Plano de aula: O livro começa pela capa

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Leitura e contação de histórias

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para esta proposta é necessário que você faça uma seleção de alguns livros para leitura cotidiana com o grupo. Leia os livros para conhecer bem a história, percebendo as pausas marcadas pela pontuação gramatical. Identifique as palavras que não conhece e procure seus significados, aproveitando para treinar a pronúncia de termos mais difíceis. Procure olhar com mais cuidado para a capa do livro que será lido. Pronuncie o nome dos autores, ilustradores e tradutores. Identifique os elementos da capa e perceba as relações entre eles e a narrativa, já que tais elementos antecipam pontos importantes da história.

Materiais:

O material para esta proposta é o livro escolhido para leitura.

Espaços:

Antecipe um espaço em que o grupo de crianças se sinta confortável e acolhido para a leitura da história. É importante que você e o livro possam estar visíveis para as crianças.

Você pode considerar dividir as crianças em pequenos grupos, se for mais adequado para sua turma. Para tal, garanta um planejamento em que um grupo estará com você escutando a história e o outro estará em uma proposta que já realizam com autonomia, como, por exemplo, jogos de construção, brincadeiras nos cantos da sala ou uma massinha.

Tempo sugerido:

Aproximadamente de 30 a 40 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Qual o elemento da capa que mais chamou a atenção das crianças? Que comentários fizeram?

2. Quais hipóteses elas levantam sobre a narrativa?

3. As crianças estabelecem relações da capa do livro com a narrativa. Quais são as relações?

Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Caso identifique alguma necessidade de acolhida individual, proponha possibilidades para que a criança possa acompanhar a história com o grupo, fazendo o convite e oferecendo que ela fique mais próxima de você, se for o caso.

O que fazer durante?

1

Convide o grupo que participará da leitura da história para se acomodar no espaço escolhido por você, dizendo que as crianças podem se sentar da forma mais confortável para participar da leitura de história. Fale que, antes de começar a leitura, você gostaria de compartilhar com elas quem é o autor da história, quem fez os desenhos para este livro ou quem traduziu a história para nossa língua, se for o caso.

Possíveis falas do professor neste momento: Pessoal, hoje eu preparei uma história para ler para vocês! Vocês sabiam que (nome do autor) escreveu esta história? Mas ele escreveu em outra língua. O (nome do tradutor) foi quem traduziu a história, ou seja, passou da língua em que foi escrita para a nossa. Ah, aqui está escrito também que (nome do ilustrador) foi quem fez os desenhos para este livro, ele é o ilustrador!

2

Depois desta apresentação, mostre para as crianças a capa do livro. Diga que, antes de começar a leitura, você gostaria que elas falassem um pouco sobre a capa. Faça perguntas sobre os elementos que estão na capa, com foco na antecipação da narrativa. Lembre-se que você é um dos modelos de leitura para as crianças e que elas ainda estão compreendendo que a capa faz parte do processo de leitura do livro. Portanto, nesta proposta, é importante que você as ajude com perguntas instigantes e pertinentes. Por exemplo, se houver um animal correndo de outro na capa do livro, comece perguntando se as crianças sabem quem são e o que estão fazendo. Pergunte se eles se relacionam em algum momento da narrativa e as instigue questionando se elas têm alguma pista do que acontecerá nesta história.Folheie as páginas do livro, como forma de auxiliar as hipóteses das crianças acerca do que acontece na narrativa.

Possíveis falas do professor: Crianças, antes de começar a leitura da história, eu gostaria que vocês olhassem a capa deste livro. O que vocês estão vendo na capa? O que será que acontece com estes personagens? Vocês acham que eles se encontram na história?

Por exemplo: Ah! vocês acham então que esse ratinho está correndo do urso nessa história? Será que é isso que vai acontecer? Vamos ler para saber? .

3

Inicie a leitura da história, utilizando todo o repertório de entonações na fala ou expressões que você já tinha preparado antes.

4

Convide as crianças a falarem sobre a parte da história que mais gostaram de forma espontânea. Este é um momento de escuta ativa que pode te ajudar a escrever registros sobre a atividade. Dialogue, relembrando as hipóteses que as crianças fizeram no início da proposta e relacionando as possibilidades que levantaram sobre a capa do livro com os elementos da narrativa.

Algumas crianças podem escolher não se expressar de forma verbal. Acolha também esta opção, afinal, a apreciação tem diversas formas de manifestar.

Possíveis falas do professor: Crianças, o que acharam desta história? Quem gostaria de comentar? Antes de começar nossa história, vocês lembram que conversamos sobre a capa do livro? Vocês acham que o que observaram na capa foram dicas para que descobrissem algumas coisas na história antes de lermos todo o livro? Vocês concordaram com o que o personagem fez? Fariam diferente? O que fariam? .

Para finalizar:

Ao finalizar, convide as crianças para organizar o espaço que vocês utilizaram. Caso tenha optado por dividir o grupo, após os dois grupos terem ouvido a história convide todos para a organização da atividade em que estiveram envolvidos.