Material para impressão - Playlist - EDI3_06UND01
Plano de Aula
Plano de aula: Os traços marcantes da dança
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Corpo, movimento e dança
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:
Conhecendo diferentes ritmos musicais
Planejando uma apresentação de dança
A atividade propõe que as crianças dancem e façam marcações gráficas dessa dança, a partir do convite que o ritmo faz ao corpo. Nesta atividade, sugerimos que elas apreciem dois vídeos. Para tal, organize-os com antecedência para o seu grupo. Observe a necessidade de combinar com os familiares que neste dia as crianças tragam roupa de banho, para poderem vivenciar a proposta. Para apoiar sua escolha musical, preparamos uma coletânea especial para você. Nela, estabelecemos ritmos diversos, com o intuito de ampliar o repertório dos pequenos, bem como as possibilidades de movimentos corporais diversos. Acesse a playlist aqui e se inspire para entrar na dança com o seu grupo.
Materiais:
Organize dois tecidos de quatro metros cada um. Sugerimos a utilização de algodão cru. Caso prefira, você pode utilizar papéis em substituição ao tecido, contudo, observe a espessura deles para que as crianças, ao dançarem, não os rasguem. Separe algumas tintas guaches e cerca de 12 bacias ou bandejas plásticas que permitam às crianças molhar os pés. Aparelho de som e as músicas que selecionou. Separe também um equipamento digital para você registrar vídeos e fotografias das vivências da turma. Organize ainda um projetor de imagem e áudio para reproduzir os vídeos sugeridos para a proposta. Acesse o vídeo 1 e o vídeo 2.
Espaços:
Organize um espaço para a apreciação dos vídeos e para uma conversa inicial com as crianças. Preveja que a continuidade da atividade ocorrerá em um espaço externo. Assim, busque um local amplo e forre um dos tecidos no chão e outro na parede, prendendo-o com fita adesiva. Disponha as bandejas com as tintas guaches nas laterais e abaixo de cada tecido, organizando cerca de seis bandejas para cada uma. Aqui há um exemplo de como você poderá organizar o material. Caso seu espaço não seja amplo, considere realizar a proposta com a turma dividida em dois grupos. Sendo assim, prepare dois ambientes em um mesmo lugar: a atividade com a música e outra que os pequenos consigam realizar com autonomia. Assim, enquanto um grupo vivencia esta proposta, o outro estará engajado na outra vivência. Depois, basta fazer a troca de atividades entre os grupos.
Se sua escola tiver disponível na área externa uma ducha ou uma mangueira, aproveite para organizar a atividade nesse espaço, de modo que as crianças possam, após a pintura, vivenciar brincadeiras com água e se lavar ao mesmo tempo.
Tempo sugerido:
Aproximadamente uma hora e 20 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
Como as crianças se envolveram com a proposta de registrar traços ao dançar? Que sentimentos revelaram? Como revelavam as sensações decorrentes da brincadeira?
Que estratégias buscavam para movimentarem-se de maneira adequada, respeitando o espaço e os pares?
O que evidenciava que as crianças estavam atentas às variações da qualidade sonora? Como faziam suas marcas? Elas mudavam em espessura e volume, conforme a variação sonora?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Oportunize que as crianças se expressem de variadas maneiras, mesmo que o convite seja para uma expressão corporal, respeite os pequenos que, em um primeiro momento, preferem observar e engaje-os a contar suas percepções do que foi apreciado por eles.
O que fazer durante?

1
Reúna-se com as crianças no espaço que você preparou para elas apreciarem o vídeo e conte que hoje você separou um momento do dia para que façam uma investigação divertida. Diga que irão descobrir como são os desenhos da dança. Instigue-as a pensar como podem traçar essa investigação.
Após esse diálogo, conte que alguns artistas fazem essas investigações e compõem lindas obras de artes. Comente que, como exemplos, você trouxe dois vídeo de artistas que enquanto dançam, fazem marcas de seus passos com tintas. Em seguida, convide o grupo para apreciá-los.
Após a apreciação dos vídeos, investigue junto ao grupo as impressões acerca do que observaram. Em seguida, conte a proposta da atividade, dizendo que preparou na área externa um espaço para que dancem e registrem os passos da dança com tinta.
2
Em seguida, conte para as crianças que para essa vivência elas serão organizadas em dois grupos: um utilizará o tecido que está no chão e outro o que está fixado na parede. Diga que o desafio é que, dançando a música, elas façam marcas gráficas da dança, utilizando as tintas que estão nas bandejas próximas aos tecidos. Neste momento, instigue o grupo a refletir se as marcas serão as mesmas se uma música for agitada e outra lenta, por exemplo. Caso elas digam que serão diferentes, questione os motivos da diferenciação. Em seguida, faça alguns acordos com as crianças, definindo o tempo da atividade e como elas irão se movimentar para retirar o excesso de tinta do corpo, por exemplo. Observe que este é um acordo a ser feito considerando a realidade e as possibilidades de sua escola e do grupo. Após os acordos, convide as crianças para irem até o espaço que você preparou.
3
Ao chegarem no espaço, convide as crianças para que, antes de utilizar as tintas, dancem a música escolhida por você, percebendo os ritmos, as alterações, se há mudanças que sugerem movimentos. Em seguida, organize-as nos dois grupos e convide-as a dançar e deixar suas marcas, reproduzindo a canção escolhida. Observe que quanto mais rica em ritmo a música for, maiores serão as possibilidades de as crianças construírem percepções acerca dos movimentos corporais e dos registros que farão. Para essa atividade, sugerimos Storm, de Vilvaldi.
4
Enquanto as crianças dançam e fazem os registros de seus passos, observe quais relações estão estabelecendo. Atente-se para como fazem suas marcas, se observam a alteração da música e a associam à mudança ou à adaptação do movimento corporal, se quando a música sugere um aumento no volume, as crianças fazem marcas no alto do tecido, se ao observarem o violino, sugerem traços em zig zag, por exemplo. Considere fazer registros fotográficos e em vídeos das manifestações das crianças.
5
Após a primeira música, considere reproduzir outro ritmo convidativo e potente para o grupo. Sugerimos uma música tradicional chinesa. Enquanto as crianças dançam, observe como a nova música as convida para criar novos passos e marcas. Investigue como estão acolhendo o ritmo. Se para essa canção fazem movimentos leves, rápidos, longos ou curtos. Se criam narrativas em suas danças, por exemplo, se percorrem um caminho. Continue a fazer os registros das relações que as crianças estão estabelecendo na proposta.
Observe o tempo acordado para atividade, e conforme combinaram, quando faltarem cerca de 30 segundos, vá abaixando a música lentamente, até silenciar totalmente seu volume. Em seguida, convide as crianças, para que se distanciem um pouco dos tecidos e apreciem as marcas deixadas. Considere registrar esse momento, observando como se depararam e se surpreenderam com as criações.
6
Após um período de apreciação, combine com as crianças que, agora, elas irão retirar o excesso de tinta do corpo, enquanto as obras de arte secam. Diga que em outro momento vocês observarão os vídeos e as fotografias que você fez e que também conversarão sobre a vivência.
Organize a forma como combinou com as crianças para esse momento e apoie-as durante o processo. Caso tenha escolhido dar continuidade à rotina promovendo brincadeiras com água, aproveite para que esse momento seja dançante também, utilizando a playlist que preparamos para você.
Para finalizar:
Após terem organizado o espaço, convide as crianças para vivenciar a próxima atividade do dia.
Desdobramentos
Após a pintura dos tecidos você pode propor uma exposição desse material. Planeje com a turma qual espaço será utilizado para a exposição e de que modo organizarão os tecidos. Discutam sobre a possibilidade de apresentarem junto das pinturas, as fotografias e os vídeos da vivência. Criem possíveis títulos para a mostra e maneiras de convidar as famílias e as demais turmas da escola para realizarem uma visita a ela. Também é possível repetir esta proposta de dança e de produção gráfica utilizando outros materiais, diferentes das tintas, como canetas, canetinhas, giz de cera e de lousa, giz pastel etc.
Engajando as famílias
Utilize a filmagem que você fez das crianças no momento da vivência e planeje projetar o registro para as famílias nos momentos de entrada e saída da escola. Perto do local da projeção, elabore um mural com as fotografias que tirou delas enquanto apreciavam os tecidos e prepare também um pequeno texto que contextualiza a atividade. Disponha a projeção e o mural em um local de circulação comum às crianças e às famílias e convide todos para visitar o espaço.
Apresente a proposta
Compartilhe com as famílias, por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação, a playlist (disponível aqui), com sugestões de diferentes estilos e ritmos musicais, e conte qual música dessa lista é a sua preferida e por quê. Ao final, faça o convite: “Vamos explorar diferentes marcas através dos ritmos musicais?”
Adaptações necessárias
A atividade propõe que as crianças dancem e façam marcações gráficas dessa dança a partir do convite que o ritmo faz ao corpo. As famílias serão convidadas a disponibilizar os suportes e tintas, de acordo com os materiais disponíveis em casa, para que a crianças expressem, com suas marcas, os movimentos que o ritmo da música sugere. Para isso, você pode compartilhar com as famílias uma referência (disponível aqui).
Sugira às famílias
Convide as famílias a explorar a playlist com as crianças e escolher uma música para fazer a proposta de deixar marcas gráficas de acordo com o ritmo musical. Sugira que escolham um lugar da casa e os materiais que podem ser usados, dando preferência para a realização dessa atividade num dia quente ou num momento anterior ao banho das crianças, para que possam explorar as tintas com todo o corpo. Dê sugestões de materiais possíveis de acordo com a realidade de suas famílias, como, por exemplo: papelões, muros e paredes que estejam disponíveis para pintura, tecidos velhos, o próprio chão etc., e mencione ainda a possibilidade de usar pincéis adaptados com escova de dente velha, cabos de vassoura, gravetos de árvores, além do próprio corpo. Sugira ainda que, na impossibilidade de utilizar tintas industrializadas, as famílias confeccionem tintas naturais à base de água, com urucum, açafrão ou beterraba, por exemplo. Proponha que essa exploração seja livre, que incentivem as crianças a encontrar a melhor maneira de sentir a música e criar suas marcas gráficas a partir do ritmo, e que aproveitem para participar, deixando suas marcas também. Sugira que, ao final, pais e responsáveis possam conversar com as crianças sobre as marcas que os diferentes ritmos e estilos provocaram.
Para compartilhar com o grupo
Sugira às famílias que compartilhem fotos ou vídeos desse momento. Reúna-os e compartilhe com as demais famílias por WhatsApp, por exemplo, de modo que todos possam apreciar as produções das crianças.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Josiane Souza do Porto
Mentor: Camila Bon
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Campos de Experiência: Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas.
Objetivos e códigos da Base
(EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano como em brincadeiras, dança, teatro, música.
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
(EI03TS03) Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.
Abordagem didática: As músicas e as danças são expressões que promovem o desenvolvimento da corporeidade e a ampliação do repertório cultural das crianças, assim como da autoconfiança, do autoconhecimento e da capacidade criadora e de convivência respeitosa com as múltiplas formas de expressão. A dança é uma rica linguagem do corpo, que deve integrar as práticas com crianças pequenas, respeitando sua expressividade original, sendo um convite à experimentação, à sensibilidade e ao desenvolvimento do senso estético.