Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação VIDA PÚBLICA. A aula faz parte do módulo Produção de texto.
Materiais necessários: Papéis, lápis e borracha.
Informações sobre o gênero: O slogan é constituído de imagem, sendo acompanhada de textos com letras e cores fortes para chamar a atenção, apresentando uma linguagem persuasiva na intenção de convencer o leitor/consumidor a adquirir o produto, ideia ou serviço.
Sua estrutura composicional geralmente contém:
- Título ( apresenta a ideia principal),
- Subtítulo ( apresenta uma idéia complementar ao título),
- Logomarca ( junção do símbolo da empresa e seu nome,
- Logotipo ( representação gráfica que representa o nome de uma empresa, instituição, marca ),
- Slogan ( frase curta, de fácil memorização).
Dificuldades antecipadas: Fazer o rascunho da campanha em termos de sua estrutura composicional e escrever o texto do slogan.
Referências sobre o assunto:
LELO, K. L. R.; SILVA, A. Planejando o ensino de produção de textos escritos na escola. In: LEAL, T. F.; BRANDÃO, A.C. (orgs). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. 1ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
MENDONÇA, Márcia. Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Recife, MEC/CEEL, 2008.
Produção de Textos Escritos. Disponível em: <http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/roteiros/ROTEIRO%205-MAIO-1o%20ao%203o%20ano.pdf>. Acesso em 21 de janeiro de 2019
SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI, M.C.B. (org). Diversidade textual : os gêneros na sala de aula. 1.ed. Belo Horizonte : Autêntica , 2007.
SILVA, Caroline Costa. Os gêneros anúncio publicitário e anúncio de propaganda: uma proposta de ensino ancorada na análise de discurso crítica. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa). Uberlândia/MG - 2015).
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Projete ou leia o título para a turma. Fale para a turma que a proposta da aula é planejar uma campanha educativa com temas diferenciados e relacionados ao contexto escolar.
Introdução
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações:
- Organize a turma dividindo-a em 4 grupos, podendo ou não ser os mesmos da aula anterior. Garanta que na formação dos grupos os alunos estejam em níveis diferentes de escrita e leitura (de forma heterogênea quanto aos conhecimentos da língua escrita).
- Explique que nesta aula cada grupo irá planejar uma campanha educativa com temas diferenciados e relacionados ao contexto escolar.
- Serão selecionados 4 temas diversos, sendo um tema por grupo para a produção da campanha. Os temas poderão surgir dos próprios alunos de acordo com seus interesses ou observações sobre a realidade de sua escola.
- Caso tenham dificuldades em pensar sobre os temas, seguem algumas sugestões para discussão com os alunos: sala limpa (lixo na sala de aula), alimentação saudável na escola (merenda escolar), uso correto do banheiro, regras do recreio, cuidados com o jardins da escola, bullying, etc.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 40 minutos.
Orientações:
- Após a explicação do que será a atividade e a organização da turma, inicie a entrega de papéis (servirão de rascunho) para cada grupo.
- Proponha uma discussão sobre os possíveis temas que poderão ser utilizados na criação das campanhas, lembrando que o foco será o ambiente escolar, ou seja, sobre o que precisa ser melhorado neste ambiente e que, posteriormente, será divulgado para toda a escola. (Pensar criticamente sobre o que é importante para os cuidados da criança no ambiente escolar).
- Definido os temas por grupo, explique que farão um “tour” pela escola para observar e escrever uma lista com dados sobre o que observaram à respeito do seu tema.
- Após o levantamento dos dados sobre o tema que cada grupo escolheu, convide os alunos a realizar o planejamento da campanha, pensando nas condições de produção.
- Oriente os alunos a escreverem o rascunho dessa campanha: pensar sobre qual será o slogan, o público destinado, o local em que irão divulgá-la e como, se irão fazer cartazes ou utilizar computador, filmadoras ou farão a mão livre, quais cores usarão, tipos de letras, etc.
- É importante lembrar com os alunos as características que já foram trabalhadas ao longo de todos os planos sobre o que seria exatamente necessário para a produção de uma campanha.
- Observação: Ao saírem em tour pelos ambientes da escola verificar o que será necessário planejar, utilizando de uma lista para os dados coletados (registro das observações).
- Relembre pontos importantes do que já aprenderem sobre a estrutura textual desse gênero:
- O slogan é constituído de imagem e textos curtos de fácil memorização com letras e cores fortes para chamar a atenção de quem está lendo, apresentando uma linguagem persuasiva na intenção de convencer o leitor/consumidor a adquirir o produto, ideia ou serviço.
- Além de ter imagens e escritas, as campanhas publicitárias despertam nas pessoas a vontade de cumprir uma ideia proposta e acreditar nela, e que isso é o sentido que o texto quer alcançar. Que as palavras escritas que formam o slogan são escolhidas e organizadas com uma forte intenção de conseguir convencer o leitor e fazê-lo acreditar que isso será “bom”.
- Reflita: Basta ter somente a imagem no cartaz para que a mensagem da campanha seja entendida? O que mais pode ajudar nessa compreensão?
- A frase SLOGAN da campanha é muito importante, pois complementa a imagem (ou vice-versa) para que o assunto tratado seja melhor entendido pelo público leitor.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Após a finalização do rascunho da campanha pelos grupos, explique que na próxima aula irão revisá-lo e partir para a produção propriamente dita da campanha.