Plano de Aula
Plano de aula: Escrita de um novo final para uma história conhecida
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Escrever com sentido
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Clarice Fernandes
Mentor: Camila Bon
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Campos de Experiência: Escuta, fala , pensamento e imaginação; Corpo, Gestos e movimentos
Objetivos e códigos da Base:
(EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.
(EI03EF05) Recontar histórias ouvidas para produção de reconto escrito, tendo o professor como escriba.
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
Abordagem didática:
Desde cedo, as crianças percebem a função social da escrita, pois ela permeia a vida delas também. Na escola, os pequenos vão ampliar essas vivências, experimentando e interagindo com situações diversificadas, nas quais a escrita se faz necessária. Ao fazerem isso, eles constroem conhecimentos acerca do sistema alfabético e das funcionalidades e características dessa prática de linguagem, ao mesmo tempo em que criam um vínculo positivo com ela.