-MAIO-1o%20ao%203o%20ano.pdf>. Acesso em 21 de janeiro de 2019

SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI, M.C.B. (org). Diversidade textual : os gêneros na sala de aula. 1.ed. Belo Horizonte : Autêntica , 2007.

SILVA, Caroline Costa. Os gêneros anúncio publicitário e anúncio de propaganda: uma proposta de ensino ancorada na análise de discurso crítica. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa). Uberlândia/MG - 2015).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Projete ou leia o título para a turma. Fale para a turma que a proposta da aula é planejar uma campanha educativa com temas diferenciados e relacionados ao contexto escolar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Organize a turma dividindo-a em 4 grupos, podendo ou não ser os mesmos da aula anterior. Garanta que na formação dos grupos os alunos estejam em níveis diferentes de escrita e leitura (de forma heterogênea quanto aos conhecimentos da língua escrita).
  • Explique que nesta aula cada grupo irá planejar uma campanha educativa com temas diferenciados e relacionados ao contexto escolar.
  • Serão selecionados 4 temas diversos, sendo um tema por grupo para a produção da campanha. Os temas poderão surgir dos próprios alunos de acordo com seus interesses ou observações sobre a realidade de sua escola.
  • Caso tenham dificuldades em pensar sobre os temas, seguem algumas sugestões para discussão com os alunos: sala limpa (lixo na sala de aula), alimentação saudável na escola (merenda escolar), uso correto do banheiro, regras do recreio, cuidados com o jardins da escola, bullying, etc.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações:

  • Após a explicação do que será a atividade e a organização da turma, inicie a entrega de papéis (servirão de rascunho) para cada grupo.
  • Proponha uma discussão sobre os possíveis temas que poderão ser utilizados na criação das campanhas, lembrando que o foco será o ambiente escolar, ou seja, sobre o que precisa ser melhorado neste ambiente e que, posteriormente, será divulgado para toda a escola. (Pensar criticamente sobre o que é importante para os cuidados da criança no ambiente escolar).
  • Definido os temas por grupo, explique que farão um “tour” pela escola para observar e escrever uma lista com dados sobre o que observaram à respeito do seu tema.
  • Após o levantamento dos dados sobre o tema que cada grupo escolheu, convide os alunos a realizar o planejamento da campanha, pensando nas condições de produção.
  • Oriente os alunos a escreverem o rascunho dessa campanha: pensar sobre qual será o slogan, o público destinado, o local em que irão divulgá-la e como, se irão fazer cartazes ou utilizar computador, filmadoras ou farão a mão livre, quais cores usarão, tipos de letras, etc.
  • É importante lembrar com os alunos as características que já foram trabalhadas ao longo de todos os planos sobre o que seria exatamente necessário para a produção de uma campanha.
  • Observação: Ao saírem em tour pelos ambientes da escola verificar o que será necessário planejar, utilizando de uma lista para os dados coletados (registro das observações).
  • Relembre pontos importantes do que já aprenderem sobre a estrutura textual desse gênero:
  • O slogan é constituído de imagem e textos curtos de fácil memorização com letras e cores fortes para chamar a atenção de quem está lendo, apresentando uma linguagem persuasiva na intenção de convencer o leitor/consumidor a adquirir o produto, ideia ou serviço.
  • Além de ter imagens e escritas, as campanhas publicitárias despertam nas pessoas a vontade de cumprir uma ideia proposta e acreditar nela, e que isso é o sentido que o texto quer alcançar. Que as palavras escritas que formam o slogan são escolhidas e organizadas com uma forte intenção de conseguir convencer o leitor e fazê-lo acreditar que isso será “bom”.
  • Reflita: Basta ter somente a imagem no cartaz para que a mensagem da campanha seja entendida? O que mais pode ajudar nessa compreensão?
  • A frase SLOGAN da campanha é muito importante, pois complementa a imagem (ou vice-versa) para que o assunto tratado seja melhor entendido pelo público leitor.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Após a finalização do rascunho da campanha pelos grupos, explique que na próxima aula irão revisá-lo e partir para a produção propriamente dita da campanha.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 1º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano