Plano de Aula

Plano de aula: Recontando uma notícia de jornal

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Reconto

Habilidades BNCC:

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Escrevendo uma indicação da nossa história favorita

Recontando uma notícia de jornal

Novos personagens para a história

Mudando o cenário da história

Um novo final para uma história

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Para esta proposta é importante que seu grupo já tenha vivenciado contextos de aprendizados com notícias de jornais. Selecione uma notícia veiculada em um jornal da região para o reconto ou de notícias de jornais impressos ou digitais. Considere que elas podem tratar de temas que abordem ações positivas na região, como a inauguração de um parque para crianças ou a recuperação de uma área que estava degradada ou um espetáculo para o público infantil que acontecerá em algum espaço público, por exemplo. .#

Materiais:

8 Para esta proposta é necessário que você escolha um suporte adequado para compartilhar a notícia do jornal com seu grupo. Possibilite que as crianças possam visualizar a construção do reconto dela.

Considere preparar a projeção visual da notícia, utilizando projetor de imagem e computador. Caso não seja possível, imprima algumas cópias do material jornalístico para que as crianças, em pequenos grupos, acompanhem a leitura dele e observem os detalhes presentes nele.

Prepare ainda um equipamento para filmar o reconto das crianças.

Espaços:

Antecipe um espaço que possa acolher de forma confortável o grupo todo de crianças, no qual elas possam acompanhar a leitura da notícia e construir o reconto. Esse ambiente deve oportunizar às crianças o acompanhamento da leitura da notícia e a construção escrita do relato, possibilitando que olhem e ouçam umas às outras e garantindo a boa qualidade das trocas e das tomadas de decisões acerca do reconto.

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Tempo sugerido:

Cerca de uma hora.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como as crianças reagiram frente à proposta? O que consideram na produção do reconto? Quais elementos da notícia dão maior ênfase?

2. Ao elaborar as perguntas, as crianças buscavam aprofundamentos acerca do acontecimento em si, ou buscavam curiosidades, como a história de vida dos personagens, por exemplo? Quais eram as maiores curiosidades do grupo?

3. Como as crianças se relacionaram na construção do reconto? Como recebiam as sugestões e os contrapontos dos pares? Quais estratégias lançavam para as negociações?

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Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Caso perceba que é desafiador para algumas crianças engajar-se na proposta, preferindo não expressarem-se oralmente, busque alternativas para que elas possam observar o momento ou dê a elas a oportunidade de vivenciar outros papéis, por meio dos quais usem outra linguagens como forma de expressão, por exemplo.

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O que fazer durante?
O que fazer durante?

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Convide as crianças para se acomodarem no local preparado por você. Conte para o grupo que hoje você trouxe um texto diferente para a leitura. Apresente a notícia, na projeção multimídia ou em outro suporte que selecionou para o momento. Combine com as crianças que, depois da leitura, vocês se engajarão numa proposta que você acredita que será divertida, pois recontarão a história da notícia como se fossem os personagens que estavam no local e que vivenciaram o fato narrado. Conte ainda que para isso o grupo irá se organizar de forma que algumas crianças representem os personagens da notícia e outras façam as perguntas. Assim, por meio de perguntas e respostas, elas construirão o reconto. Inicie, então, a leitura da notícia com o grupo.


2

Lida a notícia, investigue junto ao grupo quais impressões trazem acerca da notícia. Ouça as crianças, para que façam relatos espontâneos, evitando um jogo de perguntas e respostas com a turma. Após acolher as primeiras impressões, instigue-as a observar a história presente na notícia, convidando-as a verificar e a expressar os detalhes visíveis e aqueles que talvez estejam nas entrelinhas. Caso considere importante, faça mais uma leitura da notícia. Busque levantar com as crianças as características percebidas nos personagens presentes na notícia, paute-se em convidá-las a buscar como os personagens estavam se sentindo diante do fato noticiado, se estavam felizes ou fazendo reivindicações, por exemplo. Investigue também o contexto da notícia, ressaltando a importância e o impacto que o fato gerou ou gerará para a comunidade.

Caso a notícia traga em seu texto imagens, destaque-as como mais uma forma de leitura, para que as crianças sejam apoiadas em suas construções sobre a reportagem.


3

Ainda com o apoio do texto e das imagens, convide as crianças para listar quem são os personagens que aparecem na notícia. Atente-se para que elas percebam mesmo aqueles que não são citados no texto, mas que aparecem na fotografia, por exemplo. Anote em um cartaz os nomes ou as funções, caso a notícia não os revelem, de cada personagem percebido pelas crianças. Ao lado do nome ou da função, considere anotar algumas características levantadas pelo grupo para cada personagem. Instigue as crianças a pensar em, por exemplo, como o personagem anda, qual será o tom de sua voz, como ele gesticula ao contar algo, se ele se expressa de forma animada ou resistente frente ao fato, dentre outras questões que irão ajudá-las a vivenciar o reconto.

Observe que o grupo pode, ainda, propor que você faça a inserção de alguns personagens que não aparecem nem na notícia e nem na fotografia, por exemplo, mas que as crianças imaginam que poderiam estar presentes do local, participando do enredo noticiado. Acolha essas propostas, anotando-as no cartaz.


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Após concluírem o levantamentos dos personagens e de suas características, engaje o grupo quanto à formulação de perguntas acerca do enredo da notícia. Faça o convite às crianças, de forma que elas abracem a proposta, expressando curiosidades e peculiaridades que lhes são próprias. Dessa forma, busque apoiá-las acolhendo as variadas expressões que podem emergir e relance-as ao grupo, a fim de que, por meio desse jogo, aprofundem e sistematizem suas construções. Esteja atento também às curiosidades que transcendem o noticiado. Algumas crianças podem, por exemplo, fazer perguntas pessoais aos personagens. Assim, o reconto poderá ganhar novos elementos e o grupo, por meio da brincadeira e da imaginação, vivenciará formas de interpretar, inferir e construir novos significados. Considere registrar as perguntas, utilizando um editor de texto digital projetado na parede para que todas as crianças acompanhem essa construção.


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Feitas as perguntas, combine com o grupo a estratégia para definir quais crianças representarão os personagens e quais farão os questionamentos. Você pode propor que seja por afinidade com a proposta, de modo que elas façam suas próprias escolhas, ou o que atender da melhor maneira sua turma. Contudo, cuide para que cada criança esteja confortável com o que irá vivenciar.

Após a definição dos personagens, volte à lista que criaram no início da proposta e relembre com o grupo as características de cada um deles. Com o grupo que ficará responsável pelas perguntas, especifiquem juntos alguns acordos para o momento, como por exemplo, fazer uma pergunta de cada vez.


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Após as estratégias e os acordos terem sido compartilhados, convide o grupo para se acomodar no espaço que você organizou e peça que as crianças iniciem o jogo de perguntas e respostas.

Neste momento registre a vivência por meio de filmagens. Perceba como os pequenos estão envolvidos com a proposta, como fazem as representações e quais são os desafios que encontram. Se necessário, apoie-os, recorrendo à leitura da lista de perguntas, por exemplo. Quando os questionamentos que o grupo elaborou se esgotarem, avalie se há mais perguntas a serem feitas, a partir do que foi revelado pelos personagens, ou se os personagens desejam falar sobre algo que não foi abordado nas perguntas. Então, quando o grupo finalizar o momento da entrevista, sanando todas as curiosidades que emergiram na proposta, convide as crianças para revelar suas impressões sobre a atividade. Investigue junto a elas como foi entrar na notícia, vivenciar personagens, elaborar perguntas e com quais opiniões de personagens elas mais se identificaram. Considere utilizar, como meio para potencializar sua mediação nesse diálogo, as observações que você realizou do grupo durante a vivência da proposta.


Para finalizar:

Após a conversa, convide o grupo para organizar o espaço utilizado, caso seja necessário. Em seguida, convide as crianças para vivenciar a próxima atividade do dia.

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