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Plano de aula - Resolução de problemas do campo aditivo

POR: Elissandra de Oliveira de Almeida 10/12/2018
Código: MAT1_05NUM10

1º ano / Matemática / Números

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01MA06) Construir fatos fundamentais da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Resolução de problemas

 

Objetivo select-down

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores da NOVA ESCOLA

Autor: Elissandra de Oliveira de Almeida

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista: Luciana Tenuta



Habilidade da BNCC

(EF01MA06) - Construir fatos fundamentais da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo  para resolver problemas.



Conhecimentos prévios

Para o desenvolvimento do plano de aula é importante observar se os alunos:

  1. Sabem recitar a série numérica e quantificar até 15;
  2. Reconhecem os números do zero ao 15;
  3. Contam quantidades, adicionando-as ou subtraindo-as;
  4. Lidam com resolução de problemas no cotidiano da sala de aula, explorando diferentes possibilidades de cálculo.

Objetivos específicos

  1. Identificar os conhecimentos dos alunos sobre resolução de problemas;
  2. Estimular os alunos a escreverem boas perguntas para os problemas;
  3. Favorecer a troca de ideias a partir das discussões em duplas durante a resolução dos problemas;
  4. Socializar diferentes possibilidades de cálculo para resolver os problemas.

Conceito-chave

Resolução de problemas

Recursos necessários

  1. Material de contagem;
  2. Material para impressão: atividades Principal e do Raio X;
  3. Cartaz (opcional, caso não se possa projetar o slide): dos problemas da atividade Principal e do Raio X.

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Tempo previsto: 10 minutos.

Orientação: Não é necessário projetar esse slide. Escreva no quadro a frase e fale qual é a atividade a ser feita. Explore o registro da operação a fim de identificar os conhecimentos mobilizados pelos alunos (reconhecimento de números e a ação de subtrair/conta de menos). Observe, durante a produção coletiva do texto do problema, com qual estrutura de problemas os alunos estão acostumados, ou seja, se apenas elaboram problemas de subtração com a ideia de tirar ou se exploram a ideia de comparar e a de completar, por exemplo. Estimule os alunos a falarem sobre suas ideias acerca do que é um problema. Destaque elementos necessários ao texto de um problema: a utilização, nesse caso, de números; um história em que esses números aparecem e a pergunta que deve ser respondida.

Propósito: Produzir coletivamente o texto de um problema matemático envolvendo a subtração.

Discuta com a turma:

  • O que esse registro (14-4=?) significa?
  • Por que aparece o sinal de interrogação no final do registro?
  • Como podemos escrever um problema usando as informações (os números e a operação) que aparecem neste registro?

Atividade principal select-down

Tempo previsto: 20 minutos (4, 5, 6 e 7).

Orientação: Projete o slide ou apenas reproduza oralmente a fala que nele aparece. Faça a atividade em duas etapas: 1ª) coletivamente com toda a turma na elaboração das perguntas e 2ª) com a turma trabalhando em duplas para resolver os problemas.

Propósito: Estimular os alunos a elaborarem perguntas para os problemas, explorando diferentes possibilidades de resolução, seja pela adição/subtração.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Tempo previsto: 20 minutos (4, 5, 6 e 7).

Orientação: Organize previamente a turma em duplas, de modo que os alunos tenham tanto condições de visualizar os problemas que serão explorados bem como para trabalharem na resolução dos mesmos. Disponibilize, se necessário, material de contagem (réplicas das moedas, tampinhas, botões etc.). Projete o slide ou apresente em cartaz o problema. Leia o problema. Explique aos alunos que a partir da história contada no problema, eles deverão criar uma pergunta de forma a chamar a atenção para o que não sabemos daquela situação e precisamos descobrir. Organize a participação dos alunos, a fim de que todos de alguma forma possam contribuir na produção textual da pergunta do problema. Após a elaboração da pergunta, distribua entre as duplas esse e os outros problemas. Não é necessário que as duplas resolvam os três problemas ao mesmo tempo. Cada dupla pode receber um problema diferente para resolver. Durante a resolução, passe pelas mesas e observe as estratégias empregadas pelos alunos. Esteja atento às explicações dadas por eles. Interaja com os alunos, incentivando-os a discutirem entre si se a forma de resolução escolhida é a única ou se poderiam resolver de outra forma.

Discuta com a turma:

  • O que a pergunta de um problema nos ajuda a descobrir?
  • Será que todos esses problemas terão a mesma pergunta?
  • O que podemos perguntar para esse problema?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Tempo previsto: 20 minutos (4, 5, 6 e 7).

Orientação: Organize previamente a turma em duplas, de modo que os alunos tenham tanto condições de visualizar os problemas que serão explorados bem como para trabalharem na resolução dos mesmos. Disponibilize, se necessário, material de contagem (réplicas das moedas, tampinhas, botões etc.). Projete o slide ou apresente em cartaz o problema. Leia o problema. Explique aos alunos que a partir da história contada no problema, eles deverão criar uma pergunta de forma a chamar a atenção para o que não sabemos daquela situação e precisamos descobrir. Organize a participação dos alunos, a fim de que todos de alguma forma possam contribuir na produção textual da pergunta do problema. Após a elaboração da pergunta, distribua entre as duplas esse e os outros problemas. Dê um problema diferente para cada dupla. Durante a resolução, passe pelas mesas e observe as estratégias empregadas pelos alunos. Esteja atento às explicações dadas por eles. Interaja com os alunos, incentivando-os a discutirem entre si se a forma de resolução escolhida é a única ou se poderiam resolver de outra forma.

Discuta com a turma:

  • O que podemos perguntar para esse problema?

Atividade principal select-down

Tempo previsto: 20 minutos (4, 5, 6 e 7).

Orientação: Organize previamente a turma em duplas, de modo que os alunos tenham tanto condições de visualizar os problemas que serão explorados bem como para trabalharem na resolução dos mesmos. Disponibilize, se necessário, material de contagem (réplicas das moedas, tampinhas, botões etc.). Projete o slide ou apresente em cartaz o problema. Leia o problema. Explique aos alunos que a partir da história contada no problema, eles deverão criar uma pergunta de forma a chamar a atenção para o que não sabemos daquela situação e precisamos descobrir. Organize a participação dos alunos, a fim de que todos de alguma forma possam contribuir na produção textual da pergunta do problema. Após a elaboração da pergunta, distribua entre as duplas esse e os outros problemas. Dê um problema diferente para cada dupla. Durante a resolução, passe pelas mesas e observe as estratégias empregadas pelos alunos. Esteja atento às explicações dadas por eles. Interaja com os alunos, incentivando-os a discutirem entre si se a forma de resolução escolhida é a única ou se poderiam resolver de outra forma.

Discuta com a turma:

  • O que podemos perguntar para esse problema?

Discussão das soluções select-down

Tempo previsto: 10 minutos.

Orientação: Projete ou leia a fala que está no slide. Escolha dentre as duplas alguns alunos para socializarem suas resoluções. Releia cada problema separadamente. Peça que os alunos escolhidos apresentem para a turma a estratégia que usaram para encontrar o resultado, respondendo assim a pergunta de cada problema. Deixe os alunos expressarem sua forma de pensar, seja pelo registro da estratégia empregada no quadro da sala ou usando material de contagem, seja explicando oralmente ou combinando essas possibilidades. Considere que podem surgir outras que aqui não foram contempladas. Seja qual for a estratégia usada, estimule os alunos a falarem sobre sua atividade matemática.

Propósito: Estimular os alunos a explicarem suas estratégias de cálculo, favorecendo a capacidade de pensar sobre as formas de representar seu raciocínio, oportunizando a troca de opiniões, a verificação e a comparação de resultados.

Discuta com a turma:

  • Quem fez de um jeito diferente da que o colega apresentou?
  • As formas apresentadas estão certas?
  • Podemos usar qualquer uma delas?
  • As perguntas que fizemos nos ajudaram a resolver o problema? Por quê?

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Projete ou leia o slide do Encerramento. Faça o fechamento da atividade principal, destacando as atividades realizadas na aula.

Propósito: Retomar a produção textual das perguntas para cada problema e a resolução dos mesmos.

Raio x select-down

Tempo previsto: 8 minutos.

Orientação: Projete ou reproduza no quadro ou em cartaz o problema. Leia a atividade pelo menos duas vezes. Explique para os alunos onde devem marcar o “X”. Certifique-se de que os alunos entenderam o que é para ser feito. Retome, se necessário a leitura do problema, explorando cada pergunta separadamente. Entregue uma atividade para cada aluno e deixe-os trabalhar individualmente. Se necessário, coloque a disposição material de contagem que tiver na sala.

Propósito: Incentivar os alunos a refletir sobre a pergunta adequada para resolver o problema.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano foi elaborado pelo Time de Autores da NOVA ESCOLA

Autor: Elissandra de Oliveira de Almeida

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista: Luciana Tenuta



Habilidade da BNCC

(EF01MA06) - Construir fatos fundamentais da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo  para resolver problemas.



Conhecimentos prévios

Para o desenvolvimento do plano de aula é importante observar se os alunos:

  1. Sabem recitar a série numérica e quantificar até 15;
  2. Reconhecem os números do zero ao 15;
  3. Contam quantidades, adicionando-as ou subtraindo-as;
  4. Lidam com resolução de problemas no cotidiano da sala de aula, explorando diferentes possibilidades de cálculo.

Objetivos específicos

  1. Identificar os conhecimentos dos alunos sobre resolução de problemas;
  2. Estimular os alunos a escreverem boas perguntas para os problemas;
  3. Favorecer a troca de ideias a partir das discussões em duplas durante a resolução dos problemas;
  4. Socializar diferentes possibilidades de cálculo para resolver os problemas.

Conceito-chave

Resolução de problemas

Recursos necessários

  1. Material de contagem;
  2. Material para impressão: atividades Principal e do Raio X;
  3. Cartaz (opcional, caso não se possa projetar o slide): dos problemas da atividade Principal e do Raio X.

Tempo previsto: 10 minutos.

Orientação: Não é necessário projetar esse slide. Escreva no quadro a frase e fale qual é a atividade a ser feita. Explore o registro da operação a fim de identificar os conhecimentos mobilizados pelos alunos (reconhecimento de números e a ação de subtrair/conta de menos). Observe, durante a produção coletiva do texto do problema, com qual estrutura de problemas os alunos estão acostumados, ou seja, se apenas elaboram problemas de subtração com a ideia de tirar ou se exploram a ideia de comparar e a de completar, por exemplo. Estimule os alunos a falarem sobre suas ideias acerca do que é um problema. Destaque elementos necessários ao texto de um problema: a utilização, nesse caso, de números; um história em que esses números aparecem e a pergunta que deve ser respondida.

Propósito: Produzir coletivamente o texto de um problema matemático envolvendo a subtração.

Discuta com a turma:

  • O que esse registro (14-4=?) significa?
  • Por que aparece o sinal de interrogação no final do registro?
  • Como podemos escrever um problema usando as informações (os números e a operação) que aparecem neste registro?

Tempo previsto: 20 minutos (4, 5, 6 e 7).

Orientação: Projete o slide ou apenas reproduza oralmente a fala que nele aparece. Faça a atividade em duas etapas: 1ª) coletivamente com toda a turma na elaboração das perguntas e 2ª) com a turma trabalhando em duplas para resolver os problemas.

Propósito: Estimular os alunos a elaborarem perguntas para os problemas, explorando diferentes possibilidades de resolução, seja pela adição/subtração.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo previsto: 20 minutos (4, 5, 6 e 7).

Orientação: Organize previamente a turma em duplas, de modo que os alunos tenham tanto condições de visualizar os problemas que serão explorados bem como para trabalharem na resolução dos mesmos. Disponibilize, se necessário, material de contagem (réplicas das moedas, tampinhas, botões etc.). Projete o slide ou apresente em cartaz o problema. Leia o problema. Explique aos alunos que a partir da história contada no problema, eles deverão criar uma pergunta de forma a chamar a atenção para o que não sabemos daquela situação e precisamos descobrir. Organize a participação dos alunos, a fim de que todos de alguma forma possam contribuir na produção textual da pergunta do problema. Após a elaboração da pergunta, distribua entre as duplas esse e os outros problemas. Não é necessário que as duplas resolvam os três problemas ao mesmo tempo. Cada dupla pode receber um problema diferente para resolver. Durante a resolução, passe pelas mesas e observe as estratégias empregadas pelos alunos. Esteja atento às explicações dadas por eles. Interaja com os alunos, incentivando-os a discutirem entre si se a forma de resolução escolhida é a única ou se poderiam resolver de outra forma.

Discuta com a turma:

  • O que a pergunta de um problema nos ajuda a descobrir?
  • Será que todos esses problemas terão a mesma pergunta?
  • O que podemos perguntar para esse problema?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo previsto: 20 minutos (4, 5, 6 e 7).

Orientação: Organize previamente a turma em duplas, de modo que os alunos tenham tanto condições de visualizar os problemas que serão explorados bem como para trabalharem na resolução dos mesmos. Disponibilize, se necessário, material de contagem (réplicas das moedas, tampinhas, botões etc.). Projete o slide ou apresente em cartaz o problema. Leia o problema. Explique aos alunos que a partir da história contada no problema, eles deverão criar uma pergunta de forma a chamar a atenção para o que não sabemos daquela situação e precisamos descobrir. Organize a participação dos alunos, a fim de que todos de alguma forma possam contribuir na produção textual da pergunta do problema. Após a elaboração da pergunta, distribua entre as duplas esse e os outros problemas. Dê um problema diferente para cada dupla. Durante a resolução, passe pelas mesas e observe as estratégias empregadas pelos alunos. Esteja atento às explicações dadas por eles. Interaja com os alunos, incentivando-os a discutirem entre si se a forma de resolução escolhida é a única ou se poderiam resolver de outra forma.

Discuta com a turma:

  • O que podemos perguntar para esse problema?

Tempo previsto: 20 minutos (4, 5, 6 e 7).

Orientação: Organize previamente a turma em duplas, de modo que os alunos tenham tanto condições de visualizar os problemas que serão explorados bem como para trabalharem na resolução dos mesmos. Disponibilize, se necessário, material de contagem (réplicas das moedas, tampinhas, botões etc.). Projete o slide ou apresente em cartaz o problema. Leia o problema. Explique aos alunos que a partir da história contada no problema, eles deverão criar uma pergunta de forma a chamar a atenção para o que não sabemos daquela situação e precisamos descobrir. Organize a participação dos alunos, a fim de que todos de alguma forma possam contribuir na produção textual da pergunta do problema. Após a elaboração da pergunta, distribua entre as duplas esse e os outros problemas. Dê um problema diferente para cada dupla. Durante a resolução, passe pelas mesas e observe as estratégias empregadas pelos alunos. Esteja atento às explicações dadas por eles. Interaja com os alunos, incentivando-os a discutirem entre si se a forma de resolução escolhida é a única ou se poderiam resolver de outra forma.

Discuta com a turma:

  • O que podemos perguntar para esse problema?

Tempo previsto: 10 minutos.

Orientação: Projete ou leia a fala que está no slide. Escolha dentre as duplas alguns alunos para socializarem suas resoluções. Releia cada problema separadamente. Peça que os alunos escolhidos apresentem para a turma a estratégia que usaram para encontrar o resultado, respondendo assim a pergunta de cada problema. Deixe os alunos expressarem sua forma de pensar, seja pelo registro da estratégia empregada no quadro da sala ou usando material de contagem, seja explicando oralmente ou combinando essas possibilidades. Considere que podem surgir outras que aqui não foram contempladas. Seja qual for a estratégia usada, estimule os alunos a falarem sobre sua atividade matemática.

Propósito: Estimular os alunos a explicarem suas estratégias de cálculo, favorecendo a capacidade de pensar sobre as formas de representar seu raciocínio, oportunizando a troca de opiniões, a verificação e a comparação de resultados.

Discuta com a turma:

  • Quem fez de um jeito diferente da que o colega apresentou?
  • As formas apresentadas estão certas?
  • Podemos usar qualquer uma delas?
  • As perguntas que fizemos nos ajudaram a resolver o problema? Por quê?

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Projete ou leia o slide do Encerramento. Faça o fechamento da atividade principal, destacando as atividades realizadas na aula.

Propósito: Retomar a produção textual das perguntas para cada problema e a resolução dos mesmos.

Tempo previsto: 8 minutos.

Orientação: Projete ou reproduza no quadro ou em cartaz o problema. Leia a atividade pelo menos duas vezes. Explique para os alunos onde devem marcar o “X”. Certifique-se de que os alunos entenderam o que é para ser feito. Retome, se necessário a leitura do problema, explorando cada pergunta separadamente. Entregue uma atividade para cada aluno e deixe-os trabalhar individualmente. Se necessário, coloque a disposição material de contagem que tiver na sala.

Propósito: Incentivar os alunos a refletir sobre a pergunta adequada para resolver o problema.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores da NOVA ESCOLA

Autor: Elissandra de Oliveira de Almeida

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista: Luciana Tenuta



Habilidade da BNCC

(EF01MA06) - Construir fatos fundamentais da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo  para resolver problemas.



Conhecimentos prévios

Para o desenvolvimento do plano de aula é importante observar se os alunos:

  1. Sabem recitar a série numérica e quantificar até 15;
  2. Reconhecem os números do zero ao 15;
  3. Contam quantidades, adicionando-as ou subtraindo-as;
  4. Lidam com resolução de problemas no cotidiano da sala de aula, explorando diferentes possibilidades de cálculo.

Objetivos específicos

  1. Identificar os conhecimentos dos alunos sobre resolução de problemas;
  2. Estimular os alunos a escreverem boas perguntas para os problemas;
  3. Favorecer a troca de ideias a partir das discussões em duplas durante a resolução dos problemas;
  4. Socializar diferentes possibilidades de cálculo para resolver os problemas.

Conceito-chave

Resolução de problemas

Recursos necessários

  1. Material de contagem;
  2. Material para impressão: atividades Principal e do Raio X;
  3. Cartaz (opcional, caso não se possa projetar o slide): dos problemas da atividade Principal e do Raio X.

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