Plano de aula: Brincar com caixas de papelão

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Faz de conta

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Envie, com antecedência, um bilhete à família pedindo a colaboração para que as crianças tragam caixas de papelão de tamanhos variados para uma brincadeira que realizarão na escola.

Materiais:

Para a realização desta proposta, selecione caixas de papelão de vários tamanhos,desde caixas de remédio até caixas grandes que podem ser arrecadadas em supermercados ou armazéns. Fique atento para que tenham caixas suficientes, pensando na configuração da brincadeira de forma individual ou em pequenos grupos. Avalie se o material enviado pelas famílias é suficiente ou se você terá que complementar. Desta forma, você assegura que todas as crianças possam usar este material de formas variadas a partir de seus interesses. Selecione acessórios diversos, como fantasias, colares, pulseiras, chapéus, máscaras etc., que podem ser utilizados pelas crianças no momento da brincadeira.Traga para o momento da roda de conversa o livro “O homem que amava caixas”, de Stephen Michael King.

Espaços:

O primeiro momento da atividade acontecerá em espaço interno. Em um segundo momento, combine com as crianças que a brincadeira acontecerá em espaço externo. Organize no espaço externo escolhido algumas caixas empilhadas e outras espalhadas, para que as crianças possam brincar com autonomia. Deixe ao alcance delas os acessórios reservados.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 1 hora.

Perguntas para guiar suas observações:

1. De que forma as crianças utilizam o espaço, escolhem seus pares para brincar e ressignificam o uso da caixa?

2. Que brincadeiras e enredos criaram com o uso das caixas? Que personagens e contextos elaboram e que diálogos constroem?

3. Que sons, gestos e movimentos criam e imitam durante a brincadeira? Como expressam seus sentimentos e emoções enquanto brincam?

Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Observe se todas as crianças sentem-se confortáveis para utilizar as caixas, converse com elas sobre como se sentem e incentive-as a fazer uso do material. Garanta que todas possam ter acesso ao material para brincar com autonomia. Incentive que ajudem umas as outras durante a brincadeira e cultivem sentimentos de empatia para com seus pares.

O que fazer durante?

1

Reúnas as crianças no grande grupo para a leitura do livro “O homem que amava caixas”, de Stephen Michael King. Converse com elas a respeito de como as caixas podem se transformar em outros objetos, como que o personagem da história utilizava as caixas que encontrava. Neste momento, explore as falas das crianças sobre a narrativa do livro. Dialogue com elas que você organizou um espaço em área externa com caixas de papelão para brincarem da forma que desejarem. Converse que elas utilizarão as caixas conforme sua imaginação, como acontece com o homem da história, na qual ele usa a caixa para fazer castelos, aviões etc. Observe o que as crianças dialogam entre si a respeito de como brincarão. Combine com elas o momento de finalizar a brincadeira e onde irão guardar as caixas e os pedaços que foram cortados, que podem ser reutilizados.

2

Convide as crianças para irem até o espaço externo para brincarem. Ao chegarem no espaço preparado para a brincadeira, garanta que façam as explorações livres do material da forma que desejarem, em pequenos grupos ou individualmente. À medida que forem explorando, observe quais brincadeiras iniciam, como interagem com as caixas e seus pares e como fazem uso do espaço. Atente-se em como elas expressam o que estão sentindo, que investigações realizam, se escolhem parceiros variados para brincar, se resolvem os conflitos com autonomia e que caixas utilizam para brincar e descobrir. Cuide para que todas possam brincar com as caixas. Observe as narrativas e enredos criados e se coloque à disposição para brincar com as crianças de modo que não interfira nas brincadeiras iniciadas por elas. Observe as situações simbólicas iniciadas pelas crianças, fique atento ao que elas necessitam para ampliar seus enredos durante a brincadeira, perceba se elas apontam a necessidade de incluir algum objeto ou se precisam de ajuda para dar continuidade ao que já estão brincando. Documente este momento por meio de fotografias, registros das falas das crianças e filmagens. Estas documentações serão importantes para repensar essa proposta.

Para finalizar:

Observe se as crianças exploraram e brincaram suficientemente com o material e dialogue com elas que o tempo para brincar está finalizando. Convide-as a organizar o ambiente e combine onde poderão guardar o material na sala. Separe com elas as caixas que não podem ser reaproveitadas e peça ajuda para transportar as que serão reutilizadas, para guardar em local apropriado.