Plano de aula: Lendo Ilustrações

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Leitura e contação de histórias

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para esta proposta, escolha um livro no qual as ilustrações revelam o que está escrito no texto, que tenha boa qualidade de imagens e que não faça parte do repertório de livros do grupo de crianças. Observe a importância de analisar as imagens, assegurando a qualidade visual, para que as crianças possam traduzir suas impressões como forma de antecipação da leitura, garantindo uma relação de qualidade com a proposta. Pesquise algumas informações acerca do ilustrador do livro, enriquecendo seu repertório e olhando para os aspectos gráficos da obra.

Preparamos aqui, uma sugestão de títulos que podem compor esta proposta.

Materiais:

Para esta proposta é necessário um livro com boa qualidade gráfica de ilustrações. É importante considerar mais de um exemplar do mesmo livro, para garantir uma boa circulação entre as crianças.

Espaços:

de crianças se sinta confortável

Antecipe um espaço considerando que sua estrutura proporcione relações de acolhida e conforto para o grupo de crianças, de maneira que elas construam relações de qualidade com a história. Considere que elas precisam acompanhar as imagens. Portanto, pondere dividir as crianças em pequenos grupos para a proposta, caso seja mais adequado para a turma. Para tal, garanta um planejamento em que um grupo estará com você escutando a história e outro grupo estará em uma proposta que já realizam com autonomia, como, por exemplo, jogos de construção, brincadeiras nos espaços da sala ou uma massinha.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 40 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como as crianças acolheram sua proposta de leitura de história por meio das imagens? Como reagiram? O que disseram?

2. O que chamou mais atenção das crianças ao observarem as imagens? Foi possível fazer a antecipação da história? A história contada pelas imagens ficou parecida com a original?

3. Como o grupo se apoiou no momento da leitura por imagens? Aproveitaram a ideia lançada por um amigo de forma a considerar a continuidade da narrativa? Elas sugeriram diálogos e sentimentos para os personagens?

Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Caso identifique alguma necessidade individual das crianças, proponha possibilidades para que ela possa acompanhar a história com o grupo, fazendo o convite e oferecendo que ela fique mais próxima de você.

O que fazer durante?

1

Convide as crianças para se acomodarem no espaço escolhido por você. Diga que você preparou uma história diferente. Conte que hoje, antes da leitura do texto, vocês tentarão descobrir a história do livro por meio da observação das imagens.

Apresente o livro para as crianças, perguntando sobre detalhes da capa ou contracapa, imagens ou personagens que aparecem nas primeiras páginas do livro, já instigando o grupo a perceber detalhes gráficos da obra.

Considere que o momento de apresentação fortalece as estratégias de leituras das crianças, oferecendo uma relação de qualidade quanto ao conhecimento das características que compõem um livro. Essas ações oportunizam às crianças construírem, em seu cotidiano, saberes apoiados em bons modelos leitores.

Possíveis falas do professor: Pessoal, hoje nós começaremos a leitura de uma história de uma forma diferente! Antes de ler o texto do livro, vamos descobrir como é esta história por meio das imagens. O livro se chama (nome do livro) e quem escreveu foi (nome do autor). Quem fez as imagens se chama (nome do ilustrador). Olha a capa do livro, sobre o que vocês acham que é esta história?

2

Comece a virar as páginas do livro e, em cada ilustração, convide as crianças a lançarem suas hipóteses sobre a história. Convide de tal forma que as crianças sintam-se livres para apresentarem suas ideias expressando-se por meio de diversas linguagens. Acolha essas ideias de forma que as crianças se sintam livres para lançar suas hipóteses sobre a narrativa da história por imagens.

Possíveis falas do professor: Pessoal, o que será que acontece neste momento da história? Será que conseguimos adivinhar por esta imagem? O que vocês acham que esta imagem quer dizer?

3

Ao terminarem a leitura do livro, considerando as imagens, conte para as crianças que agora você fará a leitura do texto do livro. Combine que juntos descobrirão se as hipóteses feitas na interpretação da imagem se aproximam da história.

4

Após a leitura, convide as crianças a expressarem as similaridades ou diferenças da história contada a partir das imagens e da história lida. É importante que você as ajude a perceber que interpretar as imagens também é uma maneira de ler uma história. Convide as crianças a falarem como elas se sentiram nas duas leituras da história.

Possíveis falas do professor: Pessoal, o que vocês acharam destas duas maneiras que lemos a história? Quando estávamos vendo as imagens, como foi a nossa história? E depois que lemos o texto? Como a história ficou? Nós lemos a história de duas maneiras diferentes! O que vocês acharam?

Para finalizar:

Ao finalizar, convide as crianças para organizarem o espaço que vocês utilizaram. Caso você tenha optado por dividir o grupo, após os dois grupos terem ouvido a história, convide a todos para a organização da atividade em que estiveram envolvidos.