CONTEXTO
Plano de Aula
Plano de aula: Os processos migratórios incentivados pelo Estado e a ocupação da Amazônia
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Fluxos populacionais
Por: Aline Soares Silva
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI10 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor digital, quadro branco, marcador para quadro, tarjas de cartolinas coloridas de tamanho aproximado de 20X30 cm (4 unidades, uma de cada cor), tablets, notebooks ou material impresso.
Material complementar:
PROBLEMATIZAÇÃO: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/V7dBfnUXp8Zghg7tYrMFxBKGZcfaCSHWCqTyHfpTjTZtfMMj6CYjpx64AaHD/his4-10und08-problematizacao.pdf
SISTEMATIZAÇÃO: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GSaMYRE8ZqYdJX6D73j8B8KGHXpdAp8xzuWkUVrqZ9gbsF8bRzkAY2K4knap/his4-10und08-sistematizacao.pdf
Para você saber mais:
Sobre o processo de ocupação da Amazônia:
https://escola.mpu.mp.br/publicacoes/boletim-cientifico/edicoes-do-boletim/boletim-cientifico-n-32-33-janeiro-dezembro-2010/a-amazonia-brasileira-processo-de-ocupacao-e-a-devastacao-da-floresta/at_download/file Acesso em 12 de Abril de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações:
Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula para os alunos e peça para um aluno ler o mesmo em voz alta.
Em seguida coloque algumas questões que possam ajudar o aluno a estabelecer a relação pertinente entre os aspectos que constam no objetivo:
- Qual será o assunto desta aula?
- De que processo migratório fala o objetivo?
- Como o Governo incentivou essa migração?
- Alguém poderia citar alguma propaganda que motive um indivíduo a migrar de um lugar para outro?
- O objetivo fala de consequências. Para quem essa migração trouxe consequências, de acordo com o objetivo?
Para adequar à sua realidade:
Perguntas a serem colocadas após as que estão descritas, caso a escola se localize na área denominada Amazônia Legal:
- Alguém percebeu mudanças em nossa cidade nos últimos anos? Quais?
- Quando transitamos pela área rural percebemos mudança na paisagem? Quais?
- Como as mudanças do local onde vivemos podem estar relacionadas com o objetivo da aula?
- Todos vocês nasceram aqui ou vieram de outras regiões do Brasil? Por que vieram para cá?
- Como é a realidade de vida dos povos indígenas em nossa cidade?
Para você saber mais:
Neste link, uma matéria da BBC com uma linha do tempo do processo de ocupação da Amazônia:
https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2009/07/090722_amazonia_timeline_fbdt Acesso em 11 de Abril de 2019.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS