Plano de aula: Brincar com sombras

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Faz de conta

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Antes de propor a brincadeira com as crianças em espaço interno, é importante que organize o material que será utilizado e teste como as sombras serão formadas, para identificar quais objetos e materiais são interessantes para incluir na brincadeira.

Materiais:

Selecione em quantidade suficiente para exploração livre das crianças: brinquedos diversos, fantasias e adereços (como pentes, fivelas diversificadas, laços), jogos de encaixe, objetos como canudos, folhas de árvores, recicláveis e outros materiais de largo alcance. Além desses materiais, selecione também lençol branco, barbante, lanternas, retroprojetor e/ou projetor data show. Livro Brincadeira de sombra, de Ana Maria Machado.

Espaços:

Escolha um espaço na sala para pendurar o lençol branco, o data show e/ou retroprojetor. Escureça o local para a experiência com sombras. Disponha os materiais selecionados em locais de fácil acesso para as crianças, assim elas poderão escolher o que querem utilizar para compor as brincadeiras com sombras.

Tempo sugerido:

Aproximadamente uma hora e 30 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Que enredos e narrativas surgem com a brincadeira de produzir sombras?

2. Que estratégias utilizam para imitar e criar sons em suas brincadeiras? Como utilizam o corpo durante a proposta, quais movimentos e gestos produzem?

3. Como as crianças conduzem o momento de planejar as brincadeiras com sombras? De que forma inserem em suas brincadeiras as ideias dos colegas?

Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Cuide para que todos os objetos e brinquedos estejam disponíveis e acessíveis ao alcance de todas as crianças. Incentive que elas apoiem seus pares em suas brincadeiras e que compartilhem os materiais disponíveis com os grupos que serão formados.

O que fazer durante?

1

Convide as crianças para organizar uma roda no grande grupo para a leitura do livro Brincadeira de sombra, de Ana Maria Machado. Essa história potencializa brincadeiras de faz de conta e explorações livres das crianças. Dialogue sobre os fatos narrados na história, se já brincaram com sombras, como brincaram e o que descobriram a partir de suas experiências.

2

Compartilhe com as crianças, no grande grupo, a proposta de se organizarem em pequenos grupospara brincar com sombras. Convide-as para fazer uso do espaço organizado para a brincadeira, que possui materiais diversos, para testar como a sombra se forma, como ela aparece para quem está na frente do lençol, que distância precisam tomar para que a sombra apareça do outro lado do pano e assim construir suas hipóteses, todas juntas, sobre o uso da sombra para brincar. Observe como as crianças conduziram esse momento de exploração livre, o que descobriram com os testes realizadose de que forma se agrupam. Documente o momento por meio de filmagens.

3

Quando todas já tiverem testado as possibilidades de brincadeiras com as sombras, sente-se com as crianças em roda, no grande grupo, econverse com elas que esseé o momento para que pensem juntas nas possibilidades de brincar com sombras e para dialogar sobre as ideias de como utilizar a sombra para brincar:podem contar histórias, fazer movimentos com o corpo (utilizando as mãos, os braços, as pernas), fazer mímicas para os demais adivinharem, podem brincar de imitar animais, etc. Apoie as proposições das crianças, sem direcionar as escolhas sobre o que vão utilizar e como vão brincar.

4

Compartilhe com as crianças a proposta de se organizarem em pequenos grupos, composto em média por cinco crianças, para que elas brinquem com sombras. Combine com a turma que cada grupo terá um momento para utilizar o espaço. Garanta que as crianças façam explorações e escolham materiais para brincar com a sombra e que definam seus pares a partir de seus próprios interesses.

5

Acompanhe a dinâmica dos pequenos grupos e auxilie sempre, considerando as iniciativas das crianças e respeitando seus interesses. Quando perceber que um grupo já escolheu o que fazer, convide-o para ir até o espaço de criação das sombras para brincar, de forma que enquanto uns brincam com as sombras, outros brinquem livremente com os objetos e brinquedos que escolheram. Observe, no grupo que está brincando com as sombras, quais hipóteses levantam sobre as sombras que criam durante suas explorações, que diálogos e enredos elaboram enquanto brincam e as interações que ocorrem entre os participantes.

Possíveis falas do professor:Como será que se forma a sombra? O que essa sombra está parecendo? Quando a sombra aumenta de tamanho? Por que aumenta quando estamos mais perto? Ela fica menor? Como?

6

Observe quais brincadeiras emergiram a partir dos materiais, que enredos e narrativas são elaboradas pelas crianças, como utilizam o corpo para fazer imitações e que sons reproduzem durante suas brincadeiras. Cuide para que façam uso de materiais variados e que compartilhem-nos com os grupos que têm interesse pelo mesmo elemento. Experimente a produção das sombras junto com elas sem interferir nas iniciativas durante as brincadeiras. Aproveite o momento para documentar as criações do grupo por meio de filmagens e/ou fotos. Observe também se, a partir dos enredos elaborados por elas, há outros objetos que podem ser acrescentados durante a brincadeira e auxilie-as caso precisem de algo mais para brincar.

Para finalizar:

Observe se as crianças exploraram e brincaram o suficiente e diga que faltam alguns minutos para iniciarem a organização do espaço. Ao encerrar o tempo, combine com elas onde e como ficarão guardados os materiais que utilizaram.