Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Planos de aula sobre Contos populares afrobrasileiros

Material para trabalhar as habilidades:

EF05LP25 : Planejar e produzir, com certa autonomia, verbetes de dicionário, digitais ou impressos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

EF15LP01 : Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

EF15LP02 : Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

EF35LP25 : Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens.

EF15LP05 : Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

EF35LP26 : Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto.

EF15LP06 : Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

EF15LP07 : Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.

EF35LP29 : Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas.

EF35LP30 : Diferenciar discurso indireto e discurso direto, determinando o efeito de sentido de verbos de enunciação e explicando o uso de variedades linguísticas no discurso direto, quando for o caso.

EF15LP13 : Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).

EF35LP03 : Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

EF35LP04 : Inferir informações implícitas nos textos lidos.

EF35LP05 : Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.

EF35LP06 : Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.

EF35LP07 : Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.

EF15LP19 : Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor.

EF35LP08 : Utilizar, ao produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade.

EF35LP09 : Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.

EF35LP10 : Identificar gêneros do discurso oral, utilizados em diferentes situações e contextos comunicativos, e suas características linguístico-expressivas e composicionais (conversação espontânea, conversação telefônica, entrevistas pessoais, entrevistas no rádio ou na TV, debate, noticiário de rádio e TV, narração de jogos esportivos no rádio e TV, aula, debate etc.).

Plano 01 de 15

Atividade com o gênero conto popular afro-brasileiro

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Fabiana TenórioMentor: Luciana ChieleEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Atividade com o gênero conto popular afro-brasileiro Finalidade da aula: Conhecer ...

Língua Portuguesa

5º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF15LP01

EF15LP02

Plano 02 de 15

Leitura e compreensão de um conto popular afro-brasileiro

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Fabiana TenórioMentor: Luciana ChieleEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Leitura e compreensão de um conto popular afro-brasileiro Finalidade da aula: Rec...

Língua Portuguesa

5º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF35LP03

EF35LP04

EF35LP05

EF35LP06

EF15LP02

Plano 03 de 15

Atividade de compreensão textual do gênero conto popular afr...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Fabiana TenórioMentor: Luciana ChieleEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Atividade de compreensão textual do gênero conto popular afro-brasileiro Finali...

Língua Portuguesa

5º ano

Leitura/Escuta

alinhado à bncc

EF35LP03

EF35LP04

EF35LP05

EF15LP01

EF35LP06

EF15LP02

Plano 04 de 15

Elementos da narrativa

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Fábia Tenório Mentor: Luciana Chiele Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Elementos da narrativa Finalidade da aula: Reconhecer os elementos qu...

Língua Portuguesa

5º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF35LP29

Plano 05 de 15

Elementos da narrativa de um conto popular afro-brasileiro

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Fabiana Tenório Mentor: Luciana Chiele Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Elementos da narrativa de um conto popular afro-brasileiro Finalidade da aula:&n...

Língua Portuguesa

5º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF35LP29

Plano 06 de 15

Mudando o ponto de vista de um conto popular afro-brasileiro

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Fabiana TenórioMentor: Luciana ChieleEspecialista: Heloísa Jordão  Título da aula: Mudando o ponto de vista de um conto popular afro-brasileiro Finalidade da aula: Aplic...

Língua Portuguesa

5º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF35LP29

Plano 07 de 15

Tipos de discurso e pontuação nos contos afro-brasileiros

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Fabiana TenórioMentor: Luciana ChieleEspecialista: Heloísa Jordão  Título da aula: Tipos de discurso e pontuação nos contos afro-brasileiros Finalidade da aula:...

Língua Portuguesa

5º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF35LP30

Plano 08 de 15

Discurso direto e indireto nos contos

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Fabiana TenórioMentor: Luciana SchieleEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Discurso direto e indireto nos contos Finalidade da aula: Reconhecer, nos textos narrativos, os ...

Língua Portuguesa

5º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF35LP30

Plano 09 de 15

Discurso direto e indireto no reconto

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Fabiana Tenório Mentor: Luciana Chiele Especialista: Heloísa Jordão Título da aula: Discurso direto e indireto no reconto Finalidade da aula: Aplicar o discurs...

Língua Portuguesa

5º ano

Análise linguística/Semiótica

alinhado à bncc

EF35LP30

Plano 10 de 15

Leitura dramática de contos

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Fabiana TenórioMentor: Luciana SchieleEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Leitura dramática de contos Finalidade da aula: Analisar a situação comunic...

Língua Portuguesa

5º ano

Oralidade

alinhado à bncc

EF15LP13

Plano 11 de 15

Preparando o reconto

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Fabiana TenórioMentor: Luciana SchieleEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Preparando o reconto Finalidade da aula: Recontar oralmente, com o apoio de imagens, contos popu...

Língua Portuguesa

5º ano

Oralidade

alinhado à bncc

EF15LP19

EF35LP10

Plano 12 de 15

Performance oral com reconto

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Fabiana TenórioMentor: Luciana SchieleEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Performance oral com reconto Finalidade da aula: Realizar o reconto por meio de dramatizaç...

Língua Portuguesa

5º ano

Oralidade

alinhado à bncc

EF05LP25

Plano 13 de 15

Planejando a produção escrita do desfecho de um conto popula...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Fabiana TenórioMentor: Luciana ChieleEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Planejando a produção escrita do desfecho de um conto popular afro-brasileiro Final...

Língua Portuguesa

5º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF15LP05

Plano 14 de 15

Produção escrita de novos finais para um mural interativo

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Fabiana TenórioMentor: Luciana ChieleEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula: Produção escrita de novos finais para um mural interativo Finalidade da aula: Escrever, ...

Língua Portuguesa

5º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF35LP07

EF35LP08

EF35LP09

EF35LP25

EF35LP26

Plano 15 de 15

Revisão da produção escrita de um desfecho para um conto pop...

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLAProfessor-autor: Fabiana TenórioMentor: Luciana ChieleEspecialista: Heloísa Jordão Título da aula:Revisão da produção escrita de um desfecho para um conto popular afro-brasileiro F...

Língua Portuguesa

5º ano

Produção de textos

alinhado à bncc

EF15LP06

EF15LP07