Plano de Aula

Plano de aula: Invenções para todo o lado

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Inventos e Inventores

Habilidades BNCC:

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Invenções para todo lado

Invenções e inventores

Descobrindo invenções

Partilha de invenções

Hora da Invenção

Sugere-se a leitura de títulos como O Livro das Invenções de Marcelo Duarte; Como faríamos sem… de Barbara Solheiros ou História das Invenções de Monteiro Lobato para auxiliar no fomento das questões e reflexões junto ao grupo.

Materiais:

Para essa proposta será necessário utilizar um papel grande fixado na parede ou uma lousa/ quadro e uma caneta hidrográfica para o registro da lista de invenções lembradas pelo grupo.

Espaços:

Sugere-se que a atividade seja iniciada e encerrada em sala, durante o seu desenvolvimento pode ocorrer uma visita a outros espaços para enriquecer as observações do grupo.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 1 hora e 30 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

Como as crianças receberam a proposta da atividade? Conseguiram identificar as invenções que as cercam? Perceberam as funções e razões de cada invenção identificada?

As crianças se envolveram com a proposta das invenções? De que forma refletiram sobre os inventos identificados? Demonstraram curiosidade acerca de suas histórias?

Como as crianças interagiram com as invenções e entre si? Foram capazes de relacioná-los a suas histórias e vivências?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Atente-se às diferentes formas de expressão das crianças pontuando-as ou reformulando-as quando necessário durante o momento de observação dos objetos e nas conversas em roda de maneira que as considerações de todos possam ser acolhidas pelo grupo.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Reúna o grande grupo em uma roda de conversa. Conte que hoje você chegou bastante curioso e cheio de questionamentos. Diga que ao escovar o dente, você ficou imaginando como seria se não existisse escovas de dentes. E que a partir disso, começou a se perguntar como seria a vida sem vários objetos, como cadeira, lápis, telefone, talheres. Neste momento, instigue as crianças a refletirem e entrarem nesse jogo imaginário, em que levantem hipóteses acerca da importância das invenções das coisas. Oportunize para que elas também tragam questionamentos de objetos. Em seguida, escolha um objeto bastante utilizado no cotidiano da turma, como por exemplo, o calendário. Instigue-as a refletirem sobre a importância do objeto no dia a dia. E então, fortaleça neste contexto a temática das invenções, convidando a crianças a conversarem sobre o por que será que inventamos tantas coisas?

Acolha as sua respostas busque instigá-las, lançando provocações, apoiando suas relações e valorizando suas curiosidades acerca das questões que emergem no diálogo.

Possíveis falas do professor neste momento: Imaginem se nós não tivéssemos calendário? Como será que inventaram o calendário? Por que? Todas as invenções ajudam as pessoas? Por que acham isso?


2

Em seguida convide as crianças a observarem a sala e os objetos que a compõem. Estimule-as a descreverem os objetos, manuseá-los e a refletirem sobre eles a funcionalidade de cada um. Aproveite a exploração das crianças e suas falas para ampliar a temática das invenções questionando o grande grupo sobre quem será que inventou estes objetos. Busque levantar com o grupo as dificuldades que os inventos ajudaram a superar, listando as melhorias e vantagens que ele trouxe para a vida das pessoas.


3

Ainda na grande roda, desafie as crianças a elaborarem uma lista das invenções. Instigue-as a pensarem em invenções antigas e modernas, busque incentivar o grupo a encontrar invenções de todos os campos, isto é, na área das artes, da saúde, da engenharia/tecnologia. Por meio de questionamentos, auxilie o grupo a pensar nos impactos que cada invenção trouxe para a história da humanidade e ainda relatem suas vivências com relação a este objeto ou contem histórias de sua família ou comunidade com relação a esta invenção.

Possíveis falas do professor neste momento: Aqui na sala temos muitas invenções, mas vocês conseguem lembrar de outras invenções que tenham mudado o mundo? Que tenham melhorado a vida das pessoas? Será que sempre existiu a roda, por exemplo? Como seria sem a roda? E os remédios? Quem aqui nunca tomou um remédio? Será que no tempo da avó de vocês existia tudo isso? Como eles viviam?


4

Durante a conversa, sinalize para as crianças que você irá anotar as invenções trazidas por elas no quadro/papel para que possam visualizar melhor. Aproveite também, para instigá-las a pensarem nas pessoas que inventaram esses objetos, destacando que todas essas invenções foram feitas por diferentes pessoas, por homens e mulheres, crianças e adultos, sempre por alguma razão e, assim cada invenção tem uma história.

Possíveis falas do professor neste momento: Vocês perceberam quantas invenções conseguimos listar? Estamos sempre inventando coisas para resolver nossos problemas e melhorar nossas vidas, né? Quem será que inventou esse objeto? Como será que teve a ideia? Como será que são os inventores?


Para finalizar:

Leia a lista com o grupo e sinalize que ela ficará exposta para que façam complementações ou outras atividades ao longo dos dias. Em seguida, convide as crianças para vivenciarem a próxima atividade do dia.