Plano de Aula

Plano de aula: Imigração durante o século XIX: o surgimento de Nova Friburgo.

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Fluxos populacionais

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI10 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Material impresso, projetor digital, quadro, fita adesiva.

Material complementar:

CONTEXTO:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gqmBwMjx4crntGpZ996vgKn73udjCuUC6cHkewkGDVdSeYJk3s9wr4W4kPgr/his4-10und09-contexto.pdf

PROBLEMATIZAÇÃO:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4UhfsWajwag6CBFEUhffunv8BfsBqYfAXxrJdycDs2p76F8hw9nBa9KUrauW/his4-10und09-problematizacao.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ruh2uXPqaZ5MxWsTuM43nxS7gZDmg8UpNQ7H9vEkjjjxnGWMQVCqwDrqWPtK/his4-10und-09-decreto-de-lei-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

Decreto de 16 de maio de 1818: http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/18332/colleccao_leis_1818_parte1.pdf?sequence=1 (Acesso e 15 de Abril de 2019).

Neste link uma cronologia dos feitos de D. João VI no Brasil:

http://bndigital.bn.gov.br/projetos/expo/djoaovi/cronologia.html Acesso em 15 de Abril de 2019.

Sobre a vinda da Família Real para o Brasil:

http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/estude/historia-do-brasil/brasil-monarquico/88-a-corte-no-rio-de-janeiro/8847-a-vinda-da-fam%C3%ADlia-real-para-o-brasil-o-bloqueio-continental Acesso em 15 de Abril de 2019.

https://www.historia-brasil.com/reino/familia-real.htm Acesso em 15 de Abril de 2019.

Sobre a migração dos suíços para o Brasil em 1818:

http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/estude/historia-do-brasil/brasil-monarquico/88-a-corte-no-rio-de-janeiro/8857-a-col%C3%B4nia-su%C3%AD%C3%A7a-de-nova-friburgo Acesso em 17 de Abril de 2019.

Sobre a Casa Suíça:

https://descubranovafriburgo.com.br/casa-suica/ Acesso em 17 de Abril de 2019.

Sobre o Decreto que deu a Nova Friburgo o título de Suíça Brasileira:

https://odia.ig.com.br/_conteudo/rio-de-janeiro/odiaestado/2017-09-14/nova-friburgo-e-a-suica-brasileira.htmlAcesso em 17 de Abril de 2019.

Sobre as comemorações do bicentenário de Nova Friburgo:

https://g1.globo.com/rj/regiao-serrana/friburgo-200-anos/noticia/desfile-do-bicentenario-reune-representantes-de-varios-paises-e-resgata-a-historia-de-nova-friburgo-no-rj.ghtml Acess em 15 de Abril de 2019.

Curiosidades sobre a Suíça:

https://www.brasileiraspelomundo.com/curiosidades-da-suica-351534376 Acesso em 17 de Abril de 2019.

Uma escola ao ar livre na Suíça:

https://catraquinha.catracalivre.com.br/geral/aprender/indicacao/uma-escola-diferente-na-suica-criancas-aprendem-totalmente-ao-ar-livre-saiba-mais/ Acesso em 17 de Abril de 2019.

Sobre a cultura suíça:

https://www.eda.admin.ch/aboutswitzerland/pt/home/gesellschaft/kultur.html Acesso em 17 de Abril de 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações:

Atenção professor (a): antes do início da aula, realize duas atividades:

1ª - Imprima o material disponível no endereço: http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/18332/colleccao_leis_1818_parte1.pdf?sequence=1 (Acesso em 15 de Abril de 2019), somente o Decreto Real de Maio de 1818, página 46 a 51 que se encontra no material complementar.

Recorte os 24 artigos escritos em Português, visto que Decreto está em Português e em Francês, e separe a introdução do Decreto e os artigos, recortando um por um. A introdução do Decreto será projetada e trabalhada em conjunto, dessa forma, deixe o trecho que a contém reservado. Esconda aleatoriamente os artigos da lei, prendendo-os com fita adesiva embaixo das mesas dos alunos, sem que eles vejam e de maneira que fique um artigo preso e escondido sob cada mesa.

Caso a sala tenha menos que 24 alunos, reserve os últimos artigos, caso tenha mais, dividida alguns artigos (o suficiente para completar um trecho de leitura para cada aluno) e escreva artigo “tal”, continuação, de forma que todos fiquem com um trecho.

2ª - Confeccione um botom suíço para cada aluno. (Disponível no material complementar da sistematização)

Organize a sala em semicírculo.

Projete ou escreva o objetivo no quadro e leia o mesmo em voz alta. Em seguida, converse com os alunos:

  • O que vamos estudar nesta aula?
  • Em que século se deu o fluxo migratório mencionado no objetivo?
  • De que cidade vamos falar?
  • Alguém sabe que título esta cidade recebeu?
  • Alguém conhece Nova Friburgo? (Caso a escola se localize em Nova Friburgo, mude a pergunta para: Todos conhecem a história de nossa cidade e a relação com o fluxo migratório dos suíços?)

Para você saber mais:

Sobre as comemorações do bicentenário de Nova Friburgo:

https://g1.globo.com/rj/regiao-serrana/friburgo-200-anos/noticia/desfile-do-bicentenario-reune-representantes-de-varios-paises-e-resgata-a-historia-de-nova-friburgo-no-rj.ghtml Acess em 15 de Abril de 2019.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Conteúdos relacionados