CONTEXTO
Plano de Aula
Plano de aula: Imigração durante o século XIX: o surgimento de Nova Friburgo.
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Fluxos populacionais
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI10 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Material impresso, projetor digital, quadro, fita adesiva.
Material complementar:
CONTEXTO:
PROBLEMATIZAÇÃO:
Para você saber mais:
Decreto de 16 de maio de 1818: http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/18332/colleccao_leis_1818_parte1.pdf?sequence=1 (Acesso e 15 de Abril de 2019).
Neste link uma cronologia dos feitos de D. João VI no Brasil:
http://bndigital.bn.gov.br/projetos/expo/djoaovi/cronologia.html Acesso em 15 de Abril de 2019.
Sobre a vinda da Família Real para o Brasil:
http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/estude/historia-do-brasil/brasil-monarquico/88-a-corte-no-rio-de-janeiro/8847-a-vinda-da-fam%C3%ADlia-real-para-o-brasil-o-bloqueio-continental Acesso em 15 de Abril de 2019.
https://www.historia-brasil.com/reino/familia-real.htm Acesso em 15 de Abril de 2019.
Sobre a migração dos suíços para o Brasil em 1818:
http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/estude/historia-do-brasil/brasil-monarquico/88-a-corte-no-rio-de-janeiro/8857-a-col%C3%B4nia-su%C3%AD%C3%A7a-de-nova-friburgo Acesso em 17 de Abril de 2019.
Sobre a Casa Suíça:
https://descubranovafriburgo.com.br/casa-suica/ Acesso em 17 de Abril de 2019.
Sobre o Decreto que deu a Nova Friburgo o título de Suíça Brasileira:
https://odia.ig.com.br/_conteudo/rio-de-janeiro/odiaestado/2017-09-14/nova-friburgo-e-a-suica-brasileira.htmlAcesso em 17 de Abril de 2019.
Sobre as comemorações do bicentenário de Nova Friburgo:
https://g1.globo.com/rj/regiao-serrana/friburgo-200-anos/noticia/desfile-do-bicentenario-reune-representantes-de-varios-paises-e-resgata-a-historia-de-nova-friburgo-no-rj.ghtml Acess em 15 de Abril de 2019.
Curiosidades sobre a Suíça:
https://www.brasileiraspelomundo.com/curiosidades-da-suica-351534376 Acesso em 17 de Abril de 2019.
Uma escola ao ar livre na Suíça:
https://catraquinha.catracalivre.com.br/geral/aprender/indicacao/uma-escola-diferente-na-suica-criancas-aprendem-totalmente-ao-ar-livre-saiba-mais/ Acesso em 17 de Abril de 2019.
Sobre a cultura suíça:
https://www.eda.admin.ch/aboutswitzerland/pt/home/gesellschaft/kultur.html Acesso em 17 de Abril de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações:
Atenção professor (a): antes do início da aula, realize duas atividades:
1ª - Imprima o material disponível no endereço: http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/18332/colleccao_leis_1818_parte1.pdf?sequence=1 (Acesso em 15 de Abril de 2019), somente o Decreto Real de Maio de 1818, página 46 a 51 que se encontra no material complementar.
Recorte os 24 artigos escritos em Português, visto que Decreto está em Português e em Francês, e separe a introdução do Decreto e os artigos, recortando um por um. A introdução do Decreto será projetada e trabalhada em conjunto, dessa forma, deixe o trecho que a contém reservado. Esconda aleatoriamente os artigos da lei, prendendo-os com fita adesiva embaixo das mesas dos alunos, sem que eles vejam e de maneira que fique um artigo preso e escondido sob cada mesa.
Caso a sala tenha menos que 24 alunos, reserve os últimos artigos, caso tenha mais, dividida alguns artigos (o suficiente para completar um trecho de leitura para cada aluno) e escreva artigo “tal”, continuação, de forma que todos fiquem com um trecho.
2ª - Confeccione um botom suíço para cada aluno. (Disponível no material complementar da sistematização)
Organize a sala em semicírculo.
Projete ou escreva o objetivo no quadro e leia o mesmo em voz alta. Em seguida, converse com os alunos:
- O que vamos estudar nesta aula?
- Em que século se deu o fluxo migratório mencionado no objetivo?
- De que cidade vamos falar?
- Alguém sabe que título esta cidade recebeu?
- Alguém conhece Nova Friburgo? (Caso a escola se localize em Nova Friburgo, mude a pergunta para: Todos conhecem a história de nossa cidade e a relação com o fluxo migratório dos suíços?)
Para você saber mais:
Sobre as comemorações do bicentenário de Nova Friburgo:
https://g1.globo.com/rj/regiao-serrana/friburgo-200-anos/noticia/desfile-do-bicentenario-reune-representantes-de-varios-paises-e-resgata-a-historia-de-nova-friburgo-no-rj.ghtml Acess em 15 de Abril de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
Apresente a imagem em projeção ou impressa para os alunos e medeie uma conversa sobre ela com os alunos:
- Alguém conhece a pessoa retratada na foto?
- Sabem quem foi D. João VI e qual a relação dele com a história do Brasil?
- (Conte aos alunos, caso ainda não conheçam essa parte da história, que em 1808, a Família Real Portuguesa veio para o Brasil, por conta do Bloqueio Continental e da invasão de Portugal por Napoleão Bonaparte. Esses acontecimentos colocaram como estratégia alternativa a transferência da Sede do Governo português para o Brasil, principal Colônia de Portugal. Com a chegada da Família Real, as Capitanias passaram a ser províncias e o Brasil deixou de ser Colônia para ser Reino Unido a Portugal e Algarve. A família Real trouxe muitas melhorias para o Brasil, como o Banco do Brasil, a Academia Militar e da Marinha, a Imprensa Régia, a Academia de Belas Artes, o Jardim Botânico, o Museu da Biblioteca Nacional, além de outros museus, bibliotecas, teatros e escolas).
- Quando D. João VI voltou para Portugal, quem ficou governando o Brasil em seu lugar?
- Mas o que pode ter D. João VI com nossa aula que fala da vinda dos suíços para o Brasil?
- Vamos estudar isso?
Fonte da imagem: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Debret,_Jean_Baptiste_-_Retrato_de_D.Jo%C3%A3o_VI.jpg Acesso em 15 de Abril de 2019.
Material complementar: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gqmBwMjx4crntGpZ996vgKn73udjCuUC6cHkewkGDVdSeYJk3s9wr4W4kPgr/his4-10und09-contexto.pdf
Para você saber mais:
Neste link uma cronologia dos feitos de D. João VI no Brasil:
http://bndigital.bn.gov.br/projetos/expo/djoaovi/cronologia.html Acesso em 15 de Abril de 2019.
Sobre a vinda da Família Real para o Brasil:
http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/estude/historia-do-brasil/brasil-monarquico/88-a-corte-no-rio-de-janeiro/8847-a-vinda-da-fam%C3%ADlia-real-para-o-brasil-o-bloqueio-continental Acesso em 15 de Abril de 2019.
https://www.historia-brasil.com/reino/familia-real.htm Acesso em 15 de Abril de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações:
Projete a imagem para os alunos ou imprima uma cópia e apresente-a:
- O que vemos na imagem?
- Esta imagem nos mostra a capa de uma coletânea de leis do Brasil do ano de 1818, quando D. João VI estava governando Portugal (e também o Brasil que na época fazia parte de Portugal) aqui no Brasil. Todas as leis decretadas por ele em 1818 estão nesta coletânea, mas vamos estudar só uma: o DECRETO REAL DE 16 DE MAIO DE 1818.
- Agora, vamos fazer uma brincadeira suíça, que se chama, EU ESPIO ALGO. Vocês vão prestar atenção ao meu olhar quando eu disser: Eu espio algo. Para onde eu espiar vai ter algo escondido para vocês encontrarem. (Espie rapidamente para as mesas dos alunos. Como são muitas olhe de maneira que visualize todas. Pergunte: O que eu espiei? (Quando alguém disser algo próximo da mesa diga: Está quente. Se disser outra coisa diga: Está frio. Procure descrever o objeto quando alguém disser algo muito diferente: quadrada, redonda, tem pés… Ajude-os a localizar com pistas: mais acima, mais abaixo… Quando um encontrar diga: Embaixo da mesa de cada um de vocês, tem algo escondido. Vamos procurar? O que encontraram? Estes papéis são os trechos que compõem o referido decreto. Um Decreto de Lei é organizado por artigos. Vamos ler e organizar esses trechos?
- Projete a introdução da lei e faça uma leitura compartilhada com os alunos. O que nos diz a introdução do Decreto? Qual a finalidade deste decreto? (Cole a introdução do Decreto no quadro com fita adesiva)
- Quem está com o primeiro artigo? Leia para os colegas. De que trata este artigo? (Complemente as respostas dos alunos dizendo que D. João pagaria pela vinda de famílias suíças de fé católica romana a virem residir no Brasil) Cole o artigo em seguida da introdução e convide o aluno que está com segundo artigo para vir à frente ler. Em todos os artigos o procedimento será o mesmo: Convide o aluno para vir ler, comente o conteúdo com os alunos, ouvindo primeiro o que eles entenderam e em seguida, colando em sequência até ter todo o decreto organizado no quadro. A cada artigo, apresente questões que ajudem o aluno a interpretá-lo. Em seguida projete o slide com as questões:
- Quais requisitos as famílias teriam que possuir para se enquadrar nas condições do decreto? (Professarem a fé católica romana).
- Qual lugar era oferecido? (O cantão de Fribourg, a 24 léguas da capital).
- Quanto mede uma légua? (Aproximadamente 4,8 km. Ou seja o Cantão de Fribourg ficava a 115 km aproximadamente da capital )
- Quais incentivos D. João oferecia? Qual o valor financeiro oferecido? Qual o valor da moeda da época em comparação com a moeda atual? Qual o valor de 160 réis? (Sementes, terra e uma ajuda financeira de 160 réis, por dia e por cabeça no primeiro ano e 80 réis no segundo ano. O que seria 4800 réis por mês e 57.600 por ano, aproximadamente, por cada pessoa. Mas qual o valor hipotético de 1 réis? Um réis vale hipoteticamente R$ 0,123, ou seja precisaria de mais ou menos R$8,15 para comprar 1 réis. Então o valor anual pago por cada um no primeiro anos seria de mais ou menos de R$ 469.440,00. Com esse valor eles tinham que se alimentar, construir, cuidar da terra e produzir. É importante lembrar que essa conversão é hipotética, não é real. Há uma estimativa. Mesmo porque uma saca de café custava mais ou menos 12$000 (doze mil réis), assim o que parece muito dinheiro, provavelmente não devia ser suficiente para adquirir quase nada.
- Por que a ajuda financeira era maior no primeiro ano? Porque supunha-se que no segundo ano, os suíços já estariam colhendo a safra plantada.
- O que os colonos cultivariam? (trigo, favas, arroz…)
- O que teriam que trazer? (Médico cirurgião, veterinário, e artistas dos mais essenciais: pedreiros, moleiros, carpinteiros, serralheiros (para ensinar também aos que aqui residiam, trazer também eclesiásticos que seriam pagos pelo Governo português).
- Como seria mantida a crença na religião de Estado? (Os eclesiásticos seriam pagos pelo Governo)
- A que leis os suíços teriam que ser submeter? (Às leis de D. João VI).
Projete ou imprima o mapa antigo de Nova Friburgo
- O que vemos no mapa?
- É possível ver a área demarcada para construção da colônia suíça?
- O que vocês acham das exigências impostas por D. João?
- Vocês sabiam que na Suíça faz muito frio?
- Será que os suíços se adaptaram bem?
- Será que D. João cumpriu tudo o que prometeu neste decreto?
- Vamos ver um vídeo, feito quando Nova Friburgo completava 200 anos, o seu bicentenário?
Projete o vídeo, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=POuaOThIv88 , acesso em 16 de Abril de 2019, para os alunos:
- O que o vídeo mostra para nós?
- Como foram as condições de viagem?
- O que os suíços encontraram aqui?
- E o que foi prometido no Decreto Real, foi cumprido?
- Que contribuições culturais trazidas pelos suíços são citadas no vídeo?
- Vamos ver umas fotos mais atuais de Nova Friburgo?
Projete ou apresente as fotos impressas para os alunos.
- Esse estilo de construção é comum no Brasil? Lindo, não é mesmo?
- Quem já provou chocolate ou queijo suíço?
Agora, vamos ver um decreto de Lei de 2017.
Projete o texto da lei para os alunos e peça para um aluno ler.
- O que quer dizer essa lei?
- O que vocês acham dessa homenagem aos suíços?
- Vocês sabiam que as contribuições dos suíços foram muito importantes para o Brasil?
- Tanto a migração como as situações enfrentadas aqui foram muito difíceis para os suíços que vieram em 1818. O que foi decretado na lei, não foi realidade na prática. Muitos morreram de doenças tropicais, sofreram com o clima e com a falta de condições de acesso à direitos que hoje são considerados universais. Portanto, o título de “Suíça Brasileira” é uma homenagem importante, que nos faz refletir sobre nossa própria história.
Lei: fonte https://gov-rj.jusbrasil.com.br/legislacao/496037992/lei-7683-17-rio-de-janeiro-rj
Imagens: http://multirio.rio.rj.gov.br/images/historia_do_brasil/m2-cap2/Mapa_secXIX_Corrigido.jpg Acesso em 16 de Abril de 2019.
://mapadecultura.rj.gov.br/manchete/casa-suica Acesso em 16 de Abril de 2019.
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pedra_da_Tartaruga,_Nova_Friburgo.jpg Acesso em 16 de Abril de 2019.
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Nova_Friburgo_RJ_Brasil_-_Queijaria_Sui%C3%A7a_-_panoramio_(2).jpg Acesso em 16 de Abril de 2019.
PROBLEMATIZAÇÃO:
Como adequar à sua realidade: Caso sua escola se localize em Nova Friburgo, conhecer a Casa Suíça seria uma excelente oportunidade para ampliar o conhecimento dos alunos. Endereço: Estrada Friburgo/Teresópolis, Km 18 | Conquista, Nova Friburgo, Estado do Rio de Janeiro 28630-250, Brasil.
Para você saber mais:
Sobre a migração dos suíços para o Brasil em 1818:
http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/estude/historia-do-brasil/brasil-monarquico/88-a-corte-no-rio-de-janeiro/8857-a-col%C3%B4nia-su%C3%AD%C3%A7a-de-nova-friburgo Acesso em 17 de Abril de 2019.
Sobre a Casa Suíça:
https://descubranovafriburgo.com.br/casa-suica/ Acesso em 17 de Abril de 2019.
Sobre o Decreto que deu a Nova Friburgo o título de Suíça Brasileira:
https://odia.ig.com.br/_conteudo/rio-de-janeiro/odiaestado/2017-09-14/nova-friburgo-e-a-suica-brasileira.htmlAcesso em 17 de Abril de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações:
Projete a imagem para os alunos ou imprima uma cópia e apresente-a:
- O que vemos na imagem?
- Esta imagem nos mostra a capa de uma coletânea de leis do Brasil do ano de 1818, quando D. João VI estava governando Portugal (e também o Brasil que na época fazia parte de Portugal) aqui no Brasil. Todas as leis decretadas por ele em 1818 estão nesta coletânea, mas vamos estudar só uma: o DECRETO REAL DE 16 DE MAIO DE 1818.
- Agora, vamos fazer uma brincadeira suíça, que se chama, EU ESPIO ALGO. Vocês vão prestar atenção ao meu olhar quando eu disser: Eu espio algo. Para onde eu espiar vai ter algo escondido para vocês encontrarem. (Espie rapidamente para as mesas dos alunos. Como são muitas olhe de maneira que visualize todas. Pergunte: O que eu espiei? (Quando alguém disser algo próximo da mesa diga: Está quente. Se disser outra coisa diga: Está frio. Procure descrever o objeto quando alguém disser algo muito diferente: quadrada, redonda, tem pés… Ajude-os a localizar com pistas: mais acima, mais abaixo… Quando um encontrar diga: Embaixo da mesa de cada um de vocês, tem algo escondido. Vamos procurar? O que encontraram? Estes papéis são os trechos que compõem o referido decreto. Um Decreto de Lei é organizado por artigos. Vamos ler e organizar esses trechos?
- Projete a introdução da lei e faça uma leitura compartilhada com os alunos. O que nos diz a introdução do Decreto? Qual a finalidade deste decreto? (Cole a introdução do Decreto no quadro com fita adesiva)
- Quem está com o primeiro artigo? Leia para os colegas. De que trata este artigo? (Complemente as respostas dos alunos dizendo que D. João pagaria pela vinda de famílias suíças de fé católica romana a virem residir no Brasil) Cole o artigo em seguida da introdução e convide o aluno que está com segundo artigo para vir à frente ler. Em todos os artigos o procedimento será o mesmo: Convide o aluno para vir ler, comente o conteúdo com os alunos, ouvindo primeiro o que eles entenderam e em seguida, colando em sequência até ter todo o decreto organizado no quadro. A cada artigo, apresente questões que ajudem o aluno a interpretá-lo. Em seguida projete o slide com as questões:
- Quais requisitos as famílias teriam que possuir para se enquadrar nas condições do decreto? (Professarem a fé católica romana).
- Qual lugar era oferecido? (O cantão de Fribourg, a 24 léguas da capital).
- Quanto mede uma légua? (Aproximadamente 4,8 km. Ou seja o Cantão de Fribourg ficava a 115 km aproximadamente da capital )
- Quais incentivos D. João oferecia? Qual o valor financeiro oferecido? Qual o valor da moeda da época em comparação com a moeda atual? Qual o valor de 160 réis? (Sementes, terra e uma ajuda financeira de 160 réis, por dia e por cabeça no primeiro ano e 80 réis no segundo ano. O que seria 4800 réis por mês e 57.600 por ano, aproximadamente, por cada pessoa. Mas qual o valor hipotético de 1 réis? Um réis vale hipoteticamente R$ 0,123, ou seja precisaria de mais ou menos R$8,15 para comprar 1 réis. Então o valor anual pago por cada um no primeiro anos seria de mais ou menos de R$ 469.440,00. Com esse valor eles tinham que se alimentar, construir, cuidar da terra e produzir. É importante lembrar que essa conversão é hipotética, não é real. Há uma estimativa. Mesmo porque uma saca de café custava mais ou menos 12$000 (doze mil réis), assim o que parece muito dinheiro, provavelmente não devia ser suficiente para adquirir quase nada.
- Por que a ajuda financeira era maior no primeiro ano? Porque supunha-se que no segundo ano, os suíços já estariam colhendo a safra plantada.
- O que os colonos cultivariam? (trigo, favas, arroz…)
- O que teriam que trazer? (Médico cirurgião, veterinário, e artistas dos mais essenciais: pedreiros, moleiros, carpinteiros, serralheiros (para ensinar também aos que aqui residiam, trazer também eclesiásticos que seriam pagos pelo Governo português).
- Como seria mantida a crença na religião de Estado? (Os eclesiásticos seriam pagos pelo Governo)
- A que leis os suíços teriam que ser submeter? (Às leis de D. João VI).
Projete ou imprima o mapa antigo de Nova Friburgo
- O que vemos no mapa?
- É possível ver a área demarcada para construção da colônia suíça?
- O que vocês acham das exigências impostas por D. João?
- Vocês sabiam que na Suíça faz muito frio?
- Será que os suíços se adaptaram bem?
- Será que D. João cumpriu tudo o que prometeu neste decreto?
- Vamos ver um vídeo, feito quando Nova Friburgo completava 200 anos, o seu bicentenário?
Projete o vídeo, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=POuaOThIv88 , acesso em 16 de Abril de 2019, para os alunos:
- O que o vídeo mostra para nós?
- Como foram as condições de viagem?
- O que os suíços encontraram aqui?
- E o que foi prometido no Decreto Real, foi cumprido?
- Que contribuições culturais trazidas pelos suíços são citadas no vídeo?
- Vamos ver umas fotos mais atuais de Nova Friburgo?
Projete ou apresente as fotos impressas para os alunos.
- Esse estilo de construção é comum no Brasil? Lindo, não é mesmo?
- Quem já provou chocolate ou queijo suíço?
Agora, vamos ver um decreto de Lei de 2017.
Projete o texto da lei para os alunos e peça para um aluno ler.
- O que quer dizer essa lei?
- O que vocês acham dessa homenagem aos suíços?
- Vocês sabiam que as contribuições dos suíços foram muito importantes para o Brasil?
- Tanto a migração como as situações enfrentadas aqui foram muito difíceis para os suíços que vieram em 1818. O que foi decretado na lei, não foi realidade na prática. Muitos morreram de doenças tropicais, sofreram com o clima e com a falta de condições de acesso à direitos que hoje são considerados universais. Portanto, o título de “Suíça Brasileira” é uma homenagem importante, que nos faz refletir sobre nossa própria história.
Lei: fonte https://gov-rj.jusbrasil.com.br/legislacao/496037992/lei-7683-17-rio-de-janeiro-rj
Imagens: http://multirio.rio.rj.gov.br/images/historia_do_brasil/m2-cap2/Mapa_secXIX_Corrigido.jpg Acesso em 16 de Abril de 2019.
://mapadecultura.rj.gov.br/manchete/casa-suica Acesso em 16 de Abril de 2019.
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pedra_da_Tartaruga,_Nova_Friburgo.jpg Acesso em 16 de Abril de 2019.
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Nova_Friburgo_RJ_Brasil_-_Queijaria_Sui%C3%A7a_-_panoramio_(2).jpg Acesso em 16 de Abril de 2019.
PROBLEMATIZAÇÃO:
Como adequar à sua realidade: Caso sua escola se localize em Nova Friburgo, conhecer a Casa Suíça seria uma excelente oportunidade para ampliar o conhecimento dos alunos. Endereço: Estrada Friburgo/Teresópolis, Km 18 | Conquista, Nova Friburgo, Estado do Rio de Janeiro 28630-250, Brasil.
Para você saber mais:
Sobre a migração dos suíços para o Brasil em 1818:
http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/estude/historia-do-brasil/brasil-monarquico/88-a-corte-no-rio-de-janeiro/8857-a-col%C3%B4nia-su%C3%AD%C3%A7a-de-nova-friburgo Acesso em 17 de Abril de 2019.
Sobre a Casa Suíça:
https://descubranovafriburgo.com.br/casa-suica/ Acesso em 17 de Abril de 2019.
Sobre o Decreto que deu a Nova Friburgo o título de Suíça Brasileira:
https://odia.ig.com.br/_conteudo/rio-de-janeiro/odiaestado/2017-09-14/nova-friburgo-e-a-suica-brasileira.htmlAcesso em 17 de Abril de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações:
Projete a imagem para os alunos ou imprima uma cópia e apresente-a:
- O que vemos na imagem?
- Esta imagem nos mostra a capa de uma coletânea de leis do Brasil do ano de 1818, quando D. João VI estava governando Portugal (e também o Brasil que na época fazia parte de Portugal) aqui no Brasil. Todas as leis decretadas por ele em 1818 estão nesta coletânea, mas vamos estudar só uma: o DECRETO REAL DE 16 DE MAIO DE 1818.
- Agora, vamos fazer uma brincadeira suíça, que se chama, EU ESPIO ALGO. Vocês vão prestar atenção ao meu olhar quando eu disser: Eu espio algo. Para onde eu espiar vai ter algo escondido para vocês encontrarem. (Espie rapidamente para as mesas dos alunos. Como são muitas olhe de maneira que visualize todas. Pergunte: O que eu espiei? (Quando alguém disser algo próximo da mesa diga: Está quente. Se disser outra coisa diga: Está frio. Procure descrever o objeto quando alguém disser algo muito diferente: quadrada, redonda, tem pés… Ajude-os a localizar com pistas: mais acima, mais abaixo… Quando um encontrar diga: Embaixo da mesa de cada um de vocês, tem algo escondido. Vamos procurar? O que encontraram? Estes papéis são os trechos que compõem o referido decreto. Um Decreto de Lei é organizado por artigos. Vamos ler e organizar esses trechos?
- Projete a introdução da lei e faça uma leitura compartilhada com os alunos. O que nos diz a introdução do Decreto? Qual a finalidade deste decreto? (Cole a introdução do Decreto no quadro com fita adesiva)
- Quem está com o primeiro artigo? Leia para os colegas. De que trata este artigo? (Complemente as respostas dos alunos dizendo que D. João pagaria pela vinda de famílias suíças de fé católica romana a virem residir no Brasil) Cole o artigo em seguida da introdução e convide o aluno que está com segundo artigo para vir à frente ler. Em todos os artigos o procedimento será o mesmo: Convide o aluno para vir ler, comente o conteúdo com os alunos, ouvindo primeiro o que eles entenderam e em seguida, colando em sequência até ter todo o decreto organizado no quadro. A cada artigo, apresente questões que ajudem o aluno a interpretá-lo. Em seguida projete o slide com as questões:
- Quais requisitos as famílias teriam que possuir para se enquadrar nas condições do decreto? (Professarem a fé católica romana).
- Qual lugar era oferecido? (O cantão de Fribourg, a 24 léguas da capital).
- Quanto mede uma légua? (Aproximadamente 4,8 km. Ou seja o Cantão de Fribourg ficava a 115 km aproximadamente da capital )
- Quais incentivos D. João oferecia? Qual o valor financeiro oferecido? Qual o valor da moeda da época em comparação com a moeda atual? Qual o valor de 160 réis? (Sementes, terra e uma ajuda financeira de 160 réis, por dia e por cabeça no primeiro ano e 80 réis no segundo ano. O que seria 4800 réis por mês e 57.600 por ano, aproximadamente, por cada pessoa. Mas qual o valor hipotético de 1 réis? Um réis vale hipoteticamente R$ 0,123, ou seja precisaria de mais ou menos R$8,15 para comprar 1 réis. Então o valor anual pago por cada um no primeiro anos seria de mais ou menos de R$ 469.440,00. Com esse valor eles tinham que se alimentar, construir, cuidar da terra e produzir. É importante lembrar que essa conversão é hipotética, não é real. Há uma estimativa. Mesmo porque uma saca de café custava mais ou menos 12$000 (doze mil réis), assim o que parece muito dinheiro, provavelmente não devia ser suficiente para adquirir quase nada.
- Por que a ajuda financeira era maior no primeiro ano? Porque supunha-se que no segundo ano, os suíços já estariam colhendo a safra plantada.
- O que os colonos cultivariam? (trigo, favas, arroz…)
- O que teriam que trazer? (Médico cirurgião, veterinário, e artistas dos mais essenciais: pedreiros, moleiros, carpinteiros, serralheiros (para ensinar também aos que aqui residiam, trazer também eclesiásticos que seriam pagos pelo Governo português).
- Como seria mantida a crença na religião de Estado? (Os eclesiásticos seriam pagos pelo Governo)
- A que leis os suíços teriam que ser submeter? (Às leis de D. João VI).
Projete ou imprima o mapa antigo de Nova Friburgo
- O que vemos no mapa?
- É possível ver a área demarcada para construção da colônia suíça?
- O que vocês acham das exigências impostas por D. João?
- Vocês sabiam que na Suíça faz muito frio?
- Será que os suíços se adaptaram bem?
- Será que D. João cumpriu tudo o que prometeu neste decreto?
- Vamos ver um vídeo, feito quando Nova Friburgo completava 200 anos, o seu bicentenário?
Projete o vídeo, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=POuaOThIv88 , acesso em 16 de Abril de 2019, para os alunos:
- O que o vídeo mostra para nós?
- Como foram as condições de viagem?
- O que os suíços encontraram aqui?
- E o que foi prometido no Decreto Real, foi cumprido?
- Que contribuições culturais trazidas pelos suíços são citadas no vídeo?
- Vamos ver umas fotos mais atuais de Nova Friburgo?
Projete ou apresente as fotos impressas para os alunos.
- Esse estilo de construção é comum no Brasil? Lindo, não é mesmo?
- Quem já provou chocolate ou queijo suíço?
Agora, vamos ver um decreto de Lei de 2017.
Projete o texto da lei para os alunos e peça para um aluno ler.
- O que quer dizer essa lei?
- O que vocês acham dessa homenagem aos suíços?
- Vocês sabiam que as contribuições dos suíços foram muito importantes para o Brasil?
- Tanto a migração como as situações enfrentadas aqui foram muito difíceis para os suíços que vieram em 1818. O que foi decretado na lei, não foi realidade na prática. Muitos morreram de doenças tropicais, sofreram com o clima e com a falta de condições de acesso à direitos que hoje são considerados universais. Portanto, o título de “Suíça Brasileira” é uma homenagem importante, que nos faz refletir sobre nossa própria história.
Lei: fonte https://gov-rj.jusbrasil.com.br/legislacao/496037992/lei-7683-17-rio-de-janeiro-rj
Imagens: http://multirio.rio.rj.gov.br/images/historia_do_brasil/m2-cap2/Mapa_secXIX_Corrigido.jpg Acesso em 16 de Abril de 2019.
://mapadecultura.rj.gov.br/manchete/casa-suica Acesso em 16 de Abril de 2019.
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pedra_da_Tartaruga,_Nova_Friburgo.jpg Acesso em 16 de Abril de 2019.
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Nova_Friburgo_RJ_Brasil_-_Queijaria_Sui%C3%A7a_-_panoramio_(2).jpg Acesso em 16 de Abril de 2019.
PROBLEMATIZAÇÃO:
Como adequar à sua realidade: Caso sua escola se localize em Nova Friburgo, conhecer a Casa Suíça seria uma excelente oportunidade para ampliar o conhecimento dos alunos. Endereço: Estrada Friburgo/Teresópolis, Km 18 | Conquista, Nova Friburgo, Estado do Rio de Janeiro 28630-250, Brasil.
Para você saber mais:
Sobre a migração dos suíços para o Brasil em 1818:
http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/estude/historia-do-brasil/brasil-monarquico/88-a-corte-no-rio-de-janeiro/8857-a-col%C3%B4nia-su%C3%AD%C3%A7a-de-nova-friburgo Acesso em 17 de Abril de 2019.
Sobre a Casa Suíça:
https://descubranovafriburgo.com.br/casa-suica/ Acesso em 17 de Abril de 2019.
Sobre o Decreto que deu a Nova Friburgo o título de Suíça Brasileira:
https://odia.ig.com.br/_conteudo/rio-de-janeiro/odiaestado/2017-09-14/nova-friburgo-e-a-suica-brasileira.htmlAcesso em 17 de Abril de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações:
Projete a imagem para os alunos ou imprima uma cópia e apresente-a:
- O que vemos na imagem?
- Esta imagem nos mostra a capa de uma coletânea de leis do Brasil do ano de 1818, quando D. João VI estava governando Portugal (e também o Brasil que na época fazia parte de Portugal) aqui no Brasil. Todas as leis decretadas por ele em 1818 estão nesta coletânea, mas vamos estudar só uma: o DECRETO REAL DE 16 DE MAIO DE 1818.
- Agora, vamos fazer uma brincadeira suíça, que se chama, EU ESPIO ALGO. Vocês vão prestar atenção ao meu olhar quando eu disser: Eu espio algo. Para onde eu espiar vai ter algo escondido para vocês encontrarem. (Espie rapidamente para as mesas dos alunos. Como são muitas olhe de maneira que visualize todas. Pergunte: O que eu espiei? (Quando alguém disser algo próximo da mesa diga: Está quente. Se disser outra coisa diga: Está frio. Procure descrever o objeto quando alguém disser algo muito diferente: quadrada, redonda, tem pés… Ajude-os a localizar com pistas: mais acima, mais abaixo… Quando um encontrar diga: Embaixo da mesa de cada um de vocês, tem algo escondido. Vamos procurar? O que encontraram? Estes papéis são os trechos que compõem o referido decreto. Um Decreto de Lei é organizado por artigos. Vamos ler e organizar esses trechos?
- Projete a introdução da lei e faça uma leitura compartilhada com os alunos. O que nos diz a introdução do Decreto? Qual a finalidade deste decreto? (Cole a introdução do Decreto no quadro com fita adesiva)
- Quem está com o primeiro artigo? Leia para os colegas. De que trata este artigo? (Complemente as respostas dos alunos dizendo que D. João pagaria pela vinda de famílias suíças de fé católica romana a virem residir no Brasil) Cole o artigo em seguida da introdução e convide o aluno que está com segundo artigo para vir à frente ler. Em todos os artigos o procedimento será o mesmo: Convide o aluno para vir ler, comente o conteúdo com os alunos, ouvindo primeiro o que eles entenderam e em seguida, colando em sequência até ter todo o decreto organizado no quadro. A cada artigo, apresente questões que ajudem o aluno a interpretá-lo. Em seguida projete o slide com as questões:
- Quais requisitos as famílias teriam que possuir para se enquadrar nas condições do decreto? (Professarem a fé católica romana).
- Qual lugar era oferecido? (O cantão de Fribourg, a 24 léguas da capital).
- Quanto mede uma légua? (Aproximadamente 4,8 km. Ou seja o Cantão de Fribourg ficava a 115 km aproximadamente da capital )
- Quais incentivos D. João oferecia? Qual o valor financeiro oferecido? Qual o valor da moeda da época em comparação com a moeda atual? Qual o valor de 160 réis? (Sementes, terra e uma ajuda financeira de 160 réis, por dia e por cabeça no primeiro ano e 80 réis no segundo ano. O que seria 4800 réis por mês e 57.600 por ano, aproximadamente, por cada pessoa. Mas qual o valor hipotético de 1 réis? Um réis vale hipoteticamente R$ 0,123, ou seja precisaria de mais ou menos R$8,15 para comprar 1 réis. Então o valor anual pago por cada um no primeiro anos seria de mais ou menos de R$ 469.440,00. Com esse valor eles tinham que se alimentar, construir, cuidar da terra e produzir. É importante lembrar que essa conversão é hipotética, não é real. Há uma estimativa. Mesmo porque uma saca de café custava mais ou menos 12$000 (doze mil réis), assim o que parece muito dinheiro, provavelmente não devia ser suficiente para adquirir quase nada.
- Por que a ajuda financeira era maior no primeiro ano? Porque supunha-se que no segundo ano, os suíços já estariam colhendo a safra plantada.
- O que os colonos cultivariam? (trigo, favas, arroz…)
- O que teriam que trazer? (Médico cirurgião, veterinário, e artistas dos mais essenciais: pedreiros, moleiros, carpinteiros, serralheiros (para ensinar também aos que aqui residiam, trazer também eclesiásticos que seriam pagos pelo Governo português).
- Como seria mantida a crença na religião de Estado? (Os eclesiásticos seriam pagos pelo Governo)
- A que leis os suíços teriam que ser submeter? (Às leis de D. João VI).
Projete ou imprima o mapa antigo de Nova Friburgo
- O que vemos no mapa?
- É possível ver a área demarcada para construção da colônia suíça?
- O que vocês acham das exigências impostas por D. João?
- Vocês sabiam que na Suíça faz muito frio?
- Será que os suíços se adaptaram bem?
- Será que D. João cumpriu tudo o que prometeu neste decreto?
- Vamos ver um vídeo, feito quando Nova Friburgo completava 200 anos, o seu bicentenário?
Projete o vídeo, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=POuaOThIv88 , acesso em 16 de Abril de 2019, para os alunos:
- O que o vídeo mostra para nós?
- Como foram as condições de viagem?
- O que os suíços encontraram aqui?
- E o que foi prometido no Decreto Real, foi cumprido?
- Que contribuições culturais trazidas pelos suíços são citadas no vídeo?
- Vamos ver umas fotos mais atuais de Nova Friburgo?
Projete ou apresente as fotos impressas para os alunos.
- Esse estilo de construção é comum no Brasil? Lindo, não é mesmo?
- Quem já provou chocolate ou queijo suíço?
Agora, vamos ver um decreto de Lei de 2017.
Projete o texto da lei para os alunos e peça para um aluno ler.
- O que quer dizer essa lei?
- O que vocês acham dessa homenagem aos suíços?
- Vocês sabiam que as contribuições dos suíços foram muito importantes para o Brasil?
- Tanto a migração como as situações enfrentadas aqui foram muito difíceis para os suíços que vieram em 1818. O que foi decretado na lei, não foi realidade na prática. Muitos morreram de doenças tropicais, sofreram com o clima e com a falta de condições de acesso à direitos que hoje são considerados universais. Portanto, o título de “Suíça Brasileira” é uma homenagem importante, que nos faz refletir sobre nossa própria história.
Lei: fonte https://gov-rj.jusbrasil.com.br/legislacao/496037992/lei-7683-17-rio-de-janeiro-rj
Imagens: http://multirio.rio.rj.gov.br/images/historia_do_brasil/m2-cap2/Mapa_secXIX_Corrigido.jpg Acesso em 16 de Abril de 2019.
://mapadecultura.rj.gov.br/manchete/casa-suica Acesso em 16 de Abril de 2019.
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pedra_da_Tartaruga,_Nova_Friburgo.jpg Acesso em 16 de Abril de 2019.
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Nova_Friburgo_RJ_Brasil_-_Queijaria_Sui%C3%A7a_-_panoramio_(2).jpg Acesso em 16 de Abril de 2019.
PROBLEMATIZAÇÃO:
Como adequar à sua realidade: Caso sua escola se localize em Nova Friburgo, conhecer a Casa Suíça seria uma excelente oportunidade para ampliar o conhecimento dos alunos. Endereço: Estrada Friburgo/Teresópolis, Km 18 | Conquista, Nova Friburgo, Estado do Rio de Janeiro 28630-250, Brasil.
Para você saber mais:
Sobre a migração dos suíços para o Brasil em 1818:
http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/estude/historia-do-brasil/brasil-monarquico/88-a-corte-no-rio-de-janeiro/8857-a-col%C3%B4nia-su%C3%AD%C3%A7a-de-nova-friburgo Acesso em 17 de Abril de 2019.
Sobre a Casa Suíça:
https://descubranovafriburgo.com.br/casa-suica/ Acesso em 17 de Abril de 2019.
Sobre o Decreto que deu a Nova Friburgo o título de Suíça Brasileira:
https://odia.ig.com.br/_conteudo/rio-de-janeiro/odiaestado/2017-09-14/nova-friburgo-e-a-suica-brasileira.htmlAcesso em 17 de Abril de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações:
Projete a imagem para os alunos ou imprima uma cópia e apresente-a:
- O que vemos na imagem?
- Esta imagem nos mostra a capa de uma coletânea de leis do Brasil do ano de 1818, quando D. João VI estava governando Portugal (e também o Brasil que na época fazia parte de Portugal) aqui no Brasil. Todas as leis decretadas por ele em 1818 estão nesta coletânea, mas vamos estudar só uma: o DECRETO REAL DE 16 DE MAIO DE 1818.
- Agora, vamos fazer uma brincadeira suíça, que se chama, EU ESPIO ALGO. Vocês vão prestar atenção ao meu olhar quando eu disser: Eu espio algo. Para onde eu espiar vai ter algo escondido para vocês encontrarem. (Espie rapidamente para as mesas dos alunos. Como são muitas olhe de maneira que visualize todas. Pergunte: O que eu espiei? (Quando alguém disser algo próximo da mesa diga: Está quente. Se disser outra coisa diga: Está frio. Procure descrever o objeto quando alguém disser algo muito diferente: quadrada, redonda, tem pés… Ajude-os a localizar com pistas: mais acima, mais abaixo… Quando um encontrar diga: Embaixo da mesa de cada um de vocês, tem algo escondido. Vamos procurar? O que encontraram? Estes papéis são os trechos que compõem o referido decreto. Um Decreto de Lei é organizado por artigos. Vamos ler e organizar esses trechos?
- Projete a introdução da lei e faça uma leitura compartilhada com os alunos. O que nos diz a introdução do Decreto? Qual a finalidade deste decreto? (Cole a introdução do Decreto no quadro com fita adesiva)
- Quem está com o primeiro artigo? Leia para os colegas. De que trata este artigo? (Complemente as respostas dos alunos dizendo que D. João pagaria pela vinda de famílias suíças de fé católica romana a virem residir no Brasil) Cole o artigo em seguida da introdução e convide o aluno que está com segundo artigo para vir à frente ler. Em todos os artigos o procedimento será o mesmo: Convide o aluno para vir ler, comente o conteúdo com os alunos, ouvindo primeiro o que eles entenderam e em seguida, colando em sequência até ter todo o decreto organizado no quadro. A cada artigo, apresente questões que ajudem o aluno a interpretá-lo. Em seguida projete o slide com as questões:
- Quais requisitos as famílias teriam que possuir para se enquadrar nas condições do decreto? (Professarem a fé católica romana).
- Qual lugar era oferecido? (O cantão de Fribourg, a 24 léguas da capital).
- Quanto mede uma légua? (Aproximadamente 4,8 km. Ou seja o Cantão de Fribourg ficava a 115 km aproximadamente da capital )
- Quais incentivos D. João oferecia? Qual o valor financeiro oferecido? Qual o valor da moeda da época em comparação com a moeda atual? Qual o valor de 160 réis? (Sementes, terra e uma ajuda financeira de 160 réis, por dia e por cabeça no primeiro ano e 80 réis no segundo ano. O que seria 4800 réis por mês e 57.600 por ano, aproximadamente, por cada pessoa. Mas qual o valor hipotético de 1 réis? Um réis vale hipoteticamente R$ 0,123, ou seja precisaria de mais ou menos R$8,15 para comprar 1 réis. Então o valor anual pago por cada um no primeiro anos seria de mais ou menos de R$ 469.440,00. Com esse valor eles tinham que se alimentar, construir, cuidar da terra e produzir. É importante lembrar que essa conversão é hipotética, não é real. Há uma estimativa. Mesmo porque uma saca de café custava mais ou menos 12$000 (doze mil réis), assim o que parece muito dinheiro, provavelmente não devia ser suficiente para adquirir quase nada.
- Por que a ajuda financeira era maior no primeiro ano? Porque supunha-se que no segundo ano, os suíços já estariam colhendo a safra plantada.
- O que os colonos cultivariam? (trigo, favas, arroz…)
- O que teriam que trazer? (Médico cirurgião, veterinário, e artistas dos mais essenciais: pedreiros, moleiros, carpinteiros, serralheiros (para ensinar também aos que aqui residiam, trazer também eclesiásticos que seriam pagos pelo Governo português).
- Como seria mantida a crença na religião de Estado? (Os eclesiásticos seriam pagos pelo Governo)
- A que leis os suíços teriam que ser submeter? (Às leis de D. João VI).
Projete ou imprima o mapa antigo de Nova Friburgo
- O que vemos no mapa?
- É possível ver a área demarcada para construção da colônia suíça?
- O que vocês acham das exigências impostas por D. João?
- Vocês sabiam que na Suíça faz muito frio?
- Será que os suíços se adaptaram bem?
- Será que D. João cumpriu tudo o que prometeu neste decreto?
- Vamos ver um vídeo, feito quando Nova Friburgo completava 200 anos, o seu bicentenário?
Projete o vídeo, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=POuaOThIv88 , acesso em 16 de Abril de 2019, para os alunos:
- O que o vídeo mostra para nós?
- Como foram as condições de viagem?
- O que os suíços encontraram aqui?
- E o que foi prometido no Decreto Real, foi cumprido?
- Que contribuições culturais trazidas pelos suíços são citadas no vídeo?
- Vamos ver umas fotos mais atuais de Nova Friburgo?
Projete ou apresente as fotos impressas para os alunos.
- Esse estilo de construção é comum no Brasil? Lindo, não é mesmo?
- Quem já provou chocolate ou queijo suíço?
Agora, vamos ver um decreto de Lei de 2017.
Projete o texto da lei para os alunos e peça para um aluno ler.
- O que quer dizer essa lei?
- O que vocês acham dessa homenagem aos suíços?
- Vocês sabiam que as contribuições dos suíços foram muito importantes para o Brasil?
- Tanto a migração como as situações enfrentadas aqui foram muito difíceis para os suíços que vieram em 1818. O que foi decretado na lei, não foi realidade na prática. Muitos morreram de doenças tropicais, sofreram com o clima e com a falta de condições de acesso à direitos que hoje são considerados universais. Portanto, o título de “Suíça Brasileira” é uma homenagem importante, que nos faz refletir sobre nossa própria história.
Lei: fonte https://gov-rj.jusbrasil.com.br/legislacao/496037992/lei-7683-17-rio-de-janeiro-rj
Imagens: http://multirio.rio.rj.gov.br/images/historia_do_brasil/m2-cap2/Mapa_secXIX_Corrigido.jpg Acesso em 16 de Abril de 2019.
://mapadecultura.rj.gov.br/manchete/casa-suica Acesso em 16 de Abril de 2019.
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pedra_da_Tartaruga,_Nova_Friburgo.jpg Acesso em 16 de Abril de 2019.
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Nova_Friburgo_RJ_Brasil_-_Queijaria_Sui%C3%A7a_-_panoramio_(2).jpg Acesso em 16 de Abril de 2019.
PROBLEMATIZAÇÃO:
Como adequar à sua realidade: Caso sua escola se localize em Nova Friburgo, conhecer a Casa Suíça seria uma excelente oportunidade para ampliar o conhecimento dos alunos. Endereço: Estrada Friburgo/Teresópolis, Km 18 | Conquista, Nova Friburgo, Estado do Rio de Janeiro 28630-250, Brasil.
Para você saber mais:
Sobre a migração dos suíços para o Brasil em 1818:
http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/estude/historia-do-brasil/brasil-monarquico/88-a-corte-no-rio-de-janeiro/8857-a-col%C3%B4nia-su%C3%AD%C3%A7a-de-nova-friburgo Acesso em 17 de Abril de 2019.
Sobre a Casa Suíça:
https://descubranovafriburgo.com.br/casa-suica/ Acesso em 17 de Abril de 2019.
Sobre o Decreto que deu a Nova Friburgo o título de Suíça Brasileira:
https://odia.ig.com.br/_conteudo/rio-de-janeiro/odiaestado/2017-09-14/nova-friburgo-e-a-suica-brasileira.htmlAcesso em 17 de Abril de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações:
Projete a imagem para os alunos ou imprima uma cópia e apresente-a:
- O que vemos na imagem?
- Esta imagem nos mostra a capa de uma coletânea de leis do Brasil do ano de 1818, quando D. João VI estava governando Portugal (e também o Brasil que na época fazia parte de Portugal) aqui no Brasil. Todas as leis decretadas por ele em 1818 estão nesta coletânea, mas vamos estudar só uma: o DECRETO REAL DE 16 DE MAIO DE 1818.
- Agora, vamos fazer uma brincadeira suíça, que se chama, EU ESPIO ALGO. Vocês vão prestar atenção ao meu olhar quando eu disser: Eu espio algo. Para onde eu espiar vai ter algo escondido para vocês encontrarem. (Espie rapidamente para as mesas dos alunos. Como são muitas olhe de maneira que visualize todas. Pergunte: O que eu espiei? (Quando alguém disser algo próximo da mesa diga: Está quente. Se disser outra coisa diga: Está frio. Procure descrever o objeto quando alguém disser algo muito diferente: quadrada, redonda, tem pés… Ajude-os a localizar com pistas: mais acima, mais abaixo… Quando um encontrar diga: Embaixo da mesa de cada um de vocês, tem algo escondido. Vamos procurar? O que encontraram? Estes papéis são os trechos que compõem o referido decreto. Um Decreto de Lei é organizado por artigos. Vamos ler e organizar esses trechos?
- Projete a introdução da lei e faça uma leitura compartilhada com os alunos. O que nos diz a introdução do Decreto? Qual a finalidade deste decreto? (Cole a introdução do Decreto no quadro com fita adesiva)
- Quem está com o primeiro artigo? Leia para os colegas. De que trata este artigo? (Complemente as respostas dos alunos dizendo que D. João pagaria pela vinda de famílias suíças de fé católica romana a virem residir no Brasil) Cole o artigo em seguida da introdução e convide o aluno que está com segundo artigo para vir à frente ler. Em todos os artigos o procedimento será o mesmo: Convide o aluno para vir ler, comente o conteúdo com os alunos, ouvindo primeiro o que eles entenderam e em seguida, colando em sequência até ter todo o decreto organizado no quadro. A cada artigo, apresente questões que ajudem o aluno a interpretá-lo. Em seguida projete o slide com as questões:
- Quais requisitos as famílias teriam que possuir para se enquadrar nas condições do decreto? (Professarem a fé católica romana).
- Qual lugar era oferecido? (O cantão de Fribourg, a 24 léguas da capital).
- Quanto mede uma légua? (Aproximadamente 4,8 km. Ou seja o Cantão de Fribourg ficava a 115 km aproximadamente da capital )
- Quais incentivos D. João oferecia? Qual o valor financeiro oferecido? Qual o valor da moeda da época em comparação com a moeda atual? Qual o valor de 160 réis? (Sementes, terra e uma ajuda financeira de 160 réis, por dia e por cabeça no primeiro ano e 80 réis no segundo ano. O que seria 4800 réis por mês e 57.600 por ano, aproximadamente, por cada pessoa. Mas qual o valor hipotético de 1 réis? Um réis vale hipoteticamente R$ 0,123, ou seja precisaria de mais ou menos R$8,15 para comprar 1 réis. Então o valor anual pago por cada um no primeiro anos seria de mais ou menos de R$ 469.440,00. Com esse valor eles tinham que se alimentar, construir, cuidar da terra e produzir. É importante lembrar que essa conversão é hipotética, não é real. Há uma estimativa. Mesmo porque uma saca de café custava mais ou menos 12$000 (doze mil réis), assim o que parece muito dinheiro, provavelmente não devia ser suficiente para adquirir quase nada.
- Por que a ajuda financeira era maior no primeiro ano? Porque supunha-se que no segundo ano, os suíços já estariam colhendo a safra plantada.
- O que os colonos cultivariam? (trigo, favas, arroz…)
- O que teriam que trazer? (Médico cirurgião, veterinário, e artistas dos mais essenciais: pedreiros, moleiros, carpinteiros, serralheiros (para ensinar também aos que aqui residiam, trazer também eclesiásticos que seriam pagos pelo Governo português).
- Como seria mantida a crença na religião de Estado? (Os eclesiásticos seriam pagos pelo Governo)
- A que leis os suíços teriam que ser submeter? (Às leis de D. João VI).
Projete ou imprima o mapa antigo de Nova Friburgo
- O que vemos no mapa?
- É possível ver a área demarcada para construção da colônia suíça?
- O que vocês acham das exigências impostas por D. João?
- Vocês sabiam que na Suíça faz muito frio?
- Será que os suíços se adaptaram bem?
- Será que D. João cumpriu tudo o que prometeu neste decreto?
- Vamos ver um vídeo, feito quando Nova Friburgo completava 200 anos, o seu bicentenário?
Projete o vídeo, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=POuaOThIv88 , acesso em 16 de Abril de 2019, para os alunos:
- O que o vídeo mostra para nós?
- Como foram as condições de viagem?
- O que os suíços encontraram aqui?
- E o que foi prometido no Decreto Real, foi cumprido?
- Que contribuições culturais trazidas pelos suíços são citadas no vídeo?
- Vamos ver umas fotos mais atuais de Nova Friburgo?
Projete ou apresente as fotos impressas para os alunos.
- Esse estilo de construção é comum no Brasil? Lindo, não é mesmo?
- Quem já provou chocolate ou queijo suíço?
Agora, vamos ver um decreto de Lei de 2017.
Projete o texto da lei para os alunos e peça para um aluno ler.
- O que quer dizer essa lei?
- O que vocês acham dessa homenagem aos suíços?
- Vocês sabiam que as contribuições dos suíços foram muito importantes para o Brasil?
- Tanto a migração como as situações enfrentadas aqui foram muito difíceis para os suíços que vieram em 1818. O que foi decretado na lei, não foi realidade na prática. Muitos morreram de doenças tropicais, sofreram com o clima e com a falta de condições de acesso à direitos que hoje são considerados universais. Portanto, o título de “Suíça Brasileira” é uma homenagem importante, que nos faz refletir sobre nossa própria história.
Lei: fonte https://gov-rj.jusbrasil.com.br/legislacao/496037992/lei-7683-17-rio-de-janeiro-rj
Imagens: http://multirio.rio.rj.gov.br/images/historia_do_brasil/m2-cap2/Mapa_secXIX_Corrigido.jpg Acesso em 16 de Abril de 2019.
://mapadecultura.rj.gov.br/manchete/casa-suica Acesso em 16 de Abril de 2019.
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pedra_da_Tartaruga,_Nova_Friburgo.jpg Acesso em 16 de Abril de 2019.
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Nova_Friburgo_RJ_Brasil_-_Queijaria_Sui%C3%A7a_-_panoramio_(2).jpg Acesso em 16 de Abril de 2019.
PROBLEMATIZAÇÃO:
Como adequar à sua realidade: Caso sua escola se localize em Nova Friburgo, conhecer a Casa Suíça seria uma excelente oportunidade para ampliar o conhecimento dos alunos. Endereço: Estrada Friburgo/Teresópolis, Km 18 | Conquista, Nova Friburgo, Estado do Rio de Janeiro 28630-250, Brasil.
Para você saber mais:
Sobre a migração dos suíços para o Brasil em 1818:
http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/estude/historia-do-brasil/brasil-monarquico/88-a-corte-no-rio-de-janeiro/8857-a-col%C3%B4nia-su%C3%AD%C3%A7a-de-nova-friburgo Acesso em 17 de Abril de 2019.
Sobre a Casa Suíça:
https://descubranovafriburgo.com.br/casa-suica/ Acesso em 17 de Abril de 2019.
Sobre o Decreto que deu a Nova Friburgo o título de Suíça Brasileira:
https://odia.ig.com.br/_conteudo/rio-de-janeiro/odiaestado/2017-09-14/nova-friburgo-e-a-suica-brasileira.htmlAcesso em 17 de Abril de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações:
Projete a imagem para os alunos ou imprima uma cópia e apresente-a:
- O que vemos na imagem?
- Esta imagem nos mostra a capa de uma coletânea de leis do Brasil do ano de 1818, quando D. João VI estava governando Portugal (e também o Brasil que na época fazia parte de Portugal) aqui no Brasil. Todas as leis decretadas por ele em 1818 estão nesta coletânea, mas vamos estudar só uma: o DECRETO REAL DE 16 DE MAIO DE 1818.
- Agora, vamos fazer uma brincadeira suíça, que se chama, EU ESPIO ALGO. Vocês vão prestar atenção ao meu olhar quando eu disser: Eu espio algo. Para onde eu espiar vai ter algo escondido para vocês encontrarem. (Espie rapidamente para as mesas dos alunos. Como são muitas olhe de maneira que visualize todas. Pergunte: O que eu espiei? (Quando alguém disser algo próximo da mesa diga: Está quente. Se disser outra coisa diga: Está frio. Procure descrever o objeto quando alguém disser algo muito diferente: quadrada, redonda, tem pés… Ajude-os a localizar com pistas: mais acima, mais abaixo… Quando um encontrar diga: Embaixo da mesa de cada um de vocês, tem algo escondido. Vamos procurar? O que encontraram? Estes papéis são os trechos que compõem o referido decreto. Um Decreto de Lei é organizado por artigos. Vamos ler e organizar esses trechos?
- Projete a introdução da lei e faça uma leitura compartilhada com os alunos. O que nos diz a introdução do Decreto? Qual a finalidade deste decreto? (Cole a introdução do Decreto no quadro com fita adesiva)
- Quem está com o primeiro artigo? Leia para os colegas. De que trata este artigo? (Complemente as respostas dos alunos dizendo que D. João pagaria pela vinda de famílias suíças de fé católica romana a virem residir no Brasil) Cole o artigo em seguida da introdução e convide o aluno que está com segundo artigo para vir à frente ler. Em todos os artigos o procedimento será o mesmo: Convide o aluno para vir ler, comente o conteúdo com os alunos, ouvindo primeiro o que eles entenderam e em seguida, colando em sequência até ter todo o decreto organizado no quadro. A cada artigo, apresente questões que ajudem o aluno a interpretá-lo. Em seguida projete o slide com as questões:
- Quais requisitos as famílias teriam que possuir para se enquadrar nas condições do decreto? (Professarem a fé católica romana).
- Qual lugar era oferecido? (O cantão de Fribourg, a 24 léguas da capital).
- Quanto mede uma légua? (Aproximadamente 4,8 km. Ou seja o Cantão de Fribourg ficava a 115 km aproximadamente da capital )
- Quais incentivos D. João oferecia? Qual o valor financeiro oferecido? Qual o valor da moeda da época em comparação com a moeda atual? Qual o valor de 160 réis? (Sementes, terra e uma ajuda financeira de 160 réis, por dia e por cabeça no primeiro ano e 80 réis no segundo ano. O que seria 4800 réis por mês e 57.600 por ano, aproximadamente, por cada pessoa. Mas qual o valor hipotético de 1 réis? Um réis vale hipoteticamente R$ 0,123, ou seja precisaria de mais ou menos R$8,15 para comprar 1 réis. Então o valor anual pago por cada um no primeiro anos seria de mais ou menos de R$ 469.440,00. Com esse valor eles tinham que se alimentar, construir, cuidar da terra e produzir. É importante lembrar que essa conversão é hipotética, não é real. Há uma estimativa. Mesmo porque uma saca de café custava mais ou menos 12$000 (doze mil réis), assim o que parece muito dinheiro, provavelmente não devia ser suficiente para adquirir quase nada.
- Por que a ajuda financeira era maior no primeiro ano? Porque supunha-se que no segundo ano, os suíços já estariam colhendo a safra plantada.
- O que os colonos cultivariam? (trigo, favas, arroz…)
- O que teriam que trazer? (Médico cirurgião, veterinário, e artistas dos mais essenciais: pedreiros, moleiros, carpinteiros, serralheiros (para ensinar também aos que aqui residiam, trazer também eclesiásticos que seriam pagos pelo Governo português).
- Como seria mantida a crença na religião de Estado? (Os eclesiásticos seriam pagos pelo Governo)
- A que leis os suíços teriam que ser submeter? (Às leis de D. João VI).
Projete ou imprima o mapa antigo de Nova Friburgo
- O que vemos no mapa?
- É possível ver a área demarcada para construção da colônia suíça?
- O que vocês acham das exigências impostas por D. João?
- Vocês sabiam que na Suíça faz muito frio?
- Será que os suíços se adaptaram bem?
- Será que D. João cumpriu tudo o que prometeu neste decreto?
- Vamos ver um vídeo, feito quando Nova Friburgo completava 200 anos, o seu bicentenário?
Projete o vídeo, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=POuaOThIv88 , acesso em 16 de Abril de 2019, para os alunos:
- O que o vídeo mostra para nós?
- Como foram as condições de viagem?
- O que os suíços encontraram aqui?
- E o que foi prometido no Decreto Real, foi cumprido?
- Que contribuições culturais trazidas pelos suíços são citadas no vídeo?
- Vamos ver umas fotos mais atuais de Nova Friburgo?
Projete ou apresente as fotos impressas para os alunos.
- Esse estilo de construção é comum no Brasil? Lindo, não é mesmo?
- Quem já provou chocolate ou queijo suíço?
Agora, vamos ver um decreto de Lei de 2017.
Projete o texto da lei para os alunos e peça para um aluno ler.
- O que quer dizer essa lei?
- O que vocês acham dessa homenagem aos suíços?
- Vocês sabiam que as contribuições dos suíços foram muito importantes para o Brasil?
- Tanto a migração como as situações enfrentadas aqui foram muito difíceis para os suíços que vieram em 1818. O que foi decretado na lei, não foi realidade na prática. Muitos morreram de doenças tropicais, sofreram com o clima e com a falta de condições de acesso à direitos que hoje são considerados universais. Portanto, o título de “Suíça Brasileira” é uma homenagem importante, que nos faz refletir sobre nossa própria história.
Lei: fonte https://gov-rj.jusbrasil.com.br/legislacao/496037992/lei-7683-17-rio-de-janeiro-rj
Imagens: http://multirio.rio.rj.gov.br/images/historia_do_brasil/m2-cap2/Mapa_secXIX_Corrigido.jpg Acesso em 16 de Abril de 2019.
://mapadecultura.rj.gov.br/manchete/casa-suica Acesso em 16 de Abril de 2019.
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pedra_da_Tartaruga,_Nova_Friburgo.jpg Acesso em 16 de Abril de 2019.
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Nova_Friburgo_RJ_Brasil_-_Queijaria_Sui%C3%A7a_-_panoramio_(2).jpg Acesso em 16 de Abril de 2019.
PROBLEMATIZAÇÃO:
Como adequar à sua realidade: Caso sua escola se localize em Nova Friburgo, conhecer a Casa Suíça seria uma excelente oportunidade para ampliar o conhecimento dos alunos. Endereço: Estrada Friburgo/Teresópolis, Km 18 | Conquista, Nova Friburgo, Estado do Rio de Janeiro 28630-250, Brasil.
Para você saber mais:
Sobre a migração dos suíços para o Brasil em 1818:
http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/estude/historia-do-brasil/brasil-monarquico/88-a-corte-no-rio-de-janeiro/8857-a-col%C3%B4nia-su%C3%AD%C3%A7a-de-nova-friburgo Acesso em 17 de Abril de 2019.
Sobre a Casa Suíça:
https://descubranovafriburgo.com.br/casa-suica/ Acesso em 17 de Abril de 2019.
Sobre o Decreto que deu a Nova Friburgo o título de Suíça Brasileira:
https://odia.ig.com.br/_conteudo/rio-de-janeiro/odiaestado/2017-09-14/nova-friburgo-e-a-suica-brasileira.htmlAcesso em 17 de Abril de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: Mantenha a organização da turma em semicírculo e convide os alunos para uma roda de conversa.
Projete ou escreva as questões para os alunos e permita que eles conversem sobre as mesmas.
Para você saber mais:
Curiosidades sobre a Suíça:
https://www.brasileiraspelomundo.com/curiosidades-da-suica-351534376 Acesso em 17 de Abril de 2019.
Uma escola ao ar livre na Suíça:
https://catraquinha.catracalivre.com.br/geral/aprender/indicacao/uma-escola-diferente-na-suica-criancas-aprendem-totalmente-ao-ar-livre-saiba-mais/ Acesso em 17 de Abril de 2019.
Sobre a cultura suíça:
https://www.eda.admin.ch/aboutswitzerland/pt/home/gesellschaft/kultur.html Acesso em 17 de Abril de 2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam que o processo migratório suíço para o Brasil contribuiu para a formação da história de Nova Friburgo (RJ).
Siga a sequência de orientações com os questionamentos propostos. Envie todo o material necessário (documentos, foto dos documentos, link do vídeo ou um resumo do conteúdo do vídeo) com as devidas orientações que se fizerem necessárias.
Envie o link 1 (disponível aqui) e o link 2 (disponível aqui) para os alunos conhecerem um pouco mais sobre a vinda da família Real para o Brasil.
Problematização
Envie todo o material (documentos, foto dos documentos, orientações, link ou resumo do conteúdo do link) para os alunos através da entrega na escola, pelo grupo de Whatsapp da turma, por e-mail ou Classroom. Caso opte por trabalhar esta atividade de forma assíncrona, siga as orientações propostas, mas antes altere a atividade de composição do Decreto pela entrega do documento completo.
Permita que os alunos entreguem essa proposta na escola, enviando por e-mail, Classroom, ou Whatsapp. Agende uma videoconferência para que os alunos debatam sobre o tema e tirem dúvidas, com sua orientação e direcionamento.
Caso decida manter o formato original do Plano, você deve, antecipadamente e individualmente, enviar para o Whatsapp dos alunos os trechos do Decreto, de acordo com as orientações definidas. Agende uma videoconferência para que a sequência didática possa ser executada.
Sistematização
Siga as orientações que são propostas nesta etapa. Envie o documento ou a foto do documento para os alunos. Permita que entreguem essa proposta na escola, enviando por e-mail, Classroom ou Whatsapp.
Agende uma videoconferência para que os alunos apresentem o trabalho e possa haver o debate.
Links para conhecer as formas de utilização:
- E-mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
Convite às famílias
Proponha que a família acesse o link (disponível aqui) para juntos conhecerem um pouco mais sobre a história do Brasil.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Aline Soares
Mentor: Sara Villas
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 4º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: As questões históricas relativas às migrações.
Objeto (s) de conhecimento: Os processos migratórios para a formação do Brasil: os grupos indígenas, a presença portuguesa e a diáspora forçada dos africanos. Os processos migratórios do final do século XIX e início do século XX no Brasil. As dinâmicas internas de migração no Brasil a partir dos anos 1960.
Habilidade(s) da BNCC: (EF04HI10) Analisar diferentes fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.
Palavras-Chave: Processo migratório, Decreto Real, Suíços, Nova Friburgo, Cultura, Suíça Brasileira.