Plano de Aula
Plano de aula: Histórias das famílias das crianças
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre História das famílias
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Na primeira atividade da sequência as crianças levantaram algumas questões que gostariam de saber para perguntar para suas famílias. Também ficou proposto de levarem para a escola alguns materiais que ajudam a contar as histórias das famílias, como fotos, registros, objetos, vídeos, relatos orais e escritos etc. Se alguma família enviar antecipadamente um arquivo digital, equipamento para reprodução ou impressão de foto deverá ser organizado, se for possível. É importante que o professor providencie alguns materiais de sua própria família para também socializar com as crianças. Este plano traz as propostas considerando o livro físico, mas se seu grupo optar pelo livro digital (conforme recursos tecnológicos disponíveis na sua escola) ele pode ser adaptado para elaboração como apresentação Power Point, em forma de vídeo com o programa Movie Maker ou outro que seja de seu conhecimento.
Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:
Histórias das famílias das crianças
Conhecendo tradições das famílias do grupo
Familiares contam suas histórias
Concluindo o livro das famílias do grupo
Materiais:
Registros sobre as origens e costumes das famílias: fotos, registros, objetos, relatos orais e escritos etc. (material selecionado pelas crianças com as famílias).Aparelhos para reproduzir fotos como celular, tablet, notebook ou computador, se alguma mídia foi enviada antecipadamente pelas famílias. (como arquivo por whatsapp ou e-mail, pen drive etc.). Materiais para registrar as atividades:lápis, canetas, material para recorte, cola, tinta, pincéis, folhas, lápis de cor, giz de cera etc.Como a investigação proposta durante esta sequência irá resultar em um livro coletivo, é importante definir o suporte (tipo de papel e tamanho) que será utilizado para todas as produções, facilitando a montagem final do livro. Caso o livro seja digital, serão necessários computadores, câmeras fotográficas, celulares etc.
Espaços:
O local para realizar essa atividade deve ser amplo, permitindo a mobilidade entre os espaços, e possuir equipamentos onde possam ser reproduzidos os recursos audiovisuais. Deve possuir também espaço para que as crianças possam registrar a atividade, como mesas e bancadas. É possível usar a biblioteca, sala de informática, ou a própria sala de atividades, desde que consiga deslocar os equipamentos (computadores, televisão, aparelho de som etc.) para esse espaço.
Tempo sugerido:
Aproximadamente 1 hora e 20 minutos.
Perguntas para guiar suas observações:
1. Como se deu o envolvimento das crianças e das famílias com a proposta de investigação sobre sua cultura?
2. Como se organizam para produzir uma página do livro com suas histórias? As crianças contribuem com sugestões e consideram a dos colegas?
3. Como as crianças demonstram fazer parte da história da família? Demonstram prazer em relatar a história da família delas?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo.
Para garantir a participação de todos, incentive as crianças a compartilharem suas histórias utilizando várias linguagens: oral, escrita, imagens, áudio e vídeos gravados etc. Esteja atento às manifestações de cada criança, oportunizando que todas possam se expressar e registrar as atividades de forma espontânea.
O que fazer durante?

1
Acomodados em roda no grande grupo, converse sobre a pesquisa que fizeram. Proponha que contem com quem conversaram e se aprenderam algo de novo sobre suas famílias e que compartilhem com os colegas as descobertas que fizeram em relação às famílias, sobre origens e culturas. Incentive que falem de suas histórias, e contem o que trouxeram para compartilhar com os colegas, se foram fotos, vídeos, relatos, objetos ou outro material que retrate as origens, costumes e tradições das famílias.Combine que os áudios e vídeos serão socializados em outro dia, pois precisam de um tempo maior, e explique que nas próximas etapas de escrita do livro esses materiais serão muito úteis. Nesse momento utilizarão os objetos e materiais impressos, como fotos, documentos, relatos escritos etc. Caso perceba insegurança nas crianças para relatar a história, inicie apresentando a da sua família, assim elas podem identificar elementos em comum e se sentirão mais à vontade para fazer os relatos.
Possíveis falas do professor neste momento: Minha família tem origem portuguesa, meus avós, pais da minha mãe, vieram de navio há muitos e muitos anos, lá de Portugal para cá. E os avós, ou pais de vocês, vieram de outro lugar? De onde?
2
Após perceberem a diversidade cultural do grupo, provoque a discussão sobre como podem incluir tantas histórias neste livro e como vão se organizar para confeccioná-lo. Dialogue com as crianças sobre o que consta em um livro, sua capa, título, nome dos autores e ilustradores, páginas que contam sua história etc.
Nesse momento, é importante decidir se farão um livro físico ou digital(conforme indicação no Contextos Prévios). As atividades desenvolvidas serão as mesmas para os dois tipos de livros, só a forma de registrar irá variar de acordo com a escolha do grupo, com os recursos tecnológicos e materiais que a escola oferecer.
Sendo a proposta a elaboração de um livro físico, pensem em uma forma de registrar os arquivos digitais no papel: imprimir fotos, relatos escritos e orais das família que podem ser expressados por meio de desenhos, escritas espontâneas das crianças, escritas do professor ou de algum familiar que esteja disposto a ajudar nessa etapa.
3
De acordo com a conversa inicial sobre as descobertas que serão registradas no livro, sugira que as crianças se organizem em pequenos grupos para que individualmente tenham a oportunidade de mostrar a pesquisa e expor mais detalhes sobre as histórias e tradições da família. Proponha que, à medida que conversem sobre as histórias, elas explorem os materiais que cada criança trouxe, fazendo perguntas umas às outras e aguçando a investigação. Indique que cada grupo elaborare uma página do livro, para contarem um pouco da história de todas as crianças do pequeno grupo que estão trabalhando. Em cada página poderá ter assuntos variados, como informações sobre origem da família, momentos da infância dos pais ou avós, alguma festa ou receita tradicional, locais que gostam de passear etc. Acompanhe o momento de organização e conversa nos pequenos grupos, auxiliando na seleção, apresentação do material e contextualização dos registros. Caso precisem reproduzir algum material digital, ajude na gestão do tempo e no revezamento para uso dos equipamentos disponíveis na sala. Enquanto um grupo aprecia o arquivo digital de uma criança, os outros estão analisando objetos, fotos ou documentos impressos..
4
Após a troca nos pequenos grupos, convide as crianças a compor a página do livro com os materiais que escolheram, definindo como esse registro será realizado. Elas podem preferir colar as fotos, fazer desenhos ou registros escritos utilizando escrita espontânea ou com a ajuda do professor como escriba de suas ideias. Fique atento às manifestações delas e auxilie nos registros. Sugira que organizem os materiais no suporte antes de colarem, para distribuírem imagens, fotos e textos de forma que fique esteticamente agradável na página do livro. Dependendo do número de alunos da turma, você pode optar em fazer rodízio dos pequenos grupos durante o desenvolvimento desta etapa para que consiga apoiar a todos. Enquanto um grupo está realizando os registros, proponha que os outros realizem outra atividade que consigam trabalhar de forma autônoma. Podem optar por brinquedos de montar, massinha, livros ou jogos de mesa, os quais podem também ser utilizadas caso alguma criança não se envolva na investigação e elaboração do livro das famílias do grupo. Se o tempo não for suficiente para concluir os registros de todos os pequenos grupos, é possível combinar de concluir em outro dia. Provavelmente as crianças ficarão ansiosas em terminar sua página do livro, é importante retomar a atividade o mais rápido possível, para que elas não percam o interesse.
5
Reúna o grande grupo para socializarem com os colegas o que realizaram nos pequenos grupos e mostrarem como estão construindo a primeira parte do livro.
Proponha que contem sobre os materiais que escolheram, sobre a forma como optaram em fazer o registro e quais histórias estão sendo contadas sobre as famílias.
Converse sobre as próximas etapas do livro, quando terão oportunidade de socializar os áudios e vídeos trazidos por elas e realizar novas pesquisas para produção de novas páginas do livro.
Para finalizar:
Combine com as crianças como vão guardar as produções de cada pequeno grupo, verificando se tem algo que ainda precisa secar etc. Solicite ajuda para guardar os materiais e organizar o espaço da sala que utilizaram. Converse sobre a próxima atividade da sequência, na qual elas escolherão uma das tradições familiares para aprofundarem o conhecimento sobre a tradição. Diga para que pensem em como farão a escolha de um tema que contemple todas as famílias. Aproveite para indicar que pensem junto às famílias como poderá ser o título deste livro do grupo.
Desdobramentos
Para que todos os materiais trazidos pelas crianças sobre as famílias sejam considerados, planeje outras situações onde sejam compartilhados os áudios e vídeos, transcrevendo com as crianças alguns relatos etc. contando mais histórias no livro. Caso seja do interesse das crianças que cada uma tenha sua página individual no livro, convide as famílias a produzirem essa página contando particularidades da sua história. Elas podem contribuir com a elaboração da árvore genealógica, uma história curiosa, ou um fato importante acontecido. Você pode selecionar com as crianças os materiais que precisam levar para desenvolverem essa atividade com as famílias, como suporte, lápis grafite, borracha, régua, canetinhas, lápis de cor etc, descrevendo o que poderá ser realizado. Dê um tempo razoável para a elaboração da proposta. Para que histórias sobre a diversidade cultural das famílias continuem sendo exploradas, uma boa sugestão é a coleção "Crianças como você", da UNICEF, que apresenta o cotidiano das crianças em diferentes culturas do mundo.
Engajando as famílias
Envie para casa, um convite para que uma pessoa idosa da família possa vir à escola contar sobre sua história, falar sobre a infância, e se possível ensinar uma brincadeira, música ou receita para as crianças. A atividade 4 desta sequência será organizada a partir desta ideia. Deste modo, assim que tiver retorno de alguma família, entre em contato para fazer os combinados necessários.
Convide as famílias para elaborar uma página do livro, contando junto com a criança algumas de suas histórias, conforme explicitado anteriormente no Possíveis Desdobramentos.
Apresente a proposta
Grave um vídeo para as famílias mostrando uma foto sua de quando era criança ou conte algo bem divertido sobre a sua infância ou nascimento. Envie-o por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação com as famílias e faça o convite: “O que acham de me contar mais sobre a sua história?”
Adaptações necessárias
Nessa adaptação, as crianças descobrirão fatos interessantes de sua história. As famílias serão convidadas a conversar com as crianças sobre seu nascimento, histórias de quando eram bebês etc., e as incentivarão a fazer um registro de suas descobertas.
Sugira às famílias
Convide as famílias a conversarem com as crianças sobre sua história, contando curiosidades de quando nasceram ou eram bem pequenos, mostrando fotos ou algum objeto que guardam, documentos como a certidão de nascimento, o cartão de vacinação etc. Sugira que façam juntos um registro dessa história, de modo que as crianças possam, através de desenho ou escrita espontânea, contá-la aos outros colegas.
Para compartilhar com o grupo
Sugira que as famílias compartilhem esses registros com você, de modo que possa agrupá-los e compartilhá-los com todo o grupo para que as crianças conheçam também as histórias de outros colegas. É possível criar um álbum de histórias das crianças via Apresentações Google (disponível aqui) ou Canva (disponível aqui), por exemplo, ou mesmo montar um mural com essas histórias no retorno à escola.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Elizabeth Geralda Souza
Mentora: Wildes Gomes de Campos
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Campos de Experiência:
O eu, o outro e o nós, Escuta, fala, pensamento e imaginação, Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Objetivos e códigos da Base
(EI03EF06) Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa.
(EI03ET06) Relatar fatos importantes sobre seu nascimento e desenvolvimento, a história dos seus familiares e da sua comunidade.
(EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.
Abordagem didática: A construção da identidade das crianças e sua auto-estima, o reconhecimento, por parte delas, do seu lugar no mundo, são elementos estruturadores do seu desenvolvimento. Conhecer as histórias de suas famílias e as dos colegas, a diversidade de modos de vida e hábitos comuns, compreendendo diferenças e semelhanças, colabora para sua inserção em diferentes grupos sociais. Investigações desta natureza promovem, também, o estreitamento da relação família e escola, visto que trazem as famílias para protagonizarem a construção destas descobertas, tornando-as importantes mediadores de aprendizado para as crianças.