CONTEXTO
Plano de Aula
Plano de aula: Imigração durante o século XIX: o surgimento de Nova Friburgo.
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Fluxos populacionais
Por: Aline Soares Silva
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI10 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Material impresso, projetor digital, quadro, fita adesiva.
Material complementar:
CONTEXTO:
PROBLEMATIZAÇÃO:
Para você saber mais:
Decreto de 16 de maio de 1818: http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/18332/colleccao_leis_1818_parte1.pdf?sequence=1 (Acesso e 15 de Abril de 2019).
Neste link uma cronologia dos feitos de D. João VI no Brasil:
http://bndigital.bn.gov.br/projetos/expo/djoaovi/cronologia.html Acesso em 15 de Abril de 2019.
Sobre a vinda da Família Real para o Brasil:
http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/estude/historia-do-brasil/brasil-monarquico/88-a-corte-no-rio-de-janeiro/8847-a-vinda-da-fam%C3%ADlia-real-para-o-brasil-o-bloqueio-continental Acesso em 15 de Abril de 2019.
https://www.historia-brasil.com/reino/familia-real.htm Acesso em 15 de Abril de 2019.
Sobre a migração dos suíços para o Brasil em 1818:
http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/estude/historia-do-brasil/brasil-monarquico/88-a-corte-no-rio-de-janeiro/8857-a-col%C3%B4nia-su%C3%AD%C3%A7a-de-nova-friburgo Acesso em 17 de Abril de 2019.
Sobre a Casa Suíça:
https://descubranovafriburgo.com.br/casa-suica/ Acesso em 17 de Abril de 2019.
Sobre o Decreto que deu a Nova Friburgo o título de Suíça Brasileira:
https://odia.ig.com.br/_conteudo/rio-de-janeiro/odiaestado/2017-09-14/nova-friburgo-e-a-suica-brasileira.htmlAcesso em 17 de Abril de 2019.
Sobre as comemorações do bicentenário de Nova Friburgo:
https://g1.globo.com/rj/regiao-serrana/friburgo-200-anos/noticia/desfile-do-bicentenario-reune-representantes-de-varios-paises-e-resgata-a-historia-de-nova-friburgo-no-rj.ghtml Acess em 15 de Abril de 2019.
Curiosidades sobre a Suíça:
https://www.brasileiraspelomundo.com/curiosidades-da-suica-351534376 Acesso em 17 de Abril de 2019.
Uma escola ao ar livre na Suíça:
https://catraquinha.catracalivre.com.br/geral/aprender/indicacao/uma-escola-diferente-na-suica-criancas-aprendem-totalmente-ao-ar-livre-saiba-mais/ Acesso em 17 de Abril de 2019.
Sobre a cultura suíça:
https://www.eda.admin.ch/aboutswitzerland/pt/home/gesellschaft/kultur.html Acesso em 17 de Abril de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações:
Atenção professor (a): antes do início da aula, realize duas atividades:
1ª - Imprima o material disponível no endereço: http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/18332/colleccao_leis_1818_parte1.pdf?sequence=1 (Acesso em 15 de Abril de 2019), somente o Decreto Real de Maio de 1818, página 46 a 51 que se encontra no material complementar.
Recorte os 24 artigos escritos em Português, visto que Decreto está em Português e em Francês, e separe a introdução do Decreto e os artigos, recortando um por um. A introdução do Decreto será projetada e trabalhada em conjunto, dessa forma, deixe o trecho que a contém reservado. Esconda aleatoriamente os artigos da lei, prendendo-os com fita adesiva embaixo das mesas dos alunos, sem que eles vejam e de maneira que fique um artigo preso e escondido sob cada mesa.
Caso a sala tenha menos que 24 alunos, reserve os últimos artigos, caso tenha mais, dividida alguns artigos (o suficiente para completar um trecho de leitura para cada aluno) e escreva artigo “tal”, continuação, de forma que todos fiquem com um trecho.
2ª - Confeccione um botom suíço para cada aluno. (Disponível no material complementar da sistematização)
Organize a sala em semicírculo.
Projete ou escreva o objetivo no quadro e leia o mesmo em voz alta. Em seguida, converse com os alunos:
- O que vamos estudar nesta aula?
- Em que século se deu o fluxo migratório mencionado no objetivo?
- De que cidade vamos falar?
- Alguém sabe que título esta cidade recebeu?
- Alguém conhece Nova Friburgo? (Caso a escola se localize em Nova Friburgo, mude a pergunta para: Todos conhecem a história de nossa cidade e a relação com o fluxo migratório dos suíços?)
Para você saber mais:
Sobre as comemorações do bicentenário de Nova Friburgo:
https://g1.globo.com/rj/regiao-serrana/friburgo-200-anos/noticia/desfile-do-bicentenario-reune-representantes-de-varios-paises-e-resgata-a-historia-de-nova-friburgo-no-rj.ghtml Acess em 15 de Abril de 2019.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS