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Plano de aula > Geografia > 6º ano > Unidade

Plano de aula - A pecuária também influencia no aquecimento global?

Plano de aula de Geografia com atividades para 6º ano do Fundamental sobre compreender como os gases emitidos a partir das atividades agrícolas e pecuária influenciam no agravamento do efeito estufa.

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Regina Luiza Gouvea

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE13 que busca analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor, etc). Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A longo prazo você poderá contemplar a habilidade EF06GE07 que aborda as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades. Assim como a habilidade EF06GE11 que busca analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo. Dessa forma, esse plano de aula busca a compreensão de como os gases emitidos a partir da atividade pecuária influenciam no agravamento do efeito estufa.

Orientações: Esse plano de aula busca a compreensão de como os gases emitidos a partir da pecuária influenciam no agravamento do efeito estufa. A contextualização ocorre com imagens da pecuária bovina e o questionamento sobre os puns e coco dos animais, que são agravantes do efeito estufa. Como produto final, eles devem sugerir soluções, respostas que possam diminuir a emissão de poluentes das atividades pecuárias por meio de um brain storm, ou seja, sugerir o maior número de ideias que possam ser úteis para diminuir essas emissões nessas atividades. Essas ideias devem ser escritas no quadro pelos próprios alunos e, ao final, um debate é promovido para identificar as ideias viáveis, prioritárias, importantes e executáveis.

Materiais necessários: cópia da imagem de rizicultura na Filipinas; cópia da imagem de Pecuária Bovina e do gráfico “Principais atividades agrícolas geradoras de metano (CH4)”.

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PzFfmTFG8x8A6acWVKnN5NhbRht68B7pVYjYmNXP5J9XVBPxwAf5pAtHeMmN/geo6-13und04-imagens.pdf

Para você saber mais:

Agricultura e o Efeito Estufa. Embrapa Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.cnpma.embrapa.br/projetos/index.php3?sec=agrog:::85>. Acesso em: 25 abr 2019.

Emissão de gás metano bovino no aquecimento global. Disponível em: <https://www.greenme.com.br/informar-se/agricultura/1497-emissao-de-gas-metano-bovino-no-aquecimento-global>. Acesso em: 25 abr 2019.

GRANDELLE, Renato. Pecuária é responsável por 15% dos gases do efeito estufa. O Globo, 24/11/2015. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/pecuaria-responsavel-por-15-dos-gases-do-efeito-estufa-18122744>. Acesso em: 25 mai 2019.

MELLO, Daniel. Agropecuária é responsável por 69% das emissões de gases do efeito estufa. Agência Brasil, 26/10/2016. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/pesquisa-e-inovacao/noticia/2016-10/setor-agropecuario-e-responsavel-por-69-das-emissoes-de-gase>. Acesso em: 25 abr 2019.

POLON, Luana. Fatores que alteram o clima. Estudo Prático. Disponível em: <https://www.estudopratico.com.br/fatores-que-alteram-o-clima/>. Acesso em 25 abr 2019.

Projeto Redugás. Embrapa Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.cnpma.embrapa.br/projetos/index.php3?sec=agrog:::91>. Acesso em: 25 abr 2019.

Rebanho bovino responde por 17% das emissões de gases de efeito estufa no Brasil. Observatório do Clima, 20/06/2018. Disponível em: <http://www.observatoriodoclima.eco.br/rebanho-bovino-responde-por-17-das-emissoes-de-gases-de-efeito-estufa-no-brasil/>. Acesso em: 25 abr 2019.

Contextos prévios: Para o desenvolvimento desse plano é adequado que os alunos tenham conhecimento sobre poluição atmosférica e agravamento do efeito estufa, assim como conhecimentos acerca do aquecimento global.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Questione os alunos com a pergunta do slide e deixem que se expressem. Se a resposta for afirmativa, especule o que eles sabem sobre o assunto e diga que eles vão poder verificar isso nesse plano de aula, através da análise de imagens, gráficos e pensando em soluções para esse problema.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Retome o que eles falaram no slide anterior para questionar a respeito da emissão de poluentes da pecuária. Agora questione se eles sabiam que tratavam-se dos puns, arrotos e coco do gado que eliminam gases poluentes para atmosfera. Mostre a imagem apresentada do gado bovino. Se achar importante esclareça que esse poluente, no caso o metano (CH4), está associado ao esterco (coco do gado), à flatulência (pum) e arroto dos animais, em um ato natural, involuntário e frequente do gado dada a digestão desses ruminantes.

Na sequência, mostre o gráfico que apresenta as principais atividades agrícolas que liberam metano para a atmosfera. Interprete os gráficos com os alunos, associando as porcentagens das contribuições de poluentes às atividades agrícolas. Se achar necessário, comente com eles que trata-se de um sectograma ou gráfico de setores, onde, o círculo em um todo equivale a 100% e as fatias à porcentagem da informação apresentada, como uma pizza. Dê atenção a atividade que representam maior emissão: fermentação entérica, que se refere a digestão dos bovinos e, consequente, puns e arrotos com 22%.

Como adequar à sua realidade: Comente com os alunos que o Brasil está no ranking dos maiores emissores de metano do mundo, pois possui o 2º maior rebanho bovino extensivo e o maior rebanho comercial do mundo com 212 milhões de cabeças.

Para você saber mais:

Agricultura e o Efeito Estufa. Embrapa Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.cnpma.embrapa.br/projetos/index.php3?sec=agrog:::85>. Acesso em: 25 abr 2019.

Emissão de gás metano bovino no aquecimento global. Disponível em: <https://www.greenme.com.br/informar-se/agricultura/1497-emissao-de-gas-metano-bovino-no-aquecimento-global>. Acesso em: 25 abr 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Retome o que eles falaram no slide anterior para questionar a respeito da emissão de poluentes da pecuária. Agora questione se eles sabiam que tratavam-se dos puns, arrotos e coco do gado que eliminam gases poluentes para atmosfera. Mostre a imagem apresentada do gado bovino. Se achar importante esclareça que esse poluente, no caso o metano (CH4), está associado ao esterco (coco do gado), à flatulência (pum) e arroto dos animais, em um ato natural, involuntário e frequente do gado dada a digestão desses ruminantes.

Na sequência, mostre o gráfico que apresenta as principais atividades agrícolas que liberam metano para a atmosfera. Interprete os gráficos com os alunos, associando as porcentagens das contribuições de poluentes às atividades agrícolas. Se achar necessário, comente com eles que trata-se de um sectograma ou gráfico de setores, onde, o círculo em um todo equivale a 100% e as fatias à porcentagem da informação apresentada, como uma pizza. Dê atenção a atividade que representam maior emissão: fermentação entérica, que se refere a digestão dos bovinos e, consequente, puns e arrotos com 22%.

Como adequar à sua realidade: Comente com os alunos que o Brasil está no ranking dos maiores emissores de metano do mundo, pois possui o 2º maior rebanho bovino extensivo e o maior rebanho comercial do mundo com 212 milhões de cabeças.

Para você saber mais:

Agricultura e o Efeito Estufa. Embrapa Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.cnpma.embrapa.br/projetos/index.php3?sec=agrog:::85>. Acesso em: 25 abr 2019.

Emissão de gás metano bovino no aquecimento global. Disponível em: <https://www.greenme.com.br/informar-se/agricultura/1497-emissao-de-gas-metano-bovino-no-aquecimento-global>. Acesso em: 25 abr 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Com a interpretação do gráfico, os alunos conseguem concluir que os puns e arrotos (fermentação entérica) são os grandes responsáveis pela emissão de metano na atmosfera e contribuem com 22%. O coco (esterco animal) é responsável por 7% das emissões. Se achar importante, você pode comentar que o processo de digestão do gado bovino possui um potencial 25 vezes maior do que o gás carbônico (CO2) para causar o efeito estufa. Estima-se que cerca de 55% das emissões antrópicas de metano provêm da agricultura e pecuária juntas.

O rebanho bovino brasileiro emitiu 392 milhões de toneladas de gases de efeito estufa em 2016. Isso equivale a 17% de todas as emissões de gás carbônico do Brasil naquele ano, ou 79% de tudo o que foi emitido no setor de agropecuária. Se fosse um país, o gado brasileiro seria o 17o maior poluidor climático do planeta, à frente da Ucrânia. E isso considerando apenas as emissões diretas – excluindo o desmatamento, realizado em grande parte para a implantação de pastagens.

Para você saber mais:

Agricultura e o Efeito Estufa. Embrapa Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.cnpma.embrapa.br/projetos/index.php3?sec=agrog:::85>. Acesso em: 25 abr 2019.

GRANDELLE, Renato. Pecuária é responsável por 15% dos gases do efeito estufa. O Globo, 24/11/2015. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/pecuaria-responsavel-por-15-dos-gases-do-efeito-estufa-18122744>. Acesso em: 25 mai 2019.

MELLO, Daniel. Agropecuária é responsável por 69% das emissões de gases do efeito estufa. Agência Brasil, 26/10/2016. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/pesquisa-e-inovacao/noticia/2016-10/setor-agropecuario-e-responsavel-por-69-das-emissoes-de-gases>. Acesso em: 25 abr 2019.

Projeto Redugás. Embrapa Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.cnpma.embrapa.br/projetos/index.php3?sec=agrog:::91>. Acesso em: 25 abr 2019.

Rebanho bovino responde por 17% das emissões de gases de efeito estufa no Brasil. Observatório do Clima, 20/06/2018. Disponível em: <http://www.observatoriodoclima.eco.br/rebanho-bovino-responde-por-17-das-emissoes-de-gases-de-efeito-estufa-no-brasil/>. Acesso em: 25 abr 2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Após toda a contextualização das principais atividades agropecuárias responsáveis por emissões e os principais poluentes os alunos devem sugerir como reduzir essas emissões agrícolas e pecuárias na atmosfera. Para isso, propõe-se que as ideias sejam criadas a partir de um brain storm, ou seja, uma tempestade de ideias. Solicite aos alunos que dirijam-se ao quadro e escrevam suas ideias. Você pode deixar mais de um aluno ir ao quadro ao mesmo tempo, à medida que surjam ideias, eles levantam a mão, dizem o que é e o professor direciona-os ao quadro. Enquanto um escreve, o outro também poderá sugerir a sua ideia e se dirigir até o quadro também. É fundamental que os alunos se sintam à vontade durante a atividade, pontuando que não há ideias ruins ou absurdas, elas devem ser estimuladas e encorajadas. Os alunos devem apresentar todas as ideias que surjam, sem rodeios, elaborações ou considerações. As ideias devem fluir rapidamente. Quantidade nesse caso, é melhor do que qualidade; quanto mais ideias melhor, pois propiciam associação de ideias. Eles devem sugerir essas ideias pensando em 5 fatores:

  • Quantidade: quanto mais ideias direcionadas especificamente ao mesmo problema, melhor.
  • Flexibilidade: como a busca é por novas abordagens na solução de um problema, a fuga do tradicional é bem-vinda.
  • Liberdade: ideias não devem ser alvo de críticas durante uma sessão de brainstorming.
  • Interatividade: as ideias apresentadas podem ser aperfeiçoadas ou mesmo combinadas entre elas, dando origem a novas soluções.
  • Tangibilidade: as ideias sugeridas precisam ter a capacidade de sair do papel e se transformar em ações concretas.

Para você saber mais:

Agricultura e o Efeito Estufa. Embrapa Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.cnpma.embrapa.br/projetos/index.php3?sec=agrog:::85>. Acesso em: 25 abr 2019.

Emissão de gás metano bovino no aquecimento global. Disponível em: <https://www.greenme.com.br/informar-se/agricultura/1497-emissao-de-gas-metano-bovino-no-aquecimento-global>. Acesso em: 25 abr 2019.

MELLO, Daniel. Agropecuária é responsável por 69% das emissões de gases do efeito estufa. Agência Brasil, 26/10/2016. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/pesquisa-e-inovacao/noticia/2016-10/setor-agropecuario-e-responsavel-por-69-das-emissoes-de-gases>. Acesso em: 25 abr 2019.

POLON, Luana. Fatores que alteram o clima. Estudo Prático. Disponível em: <https://www.estudopratico.com.br/fatores-que-alteram-o-clima/>. Acesso em 25 abr 2019.

Projeto Redugás. Embrapa Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.cnpma.embrapa.br/projetos/index.php3?sec=agrog:::91>. Acesso em: 25 abr 2019.

Rebanho bovino responde por 17% das emissões de gases de efeito estufa no Brasil. Observatório do Clima, 20/06/2018. Disponível em: <http://www.observatoriodoclima.eco.br/rebanho-bovino-responde-por-17-das-emissoes-de-gases-de-efeito-estufa-no-brasil/>. Acesso em: 25 abr 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Ao final, promova um debate para identificar as ideias viáveis, prioritárias, importantes e executáveis. No próprio quadro separe categorias e coloque as ideias que os alunos sugerirem em cada categoria. Você pode incrementar as ideias sugeridas pelos alunos, puxando outros conceitos e novas ideias também. Eles podem sugerir:

  • Mudar a alimentação já que a carne, consumida com moderação, pode fazer parte de uma dieta saudável para o indivíduo e o meio ambiente;
  • Maior rigor no cumprimento e aplicação de leis ambientais;
  • Fazer uso de leis contra grilagem de terras públicas (tomada de terras sem sua regularização) que são, em grande parte usadas, para pecuária extensiva;
  • Criação e implementação de áreas protegidas, para diminuir o desmatamento e expansão de latifúndios;
  • Adoção de agricultura sustentável através de ampliação e melhoria de assistência técnica à agricultores e pecuaristas;
  • Uso do esterco como fertilizantes e não fertilizantes químicos nitrogenados; tratamento do esgoto oriundo desses processos, entre outras coisas.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE13 que busca analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor, etc). Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A longo prazo você poderá contemplar a habilidade EF06GE07 que aborda as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades. Assim como a habilidade EF06GE11 que busca analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo. Dessa forma, esse plano de aula busca a compreensão de como os gases emitidos a partir da atividade pecuária influenciam no agravamento do efeito estufa.

Orientações: Esse plano de aula busca a compreensão de como os gases emitidos a partir da pecuária influenciam no agravamento do efeito estufa. A contextualização ocorre com imagens da pecuária bovina e o questionamento sobre os puns e coco dos animais, que são agravantes do efeito estufa. Como produto final, eles devem sugerir soluções, respostas que possam diminuir a emissão de poluentes das atividades pecuárias por meio de um brain storm, ou seja, sugerir o maior número de ideias que possam ser úteis para diminuir essas emissões nessas atividades. Essas ideias devem ser escritas no quadro pelos próprios alunos e, ao final, um debate é promovido para identificar as ideias viáveis, prioritárias, importantes e executáveis.

Materiais necessários: cópia da imagem de rizicultura na Filipinas; cópia da imagem de Pecuária Bovina e do gráfico “Principais atividades agrícolas geradoras de metano (CH4)”.

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PzFfmTFG8x8A6acWVKnN5NhbRht68B7pVYjYmNXP5J9XVBPxwAf5pAtHeMmN/geo6-13und04-imagens.pdf

Para você saber mais:

Agricultura e o Efeito Estufa. Embrapa Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.cnpma.embrapa.br/projetos/index.php3?sec=agrog:::85>. Acesso em: 25 abr 2019.

Emissão de gás metano bovino no aquecimento global. Disponível em: <https://www.greenme.com.br/informar-se/agricultura/1497-emissao-de-gas-metano-bovino-no-aquecimento-global>. Acesso em: 25 abr 2019.

GRANDELLE, Renato. Pecuária é responsável por 15% dos gases do efeito estufa. O Globo, 24/11/2015. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/pecuaria-responsavel-por-15-dos-gases-do-efeito-estufa-18122744>. Acesso em: 25 mai 2019.

MELLO, Daniel. Agropecuária é responsável por 69% das emissões de gases do efeito estufa. Agência Brasil, 26/10/2016. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/pesquisa-e-inovacao/noticia/2016-10/setor-agropecuario-e-responsavel-por-69-das-emissoes-de-gase>. Acesso em: 25 abr 2019.

POLON, Luana. Fatores que alteram o clima. Estudo Prático. Disponível em: <https://www.estudopratico.com.br/fatores-que-alteram-o-clima/>. Acesso em 25 abr 2019.

Projeto Redugás. Embrapa Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.cnpma.embrapa.br/projetos/index.php3?sec=agrog:::91>. Acesso em: 25 abr 2019.

Rebanho bovino responde por 17% das emissões de gases de efeito estufa no Brasil. Observatório do Clima, 20/06/2018. Disponível em: <http://www.observatoriodoclima.eco.br/rebanho-bovino-responde-por-17-das-emissoes-de-gases-de-efeito-estufa-no-brasil/>. Acesso em: 25 abr 2019.

Contextos prévios: Para o desenvolvimento desse plano é adequado que os alunos tenham conhecimento sobre poluição atmosférica e agravamento do efeito estufa, assim como conhecimentos acerca do aquecimento global.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Questione os alunos com a pergunta do slide e deixem que se expressem. Se a resposta for afirmativa, especule o que eles sabem sobre o assunto e diga que eles vão poder verificar isso nesse plano de aula, através da análise de imagens, gráficos e pensando em soluções para esse problema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Retome o que eles falaram no slide anterior para questionar a respeito da emissão de poluentes da pecuária. Agora questione se eles sabiam que tratavam-se dos puns, arrotos e coco do gado que eliminam gases poluentes para atmosfera. Mostre a imagem apresentada do gado bovino. Se achar importante esclareça que esse poluente, no caso o metano (CH4), está associado ao esterco (coco do gado), à flatulência (pum) e arroto dos animais, em um ato natural, involuntário e frequente do gado dada a digestão desses ruminantes.

Na sequência, mostre o gráfico que apresenta as principais atividades agrícolas que liberam metano para a atmosfera. Interprete os gráficos com os alunos, associando as porcentagens das contribuições de poluentes às atividades agrícolas. Se achar necessário, comente com eles que trata-se de um sectograma ou gráfico de setores, onde, o círculo em um todo equivale a 100% e as fatias à porcentagem da informação apresentada, como uma pizza. Dê atenção a atividade que representam maior emissão: fermentação entérica, que se refere a digestão dos bovinos e, consequente, puns e arrotos com 22%.

Como adequar à sua realidade: Comente com os alunos que o Brasil está no ranking dos maiores emissores de metano do mundo, pois possui o 2º maior rebanho bovino extensivo e o maior rebanho comercial do mundo com 212 milhões de cabeças.

Para você saber mais:

Agricultura e o Efeito Estufa. Embrapa Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.cnpma.embrapa.br/projetos/index.php3?sec=agrog:::85>. Acesso em: 25 abr 2019.

Emissão de gás metano bovino no aquecimento global. Disponível em: <https://www.greenme.com.br/informar-se/agricultura/1497-emissao-de-gas-metano-bovino-no-aquecimento-global>. Acesso em: 25 abr 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Retome o que eles falaram no slide anterior para questionar a respeito da emissão de poluentes da pecuária. Agora questione se eles sabiam que tratavam-se dos puns, arrotos e coco do gado que eliminam gases poluentes para atmosfera. Mostre a imagem apresentada do gado bovino. Se achar importante esclareça que esse poluente, no caso o metano (CH4), está associado ao esterco (coco do gado), à flatulência (pum) e arroto dos animais, em um ato natural, involuntário e frequente do gado dada a digestão desses ruminantes.

Na sequência, mostre o gráfico que apresenta as principais atividades agrícolas que liberam metano para a atmosfera. Interprete os gráficos com os alunos, associando as porcentagens das contribuições de poluentes às atividades agrícolas. Se achar necessário, comente com eles que trata-se de um sectograma ou gráfico de setores, onde, o círculo em um todo equivale a 100% e as fatias à porcentagem da informação apresentada, como uma pizza. Dê atenção a atividade que representam maior emissão: fermentação entérica, que se refere a digestão dos bovinos e, consequente, puns e arrotos com 22%.

Como adequar à sua realidade: Comente com os alunos que o Brasil está no ranking dos maiores emissores de metano do mundo, pois possui o 2º maior rebanho bovino extensivo e o maior rebanho comercial do mundo com 212 milhões de cabeças.

Para você saber mais:

Agricultura e o Efeito Estufa. Embrapa Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.cnpma.embrapa.br/projetos/index.php3?sec=agrog:::85>. Acesso em: 25 abr 2019.

Emissão de gás metano bovino no aquecimento global. Disponível em: <https://www.greenme.com.br/informar-se/agricultura/1497-emissao-de-gas-metano-bovino-no-aquecimento-global>. Acesso em: 25 abr 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Com a interpretação do gráfico, os alunos conseguem concluir que os puns e arrotos (fermentação entérica) são os grandes responsáveis pela emissão de metano na atmosfera e contribuem com 22%. O coco (esterco animal) é responsável por 7% das emissões. Se achar importante, você pode comentar que o processo de digestão do gado bovino possui um potencial 25 vezes maior do que o gás carbônico (CO2) para causar o efeito estufa. Estima-se que cerca de 55% das emissões antrópicas de metano provêm da agricultura e pecuária juntas.

O rebanho bovino brasileiro emitiu 392 milhões de toneladas de gases de efeito estufa em 2016. Isso equivale a 17% de todas as emissões de gás carbônico do Brasil naquele ano, ou 79% de tudo o que foi emitido no setor de agropecuária. Se fosse um país, o gado brasileiro seria o 17o maior poluidor climático do planeta, à frente da Ucrânia. E isso considerando apenas as emissões diretas – excluindo o desmatamento, realizado em grande parte para a implantação de pastagens.

Para você saber mais:

Agricultura e o Efeito Estufa. Embrapa Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.cnpma.embrapa.br/projetos/index.php3?sec=agrog:::85>. Acesso em: 25 abr 2019.

GRANDELLE, Renato. Pecuária é responsável por 15% dos gases do efeito estufa. O Globo, 24/11/2015. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/pecuaria-responsavel-por-15-dos-gases-do-efeito-estufa-18122744>. Acesso em: 25 mai 2019.

MELLO, Daniel. Agropecuária é responsável por 69% das emissões de gases do efeito estufa. Agência Brasil, 26/10/2016. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/pesquisa-e-inovacao/noticia/2016-10/setor-agropecuario-e-responsavel-por-69-das-emissoes-de-gases>. Acesso em: 25 abr 2019.

Projeto Redugás. Embrapa Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.cnpma.embrapa.br/projetos/index.php3?sec=agrog:::91>. Acesso em: 25 abr 2019.

Rebanho bovino responde por 17% das emissões de gases de efeito estufa no Brasil. Observatório do Clima, 20/06/2018. Disponível em: <http://www.observatoriodoclima.eco.br/rebanho-bovino-responde-por-17-das-emissoes-de-gases-de-efeito-estufa-no-brasil/>. Acesso em: 25 abr 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Após toda a contextualização das principais atividades agropecuárias responsáveis por emissões e os principais poluentes os alunos devem sugerir como reduzir essas emissões agrícolas e pecuárias na atmosfera. Para isso, propõe-se que as ideias sejam criadas a partir de um brain storm, ou seja, uma tempestade de ideias. Solicite aos alunos que dirijam-se ao quadro e escrevam suas ideias. Você pode deixar mais de um aluno ir ao quadro ao mesmo tempo, à medida que surjam ideias, eles levantam a mão, dizem o que é e o professor direciona-os ao quadro. Enquanto um escreve, o outro também poderá sugerir a sua ideia e se dirigir até o quadro também. É fundamental que os alunos se sintam à vontade durante a atividade, pontuando que não há ideias ruins ou absurdas, elas devem ser estimuladas e encorajadas. Os alunos devem apresentar todas as ideias que surjam, sem rodeios, elaborações ou considerações. As ideias devem fluir rapidamente. Quantidade nesse caso, é melhor do que qualidade; quanto mais ideias melhor, pois propiciam associação de ideias. Eles devem sugerir essas ideias pensando em 5 fatores:

  • Quantidade: quanto mais ideias direcionadas especificamente ao mesmo problema, melhor.
  • Flexibilidade: como a busca é por novas abordagens na solução de um problema, a fuga do tradicional é bem-vinda.
  • Liberdade: ideias não devem ser alvo de críticas durante uma sessão de brainstorming.
  • Interatividade: as ideias apresentadas podem ser aperfeiçoadas ou mesmo combinadas entre elas, dando origem a novas soluções.
  • Tangibilidade: as ideias sugeridas precisam ter a capacidade de sair do papel e se transformar em ações concretas.

Para você saber mais:

Agricultura e o Efeito Estufa. Embrapa Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.cnpma.embrapa.br/projetos/index.php3?sec=agrog:::85>. Acesso em: 25 abr 2019.

Emissão de gás metano bovino no aquecimento global. Disponível em: <https://www.greenme.com.br/informar-se/agricultura/1497-emissao-de-gas-metano-bovino-no-aquecimento-global>. Acesso em: 25 abr 2019.

MELLO, Daniel. Agropecuária é responsável por 69% das emissões de gases do efeito estufa. Agência Brasil, 26/10/2016. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/pesquisa-e-inovacao/noticia/2016-10/setor-agropecuario-e-responsavel-por-69-das-emissoes-de-gases>. Acesso em: 25 abr 2019.

POLON, Luana. Fatores que alteram o clima. Estudo Prático. Disponível em: <https://www.estudopratico.com.br/fatores-que-alteram-o-clima/>. Acesso em 25 abr 2019.

Projeto Redugás. Embrapa Meio Ambiente. Disponível em: <http://www.cnpma.embrapa.br/projetos/index.php3?sec=agrog:::91>. Acesso em: 25 abr 2019.

Rebanho bovino responde por 17% das emissões de gases de efeito estufa no Brasil. Observatório do Clima, 20/06/2018. Disponível em: <http://www.observatoriodoclima.eco.br/rebanho-bovino-responde-por-17-das-emissoes-de-gases-de-efeito-estufa-no-brasil/>. Acesso em: 25 abr 2019.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Ao final, promova um debate para identificar as ideias viáveis, prioritárias, importantes e executáveis. No próprio quadro separe categorias e coloque as ideias que os alunos sugerirem em cada categoria. Você pode incrementar as ideias sugeridas pelos alunos, puxando outros conceitos e novas ideias também. Eles podem sugerir:

  • Mudar a alimentação já que a carne, consumida com moderação, pode fazer parte de uma dieta saudável para o indivíduo e o meio ambiente;
  • Maior rigor no cumprimento e aplicação de leis ambientais;
  • Fazer uso de leis contra grilagem de terras públicas (tomada de terras sem sua regularização) que são, em grande parte usadas, para pecuária extensiva;
  • Criação e implementação de áreas protegidas, para diminuir o desmatamento e expansão de latifúndios;
  • Adoção de agricultura sustentável através de ampliação e melhoria de assistência técnica à agricultores e pecuaristas;
  • Uso do esterco como fertilizantes e não fertilizantes químicos nitrogenados; tratamento do esgoto oriundo desses processos, entre outras coisas.
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